BrasileirasPeloMundo.com
EUA Imigração Vistos & Cidadanias Pelo Mundo

Infopass: Solução para lentidão na imigração americana

Existe uma alta procura por informações relacionadas a Green Card, seja ele via casamento, trabalho ou investimentos, assim como informações sobre a cidadania norte-americana. De tempos em tempos, o Brasileiras Pelo Mundo faz o possível para trazer informações atualizadas sobre esse assunto para seus leitores. Hoje, vamos falar sobre o “Infopass”. É através dele que se torna possível marcar uma visita a um dos escritórios da United States Citizenship and Immigration Services (USCIS), caso você precise falar com um oficial da USCIS, durante o processamento do seu caso. No entanto, para conseguir um “Infopass” é preciso seguir alguns passos.

Mas por quê eu precisaria de um infopass?

Lembra do texto sobre a renovação do Green Card onde eu expliquei que assim que o USCIS recebe nossa documentação, ele manda uma carta/autorização permitindo que o imigrante permaneça no país até que o Green Card seja renovado ou negado? Pois é, essa carta, também conhecida como Form I-797- Notice of Action, tem validade de apenas um ano. Nesse meio tempo, até a imigração decidir sobre o seu caso e um novo documento chegar, você pode trabalhar, estudar, viajar pro exterior, enfim, levar uma vida normal. Apesar de um ano parecer bastante tempo para que a imigração avalie o seu caso, muitas vezes, e isso está se tornando cada vez mais comum, o tempo de processamento do caso ultrapassa esse um ano e a carta/autorização (I-797) perde a validade, consequentemente, o imigrante precisa pedir uma nova autorização de permanência até que saia a decisão, do contrário ele precisará ir embora do país ou ficará indocumentado, o que sempre gera muita dor de cabeça.

Lembre-se que, neste caso, a imigração não irá te mandar qualquer espécie de lembrete, dizendo que sua autorização de permanência está a ponto de expirar. É obrigação sua, como imigrante, ficar atento as datas de validade de sua documentação e tentar renová-la dentro dos 30 dias que antecedem a expiração.

Para visitar qualquer escritório da imigração e conversar com um de seus oficias, é necessário marcar um horário. Essa agendamento se chama “Infopass”. Se traduzirmos ao pé da letra, “Infopass” significa “passe de informação”, ou seja, é através desse passe que você poderá esclarecer dúvidas mais complexas que não puderam ser esclarecidas via telefone/e-mail ou pedir novos documentos. É importante deixar bem claro que se você tentar comparecer a um desses escritórios sem o “Infopass”, você vai “bater com a cara na porta”. Para ser atendido, é obrigatório ter um horário marcado.

Crédito da Foto: Sítio Eletrônico do United States Citizenship and Immigration Services (USCIS)

Como faço para marcar o horário e obter um infopass? Como funcionada esse passo-a-passo?

1) Entre no site da USCIS, na seção de marcação de consulta, nest link aqui . Se você não se sentir confirtável com a versão em inglês, você terá a opção de mudar o idioma para português. Nesta página você terá duas opções:

• Marcar uma consulta em um dos escritórios da USCIS nos EUA, se você já estiver em território norte-americano; ou

• Marcar fora dos EUA caso você esteja fora do território norte-americano.

2) Se você está nos EUA, digite seu CEP no campo indicado. Através do CEP, o sistema da USCIS irá indicar em qual escritório você deverá comparecer. Se você está fora dos EUA, clique no nome do país em que se encontra e verifique qual o escritório mais próximo.

3) Logo abaixo do endereço do escritório indicado, na caixa azul, clique em “veja as consultas disponíveis”. Depois disso, a página irá mostrar os dias e horários disponibilizados por aquele escritório. É importante ressaltar que, a USCIS só disponibiliza o calendário das próximas duas semanas, ou seja, se se estamos em setembro e você tentar marcar um horário para dezembro, o sistema não irá permitir.

4) Selecionado o dia e horário, o próximo passo é preencher os campos de informações pessoais como nome, data de nascimento, número de registro (alien number), número do seu caso, etc. Indique também quantas pessoas irão lhe acompanhar, caso você pretenda levar seu cônjude, filho (a), advogado e/ou tradutor. Se você é deficiente físico e precisa de auxílio especial, especifique isso durante o agendamento do Infopass. Tendo isso tudo preenchido, o sistema gerará um código de barras e uma senha. Esse documento com o código de barras e senha deverá ser impresso. Ele é o “infopass” propriamente dito!

Agora que consegui obter o Infopass quais são os próximos passos?

Agora que você tem o “Infopass” em mãos, leia com atenção as instruções contidas nele. Verifique a documentação que você deve levar. Geralmente é pedido passaporte, visto ou o Green Card expirado, o I-797 que está para expirar, assim como cópia dos formulários do seu processo que já haviam sido enviados há um ano atrás.

No dia do sua visita:

1) Compareça no horário marcado. Não chegue atrasado, do contrário você corre o risco de ser barrado na entrada e precisará pegar um novo “Infopass”.

2) Chegando ao escritório você deverá passar pela segurança, onde irão revistar seus pertences. Isso é o protocolo para entrar em qualquer orgão federal norte-americano, não fique assustado.

3) Coloque seu celular no silencioso e não tire fotos dentro do recinto. Isso é proibido.

4) Entre na fila, quando for chamado, apresente seu “Infopass” junto a um documento com foto, podendo este ser passaporte, carteira de motorista, etc. Explique de forma objetiva o que você foi fazer ali. Este primeiro oficial verificará seus documentos, talvez te faça algumas perguntas, te devolverá seu infopass, te dará uma segunda senha e te encaminhará para uma sala de espera.

5) Já na sala de espera, quando sua nova senha for chamada, se encaminhe ao balcão, apresente novamente seu infopass e mais novamente explique qual o documento você precisa ou qual dúvida você possui. Entregue a este oficial os documentos que ele pedir. Ele te dará as próximas instruções.

Para o caso de pessoas que precisam renovar a extensão de permanência (I-797) enquanto o novo Green Card não chega, o oficial irá carimbar o seu passporte extendendo aquela permissão por mais um ano. Esse carimbo é equivalente a um I-551 temporário, isto é, seu caso continua pendente, mais você pode continuar trabalhando, pode renovar carteira de identidade ou motorista, viajar para o exterior normalmente.

Note que ele irá te devolver apenas o seu passporte carimbado. O Green Card expirado e o I-797 que estava prestes a expirar serão retidos pela imigração. Não se assuste, pois o carimbo novo que você possui no passaporte é prova de que você se encontra legal no país. O único incoveniente é que, a partir desse momento, você deverá carregar seu passporte na carteira a todo momento, até que o novo Green Card chegue pelo correio.

Caso ainda reste alguma dúvida referente ao seu processo, aproveite o momento para esclarecê-la. Depois que estiver com tudo resolvido se encaminhe à saída mais próxima e aguarde a decisão da USCIS sobre o seu caso.

Gostou do texto? Continue nos acompanhando. Vem muita coisa boa por aí.

Leia – Lista de vistos para morar nos Estados Unidos!

Related posts

Dicas para um casamento com orçamento curto nos EUA

Alessandra Ferreira

A expressão da cultura brasileira em Portland

Lorena Nascimento

O lado mexicano dos Estados Unidos

Alessandra Ferreira

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação