BrasileirasPeloMundo.com
Canadá Cinema Pelo Mundo Curiosidades Pelo Mundo

Hollywood é em Vancouver no Canadá

Sempre sonhou em ser artista de cinema? Aguardando a sua chance de aparecer em filmes ou séries de televisão? Que Hollywood que nada, o negócio é Vancouver! Isso aí, Vancouver é um pólo televisivo e cinematográfico. Se você é do ramo, pode até ser que você já soubesse. Mas eu mesma só fui descobrir quando me mudei pra cá.

Resolvi escrever sobre isso porque ontem mesmo eu estava voltando para casa umas 10 horas da noite, quando no meu caminho sou parada porque estavam gravando uma cena de um filme. E é assim por aqui, filmes e mais filmes, séries e mais séries gravadas praticamente todo mês, na cidade toda. Tem gravação tipo esta na praça perto de casa, no centro da cidade (Robson Square), na universidade (UBC)…

Vancouver é conhecida como a Hollywood do Norte (North Hollywood) pelo seu papel como centro de produção de filmes norte-americanos – na verdade esse título também é disputado com Toronto (Ontário). Vancouver tem sido usada como local de filmagens há mais de um século (os primeiros filmes foram gravados aqui em 1910). Em 1977, o governo estabeleceu um escritório específico para promover a província (British Columbia – BC) para o mercado Hollywoodiano. Em 2000, BC ultrapassou a marca de 1 bilhão de dólares em produções cinematográficas, e em 2002 a província liderou a produção de filmes estrangeiros no Canadá (44% desses filmes foram produzidos aqui). Durante anos, inclusive, BC ocupou a terceira posição no ranking de maiores centros de produção para filmes e televisão – atrás apenas de Los Angeles e Nova Iorque.

Um dos atrativos de Vancouver é a sua proximidade com a Hollywood “do Sul” – 1725 quilômetros, o que significa vôos de 3 horas ou 21 horas de carro, além de estarem no mesmo fuso horário e falarem a mesma língua. Outro motivo está no clima. As constantes nuvens (das quais eu tanto reclamo) ajudam na iluminação das produções. De acordo com os especialistas, esse cenário natural difunde a luz solar, o que tornaria mais fácil para os técnicos adicionar luz extra.

[email protected] em efeitos especiais? Melhor ainda! North Shore Studios e Vancouver Film Studios (VFS) estão entre os dois maiores estúdios/cenários para efeitos especiais no Canadá. VFS, na verdade, é um dos maiores centros de produção fora de Los Angeles. Tem também Bridge Studios, Mammoth Studios… A cidade de Vancouver incentiva as produções através de impostos atrativos (subsídios ao redor de 30%!) e a realização de eventos como o Vancouver International Film Festival e o Vancouver Film and Television Forum.

Fonte: Pixabay

Ainda não está [email protected]? Vamos aos números. A BC Film Commission relatou em 2005 que mais de 200 produções foram completadas na província: 100 filmes, 31 séries televisivas, 15 pilotos para televisão, 5 mini-séries, 20 documentários, 16 curta-metragem e 24 projetos de animação. Sabe “Once Upon a Time”? Gravada aqui pertinho, em Richmond. Tem The Flash, Supergirl, UnReal, No Tomorrow, Arrow, Fringe, Supernatural, The L World, Prison Break, X-Men Evolution, Smallville… A lista é longa. Filmes? Tem também. De Titanic, Alien vs. Predador, O Exorcismo de Emily Rose, Quarteto Fantástico, Cinquenta Tons de Cinza, Eu Robô, Godzilla, Marley e Eu, Missão Impossível (Protocolo Fantasma), Scooby-Doo, Piratas do Caribe (Dead Men Tell No Tales), Percy Jackson, até o Rocky IV…

E o mais sensacional, eu já participei de um filme! Já assistiram “Hector e a Procura da Felicidade”? Eu estou lá (como figurante, claro)! No final do filme, na cena em que um dos atores dá uma palestra em um auditório lotado de estudantes, lá nas fileiras de cima, quem está lá? Euzinha! Pode até ser bondade minha e dos meus olhos, mas eu juro que consigo me reconhecer.

Estava eu na minha vida a acadêmica, quando um amigo me encaminhou um email de um pessoal da gravadora pedindo voluntários para ser figurante em um filme. Se eu bem me lembro, foi em um sábado lá no campus da UBC (University of British Columbia) e durou o dia todo. Chegamos, nós e um bando de outros [email protected] O incentivo para a participação era o sorteio de 2 tablets ao final das filmagens (para uns 200 participantes), mas eu estava lá mais pela experiência do que pela esperança de ser sorteada. Na verdade, não teve nada de muito glamouroso, ficamos todos sentados em um auditório lotado, por umas 5 horas. E rindo. O riso era parte da nossa atuação; foi divertido, tinha hora que tinha que rir muito e alto, outras rir sem parar, outras só uma risadinha de leve. O mais engraçado é que a gente nem sabia do que estava rindo – não dava para ouvir direito de onde eu estava.

Então, para os desavisados – Hollywood é aqui! E para aqueles da área, Vancouver ainda permanece entre os locais de gravação mais atrativos! Se essa é a sua área, aqui pode ser um bom local para ganhar experiência e conhecer as pessoas do ramo tanto da Hollywood famosa, quanto da sua irmã do Norte.

Related posts

Direções e endereços na Costa Rica

Jesuela Macedo

O curioso calendário indiano

Luanda Fernandes

A longevidade e a falta de cuidadores no Québec

Renata Melo

4 comentários

Nicole S Chaves Outubro 17, 2017 at 3:43 pm

Oi, Ana!

Obrigada por esse texto! Estou pesquisando mesmo sobre a melhor opção no mercado de entretenimento, pois sou escritora e pretendo ser roteirista de filme e televisão. Você acha que Vancouver é uma boa? OU só para a parte de produção?

Resposta
Ana Luíza Aranha Novembro 12, 2017 at 8:18 pm

Oi, Nicole! Vancouver é uma boa sim para quem é da área de entretenimento. Como moradora, sei que tem filmagens pela cidade quase toda semana e que as escolas de cinema daqui vivem cheias (tem o mundo dos videogames que parece ser bem intenso por aqui também). Mas eu não sei te informar certinho sobre a área de roteirista. Minha sugestão é você procurar alguém que esteja trabalhando nesta área na cidade e pedir para conversar sobre as oportunidades. O pessoal costuma aceitar essas “entrevistas informacionais”. Abraço!

Resposta
Diego Novembro 17, 2017 at 3:33 pm

Ana Deixa eu dar uma dica a nossa amiga Nicole rsrss… Entra no site roteiristaempreendedor.com ou pelo Linkedin fale com Bil Labonia, ele pode te ajudar sobre este assunto, o trabalho dele é magnífico…

Resposta
Diego Novembro 17, 2017 at 3:48 pm

Ana!

já que você disse sobre cinema e tal,
gostaria de saber se há como realizar visitas pelos sets de filmagem.
se há empresas que conduzem tal serviço… Aguardo retorno.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação