BrasileirasPeloMundo.com
Áustria Curiosidades Pelo Mundo

Invenções e personalidades austríacas

Em janeiro escrevi sobre 10 invenções austríacas. Se você não leu, veja aqui. Agora vamos dar continuidade ao texto, contando um pouquinho mais sobre outras invenções e personalidades aqui da Áustria.

1- Turbina hidráulica- Em 1913, Victor Kaplan revolucionou a área de engenharia, inventando a turbina hidráulica. A primeira invenção de Kaplan foi rejeitada pelas fábricas de turbinas, mas em 1917 foi apresentada aos maiores fabricantes de turbinas do mundo e ao público em geral como parte de sua exposição na Associação de Engenheiros e Arquitetos austríaca. Atualmente, milhares de turbinas Kaplan estão em operação no mundo.

2- Slow motion – Sabe o efeito da câmera lenta, pela qual os movimentos e ações são vistos numa duração maior do que a normal, dando a sensação de que o próprio tempo está passando mais devagar? Pois é, isso também foi criado pelo padre e físico austríaco August Musger, bem no início do século 20, mais precisamente no ano de 1904.

Roda gigante de Viena
Roda gigante de Viena

3-Wiener Riesenrad- Um dos cartões postais de Viena é a roda gigante mais antiga do mundo. Ela foi erguida em 1897 e ainda está em funcionamento no maior parque da cidade, chamado Prater. Nos anos 20, foi considerada a mais alta roda gigante do mundo, permanecendo com o título até o ano de 1985, quando os japoneses construíram o Technocosmos para a Expo ’85, em Tsukaba, no Japão. Outra curiosidade sobre o parque é que ele possui 600 hectares, ou seja, quase o dobro do Central Park, em New York.

Leia também: Tudo que você precisa saber para morar na Áustria

4- Branca de Neve e Wi-Fi. O que isso tem em comum? A atriz austríaca, naturalizada americana Hedy Lamarr . Ela foi a musa inspiradora para que Walt Disney criasse a Branca de Neve. Além de linda, Lamarr ganhou destaque no cenário internacional porque desenvolveu, durante a Segunda Guerra Mundial, um conceito que ajudou a criar códigos criptografados. Foi ela quem descobriu que duas pessoas podiam conversar entre si mudando o canal de comunicação. Lamarr foi a responsável por criar a tecnologia de comunicação sem fio, que se transformou mais tarde na base para desenvolvimento do Wi-Fi e da telefonia celular.

Foto tirada no museu do Freud em Viena
Foto tirada no museu do Freud em Viena

5- Pai da psicanálise– Sigmund Freud era médico neurologista e foi o criador da Psicanálise. Implementou diversas técnicas terapêuticas utilizando o diálogo entre o paciente e o psicanalista. Freud acreditava que o desejo sexual era a energia motivacional primária da vida humana (conhecida como libido). Sua obra fez surgir uma nova compreensão do ser humano e das análises psicológicas.

6- Adolf Hitler – Apesar de Hitler ter sido um grande líder e político do governo alemão, não era alemão, como muitos pensam e, sim, austríaco. Ele foi autor do livro “Mein Kampf “, que significa “minha luta”, onde expõe suas teses racistas e antissemitas. Hitler foi uma das grandes personalidades da Segunda Guerra Mundial, que acarretou a morte de um total estimado em 50 a 70 milhões de pessoas.

Que tal conhecermos as personalidades que se destacaram nas telas do cinema?

7- A atriz Rommy Schneider brilhou nas telas do cinema interpretando a Imperatriz Sissi , e depois escandalizou a sociedade atuando no filme Senhoritas do Uniforme, uma história sobre lesbianismo num colégio feminino.

8- Arnold Schwarzenegger – O fisiculturista, ator de Hollywood, empresário e político, nasceu na Áustria e ganhou milhares de fãs ao atuar no filme “O Exterminador do Futuro”.

E o mais recente ator austríaco que tem conquistado fãs pelo mundo:

9- Christoph Waltz ganhou grande destaque após conquistar diversos prêmios internacionais relacionados à sétima arte. Entre eles podemos destacar os prêmios prêmio AFTA e Globo de Ouro, onde foi considerado como melhor ator coadjuvante. Já em 2010, foi consagrado melhor ator pelo Festival de Cannes e, em 2009 e 2012, com o OSCAR de melhor ator coadjuvante. Suas últimas atuações foram anos filmes: Grandes Olhos, estreado em 2014, e Spectre de James Bond 007, lançado em 2015, no qual desempenhou muito bem o papel de vilão.

E, por último, vamos falar um pouquinho da música.

Os amantes da música sabem muito bem que a Áustria é o berço da música clássica, pois renomados artistas como Mozart, Johann Strauss, Haydn, Franz Schubert e Anton Bruckner  nasceram no país. Já Beethoven e Johannes Brahms nasceram na Alemanha, mas morreram em Viena.

Nos anos 80, a banda de pop rock Opus se tornou famosa, especialmente pela música que foi sucesso, “Life is live”. Outro famoso no setor musical da década de 80 foi Falco. Como artista solo, ele foi um dos primeiros cantores na Europa a incorporar o Rap nas músicas pop e rock. Seu reconhecimento mundial aconteceu com a canção “Rock Me Amadeus” (inspirada pelo filme Amadeus) de seu álbum Falco 3. O hit ganhou as paradas de sucesso, em 1986, sendo o número um na lista dos mais  vendidos nos Estados Unidos.

E voltando para as músicas tradicionais, outra canção mundialmente conhecida, (como dito aqui) é “Noite Feliz” “(Stille Nacht – que, traduzindo, significa noite silenciosa), escrita pelo padre Joseph Mohr e musicada por Franz Gruber ,em 1818.

Related posts

14 curiosidades sobre a Hungria

Yeda Maria

O Brasil visto de fora

Ann Moeller

SchoolFox, o app da vida escolar

Ana Dietmüller

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação