BrasileirasPeloMundo.com
Dicas para viajar sozinha

Ideias para ganhar dinheiro enquanto estiver viajando

Ideias para ganhar dinheiro enquanto estiver viajando.

Era agosto de 2017 e eu estava em um hostel, trabalhando como voluntária, em troca de hospedagem e alimentação. Nesse momento da minha jornada ainda não tinha vislumbrado as possibilidades para conseguir dinheiro enquanto viajasse. Foi aí que conheci algumas pessoas que estavam na estrada há mais tempo que eu. Aprendi tudo que podia com eles e comecei a reparar em todas as formas que esses viajantes encontravam para juntar um dinheiro extra.

Essas dicas valem, principalmente, para voluntariados em hostels; mas, se estiver apenas querendo uma graninha durante a viagem, essas dicas servirão para você, também! 

Vender bebidas

  1. Seu hostel apenas vende água? Ou um único tipo de cerveja? Você pode inovar comprando sucos, outras marcas de cerveja, refrigerantes, água de coco etc. Para isso, entenda seu público, converse um pouco com os hóspedes e lembre-se: eles sempre irão optar pela comodidade. Se você está vendendo uma cerveja dentro do hostel –  que é um pouco mais cara que na rua -, muitos vão comprar a sua cerveja para não precisar se deslocar. 
  2. Dependendo da estrutura e da abertura do hostel você pode dar um passinho a mais em seu novo negócio e propor a venda de coquetéis. Mas, calma! Não estou falando de coquetéis que demoram para fazer. Estou falando de sangrias, por exemplo. Deixe preparada uma grande jarra de uma deliciosa e gelada sangria e veja seu bolso enchendo de dinheiro ao longo dos dias. Outro coquetel que dá para fazer, no mesmo esquema, é o Mojito.

Vender docinhos

Acredito que quase toda brasileira saiba como fazer um bom brigadeiro, certo? Por que não fazer alguns e vender para os hóspedes? 

  1. O tamanho do brigadeiro é uma vantagem. Se for pequeno e fácil de comer você pode deixar na recepção.
  2. Ofereça para o hostel comprar esses brigadeiros. Uma coisa que faz muita diferença nas avaliações é como o lugar recebe o hóspede. Um brigadeiro e um “seja bem-vindo” faz qualquer pessoa abrir um sorriso.

Vender jantares

Seu hostel tem cozinha? Você conhece algum prato prático de fazer e comer? Por que não alimentar os hóspedes? Afinal, todos precisamos comer.

  1. Uma receita que funcionava muito bem no hostel em que eu trabalhava era a famosa e tradicional pizza. Pelo simples motivo de que todos gostam. E, caso você esteja num país asiático, uma boa pizza feita por um ocidental vai encher a boca dos hóspedes. O lado bom é que essa é uma receita muito fácil de fazer. Que tal começar a treinar?
  2. Não quer fazer pizza? Pense, então, em alguma comida típica da sua cidade; ou, ainda, aquela receita da sua mãe ou avó que é um sucesso. Anuncie como “Comida típica brasileira” (viajantes adoram experimentar comidas típicas de outros países).
  3. Para não gastar dinheiro investindo na refeição sem saber, ao certo, quem pode comprar, basta anunciar o jantar e pedir uma contribuição. Para calcular o valor, some o quanto irá gastar com os ingredientes e a sua comissão e divida entre as pessoas que se interessaram pelo jantar. 

Leia também: Vou ser nômade, mas preciso de dinheiro

Organizar um Pub Crawl

Para quem não conhece, Pub Crawl é um tour alcoólico. As pessoas pagam uma taxa para passar de bar em bar tomando um drink ou um shot e se divertindo com os outros participantes. A sua função é ir direcionando as pessoas pelos bares. Essa é uma boa forma de ganhar dinheiro; pois, a rentabilidade é alta.

  1. Veja se essa modalidade já existe em seu hostel e nos bares ao redor do hostel.
  2. Converse com o gerente e mostre que essa é uma atividade que muitos hostels no mundo oferecem e que isso daria mais visibilidade e melhores reviews para o estabelecimento.
  3. Ofereça-se, então, para fazer os tours em troca de uma comissão.
  4. Monte um cronograma de dias. Prepare-se e anuncie no hostel. Cartazes e conversas com os hóspedes ajudarão no engajamento.

Seja uma guia turística com diferencial 

  1. Entenda os pontos turísticos da região em que está.
  2. Monte um roteiro que você se interessaria em fazer, com algum diferencial em relação aos roteiros disponíveis, por exemplo: tour pelos grafites da cidade; ou, tour pelos lugares mais incríveis para tirar fotos.. Use a sua criatividade!
  3. Anuncie aos quatro cantos do hostel, cole cartazes. Divulgação é a alma do negócio.
  4. Uma forma muito boa de cobrar pelos roteiros é anunciar como: Pague o quanto acha que vale. Assim, você engajará mais pessoas  para fazer o tour.

Noite de música

  1. Sabe tocar algum instrumento? Aproveite para promover uma noite de música ao vivo! 
  2. Cole uma folha num lugar visível para que os hóspedes façam pedidos de músicas. Isso engajará mais o seu público.
  3. Se possível, arrume a área para criar um clima mais intimista, apague algumas luzes e comece o show!

Manicure

  1. Brasileiras são conhecidas não apenas pela incrível depilação, mas também pelas unhas maravilhosas! Aproveite, então, esse senso comum e leve seus utensílios na viagem (se você tiver familiaridade com o ofício, claro).
  2. Anuncie boca a boca ou coloque cartazes no hostel. Aqui, o que fará com que tenha mais clientes é a qualidade do serviço.

Antes de colocar essas dicas em prática tenha em mente algumas observações:

Entenda a dinâmica do hostel

  1. É um espaço aberto à novas ideias? Converse com voluntários mais antigos ou até mesmo com os funcionários.
  2. Quais os serviços que eles já disponibilizam? Pelas atividades oferecidas você consegue entender qual a linha do hostel. Se não apresentarem nenhum serviço, você tem um bom campo para explorar.

Converse com o gerente do hostel (ou o encarregado) 

Elabore com clareza as suas ideias. A gerência precisa confiar em você. Mostre que sabe o que está fazendo.

  1. Proponha de uma forma que o/a gerente só veja vantagens em adotar aquilo que está sugerindo. Se o hostel entender que as atividades que está propondo darão bom retorno, a aprovação é quase certa.
  2. Comprometa-se e siga aquilo que foi acordado.
  3. Separe seu dinheiro do caixa do hostel. O caixa, em qualquer estabelecimento, é algo delicado. Então, para evitar qualquer confusão, não misture seu dinheiro.

Related posts

Mochilando na companhia de homens

Mirella Arruda

Turismo consciente e o impacto local

Ísis Ramos

Nepal: um amor à segunda vista

Marina Mazzoni

13 comentários

Vicky Junho 1, 2018 at 1:12 pm

Ai que de mais! adorei! salvando do perrengue da grana e fazendo amigos! <3

Resposta
Ísis Ramos Junho 2, 2018 at 3:39 am

hahaha sempre!

Resposta
Fabio Junho 1, 2018 at 1:47 pm

Ótimas dicas e um excelente conteúdo no instagram! Muitos posts dela dão informações sensacionais sobre vários assuntos e culturas diferentes.

Resposta
Ísis Ramos Junho 3, 2018 at 2:44 am

Obrigada!! fico muito feliz!

Resposta
Belle Junho 1, 2018 at 7:07 pm

Ótimas dicas, Isis! Continue viajando e inspirando pessoas!

Resposta
Ísis Ramos Junho 2, 2018 at 3:38 am

Obrigada! Pode deixar, continuarei viajando e filtrando as melhores informações pra compartilhar 💜

Resposta
HELOISA BERNARDO Junho 2, 2018 at 8:19 pm

D+… Parabéns

Resposta
Derick Rosa Agosto 10, 2018 at 4:30 pm

Que textão, Isis! Não me imagino viajando o mundo dessa maneira mas muita gente se imagina, então tenho certeza que você está ajudando e, também, inspirando muuitos! Adorei! Não sei se você lembra, mas fui eu quem te indiquei o BPM lá no grupo ”Mochileiros coloridos” 🙂 Vou ja aqui ler seus outros textos que tenho certeza que são tão bons quanto esse xD Beijão :*

Resposta
Ísis Ramos Agosto 12, 2018 at 9:47 am

Obrigada!!
Lê sim e depois me avisa!
Obrigada pela dica 😉

Resposta
Sayure D. Santos Fevereiro 16, 2019 at 10:57 am

Excelente Post! Continuarei seguindo este Blog, aproveita e dá uma passadinha no meu. Tenho certeza que irá agregar bastante valor e conhecimento também. Te aguardo lá.. Gratidão!!

Resposta
Vera Silva Fevereiro 19, 2019 at 2:25 am

Caramba!Gostei muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!

Resposta
Joel Santos Março 14, 2019 at 1:38 pm

gostei do site e Adorei suas dicas. vao me ajudar muito

Resposta
patricia Março 16, 2019 at 4:43 pm

Amei vou precisar mesmo Isis do seu site p qdo eu for me deslocar p Nova zelândia to precisando muito saber como fazer la p ganhar uma graninha e viver la sem depender de ninguem to c esse sonho de ir p lá mais ainda n da mais qdo puder vou sinto meu coraçao bater qdo digo e imagino isso emoçao total e quero saber tudo como fazer p me organizar e conseguir algo qdo estiver la bjss Isis otimas dicas

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação