BrasileirasPeloMundo.com
Indonésia

Indonésia – Shopping Center: o porto-seguro dos gringos em Jacarta

Ela é uma cidade chave no cenário asiático, com cerca de 9 milhões de habitantes e mais de 25 mil expatriados (de acordo com o Ministério do Trabalho), um clima tropical de monções e temperatura média de 27 graus. Estou falando da capital e maior cidade da Indonésia: Jacarta.

Não é à toa que Jacarta possui mais de 170 shopping centers, sendo uma das cidades com maior quantidade deste tipo de estabelecimento no mundo. É possível encontrar centros de compras de todos os tipos. Desde luxuosos, com lojas internacionais caras, até os conhecidos como pasar (mercados). Estes últimos, mais simples e repletos de eletrônicos baratos ou marcas locais e praças de alimentação mais acessíveis.

Com tanta gente junta e temperatura quente e úmida, nada melhor do que aproveitar o conforto de um shopping center com ar-condicionado no meio de uma selva de pedras. Pelo menos isso é o que a maioria das pessoas pensam, principalmente quem mora por aqui e não está apenas a passeio.

Eu, particularmente, não sou fã de shopping centers, mas confesso que os frequento bastante. O porquê disso? Pois o supermercado fica dentro do shopping e a academia fica dentro do shopping, assim como a padaria, a farmácia, aquela pizzaria bacana, dentre muitas outras coisas… Morando em Jacarta, é conveniente ter um shopping center perto de você. Ele é praticamente o “centrinho do seu bairro” e muito do que você precisa no dia-a-dia vai encontrar por lá. Por conta disso, muitos gringos optam por morar em prédios literalmente em cima de shoppings, com acesso direto a eles. Inclusive existem shoppings que possuem um bairro inteiro construído em sua cobertura.

Shoppings e suas 1001 opções de entretenimento. Fonte: arquivo pessoal.

É claro que eu não deixo de frequentar os mercadinhos e barraquinhas de rua (warungs), mas nem sempre é fácil encontrar o que se precisa neles. Apesar disso, eles são responsáveis por grande parte do comércio local, mas isso é assunto para outra hora.

Os shoppings mais luxuosos da cidade se encontram na Jalan Thamrin e na Sudirman, no centro da cidade. Assim como no Brasil, a maioria deles funciona das 10 às 22 horas, o que facilita a vida de muitas pessoas, possibilitando fazer as compras após o horário de trabalho.

Vou falar para vocês um pouco mais sobre alguns deles. Vocês devem estar imaginando que toda grande cidade tem muitos shopping centers, isso não é nada estranho. Mas a vida em Jacarta gira tanto em torno desses centros que, de acordo com o Trip Advisor, a atração número 1 em Jacarta é um Shopping Center, o Grand Indonesia Mall. Lá você encontra de tudo um pouco, incluindo cafés e restaurantes como o Marchè, lojas de departamentos, supermercados, praça de alimentação, cinema, academia, karaokê e lojas de todos os estilos vendendo de roupas à artigos de casa. Também é onde fica localizado o bar Skye, um rooftop bar com uma vista linda da cidade. O Grand Indo, como é chamado, é tão grande que chega a ser divido entre ala leste e ala oeste, ligadas por uma passarela em alguns dos andares. Está localizado na rotatória do famoso monumento Selamat Datang (bem-vindos, em indonésio), juntamente com alguns dos hotéis mais luxuosos da cidade e outros complexos de lojas.

Um deles é o Plaza Indonesia, o primeiro shopping center de última geração da cidade, construído na década de 90, e também o local escolhido para o primeiro Starbucks de Jacarta, no início do século XXI. Lá você encontra uma balada bem conhecida aqui, chamada Immigrant. Tanto nele quanto no Grand Indonesia você também encontra lojas de designers locais que estão ganhando espaço no mundo da moda Indonésia, como Iwan Tirta, Anne Avantie, Ali Charisma, Herman Nuary, Poppy Dharsono, Talisa House e outros.

Também nessa área, está o Thamrin City Mall. Se você está em busca de roupas baratas ou feitas de batik (estilo tradicional da Indonésia) ou mesmo em busca de tecidos variados, este é o lugar.

Agora, para encontrar batiks mais diferenciados e com designs fashionistas, sugiro buscar os shoppings nos bairros de Kemang e Kebayoran, onde muitos artistas locais possuem suas boutiques.

O segundo shopping center mais visitado, de acordo com o Trip Advisor é o Central Park. Onde você também encontra de um tudo um pouco e seu maior diferencial é um parque, literalmente no meio do shopping. Neste parque acontecem apresentações musicais e você pode curtir os cafés e restaurantes ao ar livre.

Na área onde moro, existem alguns shoppings também, é claro, e o que eu mais frequento é o Lotte Shopping Avenue. Um shopping center moderno, assim como muitos outros por aqui e com lojas como H&M, Uniqlo, entre outras. Possui um centro de entretenimento, com teatro e sala para concertos, bem como um duty free shop. Restaurantes como Bacco, Gonzo’s e JJ Royal Bistrô e um hotel cinco estrelas, chamado Raffles. Além das torres comerciais Ciputra World I e DBS tower.

Tem também o Mall Ambassador, um pouco caótico aos finais de semana, mas ótimo para a compra de eletrônicos. Adjunto a ele, está o ITC Kuningan, que vende roupas e acessórios para todos os estilos e idades.

Bom, acabei me empolgando ao detalhar os produtos existentes em alguns dos shoppings da cidade, mas ainda existe uma infinidade deles que não estão citados aqui, óbvio. Tudo isso para explicar que, se para quem é daqui passar tempo dentro deles parece um bom negócio, para quem não está acostumado com o clima e costumes locais, eles acabam sendo mesmo um porto-seguro. É só dar uma voltinha pelos mercadinhos de rua e depois passear por um grande shopping para ver a diferença no número de gringos que você vai encontrar!

Espero que estas dicas possam ajudá-los a encontrar o que buscam pela cidade, ou ao menos passar um pouco do que é essa cultura de shopping centers em Jacarta!

Até mais.

Related posts

Nurlan Silitonga: Uma mulher extraordinária

Fabi Mesquita

5 fantásticos tratamentos de beleza e spas na Indonésia

Fabi Mesquita

Bali, o quintal da Austrália Ocidental

Aline Arruda

2 comentários

Soraia Rodrigues Julho 21, 2018 at 4:04 pm

Poderia me indicar um lugar para comprar uma escova de dentes elétrica, em Jacarta e arranhadores para gatos? Adorei suas dicas. Minha mãe mudou-se pra Jacarta em Fevereiro e ainda está em adaptação.

Resposta
Liliane Oliveira Julho 24, 2018 at 2:09 pm

Olá Soraia,
A Mariana Neder Petrini parou de colaborar conosco e, infelizmente, não temos outra colunista morando no país.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação