BrasileirasPeloMundo.com
Inglaterra Vistos & Cidadanias Pelo Mundo

EEA Family Permit – Entry Clearance e Residence Card na Inglaterra

Meu marido recebeu uma proposta de trabalho bem interessante para vir trabalhar no coração da Inglaterra, assim viemos parar em Warwick. Não escolhemos a cidade, ela nos escolheu como sempre brincamos. Qual a probabilidade de vir parar em uma cidade com 30 mil habitantes e até onde eu saiba, somos os únicos brasileiros por aqui.

Para meu marido foi fácil por também ter cidadania portuguesa,  a empresa nem teve que se preocupar com a legalização dele, pois com o passaporte europeu é possível ter livre acesso aos países da União Europeia, mas para mim as coisas foram diferentes. Não tenho passaporte europeu, mas tenho o direito de estar junto dele em qualquer país deste mesmo bloco.

Ter o direito de morar é uma coisa, e o direito de viver, isso engloba trabalhar, estudar, ter os mesmos direitos que tinha no Brasil? Nossa….foi bem chato pensar que isso me seria negado. Começamos a buscar as formas de legalizar. Sei por experiência de familiares e amigos, que em muitos países da Europa é bem fácil, mas quando chegou a hora de ver como funcionava na ilha, percebemos o quão burocrático o inglês pode ser. Temos que aprender a reclamar menos do Brasil rs.

Começamos o processo no Brasil.  Esse processo se chama Family permit – Entry Clearance e ele tem a validade de 6 meses. Com esse primeiro visto você chega no país junto como seu cônjuge e já pode tirar o National Insurance number (precisa dele para trabalhar e funciona como o INSS do Brasil), pode se inscrever no GP (o médico da família) e pode abrir conta em banco. Dizem que dá até para arrumar um emprego, mas esse não foi o meu caso, então nem sei se realmente aceitam.

Vou tentar sintetizar esse processo que fizemos no Rio de Janeiro, pois é bem difícil achar informações na internet sobre, apenas no site oficial, mas sei que é sempre bom ler sobre experiências pessoais. Torna mais humano. Li também que existem algumas empresas que auxiliam a retirada desse visto, mas particularmente, porque pagar por algo que você tem de graça por direito?

Começamos a leitura do site do Home Office , que é o órgão responsável por todo processo de imigração do Reino Unido. Se você consegue se virar no inglês, ele é bem explicadinho. Lemos tudo e estávamos prontos para fazer o cadastro no site Visa4uk. Cadastramos minha conta e começamos a preencher todo o gigantesco formulário.

Dica 1: Salve a cada página terminada, para não correr o risco de perder tudo e ter que começar de novo.

Seja sempre muito sincero ao preencher o formulário. Eles não podem negar seu visto por ser familiar de europeu, mas podem dificultar bastante a sua vida, então é melhor sempre escolher o caminho da honestidade.

No decorrer do formulário fomos juntamos a documentação pedida

  • o formulário impresso
  • TODOS os meus passaportes, inclusive os fora da validade,
  • 2 fotos no tamanho determinado pelo site,
  • todos os passaportes do meu marido [português e brasileiro],
  • o cartão cidadão do português (uma espécie de RG português),
  • carta escrita e assinada pelo cidadão europeu sobre o que iríamos fazer,
  • o contrato de trabalho inglês do cidadão europeu,
  • reserva de hotel,
  • extrato bancário,
  • comprovante de posses e de sustento na ilha
  • fotos do nosso relacionamento, provando que é uma união real,
  • certidão de casamento original e com tradução juramentada.

Também enviamos meus diplomas e históricos traduzidos, para deixar claro que tenho uma profissão e não tenho intenção de pedir benefícios.

Fomos bem sinceros no tempo de estadia, que estávamos nos mudando sem prazo para voltar (segundo algumas leituras, se você for como job seeker/procurando emprego e nada conseguir tem que voltar em 6 meses para seu país de origem), pois meu marido estava com um contrato de uma empresa bem reconhecida em todo o Reino Unido.

Algumas pessoas enviam e-mails com possíveis empregadores e colocam prazo de 6 meses e caso não desse certo voltariam ao país de origem. Esse não era o nosso caso, então resolvemos não mentir e nem omitir nada. Viemos para ficar e só voltaríamos se não gostássemos mesmo do País, o que considerávamos bem difícil de acontecer.

Enviamos o formulário, juntamos tudo e agendamos uma visita ao escritório para a requisição do visto. Depois de toda a papelada envelopada, conseguimos marcar a data para levá-las para dois dias depois. Foi super prático, mas já soube que estão levando um pouco mais de tempo e sei também que dei sorte por morar numa cidade grande como o Rio de Janeiro e que conta com o escritório do visto.

No dia agendado levei todos os documentos pedidos, entreguei  e eles conferiram todos os documentos, comparando com uma lista que tinham. Estando tudo certo, vem uma pequena espera para fazer a coleta dos dados biométricos (fotos e digitais).

O bom é que esses dados serviram para o Residence Card que precisei pedir já estando aqui na Inglaterra.

Dica 2 : Renove seu passaporte antes de enviar para o visto, meu passaporte só tinha um ano de validade e agora ando com dois passaportes quando tenho que viajar.

E tudo pronto! Documentos enviados, biometria feita e agora era só esperar. O prazo é de 21 dias úteis. Todo o processo levou apenas 1 semana.

Dica 3: Guarde todos os seus documentos traduzidos e juramentados, pois irá precisar dele para o Residence Card.

Chegamos na ilha, nos instalamos, abrimos conta, arrumamos um apartamento (que não é tão fácil), tiramos nosso National Insurance, nos inscrevemos na nossa médica (que é uma fofa), e aguardamos passar alguns meses.

O visto que eu entrei no país era o Entry Clearance que tem a validade de 6 meses, como disse lá em cima e chegando aqui tive que aplicar para o Residence Card.

O Residence card tem validade de 5 anos e recomendam que seja solicitado após o europeu já estar trabalhando e podendo comprovar que está pagando os impostos e o bendito do National Insurance. Sendo assim, após 2 meses de contra cheque (holerite, payslip) do meu marido juntamos toda a documentação novamente.

No site do Home Office é possível dar uma olhada no formulário e recomenda-se olhar sempre, pois eles mudam toda hora, arrumando um jeito de serem mais burocráticos do que já são. Fiz o download do formulário no site oficial e preenchi toda a documentação a mão.

Logo no início tem uma folha para colocar a forma de pagamento e nós escolhemos o débito em conta, mas existe como mandar cheque.

De novo, juntei

  • o formulário preenchido,
  • duas fotos (as fotos do tamanho pedido pode ser tirada em cabines do mercado e do post office),
  • certidão de casamento traduzida e juramentada,
  • contrato do marido,
  • meu passaporte válido,
  • passaporte ou cartão de identidade do europeu
  • e mais os contra cheques que provam que ele tem renda para me sustentar e não irei pedir benefícios para o governo

Enviei tudo por correio (sim, aqui é seguro enviar documentos pelo correio e o serviço de imigração e visto funciona basicamente assim). Após alguns dias recebi uma carta de que eles haviam recebido meus documentos.

Eles gostam de enviar cartas para comprovar tudo, pelo que percebi. Depois de 15 dias, recebi uma nova carta que era o Application Certificate, que significa que meu processo de residência iria começar e eles teriam até 6 meses para me dar uma resposta. Neste certificado estava escrito que o empregador poderia me contratar, porém também dizia que meu visto não era garantido, ou seja, quem vai contratar alguém nessa situação quando se pode ter algo mais fácil? E assim fiquei fazendo trabalho voluntário por alguns bons meses.

Em exatos 4 meses chegou o tão esperado envelope, com minha certidão de casamento, e meu tão querido passaporte com o visto de residência. Após esse visto comecei a trabalhar, e pude finalmente marcar uma viagem, pois como o passaporte fica preso com o Home Office, eles recomendam não marcar nenhuma viagem durante o processo. Claro, que você pode pedir o passaporte de volta em uma emergência, mas para que atrapalhar, né?

Agora sou oficialmente residente do Reino Unido, pelo menos até os próximos anos, quando irei pedir a permanente, mas para isso volto em uns 4 anos.

Espero que tenha ajudado e tirado dúvidas!

Leia mais sobre a Inglaterra: Tudo o que você precisa saber para morar na Inglaterra!

Related posts

Como obter o Cartão Azul para morar na Alemanha (EU Blue Card)

Monique Abbehusen

Uma vez brasileira pelo mundo, fica difícil voltar ao Brasil

Renata Mundim

Processos de imigração para morar no Canadá

Grasiela Martins Vicentini

238 comentários

Samilla Maria Outubro 6, 2015 at 10:15 am

Nossa, que peleja complicada!!! Rsrsrs
Que bom que está tudo correndo bem… Adorei o blog, bjs.

Resposta
Juliana Brandão Outubro 6, 2015 at 3:15 pm

Obrigada pelo comentário!! 🙂

Está tudo correndo bem agora, finalmente 🙂

Beijos

Resposta
talita Outubro 19, 2016 at 6:04 pm

Olá Juliana !
Já fizemos o preenchimento do formulário pelo site
agora meu marido vai me enviar a ID italiana dele
para dar andamento ao processo, mas me falaram que
ele teria que me mandar uma carta junto explicando quais
motivos vamos pra lá, tenho que enviar essa carta mesmo ?
será que tem que ser a próprio punho ?
Meu marido já esta em Londres , eu e minha filha estamos no brasil ainda…
Muito obrigada

Talita

Resposta
Lívia Dezembro 16, 2016 at 11:56 am

Juliana, tudo bem? Tenho uma dúvida e talvez vc possa me ajudar. Meu marido é italiano e já estamos morando na Inglaterra. Estou preenchendo o visto e vi q o europeu tb pode pedir o residence card. Seu marido pediu? Eu tô na dúvida se vale a pena pedir para o meu marido tb ou se eh bobagem… obrigada

Resposta
Juliana Brandão Dezembro 16, 2016 at 12:16 pm

Olá Lívia,

O meu marido não tem o residence card, mas chegamos aqui bem antes do desenrolar de referendo e Brexit.

Se o seu marido é italiando, provavelmente vocês irão enviar o passaporte dele para o seu residence card, neste caso não vejo motivo para não pedir também. Qualquer prova que vocês estão aqui antes do início do processo de saída da União Européia pode vir ajudar, né?

Boa sorte!

Beijocas

Resposta
DAIANI LANZONI Abril 30, 2016 at 1:16 pm

PESSOAL, MINHA EXPERIÊNCIA FOI BOA COM O EEA FAMILY. EU TINHA MEDO , DÚVIDAS, MAS DEU TUDO CERTO GRAÇAS A DEUS. CHEGOU ONTEM EM CASA…..FIZ A APLICAÇÃO NO SITE, COMO INDICADO, AO FINAL DO QUESTIONÁRIO FUI DIRECIONADA AO SITE DA VFS GLOBAL QUE É RESPONSÁVEL PELO RECOLHIMENTO DOS DOCUMENTOS QUE NÓS LEVAMOS NO DIA AGENDADO. ENTÃO FUI NA DATA AGENDADA LEVEI TUDO E MAIS UM POUCO POR PRECAUÇÃO E EM 5 DIAS RECEBI O EMAIL QUE NO PRÓXIMO DIA ÚTIL MEUS DOCUMENTOS IRIAM RETORNAR ATÉ MIM. QUASE NÃO ACREDITEI E A ANSIEDADE FOI GRANDE , DEPOIS DE UMA SEMANA CHEGOU EM CASA. ENTÃO TODO PROCESSO LEVOU 12 DIAS. NOS SITES DIZIAM DE 4 A 6 SEMANAS, MAS FOI MUITO RÁPIDO. AGORA SÓ PARTIR.

Resposta
Adriane Maio 24, 2016 at 4:10 am

Ola!
Vc fez o teste de Ingles Daiani??

Resposta
Luciane Maio 31, 2016 at 7:02 pm

Oi Daiani, boa tarde, pode me responder se no email constava a decisão do visto, se estava aprovado ou não? Recebi o email agora a tarde, mas não diz qual decisão foi tomada, somente que meus documentos serão enviados. Obrigada. Luciane,

Resposta
Rosemery Oliveira Junho 11, 2016 at 4:27 am

Oi Luciane , o seu foi aprovado? Hj recebi o email Do envio mas nao diz que foi aprovado ou ????

Resposta
Luciane Junho 15, 2016 at 12:56 pm

Rosemary, foi aprovado sim, e você já recebeu o seu? Tomara que sim, boa sorte

Fernanda rauber Novembro 6, 2019 at 7:51 pm

Olá Juliana, gostaria de saber se vc sabe como faz a renovação do visto.
O meu está a vencer já o de 5 anos, sou casada com um português também.
Agradeço se poder me dar uma luz.
Obrigada
Fernanda

Liliane Oliveira Novembro 7, 2019 at 3:05 pm

Olá Fernanda,
A Juliana Brandão, infelizmente,parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Helen Rodrigues Setembro 22, 2016 at 2:24 am

Sua experiência me deu mais esperança . Meu marido está trabalhando na Inglaterra e eu e meu filho de 08 anos estamos no processo EEA FAMILY PERMITY. O agendamento será no dia 03.10 aqui em SP. Confiantes em Deus que dará tudo certo e desejo muito estar lá antes do dia 15.10 para comemorarmos 12 anos de casamento.

E Juliana, Parabéns pela sua disponibilidade em compartilhar suas experiências e momentos na Inglaterra.

Meninas, forte e carinhoso Abraço.

Resposta
Juliana Brandão Setembro 22, 2016 at 12:57 pm

Olá Helen,

Obrigada pela mensagem e por nos acompanhar aqui no BPM!

O visto no Brasil, normalmente, sai rápido, espero que com você também acontece.

Boa sorte na sua vinda.

Juliana.

Resposta
talita Outubro 19, 2016 at 5:58 pm

Deu certo seu processo ?

Resposta
Thiago Outubro 4, 2016 at 9:12 pm

Você saberia me dizer se voltar pro Brasil por quanto tempo pode ficar sem perder o visto ? [email protected] se tiver a informação eu acradeceria de coração pela atenção que a senhora tenha uma semana abençoada

Resposta
Juliana Brandão Outubro 6, 2016 at 4:38 pm

Olá Thiago,
De acordo com o Home Office você só pode se ausentar do país por até 90 dias por ano para seu visto continuar válido. Caso contrário terá que aplicar novamente e recomeçar o seu processo.

Espero ter ajudado,

Juliana

Resposta
Danielle Porto Junho 1, 2016 at 10:04 pm

Juliana, aida nao fomos para imglaterra, queria correr com tudo para ir junto com meu marido que é europeu, quanto mais ou menos ele tem que comprovar com extrato bancario que pode nos sustentar lá para oedir meu visto? Somente o extrato daria? Pois ele aimda vai vender carro e restante dos bens.
Obrigada pela ajuda e atenção por estar ajudando a gente.

Resposta
Juliana Brandão Junho 5, 2016 at 8:45 pm

Oi Danielle,

Quando eu apliquei não era necessário provar muito dinheiro, devido aos tratados da União Européia. No entanto, a situação anda meio complicada. Te aconselho a procurar os sites oficiais, mandar um email para o processo de visto.

Mas uma sugestão é ter uma boa grana para uns 6 meses no país.

Espero ter ajudado,

Juliana.

Resposta
jaqueline Agosto 26, 2016 at 11:19 am

Oi juliana.Meu esposo é eroupeu tem nacionalidade portuguesa,queriamos visitar um irma dele que vive em londres.Tenho residencia da comunidade eropeia por que vivo em portugal.Ele trabalhar em portugal queria pedir esse visto eee family.Tenho direito?

Resposta
Juliana Brandão Agosto 28, 2016 at 8:06 pm

Olá Jaqueline,

Este visto é para residir no Reino Unido. O Brasileiro pode visitar o país como turista portando o passaporte e ficar até 3 meses.

Espero ter ajudado,

Juliana.

Gilberto Outubro 19, 2016 at 9:05 pm

Boa noite Juliana, tudo bem?
Estou na italia tirando minha cidadania, e provavelmente irei para londres daqui, pois, tenho um contato para trabalhar em um local.
Eu irei viajar com meu rg italiano, por que o passaporte demora a sair aqui, então pretendo tirar ele lá em londres.
Casei no brasil com minha namorada, ja fiz a tradução juramentada pra italiano.
Gostaria de saber se é mais fácil ela já pedir o visto enquanto está no brasil, antes de vir ficar comigo e se o fato de eu tirar o passaporte la terá problema para o visto dela.
muito obrigado pela ajuda.
Excelente noite

Resposta
Juliana Brandão Outubro 25, 2016 at 6:24 pm

Olá Gilberto,

Eu aconselho sua esposa tirar o primeiro visto do Brasil. Ele facilitará o início da vida aqui, para se inscrever no GP, fazer o insurance number, etc.

Você também precisa fazer a tradução para o inglês.

Também é necessário que você envie uma carta explicando o motivo da mudança e o seu documento do europeu para o visto dela (pode ser uma copia certificada pelo post office).

Espero ter ajudado,

Juliana

Resposta
Luciene Outubro 6, 2015 at 2:52 pm

Oi Juliana muito legal VC ajudar pessoas que,se encontram confusas como eu.Mas vi que VC deu uma dica de juramentar e traduzidos,mas acompanho histórias de outras pessoas que passaram a burocracia que vice também passou, conseguiram o visto,mas não traduziram nem.juramentaram todos os documentos.Vi alguns outros detalhes pequenos no seu processo,diferentes de outros que tbem tiveram o visto concedido como o seu caso,por isso,me sentiria talvez mais segura, pagando um solicitor.bjs

Resposta
Juliana Brandão Outubro 7, 2015 at 7:30 am

Olá Luciene,

Obrigada pelo comentário. =)

Quanto a tradução, é pedido no site oficial do governo que todos os documentos de suporte deveriam estar traduzidos para o inglês, caso não seja a língua oficial do país do requerente.

Apenas segui o que estava escrito para não correr riscos.

Espero ter ajudado,

Beijos,

Juliana.

Resposta
Ariane Março 20, 2017 at 4:30 pm

Em relacao a extrato de bancos, como você fez para tradução?

Resposta
Luciene Outubro 6, 2015 at 8:44 pm

Outra dúvida,você disse que não fez a prova de proficiência em Inglês,mas outras pessoas que tiveram o visto residência concedido,precisaram fazer essa priva.Ju,to ficando loucaaaaa….rsrsrsrsrsrsrs

Resposta
Juliana Brandão Outubro 7, 2015 at 7:34 am

Olá Luciene,

O meu visto de familiar de europeu EEA (FM) não precisa de prova de proficiência, por ser direito do cidadão ter sua família em qualquer país do bloco.

A prova de inglês, até onde eu saiba, é para quem está tirando o passaporte britânico, e/ou se casou com um inglês.

Minha sugestão é sempre ir aos órgãos oficiais e o site do Home Office é bem explicado quanto a documentação necessária.

Espero muito ter ajudado,

Beijos,

Juliana.

Resposta
cecilia Novembro 12, 2015 at 10:52 am

Ola Juliana, tudo bem?

Você não precisou enroll your biometric information at the post office? Eu enviei os documentos para o Home office semana passada e pelo que li o próximo passo seria receber uma carta solicitando que eu recolha a biometric information (essa carta terá um código de barras que é usado no post office) e após essa ida ao post office o Home office liberaria o Application Certificate ( que me permite viajar para EU se eu pedir meu passaporte de volta para viajar) mesmo sem ainda ter o Resident card (já que demora até 6 meses).

Estou super nervosa pois eu e meu marido (o Europeu) temos viagem marcada para dia 22/12 e preciso desse Application Certificate para poder embarcar sem ter dor de cabeça no nosso retorno ao UK (onde meu EEA family permit) estará 4 dias vencido.

Se puder me contar um pouco mais fico agradecida!

Muito obrigada e parabéns por dividir sua experiência com essa parte chata que temos que passar! rs

Abraço

Resposta
Juliana Brandão Novembro 13, 2015 at 10:03 am

Olá Cecília,

No meu caso, foi feito no Rio de Janeiro, quando fui entregar os meus documentos e apliquei para o Entry Clearance, não tive que fazer aqui quando apliquei para o Residence Card. Essa primeira aplicação foi feita em meados de 2014.

Tenho lido que os processos tem mudado com uma frequência bem grande. O meu processo do Residence card foi no início de 2015 e muita coisa já mudou desde então.
Com base em experiência de amigos, essa carta para fazer a biometria pode levar até 1 mês, e depois mais 1 mês para chegar o Application Certificate. Mas, isso são experiência pessoais. Por isso que eles pedem para não marcar nenhuma viagem neste período.

Aconselho você dar uma ligada para o Home Office para ver como está o andamento do seu processo, eles são a melhor fonte para te ajudar.
http://www.ukba.homeoffice.gov.uk/aboutus/contact/return-of-documents/
Tel: 0300 123 2253.

Espero ter ajudado,

Beijos,

Juliana.

Resposta
leandro carlos Agosto 17, 2016 at 6:05 pm

boa tarde,gostaria de saber eu com cidadao europeu ja posso da entrada no meu resident permanente aqui em uk?mas tenho menos de 5 anos por isso estou na duvida?sabe que pode me ajudar.obrigado

Resposta
Fernando Novembro 30, 2015 at 3:30 pm

Olá Cecilia, tudo bem?

Vi pelo seu comentário que aplicamos praticamente na mesma semana para o residence card e estamos enfrentando a mesma espera. Você teve algum avanço no seu caso? Eu enviei minha biometria no dia 19 de nov e ainda estou esperando o Certificate of Application chegar. Se você puder compartilhar seu status, agradeço, pois é dá uma noção de quanto tempo está demorando.

Obrigado e boa sorte!

Resposta
Lucia Dezembro 1, 2015 at 8:15 pm

Olá Juliana. Parabéns pelo blog!

Pelo visto percebo que muda mesmo o procedimento a cada instante. Estou para tirar meu visto de cônjuge, uma vez que meu marido tem cidadania europeia. Moramos no Brasil. Estou buscando informações no site do Ukgov, pode me informar qual formulário dou entrada para eu ter direito de morar c meu esposo na Inglaterra? Eea Fm ou clearance entry? Desde já Mt obrigada.

Resposta
Juliana Brandão Dezembro 3, 2015 at 1:10 pm

Olá Lucia.

Obrigado por nos acompanhar aqui no Brasileiras pelo mundo.

Realmente, já mudou algumas vezes desde que fixamos residência aqui no Reino unido.
Como falei no post, o mais seguro a se fazer é tirar o entry clearance, que já mudou até de nome e essa permissão agora se chama Family Permit.

E você pode achar como aplicar neste link. Ele tem validade de 6 meses e é gratuito.

https://www.gov.uk/family-permit/overview

Quando estiver próximo a vencer, o familiar europeu, no caso você, estiver trabalhando por uns 3 meses, seu esposo pode aplicar para o Residence Card.

https://www.gov.uk/apply-for-a-uk-residence-card

Esse Segundo visto terá a validade de 5 anos.

Após os 5 anos, você pode aplicar para o Permanent Residence Card.

https://www.gov.uk/apply-for-a-uk-residence-card/permanent-residence-card

Mas, seu primeiro passo, no Brasil, deve ser o Family permit no primeiro link.

Espero ter ajudado, e se quiser saber mais, eu tenho um blog que falo sobre a minha vida por aqui http://www.arrumeiasmalaseparti.com

Beijos,

Juliana

Resposta
Thais Janeiro 20, 2016 at 11:24 am

Olá pessoal, bom dia!!

Fernando, gostaria de saber se você recebeu seu certificado de aplicação. Estamos, basicamente na mesma situação aqui em casa. Meu marido fez o biométrico dia 11 de dez e até agora nada do certificado.

Juliana, obrigada por compartilhar sua experiência!! Adorei o blog!!

Abraços.

Resposta
Juliana Brandão Janeiro 20, 2016 at 12:38 pm

Olá, Thais.

Não sei sobre a situação do Fernando, mas aconselho a ligar para o Home Office para esclarecer suas dúvidas.

Obrigada por nos acompanhar no BPM.
Volte sempre 🙂
Beijos

Resposta
Thais Janeiro 21, 2016 at 2:48 pm

Oi Juliana

Entao, já tentamos ligar no Home Office mas eles nao dao nenhuma informacao sobre a aplicacao. Pedem que mandemos um email. Mandamos, por sua vez, este email e até hoje nao responderam.

Detalhe, este endereco de email é específico para solicitar o “Certificate of Application”.

Obrigada pela resposta.
Beijos
Thais

Juliana Brandão Janeiro 22, 2016 at 7:53 pm

Hum…
Pelo que já ouvi falar, cada atendente é capaz de responder uma coisa. Parece repetitivo, mas tenta ligar novamente. 🙂
Obrigada por nos acompanhar no BPM.

Beijos

Alguém que quer conversar Dezembro 4, 2015 at 2:54 pm

olá! áGostaria de saber se vc lembra como aplicou para o Insurance Number, como foi!hehehe Pq meu marido que é europeu conseguiu agendar por telefone d boa, já o meu a mulher ficou parecendo duvidar se eu poderia trabalhar daí falou que daqui 2 semanas chega um formulário em casa dai eu preencho, assino e envio cópia do meu passaporte e visto e em 6 semanas chega o Insurance Number! O seu foi tudo isso mesmo? Foi diferente do seu marido? Desde já agradeço! Abs

Resposta
Juliana Brandão Dezembro 4, 2015 at 3:13 pm

Olá,

Obrigada por nos acompanhar aqui no Brasileiras pelo mundo.

O meu Insurance number foi exatamente como você descreveu, recebi uma envelope em casa para preencher e anexar meus documentos que estavam listados na carta.

Os documentos foram cópia do meu passaporte, cópia do meu visto, cópia da minha certidão de casamento para provar o vínculo. Após quase 2 meses chegou uma carta com o meu numero.
Com o meu marido marcaram uma entrevista e em 2 semanas chegou a carta com o numero dele.

Espero ter ajudado,

Juliana.

Resposta
Matheus Fevereiro 16, 2016 at 5:12 pm

Olá Juliana,
Boa tarde, poderia me tirar uma dúvida? Você teve que pagar pelo Immigration Health Surcharge?

Abraços,
Matheus Vilela

Resposta
Juliana Brandão Fevereiro 18, 2016 at 9:32 pm

Olá, Matheus,

Obrigada pelo comentário.

Eu não tive que pagar nada para usar o sistema de saúde por ser casada com um europeu, sendo assim entro nos treaty rights da União Européia.

Espero ter ajudado e continue nos acompanhando no BPM.

Abraços,

Juliana

Resposta
Andressa Moreira Março 21, 2016 at 12:32 am

Juliana,

Depois de pronto o EEA Family, quando voce chegou na inglaterra, a imigração te fez alguma pergunta ou te pediu para comprovar renda e etc? ou tendo o visto eles já te passam direto como se fosse um europeu com o passaporte?
Estive em Londres no final de 2014 e minha passagem pela imigração foi traumática, mas no fim me deixaram passar! Agora na próxima vez já pretendo ir com o meu EEA Family prontinho, por isso queria saber já se eles só te passam direto ou eles te fazem perguntas. Obrigada

Resposta
Juliana Brandão Março 21, 2016 at 9:09 am

Olá Andressa,

Eu, particularmente, nunca fui parada nos guichês da imigração da Inglaterra. Quando vinha a passeio entrava na fila de ‘Outros passaportes’. Com o Entry Clearance eu entrei na mesma fila, mas estava com meu marido que é cidadão europeu e ele tinha um contrato de trabalho inglês. Todos os documentos estavam em mãos, caso necessário, mas apenas perguntaram o motivo da mudança de forma bem gentil e descontraída.

Com o visto de residência já passei a entrar na fila de Europeu e não preencho mais o ‘Landing card’ dado no avião, nunca me fizeram nenhuma pergunta, mesmo viajando sozinha.

Boa sorte na sua passagem pela imigração!

E obrigada por nos acompanhar aqui no BPM!

Beijos

Resposta
Isabelle Junho 18, 2016 at 12:46 pm

Ola Juliana,

O que seria essa fila de “outros passaportes”

Resposta
Juliana Brandão Junho 21, 2016 at 10:05 am

Olá Isabelle,

Ao entrar em qualquer aeroporto, na parte internacional, existe um guichê de controle de passaporte, onde você receberá um carimbo de entrada do país. Esta parte é dividida entre portadores do passaporte do país e outros passaportes.
No caso do Brasil temos a parte de Brasileiros e outros passaportes, no caso da Europa temos a fila de passaporte europeu e outros passaportes.

🙂

Espero ter ajudado e obrigada por nos seguir aqui no BPM.

Resposta
Camilla Março 23, 2016 at 11:16 pm

Boa noite Juliana!
Tenho uma duvida …
Vou me casar com cidadao europeu q mora em uk e em seguida aplicar para o EEA family permity, fui informada que preciso fazer o teste de ingles, o ielts life skills A1.. Vc sabe me dizer se preciso mesmo desse teste de Ingles??
Obrigada!!

Resposta
Juliana Brandão Março 25, 2016 at 6:10 am

Olá Camilla,

O visto Family Permit faz parte dos Treaty Rights da União Européia. É um direito garantido para familiar direto do europeu.

Este teste é para outros vistos, como estudante e trabalho, além de incluir casamento com britânicos. O teste também é requerido para tirar a dupla nacionalidade após 5 anos residindo na ilha e pagando os impostos.

Espero ter ajudado,

Boa sorte com seu casamento!

Abraços,

Juliana

Resposta
Camilla Março 31, 2016 at 3:06 pm

Muito obrigada pela ajuda Juliana!!
Abracos, tudo de bom pra vc!! 😉

Resposta
Juliana Brandão Abril 2, 2016 at 8:02 pm

Obrigada você por nos acompanhar e espero ter ajudado.

Eu sempre escrevo sobre a Inglaterra no meu blog pessoal, caso se interesse em saber um pouco mais.
http://www.arrumeiasmalaseparti.com

Abraços,

Juliana

Resposta
Natacha Março 24, 2016 at 10:52 am

Olá juliana

Eu com o visto eea fp posso viajar para minha terra natal e voltar enquanto o mesmo tem a validade.p

Resposta
Juliana Brandão Março 25, 2016 at 5:50 am

Olá Natacha,

Com este visto você pode viajar de férias sim, sem problemas. Você só tem que ficar atenta ao número de dias que pode ficar fora do UK.
Mesmo com o cartão de residência (o visto de 5 anos), vc não pode passar mais de 90 dias fora.

Obrigada por nos acompanhar no BPM.

Beijos,

Juliana

Resposta
Emerson Abril 5, 2016 at 2:02 pm

Boa tarde !

Eu tinha este visto mas ja venceu , e estamos no brasil mas estamos pretendendo voltar p Londres , nao sei oque vevo fazer .

Resposta
Juliana Brandão Abril 6, 2016 at 7:15 pm

Olá, Emerson,

Obrigada por nos acompanhar no BPM.

Infelizmente você terá que fazer todo o processo novamente, pois o visto do familiar de europeu não se pode ficar mais de 90 dias fora no Reino Unido.

Como você não trocou o Residence Card para a Permanent, terá que iniciar o processo com o Family permit, que pode ser tirado no Brasil.

Espero ter ajudado,

Juliana.

Resposta
Emerson Abril 19, 2016 at 6:22 pm

Olá , Juliana
Estive no Rio ontem , para fazer a aplicação , q já se encontra no escritório em Bogotá , estou muito ancioso ,
Vc conhece alguém q teve o visto negado ?

Juliana Brandão Abril 20, 2016 at 6:12 am

Olá Emerson,

Me lembro desta sensação hehehe é agoniante, mas vai passar logo.

Quanto ao visto ser negado, sempre existe a possibilidade, mas enquanto tiver União Européia você poderá recorrer, por serem direitos garantidos para Europeus trabalhadores no Reino Unido.

Boa sorte,

Depois me diga se chegou tudo certinho 😉

Abraços,

Juliana

Emerson Maio 2, 2016 at 5:55 pm

Boa tarde , Juliana
Acabei de abrir o envelope , e graças a Deus , recebi o visto .
Muito obrigado

Juliana Brandão Maio 3, 2016 at 6:14 am

Olá Emerson,

Obrigada por vir nos contar o resultado!

Parabéns e bom recomeço no UK.

🙂

Anna Medeiros Abril 11, 2016 at 5:28 pm

Olá! Por favor me tirem uma dúvida eu (brasileira) e meu esposo (britânico) moramos no Brasil há 6 anos, mas queremos ir para Inglaterra em breve. Podemos nessa situação tirar o Family Permit Visa? ou seria outro visto?

Desde já agradeço!!!

Resposta
Juliana Brandão Abril 14, 2016 at 3:33 pm

Olá Anna,

O procedimento para o familiar de britânico é um pouco diferente do familiar de Europeu (europa continental).

Eu, infelizmente não sei o processo, apenas poucas coisas que não me sinto capacitada a te ajudar.

Aconselho a dar uma olhadinha no site oficial do governo, o site do home office costuma ser bem explicadinho.

Desculpa não poder ajudar mais,

Beijos,

Juliana

Resposta
Patricia Csente Abril 14, 2016 at 3:24 pm

Oie, me casei c um Europeu e agora estamos juntando os papeis necessarios pra dar entrada, mas meu marido tem que provar o pagamento dele e justo agora ele foi demitido… Mas hoje (14/04/16) ele fez uma entrevista e disseram q ele ja pode comecar na proxima segunda..: mas eles pagarao a ele 16mil por ano, vc acha que esse valor e o suficiente pra eles aceitarem meu visto ou vc axa q e pouco?

Resposta
Juliana Brandão Abril 14, 2016 at 3:37 pm

Olá Patrícia,

Infelizmente não sei valores, mas acredito que não vá ser um problema.

Dá uma olhadinha no site do governo para o visto de Family Permit, pois estão sempre mudando os procedimentos.

https://www.gov.uk/family-permit/overview

Boa sorte com o seu visto!!

Beijos,

Juliana

Beijos

Resposta
LIDIA STATERI Abril 20, 2016 at 5:08 am

Olá Juliana parabéns pelas dicas, foram muito úteis.

Gostaria de um esclarecimento, meu marido já está no Reino Unido, já estou com o EEA Family Permit e estarei viajando com meus filhos (que também possuem cidadania italiana, estou aguardando os passaportes chegarem do consulado).

Posso comprar passagem só de ida? Tenho receio de não deixarem nem embarcar aqui no Brasil ou de barrarem na imigração, mesmo com o EEA FP.

Você acha que existe algum tipo de risco?

Obrigada!!!

Resposta
Juliana Brandão Abril 20, 2016 at 6:15 am

Olá Lidia,

Olha, chances sempre existem, mesmo em viagem de turismo.

Posso dividir minha experiência com você, eu vim só com passagem de ida e foi tudo bem, aqui estou vivendo já quase dois anos.

Boa sorte, viu?!

Abraços,

Juliana

Depois nos conte como foi.

Abrac

Resposta
Camilla Maio 19, 2016 at 7:51 pm

Boa tarde Lidia, vi que vc ja passou pelo processo do EEA family permity e gostaria de tirar uma duvida com vc…. sou esposa de europeu, irei iniciar o processo em breve para esse visto,.. Vc precisou fazer o teste de Ingles??

Obrigada!!

Resposta
Juliana Brandão Maio 22, 2016 at 5:08 pm

Olá Camilla,

O familiar de europeu não precisa fazer prova de inglês para ter o seu visto garantido,pois se o cidadão europeu estiver trabalhando, ele faz parte dos Treaty Rights da União Européia.

Qualquer dúvida pode ser tirada através deste link.

https://www.gov.uk/apply-for-a-uk-residence-card/documents-you-must-provide

O teste de inglês é para quando se está requerendo a nacionalidade britânica.

Volte sempre,

Juliana.

Resposta
Camilla Maio 22, 2016 at 10:41 pm

Muito Obrigada!! Tava c muita duvida com relacao a isso!! bjoss

Resposta
Juliana Brandão Maio 23, 2016 at 7:21 pm

Volte sempre!!

🙂

Iolanda Abril 29, 2016 at 10:45 am

Olá Juliana! Parabéns pelo blog pois nos ajuda muito a esclarecer as dúvidas. Então, eu vim do Brasil com o visto de turista e chegando aqui, eu e o marido (português) fomos a Portugal casar pois a familia dele vive toda la. Ao retornar a Inglaterra, apliquei para o residente Card como membro de família direta, cônjuge. Hoje fazem 10 dias úteis que enviei documentos e até agora não recebi nenhuma carta. O valor de 65 libras referente a aplicação foi debitado do marido É normal esse prazo? Sabe me dizer ? Obrigada

Resposta
Juliana Brandão Abril 29, 2016 at 8:22 pm

Olá Iolanda,

Obrigada pelo comentário.

Quanto ao prazo, aconselho você ligar para o Home Office, mas acredito que já esteja a caminho.

O Home Office deve estar com maior volume de requerimento, pois sei por amigas que o processo vem demorando mais.

Eu acredito que já deva estar chegando, mas sempre bom sanar com o HO, essa espera é angustiante, sei bem hehehe.

Boa sorte e nos mantenha informada do tempo que está demorando.

Obrigada por nos acompanhar aqui no BPM.

Juliana.

Resposta
Iolanda Maio 2, 2016 at 10:32 am

Obrigada pela resposta. Assim que eu receber alguma resposta venho aqui dar notícias.
Bjinhos

Resposta
Juliana Brandão Maio 3, 2016 at 6:15 am

Olá,

Fico no aguardo e boa sorte 😉

=*

Resposta
Elisa Maio 4, 2016 at 3:37 am

Olá Juliana!!

Você sabe me dizer se precisa desse health insurance que pedem no site? “Your family member must have full health insurance”.

Muito obrigada

Resposta
Juliana Brandão Maio 4, 2016 at 6:08 am

Olá Elisa,

As regras do visto sempr mudam, mas até onde eu saiba o familiar do Europeu tem direito a utilizar o NHS sem pagar por ela.

Sei que diversos vistos pedem sim, mas não saberia te dizer. Aconselho sempre a mandar um email e/ou ligar para os órgãos responsáveis por emissão de visto, ou até mesmo o consulado caso esteja no Brasil.

Obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando aqui no BPM.

=*

Resposta
Bárbara Maio 5, 2016 at 8:26 pm

Olá, Juliana tudo bem?
estou fazendo esse processo do EEA Family, meu marido é Português e estou começando a aplicação para o meu visto, surgiu uma dúvida ví que voce colocou os recibos da sua reserva no hotel, você fez a reserva de quantos dias?
me desculpe pelo incomodo!
Obrigada!
Bárbara. =*

Resposta
Juliana Brandão Maio 7, 2016 at 8:47 am

Olá Barbara,

Obrigada por nos acompanhar aqui no BPM.

Eu fiz a reserva de 1 semana no Booking, daquelas que podem cancelar. E deu tudo certo 🙂

Boa sorte no seu processo. 😉

Resposta
Bárbara Maio 9, 2016 at 12:04 am

Obrigada Juliana, ajudou muito!
Um prazer acompanhar vocês! 🙂

Resposta
Juliana Brandão Maio 9, 2016 at 2:03 pm

Oi Bárbara,

Muito obrigada pelo comentário e pelo feedback.

Continue nos acompanhando aqui no BPM.
=**

Resposta
Marcelo Paulino Maio 6, 2016 at 6:20 pm

Olá Juliana tudo bem? Estou em situação parecida com a de vocês. Tenho passaporte italiano e vou morar em UK com minha esposa. Já tenho trabalho confirmado e tenho o contrato em mãos.

Fiquei com várias duvidas no processo de solicitação de visto (Family Permit). Se puder ajudar, eu agradeço muito.

1) Todos documentos devem ser originais? E todos devem ter cópia autenticada e serem traduzidos?

2) Você comentou que conseguiu se inscrever no GP logo que chegou. No caso, minha esposa está em início de gravidez. Eu já li em muitos lugares que nesse caso o suporte do NHS não é completo, que teria que pagar o Helthcare surcharge. O que você sabe a respeito?

3) Para a obtenção do residence card vcs tiverem que enviar os passaportes originais? Que documento legal ficou com vocês para caso de necessidade?

Se puder ajudar te agradeço muito.
Um abraço,
Marcelo

Resposta
Juliana Brandão Maio 7, 2016 at 8:44 am

Olá Marcelo,

Obrigado por nos acompanhar aqui no BPM.

Vamos as respostas, sobre o acompanhamento de gravidez eu, infelizmente, não sei te dizer. Todas as pessoas que conheço que tiveram filho aqui já tinham a residência por um tempo.

Sim, eu enviei em todos os processos que fiz os documentos originais e com as respectivas traduções juramentadas.

Para o Residence card você envia os originais sim, e recebe um certificado de aplicação que eles dizem estar com seus documentos. Quanto a um documento legal, o cartão do banco serve como prova de identidade.

Tenha em mente que após iniciado o processo do Residence card vocês não poderão sair da ilha por todo o processo (que pode durar até 6 meses), então, o cartão de banco funciona bem.

Se quiser, eu sempre escrevo sobre a vida por aqui no meu blog pessoas http://www.arrumeiasmalaseparti.com

Uma curiosidade, para que cidade vocês vão?

Espero ter ajudado,
Qualquer coisa grita 🙂

Juliana.

Resposta
Dry Maio 25, 2016 at 5:17 am

Boa noite Juliana, tudo bem?

Essa nova regra imposta por Cameron que ira valer a partir de outubro de 2016 em que a prova de ingles sera obrigatoria, se aplica em todos os casos ou somente para quem está em uk ha 2 anos e meio?
Essa regra se aplica também para quem irá solicitar o family permit a partir de outubro?

Obrigada!!

Resposta
Juliana Brandão Maio 25, 2016 at 6:42 pm

Olá Dry,

Infelizmente não sei te responder. Olhei alguns sites oficiais e falam sobre o ILR e FLR que são os vistos permanentes. Acredito que esta medida seja para requerer estas modalidades de visto.

Se souber de algo mais eu volto aqui e se você souber mais informações venha dividir conosco 🙂

Obrigada pelo comentário,

Juliana

Resposta
Daniel Maio 25, 2016 at 9:37 pm

Ola Juliana tudo bem? Tenho uma duvida… mandei meu passaporte e da monha esposa para tirar o permanent card.. mas presciso ir no Brazil com urgencia. Enrei no site e pedi o retirno do meu passaporte…..
Terei algum problema ao retornar aqui.? Ficarei 15 dias apenas
Obrigado

Resposta
Juliana Brandão Junho 5, 2016 at 8:56 pm

Olá, Daniel,

Você tem o direito de pedir o seu passaporte. Eu li que o aconselhável é não pedir de volta.

Dá uma ligada para o Home Office que eles são as melhores pessoas para te informar, mas tente falar com mais de uma pessoa, pois as vezes as informações são diferentes.

Obrigada por nos acompanhar,

Juliana

Resposta
Bia Outubro 25, 2016 at 10:39 pm

Juliana parabéns pelo conteúdo!! muito bom!!!

Daniel, Você foi para o Brasil? voltou??

Gente minha irmã adoptiva esta esperando o visto dela, meu marido é o Português, mas
queremos viajar no final do ano e ela tem medo de não entrar de volta, pois ela já está aqui
a 8 meses, será que ela consegue?
Obrigada

Resposta
Iolanda Maio 27, 2016 at 8:59 pm

Olá Juliana,
Finalmente recebi a carta pra fazer o Biométrico. Exatamente 1 mês após aplicar para a solicitação do residente Card. Nunca me enviaram nenhuma carta de que estão com os meus documentos, mas guardei o comprovante dos correios. Enfim agora é aguardar o próximo passo. Darei notícias. Beijinhos e boa sorte a todos que estão solicitando visto.

Resposta
Juliana Brandão Junho 5, 2016 at 8:57 pm

Obrigada mais uma vez, Iolanda.

Sempre bom saber dos processos que correm, né. Serve de experiência para todos nós.

Beijos e

Boa sorte 🙂

Juliana.

Resposta
Luciane Maio 31, 2016 at 6:58 pm

Oi Juliana, boa tarde. Muito bom o seu post e parabéns pela boa vontade e prontidão em responder a todos. Apliquei para o EEA Permit (eu e dois filhos) semana passada e hoje recebi um terceiro email do consulado britânico de Bogotá dizendo que uma decisão foi tomada e que meus documentos serão retornados para minha residência. Me passaram até mesmo o número de rastreio. Mas não diz qual decisão foi tomada, se foi aprovado ou recusado. Estou meio que apavorada. Foi muito rápido. Você sabe me dizer se é o procedimento normal eles não enviarem a decisão por email? Alguém que aplicou recentemente pode me ajudar também? Obrigada, grande abraço.

Resposta
Luciane Mozzer Guimaraes Junho 1, 2016 at 4:40 pm

Oi Juliana, boa tarde. Parabéns pela sua dedicação e prontidão em responder a todos. Você sabe me dizer se o Consulado Britânico coloca a resposta de aceitação do visto no email? Eu apliquei para o EEA Permit semana passada e ontem recebi o terceiro email do consulado britânico de Bogotá dizendo que uma decisão foi tomada e que meus documentos serão retornados para minha residência. Mas não diz qual decisão foi tomada. Estou apavorada, é normal não escrever no email a decisão tomada? Você lembra se é assim mesmo? Se tudo der certo estamos indo para Inglaterra nas próximas semanas, eu , esposo e filhos. Quem sabe a gente não se conhece, não é mesmo? Obrigada e um grande abraço.

Resposta
Juliana Brandão Junho 5, 2016 at 8:47 pm

Oi Luciane,

Acho que te respondi no meu blog pessoal o http://www.arrumeiasmalaseparti.com

O email não vem com o resultado do visto, só quando for buscar ou receber pelos correios mesmo.

Tomara que dê tudo certo.
Boa sorte,

Beijos,

Juliana

Resposta
Luciane Junho 15, 2016 at 1:09 pm

Oi Juliana, deu tudo certo, recebi os passaportes em casa com o visto, graças a Deus. Você aconselha a entrar na Inglaterra antes do plebiscito,ou acha que por enquanto não vai mudar nada? Sabe me dizer algo sobre isso?

Resposta
Juliana Brandão Junho 16, 2016 at 2:09 pm

Oi Luciane,

Que bom que os vistos chegaram!!! Sempre bom ouvir boas notícias.

Eu não estou no UK nestas últimas semanas, e estou acompanhando pouco, mas o que leio é que tem uma forte tendência a sair da UE.
Só no dia 23 que iremos saber, né.
O Referendo já é em 1 semana 🙂

Beijos,

Resposta
Luciane Mozzer Guimaraes Junho 1, 2016 at 4:57 pm

Desculpe ter enviado a mensagem duas vezes, acho que estava com problemas no meu computador ontem, e quando tentei hoje foram as duas. Obrigada e abraço.

Resposta
Junho 19, 2016 at 7:19 am

Olá, queria sua ajuda, estou há 2 meses na Inglaterra com o visto de 6 meses ( EEA Permit), temos tudo que precisamos para eu aplicar o Residence Card (meu marido é italiano), porém o emprego dele não está pagando por meio bancário, e sim em cash hand. O Meu tb por ser part time me paga semanalmente. Como conseguirei aplicar dessa forma? Outra pergunta, quando eu aplicar e vencer meu visto de 6 meses estarei ilegal?

Resposta
Juliana Brandão Junho 21, 2016 at 10:01 am

Olá Rosi,

Infelizmente eu não sei te responder esta questão sobre o cash in hand. Quando eu fiz o meu processo era necessário apresentar um contra-cheque (payslip). Se ele tiver acesso a este documento, acredito que a forma que ele recebe não importa. Mas, aconselho você dar uma ligada para o Home Office para perguntar isto.

Quanto ao vencimento do seu visto, assim que você enviar a sua documentação irá receber um Certificate of Application, que lhe dá o direito de permanecer no país até receber o seu Residence Card e sempre poderá apresentar ele para provar que seus documentos estão com o Home Office. Você não estará ilegal 🙂

Espero ter ajudado,

Juliana.

Resposta
Bianca Refalo Junho 29, 2016 at 7:02 pm

Olá Juliana, tudo bem? Li seu artigo e achei muito interessante, obrigada por compartilhar essas informações muito úteis! Tendo em visto que eu e meu marido estamos na mesma situação que vocês passaram e vamos dar entrada no EEA Family Permit dele, eu estou muito preocupada com o preenchimento do formulário no site de UK Visas pois sei que se eu preencher errado, corremos o risco do visto ser negado. Será que você poderia me passar seu contato (telefone ou email) para eu tirar uma duvida contigo? Me ajudaria demais! desde já obrigada! Bianca

Resposta
Juliana Brandão Junho 29, 2016 at 7:59 pm

Oi Bianca,

Obrigada por nos acompanhar aqui no BPM.

O site é bem explicadinho e o Family permit online é bem tranquilo de fazer e tem alguns vídeos do you tube que ajudam a preencher também. Não tenha medo =)

Se precisar de algo você pode escrever para o email do meu blog [email protected]

Abraços,

Juliana

Resposta
Bianca Refalo Junho 30, 2016 at 3:21 pm

Obrigadaaaaaa!!!!!

Até vi uma empresa que “ajuda” no processo do visto mas nao acredito que tenha necessidade!! eles cobram 700 libras, achei absurdo!!!

Resposta
Juliana Brandão Junho 30, 2016 at 9:34 pm

Ahhhh precisa pagar não!!!

Muito caro e super se faz sozinho. Eu fiz!

Se precisar me escreva:)

Resposta
Wellington Kindlein Julho 3, 2016 at 11:23 pm

Olá Juliana
Tudo bem?

Estou querendo tirar o visto Family Permit. A minha noiva tem cidadania européia e já está morando na Inglaterra. Gostaria de saber quais são as formas que eu poderia provar nossa relação por dois anos, sabendo que o governo pede isso se não for casado( proof that you’ve lived together for 2 years if unmarried). Quero evitar dela ter que voltar para o Brasil apenas para nos casar, pois ela vai começar a trabalhar e talvez não liberem.

Desde já agradeço

Obrigado.

Resposta
Juliana Brandão Julho 13, 2016 at 12:04 pm

Olá,

O site oficial do governo diz quem pode solicitar como familiar de europeu.

Da uma olhada no site
https://www.gov.uk/family-permit/eligibility

Eu não sei te dizer como você pode provar, mas acredito que extratos bancários, contas conjuntas, fotografias, contratos de aluguel ou compra de imóvel. Normalmente estes servem como prova de um relacionamento legítimo.

Espero poder ter ajudado.

Obrigado por acompanhar o BPM,

Juliana

Resposta
João Julho 6, 2016 at 7:39 pm

Juliana, Parabéns mesmo pelo blog!!! Ajudou muito e continua ajudando…

Sou brasileiro e estou noivo de um brasileiro finalizando sua cidadania italiana e da Itália ele vai pra Londres.

Nosso plano inicial era ir para Irlanda e por isso marcamos nosso casamento por procuração pois lá é aceito e assim eu já chegaria casado com um europeu (facilitando e ajudando nossa vida). Mas decidimos ir para londres, sabe se quando eu for pedir o family permit isso pode implicar em algo? A certidão de casamento enviada foi a simples ou de inteiro teor? Estamos juntos a mais de 2 anos noivos a 1 e vamos casar rs.. O que você acha?

Obrigado antecipadamente por sua opinião..

Resposta
Juliana Brandão Julho 13, 2016 at 12:07 pm

Olá João,

Eu darei uma opinião de leiga, pois acredito que isso não será impedimento se estiver casado legalmente.

Mas, o caso de vocês é especial por se tratar de estarem se casando por procuração e eu não tenho a menor ideia de como isto funciona, desculpe.

Aconselho juntar o maior número possível de provas de relacionamento para anexar ao processo de vocês, pois o seguro morreu de velho, né.

Desculpa não poder ajudar mais,

Obrigada por nos acompanhar no BPM,

Juliana.

Resposta
NYELLE Novembro 4, 2016 at 3:23 am

Desculpe a intromissão, mas vou casar por procuração! e estou indo pra Italia reconhecer cidadania jutamente com a certidao de casamento.
Para morar na Irlanda eu posso simplesmente comprar as passagens e entrar no país com meu marido e trabalhar, morar, etc?

Resposta
Juliana Brandão Novembro 9, 2016 at 3:27 pm

Olá Nyelle,

Eu não sei como funciona a legislação da Irlanda, que é diferente da Inglaterra, no Reino Unido.
E também não sei se aceitam casamento por procuração.

Espero que você consiga suas informações,

Juliana.

Resposta
Caio Turbiani Julho 15, 2016 at 9:02 pm

Oi Juliana, tudo bem?

Teu post está muito completo, tem me ajudado muito.
Tenho passaporte italiano e minha namorada vai tentar o EEA Family Permit.
Tenho uma dúvida, você enviou o passaporte original do seu marido ou cópia?
Como estou indo viajar em breve, não vou poder usar o meu documento original no processo e
gostaria de saber a cópia tem que ser autenticada ou não.

Obrigado 😉

Resposta
Juliana Brandão Julho 17, 2016 at 7:51 pm

Olá Caio,

Obrigada por nos acompanhar aqui no BPM.

Olha, eu enviei todos os documentos originais do meu marido, e eu embarquei juntamente com ele.
Eu já li a respeito de aceitarem a cópia certificada feita no Post Office aqui no Reino Unido, mas infelizmente não posso te confirmar que isto será aceito.

A melhor coisa é você ligar ou mandar email para o setor de vistos para ver como melhor proceder.

Espero ter ajudado,

obrigada pela vista,

Juliana.

Resposta
Talita Santos Agosto 8, 2016 at 2:36 pm

Juliana, meus parabéns pelo post, realmente muito completo, e também pela dedicação e atenção que dispensa aos leitores, respondendo sempre de forma que possa realmente ajudar, ainda que não saiba exatamente sobre cada dúvida.

Caio, li todos os comentários do excelente post da Juliana e, chegando ao seu, me deparei com o que procurava. Sua situação é semelhante à minha, meu namorado tem cidadania italiana e já está providenciando seu passaporte italiano também, pois temos planos de ir nos próximos meses para UK. Sua namorada já tentou o EEA family permit? Temos pesquisado bastante e vimos que cônjuges conseguem com certa facilidade esse visto, mas não encontrei ninguém que o tentou sem casamento civil.

Obrigada!

Resposta
Juliana Brandão Agosto 24, 2016 at 11:15 am

Olá Talita,

Uma conhecida minha fez a requisição deste visto sem o casamento civil e foi aprovado, mas não obteve a permissão de trabalho até o Europeu estar trabalhando aqui. Sendo assim, ela só obteve a autorização para trabalhar legalmente quando aplicou para o Residence card já morando no Reino Unido.

Espero ter ajudado,

Juliana.

Resposta
Natália Agosto 4, 2016 at 6:10 pm

Oi Juliana,

Coletei a foto, biometria e entreguei os documentos dia 15/07/2016, após 2 e-mail vindos de Bogotá de uptade, veio o ultimo informando que a decisão ja havia sido tomada e que os documentos estavam retornando dia 26/07/2016, eu escolhi retirar os documentos direto no VAC, mas até agora nao tive nenhum retorno da VFS para retirar os documentos, hoje finaliza o prazo de 15 dias uteis do visto, saberia me informar se ha algo que eu possa fazer ? Algum telefone ou e-mail para entrar em contato ?

Desde já Grata.

Resposta
Juliana Brandão Agosto 5, 2016 at 9:48 am

Olá Natália,

Infelizmente não sei como está o processo agora por Bogotá. O meu foi feito totalmente no Rio de Janeiro em 2014.

Nos seus emails devem ter algum tipo de contato. Eu recebi um email da VFS que eu poderia retirar meud documentos no próximo dia útil.

Desculpa não poder ajudar mais e boa sorte na mudança 🙂

Beijos,

Juliana

Resposta
Ana Agosto 13, 2016 at 10:56 am

Moça, você tem que dar 3 dias depois do e-mail e ir retirar, eles geralmente não mandam e-mails para pegá os documentos. Você tem que olhar o horário de coleta e ir.

Resposta
Juliana Brandão Agosto 24, 2016 at 11:12 am

Olá Ana,

Obrigada pelo comentário aqui no BPM e por nos acompanhar.

Eu recebi um emails em todos as etapas do meu procedimento de visto, talvez tenha mudado quando você aplicou o seu, pois eles mudam toda hora os processos.

Obrigada mais uma vez por nos acompanhar e volte sempre!

Resposta
Marcelo Agosto 10, 2016 at 9:10 am

Juliana, tudo bem? Obrigado pelas informacoes e parabens pela iniciativa.

Voce aplicou para o EEA FM (para voce) e EEA QP para seu marido no mesmo envio?
Eu estou bem confuso quanto ao EEA FM pois ele da opcao para aplicar tanto para o Europeu como para o nao Europeu.

Agradeco se puder me orientar.

Att.,
Marcelo

Resposta
Juliana Brandão Agosto 10, 2016 at 9:32 am

Olá Marcelo,

Obrigada por nos acompanhar aqui no BPM e pelo comentário.

Infelizmente vou te dever essa, pois quando apliquei foi antes de mudarem para este novo formulário. Em 2014 não era necessário aplicar para o QP.

Mas sei que é possível aplicar para os dois juntos.

Boa sorte,

Juliana

Resposta
Camilla Agosto 24, 2016 at 2:28 pm

Olá Juliana!
Tenho uma duvida, irei aplicar para o family permity, sou esposa de europeu, é necessario as duas certidoes de nascimento ou somente a certidao de casamento?
Obrigada!

Resposta
Juliana Brandão Agosto 24, 2016 at 2:31 pm

Olá Camilla,

Só a certidão de casamento basta. Pelo menos comigo foi assim.

Espero ter ajudado.

Beijos,

Resposta
Renan Agosto 24, 2016 at 10:36 pm

Juliana boa noite!

Eu estou tentando agendar no consulado pra pedir meu EEA family permit.
Mas no site do visa4uk, eu preciso escolher o tipo de visto. Porem, eu nao achei especifico o EEA.
Voce pode me ajudar me dizendo qual o caminho que se segue para selecionar o tipo correto?’

Obrigado

Resposta
Juliana Brandão Agosto 28, 2016 at 8:17 pm

Ola Renan,

Infelizmente eu não tenho como entrar no site para fazer o passo a passo e não lembro mais o que estava escrito, pois apliquei tem mais de dois anos.

Mas procure EEE, ou entry clearance ou ate o EEA. O primeiro visto é o Family permit, acontece que as denominações sempre mudam 🙂

Desculpe não poder te ajudar mais.

Resposta
Camilla Agosto 25, 2016 at 12:18 pm

Obrigada pela ajuda!
Beijos.

Resposta
Juliana Brandão Agosto 28, 2016 at 8:09 pm

De nada, querida 🙂

Resposta
Soraya Agosto 28, 2016 at 1:52 pm

Olá Juliana!

Voce acha que teria problema na aplicação do visto EEA Family permit dizer na carta que contamos sobre o nosso relacionamento que conheci meu marido pela internet?

Obrigada!

Resposta
Juliana Brandão Agosto 28, 2016 at 8:38 pm

Ola Soraya,

Quando eu apliquei para o visto anexei minha certidão de casamento, original e traduzida juramentada ao processo. E eu não descrevi quando o conheci ou escreveria um livro, pois foi aos 14 anos hehehe.

Acho que você tem que ser sincera sempre, mas não tenho conhecimento profundo sobre o que tem que ser escrito na carta. No meu caso anexamos fotos em várias épocas do relacionamento também.

Espero ter ajudado,

Juliana

Resposta
Soraya Agosto 28, 2016 at 10:27 pm

Obrigada pela ajuda!
Abraços!

Resposta
Lara Setembro 7, 2016 at 11:08 pm

Olá Juliana! Apliquei para o Residence Card em 17.julho e apenas hoje chegou a carta da Biometria. Imagino então que a proxima carta irá demorar também. Vc sabe me dizer se os prazos tem atrasado por conta do referendo? Qual a média de meses que o Gov tem concedido esse visto, pelos casos que vc conhece?

Resposta
Juliana Brandão Setembro 8, 2016 at 4:17 pm

Olá Lara,

Hoje mesmo eu vi a mensagem de um conhecido meu que o processo dele durou os exatos 6 meses que o Home Office está pedindo.
Eles não podem atrasar muito mais do que isto, pois o referendo foi apenas uma consulta popular e nada foi feito até agora para a saída da União Européia.

A carta deveria ter chegado em no máximo 1 mês, que fiquei sabendo, pois na época que apliquei ainda não tinha que realizar a biometria por aqui, fiz no Brasil. Quando for assim, dá uma ligada para eles ou manda email.

Eles tem até seis meses para terminar o seu processo, e ele é bem agoniante, né!

Beijos,

Resposta
Leonardo Setembro 14, 2016 at 11:14 pm

Ola Juliana,

Parabens pel blog. Ele me ajudou pois estou em situacao identica a sua. Pretendo me mudar para UK em Outubro (sou portugues) devido a uma oferta de trabalho e minha esposa eh brasileira.

Apos vasculhar o website do home office, fiquei com algumas duvidas nos documentos do VAF5 form guidance:

– Devo levar esse form preenchido + dos documentos de suporte apenas no dia da entrevista?

– Vc levou tbm a traducao juramentada dos documentos mais relevantes? (ex: como certidao de casamento, evidencia de recibemento salarial (carta do atual empregador da minha esposa), antecendente criminal

– Como nao estarei em UK no dia da visita no escrito, vc levou uma copia legalizada do passaporte do seu marido no dia da entrevista?

Muito obrigado pela ajuda!

Abs
Leonardo

Resposta
Juliana Brandão Setembro 15, 2016 at 12:10 pm

Olá Leonardo,

Eu preenchi um formulário no site e depois disso marquei a entrevista para levar os documentos.
Levei todos os documentos com tradução juramentada e os documentos do meu marido foram os originais, visto que ele só iria junto comigo.

Já ouvi falar de pessoas que fazem uma cópia certificada em um Solicitor, no UK e enviam para seus cônjuges no Brasil para dar início ao processo do Family Permit, mas no meu caso foram todos os documentos originais com tradução juramentada, os que necessitavam.

A parte de comprovação de renda, levamos nossos extratos bancários e nada disso foi traduzido e não levei antecedente criminal, nem para o que requeri no Brasil e nem o do Reino Unido.

Espero ter ajudado,

Juliana

Resposta
Camilla Sikorske Outubro 8, 2016 at 7:16 pm

Ola Juliana!
Estou aos poucos preenchendo o formulario do EEA family permit..
estou confusa com algumas perguntas.. vc pode me ajudar?

8.7.3 Are you and the EEA National related outside marriage?

Nao entendi essa pergunta.. seria se eu e meu marido tivemos um relacionamento antes do casamento?

Obrigadaa!

Resposta
Juliana Brandão Outubro 9, 2016 at 5:57 pm

Olá Camilla,

Esta pergunta esta se relacionando se vocês tem algum tipo de relação familiar fora do relacionamento marital. Se vocês são primos, ou algo do tipo.

Espero ter ajudado,

Juliana

Resposta
Camilla Sikorske Outubro 9, 2016 at 6:44 pm

Muito obrigada Juliana!!

Tenho mais algumas duvidas em algumas perguntas..rs

How long do you intend to stay in UK?
On which date will you leave the UK?

Como nao tenho intencao de ir embora do UK, o que eu responderia nessas perguntas?

– Have you been granted any UK visas in the last 10 years?

O visto de turista e valido nesse caso?

-Do you or the EEA National have any savings,property or other income, for example, from stocks and shares?

Obrigada desde ja!!

Resposta
Juliana Brandão Outubro 9, 2016 at 6:46 pm

Oi Camilla,

me manda as suas dúvidas para o [email protected] que posso te ajudar a preencher. Tenho até o vídeo de uma amiga que posso te mandar que ela vai completando página por página e gravando.

Beijocas,

Juliana

Resposta
Camilla Sikorske Outubro 9, 2016 at 9:40 pm

ok Juliana!

Muito obrigada, irei enviar no email! 🙂

Camilla Sikorske Outubro 11, 2016 at 2:53 pm

Olá Juliana, mandei no email minhas duvidas, desculpe o incomodo rsrs
Obrigada!

Juliana Brandão Outubro 17, 2016 at 9:29 am

Já te respondi no email.

Juliana.

Nataly Outubro 17, 2016 at 2:05 am

Ola Juliana!

Na pergunta do formulario EEA family permit pergunta o seguinte

-Do you intend to work in the UK? if yes provide details..

Sou casada com europeu, ele ira me ajudar a conseguir um emprego quando eu estiver no Reino Unido..

O que vc me sugere nessa pergunta?? e quais evidencia seriam essas?
to perdida nessa pergunta rsrsrs
So falta essa pra eu terminar o formulario..

Me ajuda por favor!!

Obrigadaaa!!

Resposta
Juliana Brandão Outubro 25, 2016 at 6:33 pm

Ola Nataly,

No meu processo eu respondi que pretendia trabalhar sim e anexei meus diplomas traduzidos no processo, só para mostrar mais provas mesmo.

Espero ter ajudado,

Juliana

Resposta
Iolanda Gomes Outubro 22, 2016 at 7:49 am

Olá Juliana! Conforme o prometido vim aqui dar notícias e finalmente recebi meu residence Card (uhuuuuu!!!!!!! ????????????) Foram quase 6 meses de espera após a aplicação, em que eu esperava pelo carteiro todos os dias e foram vários os momentos de ansiedade. Recebi o envelope com todos os meus documentos de volta no dia 12/10 e no dia 14/10 recebi o Residence Card aqui em casa. Muito obrigada pelo blog Juliana e desejo sucesso a todos que estão nessa peleja. Beijinhos

Resposta
Juliana Brandão Outubro 25, 2016 at 6:15 pm

Muito bom!!!
Parabéns e um bom recomeço com toda a papelada em mãos.
Beijo,

Juliana

Resposta
NYELLE Novembro 4, 2016 at 3:06 am

Ei!! adorei seu blog!
Gostaria que me ajudasse encontrar uma saída. Meu noivo está em Londres como turista, vamos casar por procuraçao aqui no Brasil. Feito isso, vou pra Itália reconhecer minha cidadania, meu passaporte estará pronto antes do visto de Turista dele vencer. O que podemos fazer para morar e trabalhar em londres sem que ele precise voltar para o Brasil?

Resposta
Juliana Brandão Novembro 7, 2016 at 11:11 am

Ola Nyelle,

Assim que voce tiver a sua cidadania reconhecida e com seu passaporte em maos, seu esposo pode aplicar para o Family Permit no Brasil ou na Italia (sempre fora do UK).
Eu nao sei te informar se a Inglaterra aceita casamento por procuracao, acredito que nao. Entao o visto dele tera que ser feito com os dois na Italia ou no Brasil.
O seu esposo so tem direito a partir do momento que o europeu estiver cumprindo os Treaty Rights da Uniao Europeia.

Obrigada pelo comentario,

Juliana

Resposta
Neuma Rios Novembro 5, 2016 at 11:14 pm

Tudo muito bem explicadinho, encontrei as informações que procurava. Felicidades à família.

Resposta
Juliana Brandão Novembro 7, 2016 at 11:07 am

Obrigada pelo comentario e por nos acompanhar aqui no BPM!

Juliana

Resposta
Wellington Kindlein Novembro 15, 2016 at 3:40 pm

Ola Juliana Tudo bem?

Gostaria de saber quando aplicou para o Residence Card você já estava trabalhando?

Obrigado

Resposta
Juliana Brandão Novembro 19, 2016 at 6:15 pm

Oi Wellington,

Eu não moro em Londres, moro em uma cidade menor. Então, eu não consegui nenhum emprego antes de estar com o meu Residence Card, pois os empregadores alegavam que meu visto estava para terminar.

Claro, que muitos empregadores aceitam, mas não foi o meu caso.
Comecei a trabalhar na semana seguinte que meu Residence card chegou.

Espero ter ajudado,

Obrigada por nos acompanhar,

Juliana

Resposta
Talita Santos Novembro 16, 2016 at 12:59 pm

Olá, Juliana!
Minha segunda vez aqui no blog pra ver se, novamente, você ou seus leitores conseguem tirar duas dúvidas minhas! Como estou com planos de ida para março, gostaria de saber se você se lembra ou sabe se o visto passa a valer (os 6 meses) quando emitido ou a partir da minha entrada no UK. E também porque estou em vias de pedir o Family Permit, não sei com que antecedência começar a fazer os trâmites no site, será que demora muito para conseguir agendar a biometria? Estou perdida em relação aos prazos, para me organizar diretinho e até para comprar as passagens.
Obrigada!

Resposta
Juliana Brandão Novembro 19, 2016 at 6:13 pm

Oi Talita,

Quando você está requerendo o visto no Brasil, você precisa dar uma data de estimativa para sua ida para o Reino Unido.
O visto começa a contar a partir desta data.

Aconselho a pedir o seu visto mais ou menos uns 2 meses antes de você viajar.

Espero ter ajudado,

Juliana.

Resposta
Talita Santos Novembro 30, 2016 at 10:22 am

Muito obrigada mais uma vez, ajudou demais! =)

Resposta
Juliana Brandão Dezembro 6, 2016 at 3:56 pm

Que bom saber!!

Fico feliz que esteja dando tudo certo.

beijos

Resposta
Kellyn Novembro 19, 2016 at 7:17 pm

Olá Juliana! Adorei seu blog! Muito obrigada pelas informações. Estou com algumas dúvidas:

– Todos os documentos tem que ser traduções juramentadas? Eu já traduzi juramentada a minha certidão de casamento, mas pensei em traduzir por conta própria meu diploma da faculdade, emails, comprovantes de CPF e Imposto de Renda. Será que terei algum problema?

– Você tem algum modelo daquela carta que deve ser escrita?

– Quantas fotos você mandou em média? Temos muitas fotos, pois estamos juntos a 7 anos, estou com medo de mandar demais ou de menos.

– Meu marido fará aqui por Roma, você já ouviu falar em algo específico pra quem faz por aqui?

Obrigada!!

Resposta
Kellyn Novembro 19, 2016 at 7:29 pm

Outra pergunta que acabei esquecendo…

É necessário colocar os holeristes e extratos bancários? Muitos dizem que as vezes por, pode complicar a situação… Pois teria que bater “extratos bancários x holerites x compra de moeda”.
Eu sai da empresa que trabalhava a 2 anos em Julho/2016, tenho os holerites, documentos da rescisão e tudo mais. Vendemos nossos carros, então temos os comprovante de compra de moeda (compramos euro para vir pra Itália e uma boa quantia de libra para o Reino Unido). Meu marido tem declaração da empresa que trabalha lá também (ele não está fichado no momento, teve que sair para fazer estágio e quando voltou não foi mais fichado… está trabalhando só até final desse mês).
O que achas? Melhor mandar os comprovantes que temos ou não? Se sim, será que precisamos traduzir?

Resposta
Juliana Brandão Novembro 19, 2016 at 8:12 pm

Oi Kellyn,

Nós enviamos nossos extratos bancários e nossas poupanças, mas não traduzimos nada, até porque números são iguais heheheh

Tente manter o mais simples possível, para não complicar a vida de vocês.

Beijocas,

Juliana.

Resposta
Juliana Brandão Novembro 19, 2016 at 8:10 pm

Olá Kellyn,

Obrigada por nos acompanhar no BPM.

Eu traduzi minha certidão de casamento e meus diplomas (meus diplomas serviram apenas para me matricular em um curso aqui).
Eu, não traduzi os impostos de renda, nem emails nem nada.

A carta tem que conter basicamente o que irão fazer lá, quais suas intenções, quanto vocês tem, se ainda não tem emprego é bom anexar emails de futuros empregadores (trocas de emails que tenham ido), colocar se tem casa ou carro para vender, coisas do tipo.

Eu mandei algumas fotos aleatórias, pois conheço meu marido quase 20 anos, mas não precisa de muito, apenas para provar que o relacionamento de vocês é real.

Eu não conheço nada na Itália, fizemos tudo pelo Brasil, mas o processo é o mesmo, você irá fazer a mesma coisa estando em Roma, pois o Family Permit tem que ser tirado fora do Brasil, não importa o país.

Espero ter ajudado,

Juliana.

Resposta
Adriane Dezembro 16, 2016 at 4:37 am

Boa noite Juliana!
Recebi ontem o meu visto family permit, chegando no aeroporto gostaria de saber em qual fila devo entrar? Na fila de outros passaportes?
Preciso preencher o landing card ?
Obrigada!!

Resposta
Juliana Brandão Dezembro 16, 2016 at 12:11 pm

Olá Adriane,

Eu entrei na fila de europeus, mas eu estava com o meu marido quando chegamos. E lembro de ter preenchido o landing card, mas o rapaz da imigração nem o pediu.
Eu o preencheria, se fosse você, só para garantir e ter tudo certinho, o máximo que pode acontecer é ter que jogar um papel fora, né?

Boa sorte na sua chegada,

Juliana.

Resposta
Débora Zico Dezembro 30, 2016 at 4:41 pm

Boa tarde Juliana, tudo bom?

Estou indo com meu marido e filhinha pra Itália em janeiro pra eles tirarem a cidadania italiana deles e de lá vamos nos mudar pra Londres. Eu já morei em Londres e as irmãs do meu marido moram lá então queremos ir para lá e ver no que dá!
No nosso caso você aconselha proceder como quanto ao visto? é melhor aplicar pro visto assim que ele pegar a identidade italiana dele na Itália mesmo ou depois que estivermos em Londres e ele já estiver pagando os taxes (ele vai começar a pagar como self employed assim que chegarmos em Londres pra já contar como tempo de contribuição).
(detalhe: meu marido vai entrar na Inglaterra com a identidade italiana e de lá vai pedir o passaporte – não sei se isso influencia).

Obrigada,
Débora

Resposta
Laura Janeiro 18, 2017 at 10:44 pm

olá, Juliana
no meu caso, eu já estou na inglaterra com meu noivo, chegamos no final de dezembro, ele é cidadao portugues. vc sabe como proceder para eu pedir a minha residencia por aqui mesmo? nós temos a uniao estavel no brasil. ele ja conseguiu um emprego mas não ganha mto, será que isso seria um problema?
Abraço!

Resposta
Juliana Brandão Janeiro 21, 2017 at 8:21 pm

Olá Laura,

Como você já está na Inglaterra é melhor já aplicar para o Residence Card. É o mesmo procedimento, mas você terá problemas para abrir conta bancária, se inscrever no GP, tirar seu National Insurance, arrumar um emprego, entre outros, pois não teve um visto para entrada.

Aconselho a já dar entrada no seu processo de residência.

O Europeu, por enquanto, não tem um valor mínimo que precisa ganhar para que o seu cônjuge faça o requerimento da residência.

Boa sorte na sua empreitada.

Abraços,

Juliana.

Resposta
Camilla Janeiro 24, 2017 at 3:11 am

Olá Juliana, irei aplicar para o residence card, me casei em setembro, a minha certidao de casamento é valida por quantos meses? Será que preciso de uma certidao atualizada com nova traduçao juramentada?
Obrigada!

Resposta
Juliana Brandão Janeiro 24, 2017 at 2:16 pm

Camilla,

Se você for requerer o Residence card quer dizer que já está na Inglaterra, certo?

Eu utilizei a mesma certidão de quando fiz o processo para o Family permit para entrar no país. Que eu me lembre no site não fala nada sobre a validade da certidão para o requerimento do Residence Card.

Boa sorte no requerimento

Juliana

Resposta
Camilla Janeiro 24, 2017 at 3:44 pm

Obrigada Juliana..
Outra dúvida, é necessário o apostilamento da certidao de casamento e traduçao juramentada?
Desde já agradeço.

Resposta
Juliana Brandão Janeiro 24, 2017 at 4:58 pm

Até então não é necessário o apostilamento. No site oficial apenas fala sobre a tradução juramentada.

Abraços,

Resposta
Camilla Janeiro 24, 2017 at 6:58 pm

Muito obrigada! Tudo de bom!

Resposta
Fabio Fevereiro 13, 2017 at 4:38 pm

Ola, juliana!

Gostaria de tirar uma dúvida, ja que minha situação é parecida com a sua. Eu e minha esposa, que tem cidadania portuguesa, pretendemos ir morar em londres. Minha esposa acabou de receber o assento de nascimento de portugal. Estamos com dúvida quanto a exigência de averbação/transcrição do casamento em portugal antes do casamento. Ela precisa fazer a averbação do casamento antes de solicitar a confecção do cartão cidadão portugues e passaporte portugues? COmo foi no casdo do seu marido? É necessario fazer a transcrição ou conseguindo confirmar o casamento no family permit nao é necessario fazê-lo?

Obrigado!

Resposta
Juliana Brandão Fevereiro 15, 2017 at 11:28 am

Ola Fábio,

Infelizmente eu não sei te responder sobre isso, pois meu marido já era cidadão Português quando nos casamos, e ele já tinha cartão cidadão e toda a documentação portuguesa. Apenas averbamos o casamento no consulado português, no Rio de Janeiro, após casarmos.

Mesmo assim, nós usamos a certidão de casamento brasileira para fazer o meu Family Permit e depois a mesma certidão (traduzida e juramentada) para fazer o Residence Card, já estando no Reino Unido.

Espero ter ajudado,

Juliana.

Resposta
Danielle Caldas Fevereiro 14, 2017 at 12:54 pm

Oi Juliana, como vai?

Parabéns pela disponibilidade em ajudar a todos, obrigada desde já! Já tirei várias dúvidas… rs

Mas ainda estou com dúvidas.. Eu vou reconhecer minha Cidadania Italiana em Setembro/17, e logo em seguida pretendemos solicitar o Family Permit. Minhas dúvidas:

– é melhor o meu marido solicitar o Family Permit do Brasil (aqui vejo um problema porque vou estar em Londres com meus Docs, teria que mandar tudo pro Brasil pra ele fazer o pedido)?

– Ou seria melhor ele me encontrar em Londres e já pedirmos o Residence Card de lá? (isso seria em Dezembro, já temos passagens compradas).

Como vou reconhecer a cidadania e tirar os Docs italianos, ainda não tenho trabalho certo por lá… Minha irmã mora lá, tem casa alugada em nome próprio e contrato de trabalho, acha que isso pode ajudar no processo?

E última dúvida, desculpe se for muito pessoal… Seu marido conseguiu emprego aplicando do 0 daqui do Brasil ou ele foi por transferência da empresa/convite?

Muito obrigada desde já, pode ter certeza que sua ajuda está sendo um grande apoio para muitas pessoas! 🙂
bjs

Resposta
Juliana Brandão Fevereiro 15, 2017 at 11:39 am

Olá Danielle,

Após estar com a sua documentação (ID italiana e passaporte em mãos) e em Londres você pode tirar uma cópia certificada no Post Office (correios) e enviar para o seu esposo para que ele consiga requerer o Family Permit do Brasil.

Como o conjuge europeu não vai estar viajando junto com o familiar também é necessário que você prove que está empregada tendo em mãos pelo menos 3 payslips (holerite, contracheque).

Se você for tirar a sua cidadania na Itália, você pode fazer o requerimento do Family Permity por lá e isso não irá requerer que você esteja trabalhando e irão entrar juntos no Reino Unido.

Meu marido veio para o Reino Unido com uma proposta de emprego quando ainda estávamos no Brasil, mas a profissão dele é uma das que conta na lista de falta no país publicada pelo governo. Se a sua também estiver, é bem mais fácil de conseguir algo estando no Brasil.

Espero ter ajudado,

Juliana

Resposta
Cristina Fevereiro 20, 2017 at 9:43 am

Ola juliana por favor me esclareca uma duvida urgente… meu marido e italiano e residente a muitos anos em londres eu tinha o visto familiar . Mas por problemas familiar tive que ir ao brasil. E estar ali por um ano. E meu visto esta vencido no momento. Agora estou na espanha em casa de familiares . Eu e meu marido nao sabemos o que fazer para eu poder voltar para londres. Tenho medo de ser deportada. Posso entrar. Com a certidao de casamento? Me casei na italia. Me endiquem um advogado nesta area por favor. Obrigado cristinana

Resposta
Jirleide Fevereiro 25, 2017 at 5:02 pm

Olá!
Tudo muito bem explicado, mas preciso de uma orientação do princípio.
Tenho passaporte europeu(português), vivo em Inglaterra,vou me casar com brasileiro no Brasil e quero traze lo para vivermos aqui em uk.
Veja se compreendi bem:
1- casamos
2-recinhecemos nosso casamento no consulado português no Brasil
3-traduzimos e juramentos a certidão de casamento
e depois???

Resposta
Juliana Brandão Fevereiro 26, 2017 at 7:33 pm

Olá Jirleide,

Conforme já havia te respondido por email, e como pode ser visto no link no corpo do texto, você tem que requerer um visto chamado Family Permit e após este requerimento você precisa levar até um local onde entregará os documentos para que o requerimento dê andamento.

Não precisa reconhecer no consulado Português, a certidão brasileira de casamento traduzida e juramentada serve para o requerimento do Family Permit e do Family Member quando já estiverem na Inglaterra,

Espero ter ajudado,

Juliana

Resposta
Bruna Mikowski Março 6, 2017 at 12:27 am

Olá Juliana,

Moro em Londres, sou cidadã italiana e meu marido está esperando pelo residence card dele. Meu passaporte deve voltar, mas o dele ficará retido até o fim do processo. A minha dúvida é: podemos viajar para a Escócia, meu marido sem o passaporte, somente com a carta confirmando o processo do Residence Card? Eu imagino q sim por fazer parte do Reino Unido, mas estou com um pouco de receio.

Muito obrigada pela atenção!

Resposta
Juliana Brandão Março 6, 2017 at 12:14 pm

Olá Bruna,

Você só não poderá pegar avião, pois não poderá passar por imigração. Mas, acredito que de carro não tenha problema ou de trem.

Eu não tentei quando ainda estava esperando meu Residence Card, viajei apenas pela Inglaterra e País de Gales.

Boa sorte.

Juliana

Resposta
Lais A. Março 10, 2017 at 5:45 pm

Olá Juliana,
Li que com o Familiy Permit dá para abrir conta no banco e cadastrar no GP.
Estou morando na Inglaterra desde fevereiro com o visto de Family Permit.
E hoje tentei fazer meu registro no GP, mas a atendente disse que necessitaria uma crta de trabalho. Ela foi bem pouco atenciosa, nem se quer chegou a olhar meu visto.
Vc precisou de um emprego para se registrar no GP?

Desde já agradeço,
Lais.

Resposta
Juliana Brandão Março 14, 2017 at 3:31 pm

Olá Laís,

Você pode voltar no seu GP e falar que eles tem que fazer seu registro por você ser familiar de europeu. Caso se recusem você pode fazer uma denúncia no NHS que eles irão fazer o seu cadastro, pois é um direito garantido. Eu me cadastrei no GP assim que tive um endereço para comprovar que era residente no país e que meu endereço era da área que a clínica cobre.

Com respeito as contas bancárias, quando eu vim para cá eu consegui abrir uma conta conjunta com meu marido que é o que temos até hoje. Mas sei que alguns bancos estão dificultando um bocado hoje em dia até para europeu. Espero que dê tudo certo.

Boa sorte!!
Espero ter ajudado,

Juliana

Resposta
jaqueline Março 11, 2017 at 6:14 pm

olá juliana!Sou casada com um europeu(português)queríamos ir viver em Londres,quero pedir o visto eea family ,ai esta minha duvida.Ele tem que já ta no reino unido a trabalhar ou posso pedir e irmos juntos?

obrigada

Resposta
Juliana Brandão Março 14, 2017 at 3:28 pm

Ola Jaqueline,

Você pode pedir o Family permit e ir junto com o europeu. Foi o meu caso, eu e meu marido saímos do Brasil juntos.

Se vocês optarem por ele já estar lá é necessário ter uns 3 meses de trabalho comprovados para requerer o seu Family Permit no Brasil.

Espero ter ajudado,

Juliana

Resposta
jaqueline Março 16, 2017 at 9:45 pm

Obrigada iremos juntos vivemos em portugal.bjos

Resposta
Camilla Março 23, 2017 at 11:43 am

Ola Juliana, apos fazer a aplicacao para o residence card que eu faco a coleta biometrica em um post office? como funciona esse processo?
Obrigada!

Resposta
wilker monte Abril 17, 2017 at 3:38 pm

ola juliana, muito bom seu blog ..
fiz aplicaçao para o EEA femily permit dia 03-032017 ate agora o home office nao mandou nada pra mim..
vc sabe imformar qual tempo de processo da aplicaçao;

Resposta
Juliana Brandão Abril 17, 2017 at 8:45 pm

Olá Wilker,

Aconselho a mandar email para o Home Office e perguntar sobre a sua aplicação, pois já deveriam ter mandando a carta para fazer a biometria que deveria ter chegado em até 30 dias (que é um requisito necessário desde 2015), mas tivemos o feriadão da páscoa que pode ter atrasado a chegada da correspondência. Tenho estes emails que podem ser úteis, mas não sei te informar qual é o mais adequado, então aconselho a mandar para todos.
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Espero ter ajudado,

Juliana

Resposta
Maria Maio 1, 2017 at 9:32 pm

Ola, Gostaria de uma ajuda
Sou casada com um cidadão europeu(italiano) há 7 anos nós temos 1 filha, morávamos em Londres e eu tinha o visto de esposa de 5 anos, vim para o Brasil e meu visto venceu ano passado, agora meu marido voltou a morar em Londres e eu estou querendo ir este mês, posso ir direto? sem aplicar para um visto por aqui? corro risco de ser deportada mesmo ele estando no aeroporto para nos buscar?

Agradeço a atenção
Maria

Resposta
Juliana Brandão Maio 3, 2017 at 10:29 am

Olá Maria,

Infelizmente você terá que fazer todo o processo novamente, pois seu visto está vencido e você já ficou mais de 90 dias fora do Reino Unido, conforme as instruções para Familiar de Europeu.

Aconselho a fazer o Family Permity no Brasil (leva de 15 a 20 dias para ficar pronto) para recomeçar sua vida aqui já com aqueles direitos que você já conhece, de poder trabalhar, abrir conta bancária, etc.

Não acredito que você vá ser deportada indo sem visto, mas entrará com um visto que só te permite estar lá, nada além, até fazer o requerimento do Family Member e ter, novamente, o seu visto de 5 anos.

Espero ter ajudado,

Juliana

Resposta
Nádia Maio 3, 2017 at 6:55 pm

Olá Juliana, aqui vai umas perguntas rs!
Sou esposa de Português, temos 2 filhos e tal… moro na Inglaterra faz 1 ano, gostaríamos de trazer a minha irmã de 16 anos para cá, minha mãe está passando por certas dificuldades financeiras no momento… Enfim, existe alguma visto para ela(irmãmenor)poder vir para morar conosco? Se a minha mãe vir junto com o visto de família é melhor? Ou a minha irmã pode vir sozinha? Preciso de advogado aqui? Ou eu mesma darei conta? Desculpe por tantas perguntas. ..
Obrigada desde já

Resposta
Juliana Brandão Maio 4, 2017 at 10:50 am

Oi Nádia,

Eu sei que existe um visto de familiar não direto, mas não sei exatamente como funciona, pois acredito que tenha que provar que elas dependem financeiramente de você com depósitos frequentes na conta bancárias delas. Acredito que neste acaso é melhor você procurar um advogado de imigração, visto que neste caso não é a família direta do Português.

Desculpa se não pude te ajudar muito,

Obrigada por nos acompanhar aqui no BPM!

Juliana

Resposta
Laís F. Maio 22, 2017 at 12:43 pm

Oi Juliana, tudo bom?
Já li tudo e mais um pouco sobre o assunto, mas tem uma dúvida que não consigo tirar em lugar nenhum. Espero que consiga me ajudar.
Minha situação é parecida com a sua, meu marido tem a cidadania portuguesa e sou elegível ao EEA family permit. A diferença é que queremos ir juntos para a Inglaterra, mas procurar emprego somente lá. Então eu não teria documentos para apresentar que mostrassem a situação dele na Inglaterra. Isso é um problema?
Obrigada.

Resposta
Juliana Brandão Janeiro 11, 2018 at 11:57 am

Ola Laís,

Eu também fui junto com meu marido para Inglaterra e fizemos todo o processo explicado acima juntos.

Não é um problema, pois se ele não tiver emprego pode requerer como job seeker.

Espero ter ajudado,

Juliana

Resposta
Maria do Carmo Maio 26, 2017 at 8:20 pm

Olá! Estou a precisar imenso de uma ajudinha!!!
Sou casada com um um brasileiro, mas ele tem também tem cidadania Italiana e britânica. No momento estamos sem recursos para eu ir até ele pelo visto de esposa.
Nos casamos aqui no Brasil e mês que vem completamos 1ano de casados. ( ele já tinha cidadania britânica e italiana quando o casamento aconteceu).
Como ele trabalha no reino unido, fiquei aqui para dar entrada no visto.
Gostaria de saber se o Family Permit se aplica a mim. Eu posso tirar essa licença-visto?
Desde já, agradeço!

Resposta
Juliana Brandão Junho 4, 2017 at 8:44 am

Ola Maria do Carmo,

O Family Permit se aplica a você, caso tenha interesse em requerer o visto pela cidadania Italiana de seu esposo.

Mas não sei te informar se este processo é permitido por ele também portar a britânica, pois para cidadão britânico os tramites são outros. Aconselho a procurar um advogado de imigração para ser aconselhada no seu caso.

Espero ter ajudado,

Juliana

Resposta
Daniela cardoso Maio 31, 2017 at 3:03 pm

Boa tarde, sou casada com português a 7 anos e estamos na Inglaterra deste de Janeiro, pedi meus documentos em maio, deste então não obteve resposta nenhuma deles ter recebido meus documentos, o que devo fazer?
é normal eles não dizer nada depois de tanto tempo. Obrigada

Resposta
Juliana Brandão Junho 4, 2017 at 8:16 am

Ola Daniela,

Aconselho você mandar email para o Home Office cobrando a carta para fazer a Biometria quando completar 30 dias de enviado seu processo.

Juliana

Resposta
KELLY Junho 13, 2017 at 11:25 am

Olá. Preciso tirar uma dúvida. Tenho a cidadania italiana, meu marido deu entrada no visto entry clearance porém por falta de documentos foi negado. Ele pode ser barrado para entrar na Inglaterra estando comigo?

Agradeço mto.

Resposta
Juliana Brandão Junho 19, 2017 at 11:15 am

Olá Kelly,

Acredito que o status negado ficará no histórico dele e renderá algumas perguntas na imigração.

Aconselho, se possível, tentar requerer o Family Permit novamente ainda no Brasil para não terem problemas com a imigração.

Abraço,

Juliana

Resposta
NATALIA EUGENIO DE BESSA Junho 18, 2017 at 12:01 am

Oi Juliana td bem? Que processo complicado (rs), mas que bom que deu td certo! Vou no consulado no Rio, entregar a documentação pro EEA Family Permit, gostaria de saber mais ou menos quanto tempo durou esse processo lá. Sei que você soube que tá demorando um pouquinho mais e tal, mas gostaria de ter uma noção pq vou tentar ir no meu horário de trabalho. Abraço

Resposta
NATALIA EUGENIO DE BESSA Junho 18, 2017 at 12:03 am

Corrigindo: Vou tentar ir no meu horário de almoço

Resposta
Ariane Junho 29, 2017 at 2:49 pm

Natalia, voce conseguiu entregar seus documentos? Entreguei os meus no dia 19 e ainda nada…

Resposta
Juliana Brandão Junho 19, 2017 at 11:12 am

Oi Natalia,

No dia que eu fui estava bem cheio e fiquei algumas boas três horas por lá, mas acho que depende muito do dia e da demanda que eles tem. Eu tive que esperar um bocado, pois tinha um caso complicado na minha frente, mas pode ser mais rápido contigo.

Espero ter ajudado.

Abraços,

Juliana

Resposta
Ariane Junho 26, 2017 at 8:09 pm

Ola. Submeti meu processo no dia 19/06 e nada ainda.. so recebi o email que esta numa fila..
Alguem ai na mesma ansiedade que eu?!
Ainda mais depois da publicação da May hoje..

Resposta
Juliana Brandão Julho 1, 2017 at 7:51 am

Ola Ariane,

A carta para fazer a biometria (processo atual) esta demorando uma média de 30 dias. Aconselho a mandar email para o home office caso não a receba.

Espero ter ajudado,

Juliana

Resposta
Ariane Julho 4, 2017 at 6:45 pm

Ola JULiana,
O meu caso é o do Permit ainda..
Recebi um email ontem que eles chegaram a uma decisão e o processo esta sendo encaminhado para sao Paulo.. estou tao ansiosa.
É pessimo que eles nao falam qual foi a decisao.
Ainda tive a pessima ideia de procurar casos que foram negados na internet.. mais ansiedade ainda.

Resposta
William Pereira Junho 29, 2017 at 8:38 pm

Olá Juliana, muito bacana seu texto.
Estou morando em Leamington Spa faz alguns meses e minha esposa chega amanhã. Vi que você fez trabalho voluntário em Warwick, e acredito que vamos procurar pra ela tbm, pelo menos até ela dar uma melhorada no inglês.
Você poderia me dizer onde foi que você trabalhou?

Resposta
Juliana Brandão Julho 1, 2017 at 7:55 am

Ola William,

Somos semi vizinhos hehe

Eu trabalhei na BHF, tem até um poste aqui no BPM falando sobre e tem uma loja deles proximo a Parade.

Se precisar de alguma ajuda na ambientação para sua esposa fique a vontade pra mandar um email ([email protected]), Leamington é uma ótima cidade.

Veio para JLR?

Abraços,

Juliana

Resposta
William Pereira Julho 3, 2017 at 8:01 pm

Oi Juliana, na verdade vim trabalhar num fornecedor da JLR. O seu marido trabalha lá?

Ela chegou aqui sexta feira e vai te mandar um e-mail… muito obrigado!

Resposta
Juliana Brandão Julho 11, 2017 at 4:13 am

Ja recebi o email 🙂

Não, meu marido não é de lá não, mas a maioria dos Brasucas qie vem pra essa região vem pra JLR ou empresas que trabalham pra ela hehe

Resposta
Juliana Andrade Julho 11, 2017 at 3:46 pm

Ola Juliana tenho algumas duvidas a respeito do family permit,,
Tenho a cidadania italiana , no caso o visto e para meu esposo. Estamos no Brasil e pretendemos ir juntos para Londres.Mas tambem tenho 2 filhos que sao cidadaos americanos, mas ainda nao tirei o passaporte italiano deles. As criancas precisam do family permit tambem? no momento nao declaramos imposto de renda no Brasil e nem trabalhando, pois estavamos na Italia resolvendo a questao da cidadania e agora estamos querendo mudar pra Londres. No caso tem algum problema nao ter esses docs para o preenchimento do formulario? Obrigada ..Juliana

Resposta
Juliana Brandão Julho 19, 2017 at 1:34 pm

Oi Juliana,

Se seus filhos não tem ainda identidade ou passaporte italiano é necessário requerer o Family Permit para eles também.

Você pode requerer o visto como Job seeker e virem juntos para o UK.

Espero ter ajudado,

Juliana

Resposta
Lais Julho 16, 2017 at 3:47 pm

Oi Juliana,
Quando vc mandou o pedido do Residence Card, vc mandou tbm seu antigo passaporte com o Family permit – Entry Clearance?
Tenho o meu novo passaporte válido e o antigo, onde está meu Family permit, agora que vou aplicar para o de Residente estou na duvida se tenho que mandar o antigo também.

Resposta
Juliana Brandão Julho 19, 2017 at 2:01 pm

Oi Lais,

Na época que fiz o meu Residence card ainda era colado no passaporte, mudou em 2015 para o cartão biométrico, mas acredito que seja necessário você mandar o passaporte sim para eles verem que você já tem um visto de entrada.

Eu mandaria.

Att,

Juliana

Resposta
Aline Julho 20, 2017 at 8:42 pm

Juliana boa tarde

Com a saída da inglaterra da União europeia vc acha mais difícil conseguir o visto family permit ?
No meu caso meu marido tem cidadania européia eu e minhas duas filhas não temos..

Resposta
Juliana Brandão Julho 23, 2017 at 1:41 am

Oi Aline,

Enquanto o Reino Unido não sair da União Européia nada mudou.
Vocês só precisam mostrar todos os documentos necessários para o requerimento do Family Permit.

Nunca ouvi de caso de negarem sem um motivo aparente.

Boa sorte em sua requisição. Mande tudo certinho que tudo irá dar certo.

Juliana

Resposta
Mila Agosto 5, 2017 at 4:41 pm

Olá Juliana,

Muito legal você compartilhar sua experiência conosco.
Tenho algumas dúvidas, estou atualmente morando no norte da Inglaterra com meu marido, vim do Brasil com visto de turista apenas para visitá-lo e acabamos decidindo casar e iniciar o procedimento de solicitação do visto por aqui mesmo. Acabei de fazer o cadastramento da biometria e gostaria de saber quais são as próximas etapas e prazos, tenho buscado essas informações mas no site não me pareceu muito claro.
Outra dúvida é se o fato de terem solicitado o cadastramento biométrico já significa que meu visto será aprovado.

Muito obrigada pela atenção.

Resposta
Juliana Brandão Agosto 5, 2017 at 6:37 pm

Olá Mila,

Quando eu fiz o meu cartão residente ainda nem tinha biometria aqui no Reino Unido, mas até onde eu sei o procedimento é o mesmo.

Acredito que você tenha iniciado o processo do Family Member e com isso chegou uma correspondênia para fazer a biometria. Após isso irá chegar outra correspondência que você poderá trabalhar enquanto aguarda a decisão do processo.

No meu processo levou poucas semanas até o COA chegar, não sei quanto tempo esta demorando agora. Olha, quanto ao visto ser aprovado, eu acredito que vá ser aprovado por vocês serem casados no papel, mas isso é uma incognita que você só ficará sabendo quando seus documentos retornarem. Pelo que já li na internet, eles só negam casos de falta de provas de relacionamento, que não é o caso de vocês com uma certidao de casamento.

Boa sorte em todo o seu processo e que ele chegue rápido, pois é muita ansiedade hehehe

abraços,

Juliana

Resposta
Carolina Ely Setembro 26, 2017 at 2:54 pm

Boa tarde Juliana, muito obrigada por suas dicas e por sua atenção, anotei quase tudo para não esquecer. Porém, ainda tenho uma dúvida já que meu caso é um pouco diferente..não vou conseguir aplicar para o FP no Brasil (estarei na Itália por 3 meses com visto de turista pois meu marido vai fazer a cidadania italiana dele). Tenho medo de aplicar para o FP na Itália, demorar muito e eu acabar ficando ilegal lá (já que meu visto é só de 3 meses). Após chegar em Londres com meu marido devo aplicar para o RC? Fiquei na dúvida de qual visto pedir já que meu marido vai ter acabado de começar a trabalhar e não vai ter pelo menos 3 payslips..só o fato de ele estar trabalhando e termos extrato bancário no Brasil com dinheiro suficiente será que consigo o RC? Existe alguma outra opção? Pelo que entendi não posso pedir o FP já estando em Londres né, então só me restaria o RC certo? Obrigada desde já, Att. Carolina

Resposta
Juliana Brandão Outubro 5, 2017 at 11:39 am

Oi Carolina,

O ideal é você requerer o Permesso de soggiorno para ficar na itália sem estar ilegal. Você tem direito por seu marido ser cidadão italiano. Eu a aconselho a começar por aí, pois é necessário fazer a requisição do Family Permit no país que você tenha residência. Após este passo você pode requerer o Family permit na itália para virem para o Reino Unido.
A partir do momento que você estiver no Reino Unido, não lhe serve mais as suas documentações do Brasil, é necessário enviar provas que o Europeu está realizando os treaty rights da União Européia. Com o Family Permit você terá 6 meses para fazer seu pedido do Residence Card e não ficará ilegal em momento nenhum e terá o direito de se registrar no GP, abrir conta bancária, e continuar vivendo normalmente.

Eu, fortemente recomento que você faça estes passos, pois estamos em um momento delicado chamado Brexit e muitas coisas estão bem sensíveis com relação aos europeus.

Espero ter ajudado,
Juliana

Resposta
Carolina Ely Outubro 12, 2017 at 11:03 am

Oii Juliana muito obrigada por responder e me ajudar..ajudou muito mesmo e me fez pensar em outras possibilidades..vou fazer de tudo para conseguir seguir sua dica mas o problema é que para conseguir o Permesso de soggiorno li em alguns fóruns que está levando quase 1 ano para sair..mas tenho esperança que a cidadania saia em menos de 3 meses dai vou ter tempo para pedir o FP na Itália mesmo..obrigada novamente e tudo de bom para você! Att. Carol

Resposta
William Outubro 24, 2017 at 2:23 pm

Oi Juliana, bom dia! Parabéns pelo blog e por ser solicita em todas as dúvidas postadas.
Estou morando na Inglaterra com minha esposa, ela está com FP estávamos em dúvida se continuaríamos aqui ou iriamos para outro pais, decidimos ficar mais um pouco.
Você acha que compensa eu pedir o EEA (QP) + EEA (FM) ? Ou você acha melhor pedir somente o FM dela? Pergunto isso, pois com o Brexit não sei se vale a pena eu gastar um valor a mais EEA (QP).

Resposta
Juliana Brandão Janeiro 11, 2018 at 11:58 am

Eu aconselho você a pedir o QP, pois assim ela poderá pedir o FM dela sem ter que enviar o passaporte. Atualmente é possível entregar tudo em um local designado (tudo explicado no site oficial), assim ela não ficará com o passaporte preso por até 6 meses.

Espero ter ajuado,

Juliana

Resposta
Dedéia Ximenes Outubro 30, 2017 at 9:22 pm

PARABÉNS Juliana… arrasou ??❣??????

Resposta
Juliana Brandão Janeiro 11, 2018 at 11:59 am

Obrigada 🙂

Resposta
Jonatan Costa Novembro 6, 2017 at 1:23 am

Olá Juliana, tenho a Cidadania Portuguesa e ano que vem pretendo ir para Reading-UK para trabalhar, porém só arrumarei o emprego quando estiver la, o processo para tirar o documento para minha esposa é o mesmo você teve, para ela poder trabalhar legalmente. Obrigado.

Parabéns pelo Blog.

Resposta
Juliana Brandão Janeiro 11, 2018 at 12:00 pm

O processo é sempre o mesmo.
A diferença é que você estando no Reino Unido terá que provar o seu vínculo empregatício com seus payslips.

Boa sorte no processo.

Abraços,

Juliana

Resposta
Matheus Pereira Novembro 28, 2017 at 9:05 pm

Parabéns pelo Blog. Com essas informações consegui fazer o processo todo do visto da minha esposa. Muito obrigado

Resposta
Juliana Brandão Janeiro 11, 2018 at 12:01 pm

ola Matheus,

Que bom que estamos podendo ajudar. Fico feliz de receber comentários assim.

Obrigada,

Juliana

Resposta
Alex sandro Assunção Janeiro 3, 2018 at 6:55 pm

Boa noite estou na Itália fazendo cidadania estou quase terminando , minha esposa está junto comigo estamos querendo ir pra Inglaterra depois de pronto . Gostaria de saber se posso pedir o EEA depois que já estivermos aí na Inglaterra ou podemos pedir aqui mesmo da Itália e se ela vai ter problemas pra entrar aí comigo já que ela não tem passaporte europe

Resposta
Juliana Brandão Janeiro 11, 2018 at 12:03 pm

Olá Alex Sandro,

Aconselho a pedir estando na Itália, pois assim sua esposa já chegará aqui com os seus direitos garantidos.
Sem ele terá que esperar para que você arrume um emprego, e só depois requerer o Family Member, durante este tempo ela não poderá utilizar o sistema de saúde, caso haja necessidade.

Acredito ser super importante já chegar com o Family Permit em mãos.

Espero ter ajudado,

Juliana

Resposta
Diaz Janeiro 13, 2018 at 10:28 am

Creio que o EEA só pode ser pedido no país de origem, o Brasil no caso.

Resposta
Juliana Brandão Janeiro 19, 2018 at 12:43 pm

o Family permit pode ser pedido no país de residência, seja qual ele for fora do Reino Unido.

Resposta
Cíntia Cristina Caballero Janeiro 10, 2018 at 2:47 pm

Boa Tarde,

Tem como você me orientar?
Eu e meu marido nós conhecemos através de redes sociais. Ele é um Português que mora há 13 anos em Londres e eu Brasileira.
Temos ao todo 3 anos e 5 meses de relacionamento e sempre nos vemos de 6 em 6 meses. Ele vindo para cá e eu indo para lá. Nos casamos em janeiro de 2017 ou seja estamos a 1 ano casados. Nos casamos em Portugal, porem nossa vida continua a mesma eu indo la e ele vindo para cá.
Estou me preparando esse ano para ir morar com ele em Londres até dezembro. Ele tem trabalho fixo e o salário dele dá pra manter uma esposa e também tem residência fixa (alugada).
Quais documentos serão necessários para eu ir morar com meu marido sem ter problemas.
Esse ano irei correr atrás de toda documentação necessária.
Só lendo sua historia já me ajudou bastante, porem gostaria que você lesse meu caso para me orientar melhor.

Att.:
Cíntia Cristina Caballero

Resposta
Juliana Brandão Janeiro 11, 2018 at 11:44 am

Oi Cintia,
o seu processo é bem similar ao meu, você devera seguir os mesmos passos. E já que seu marido já reside no Reino Unido ficará mais fácil para provar vínculo empregatício e residência.
Aconselho você pedir para ele te enviar uma cópia certificada do passaporte ou cartão cidadão (Ele pode pedir esta cópia no Post Office ou a algum Solicitor) dele para anexar ao seu processo, visto que ele não estará junto de você, e você poder requerer o seu Family Permit ainda no Brasil.

Espero ter ajudado,

Juliana

Resposta
Cíntia Criss Caballero Janeiro 23, 2019 at 10:54 pm

Boa Noite Juliana Brandão !!!!

Na correria do dia a dia nem pude vir aqui deixar um parecer de como ficou tudo.
Eu e meu marido fizemos todo o procedimento para o visto EEA FAMILY. Após fazer o levantamento de todos os documentos tanto meu como do meu Marido e depois me deslocar para o Rio de Janeiro para a entrevista no Visa4uk, pois o de Brasília as datas são bem limitadas. Finalmente ontem chegou meu passaporte com o selo Entry Clearance.
Agora sim, como optamos na Aplicação pelo meu marido vir ao Brasil me buscar para entrarmos junto a Londres, decidimos ir agora em Março é o tempo de deixar tudo organizado aqui e arrumar as coisa com calma.
Afinal só nos víamos de 6 em 6 meses o que é um mês à mais né.
Obrigada flor , seu blog foi de extrema importância para mim. Só lendo seu post já tinha me dado a luz para dar o primeiro passo.
Bjos Flor.

Cíntia Criss Caballero
@cintiacriss.caballero

Resposta
Selma Fortes Duarte Fevereiro 9, 2018 at 6:10 pm

Olá Juliana,
Parabéns pelo blog, ajudou-me imenso a dissipar algumas duvidas.
No entanto precisava da sua ajuda, se estiver ao seu alcance é claro.
Estou neste momento em UK, o meu visto caducou em Dez/17, estou de partida na próxima semana para portugal para fazer novo pedido. (sou caboverdeana com residência em portugal)
O meu primeiro visto foi pedido ano passado em Junho, acha que posso fazer novo pedido já ou tenho que esperar mais algum tempo?
Agradeço desde já a atenção dispensada.
Obrigada.

Resposta
Mr Edmund Francis Lynskey Abril 8, 2018 at 8:12 am

Oi meu nome é Rosana estou me casando com um britânico no Brasil ,a gente queria morar na Inglaterra ,mas ele é aposentado e o salario não atinge o estipulado pelo governo ,o que eu poderia fazer já que não temos como comprovar a renda de 18600

Resposta
Liliane Oliveira Abril 9, 2018 at 12:46 pm

Olá Rosana,
A Juliana Brandão parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Inglaterra que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Raissa Abril 30, 2018 at 1:50 pm

Oi! Uma duvida, qual a renda minima que precisa comprovar?
Tenho EEA Family permit e vou dar entrada no meu residence card.

Beijos

Resposta
Liliane Oliveira Abril 30, 2018 at 2:02 pm

Olá Raissa,
A Juliana Brandão parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Inglaterra que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Rita Agosto 10, 2018 at 1:14 am

Olá
Gostaria de saber se a certidao de casamento apresentada para o visto do family permity é a europeia, ou seja, no meu caso, sou italiana, e iria apresentar a certidao de casamento italiana juramentada para o ingles. Mas a dúvida é que eu já tenho a certidao de casamento brasileira com a traducao juramentada em ingles. Qual das duas seria melhor apresentar? Por favor me respodam o quanto antes, pois já tenho de enviar o processo.

Resposta
Liliane Oliveira Agosto 11, 2018 at 11:18 pm

Olá Rita,
A Juliana Brandão parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Inglaterra que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Nadyja Junho 10, 2019 at 4:48 pm

Oii!! Nossa me ajudou muito seu post! Estou exatamente na mesma situação que vc! Você sabe se eu preciso esperar o visto familiar sai ou posso entrar com o de turismo e esperar lá?
Desde já muito obrigada!!

Resposta
Liliane Oliveira Junho 10, 2019 at 7:16 pm

Olá Nadyja,
A Juliana Brandão, infelizmente parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação