Imposto de renda no Reino Unido.
Há algum tempo, se não me engano na mesma época da greve dos caminhoneiros (maio de 2018), estava rolando pelo WhatsApp uma mensagem (não sei se era falsa ou não) sobre o quanto os brasileiros pagam de impostos sobre certos produtos.
É claro que eu fico triste de ver como as coisas estão no Brasil. Afinal de contas, eu posso ter escolhido morar fora do país, mas o Brasil ainda é “minha terra”, minha família inteira mora lá, e é claro que eu gostaria de ver o país “florescer” e se “deitar e levantar em berço esplêndido”.
Na mensagem que eu recebi no WhatsApp se falava em corrupção e inflação, e o valor absurdo de impostos pagos pela população.
Durante a mesma semana que recebi essa mensagem, recebi uma carta da HMRC (a “receita federal” daqui do Reino Unido), me dizendo os valores exatos que eu paguei com o meu imposto de renda do ano passado. Fiquei “encantada”. Nunca havia imaginado o que – e quanto – o meu imposto de renda paga. Foi uma surpresa interessante.
Mas, primeiramente, como funciona o imposto de renda daqui? Qual a porcentagem que um empregado paga? Há diferença no valor de acordo com o salário? Já explico. Na figura abaixo estão as faixas tributárias pagas aqui no Reino Unido (estão excluídas as de autônomo e os valores na Escócia)
Leia também: Pagamento de Imposto Dentro e Fora do Brasil
Antes de começar a pagar imposto, você tem direito a até £11,850 de salário por ano sem pagar absolutamente nada. Por exemplo,
- se você trabalha meio período, e ganha até £11,850 por ano, não paga imposto de renda.
- se seu salário anual está dentro da “Basic rate”, você só começa a pagar imposto sobre o valor do seu salário anual menos £11,850 ( se você recebe £22,000 por ano, vai pagar 20% de imposto sobre £22,000 – £11,850, ou seja vai pagar 20% sobre £10,150) E o mesmo acontece quando seu salário anual está dentro da “higher rate” e da “additional rate”.
Isso acontece, se você tiver apenas um emprego. Caso você tenha dois (ou mais) empregos, em apenas um dos empregos vai valer o explicado acima. A partir do segundo emprego, você já paga 40% de imposto direto. O legal é que você pode escolher qual vai ser o “primeiro” e o “segundo” emprego, ou seja, pode escolher sobre qual salário você pagará 40%.
Bom, mas e para onde vai o imposto que você paga?
Entra a cartinha da HMRC que eu recebi:
Como o meu imposto contribuiu para o gasto público:
- Welfare: ajuda para quem está desempregado, ou não pode trabalhar, ou militares que ficaram debilitados
- Health: saúde (tipo SUS)
- Aposentadoria
- Educação
- Dívida nacional
- Defesa (exército, polícia, etc)
- Transporte
- Indústria e negócios
- Administração do governo
- Cultura (esportes, bibliotecas, museus, etc)
- Meio ambiente
- Moradia e contas tipo iluminação pública
- Ajuda para outros países
- Contribuição para o orçamento da União europeia
4 Comments
Para calcular o salário anual, o ano é contado de 1 de janeiro a 31 de dezembro ou de março a abril?
Oi, Lu! Aqui o ano fiscal começa em abril. 🙂
Ola , meu irmao esta morando no UK , e é descontado direto do salário, voce sabe dizer se foi pago a mais se ele vai receber a diferença??
Olá Luiz,
A Daniela Pesconi-Arthur, infelizmente parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM