Facebook Twitter Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    • Home
    • Sobre o BPM
      • Time do BPM
      • Autoras
      • Contato
      • Na Mídia
      • Blogs
    • Colabore
    • Custo de Vida
      • Quanto custa
      • Cheguei e agora?
      • Custo de Vida Pelo Mundo
    • Países
      • Alemanha
      • Austrália
      • Áustria
      • Canadá
      • EUA
      • Espanha
      • França
      • Inglaterra
      • Itália
      • Japão
      • Polônia
      • Portugal
      • Suécia
    • Mais
      • Dicas para viajar sozinha
      • Relacionamentos online
      • Turismo Pelo Mundo
      • Vistos
    • Intercâmbio
      • Intercâmbio pelo Mundo
    Facebook Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    Home»Áustria»Invenções e personalidades austríacas
    Áustria

    Invenções e personalidades austríacas

    Kely MartinsBy Kely MartinsMarch 23, 2016Updated:September 14, 2018No Comments5 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Em janeiro escrevi sobre 10 invenções austríacas. Se você não leu, veja aqui. Agora vamos dar continuidade ao texto, contando um pouquinho mais sobre outras invenções e personalidades aqui da Áustria.

    1- Turbina hidráulica- Em 1913, Victor Kaplan revolucionou a área de engenharia, inventando a turbina hidráulica. A primeira invenção de Kaplan foi rejeitada pelas fábricas de turbinas, mas em 1917 foi apresentada aos maiores fabricantes de turbinas do mundo e ao público em geral como parte de sua exposição na Associação de Engenheiros e Arquitetos austríaca. Atualmente, milhares de turbinas Kaplan estão em operação no mundo.

    2- Slow motion – Sabe o efeito da câmera lenta, pela qual os movimentos e ações são vistos numa duração maior do que a normal, dando a sensação de que o próprio tempo está passando mais devagar? Pois é, isso também foi criado pelo padre e físico austríaco August Musger, bem no início do século 20, mais precisamente no ano de 1904.

    Roda gigante de Viena
    Roda gigante de Viena

    3-Wiener Riesenrad- Um dos cartões postais de Viena é a roda gigante mais antiga do mundo. Ela foi erguida em 1897 e ainda está em funcionamento no maior parque da cidade, chamado Prater. Nos anos 20, foi considerada a mais alta roda gigante do mundo, permanecendo com o título até o ano de 1985, quando os japoneses construíram o Technocosmos para a Expo ’85, em Tsukaba, no Japão. Outra curiosidade sobre o parque é que ele possui 600 hectares, ou seja, quase o dobro do Central Park, em New York.

    Leia também: Tudo que você precisa saber para morar na Áustria

    4- Branca de Neve e Wi-Fi. O que isso tem em comum? A atriz austríaca, naturalizada americana Hedy Lamarr . Ela foi a musa inspiradora para que Walt Disney criasse a Branca de Neve. Além de linda, Lamarr ganhou destaque no cenário internacional porque desenvolveu, durante a Segunda Guerra Mundial, um conceito que ajudou a criar códigos criptografados. Foi ela quem descobriu que duas pessoas podiam conversar entre si mudando o canal de comunicação. Lamarr foi a responsável por criar a tecnologia de comunicação sem fio, que se transformou mais tarde na base para desenvolvimento do Wi-Fi e da telefonia celular.

    Foto tirada no museu do Freud em Viena
    Foto tirada no museu do Freud em Viena

    5- Pai da psicanálise– Sigmund Freud era médico neurologista e foi o criador da Psicanálise. Implementou diversas técnicas terapêuticas utilizando o diálogo entre o paciente e o psicanalista. Freud acreditava que o desejo sexual era a energia motivacional primária da vida humana (conhecida como libido). Sua obra fez surgir uma nova compreensão do ser humano e das análises psicológicas.

    6- Adolf Hitler – Apesar de Hitler ter sido um grande líder e político do governo alemão, não era alemão, como muitos pensam e, sim, austríaco. Ele foi autor do livro “Mein Kampf “, que significa “minha luta”, onde expõe suas teses racistas e antissemitas. Hitler foi uma das grandes personalidades da Segunda Guerra Mundial, que acarretou a morte de um total estimado em 50 a 70 milhões de pessoas.

    Que tal conhecermos as personalidades que se destacaram nas telas do cinema?

    7- A atriz Rommy Schneider brilhou nas telas do cinema interpretando a Imperatriz Sissi , e depois escandalizou a sociedade atuando no filme Senhoritas do Uniforme, uma história sobre lesbianismo num colégio feminino.

    8- Arnold Schwarzenegger – O fisiculturista, ator de Hollywood, empresário e político, nasceu na Áustria e ganhou milhares de fãs ao atuar no filme “O Exterminador do Futuro”.

    E o mais recente ator austríaco que tem conquistado fãs pelo mundo:

    9- Christoph Waltz ganhou grande destaque após conquistar diversos prêmios internacionais relacionados à sétima arte. Entre eles podemos destacar os prêmios prêmio AFTA e Globo de Ouro, onde foi considerado como melhor ator coadjuvante. Já em 2010, foi consagrado melhor ator pelo Festival de Cannes e, em 2009 e 2012, com o OSCAR de melhor ator coadjuvante. Suas últimas atuações foram anos filmes: Grandes Olhos, estreado em 2014, e Spectre de James Bond 007, lançado em 2015, no qual desempenhou muito bem o papel de vilão.

    E, por último, vamos falar um pouquinho da música.

    Os amantes da música sabem muito bem que a Áustria é o berço da música clássica, pois renomados artistas como Mozart, Johann Strauss, Haydn, Franz Schubert e Anton Bruckner  nasceram no país. Já Beethoven e Johannes Brahms nasceram na Alemanha, mas morreram em Viena.

    Nos anos 80, a banda de pop rock Opus se tornou famosa, especialmente pela música que foi sucesso, “Life is live”. Outro famoso no setor musical da década de 80 foi Falco. Como artista solo, ele foi um dos primeiros cantores na Europa a incorporar o Rap nas músicas pop e rock. Seu reconhecimento mundial aconteceu com a canção “Rock Me Amadeus” (inspirada pelo filme Amadeus) de seu álbum Falco 3. O hit ganhou as paradas de sucesso, em 1986, sendo o número um na lista dos mais  vendidos nos Estados Unidos.

    E voltando para as músicas tradicionais, outra canção mundialmente conhecida, (como dito aqui) é “Noite Feliz” “(Stille Nacht – que, traduzindo, significa noite silenciosa), escrita pelo padre Joseph Mohr e musicada por Franz Gruber ,em 1818.

    Textos relacionados

    • Dica de onde esquiar em Salzburg
    • Designer Outlet perto de Viena
    • Furto em Viena
    • 50 lições para a vida que aprendi esquiando: Parte 2
    • 50 lições para a vida que aprendi esquiando: Parte 1
    • Ópera de Viena, um lugar para incluir no seu roteiro
    Clique aqui para ler mais artigos da mesma autora
    austria curiosidades
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Kely Martins
    • Website

    Kely mora na capital austríaca desde 2006. É formada em Comunicação Social pela Universidade Católica de Brasília e desde 2008 é bancária. Em 2014 retomou um projeto antigo, voltou a escrever. Criou o blog femmevolatil, onde publica suas crônicas e assuntos diversos. Também é autora do blog kelypelomundo, onde compartilha suas viagens pelos diversos continentes.

    Related Posts

    Novas gírias e expressōes faladas nos Estados Unidos

    March 1, 2023

    10 fatos mais chocantes ao mudar para Turquia

    October 25, 2022

    7 segredos sobre a dieta japonesa

    September 24, 2021

    Leave A Reply Cancel Reply

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

    • Facebook
    • Instagram
    Polônia

    Dia de Finados na Polônia

    By Ann MoellerOctober 28, 20240

    Dia de Finados na Polônia O Dia de Finados é comemorado oficialmente pela Igreja Católica…

    Novas gírias e expressōes faladas nos Estados Unidos

    March 1, 2023

    Terremoto na Turquia

    February 10, 2023

    Natal em tempos de guerra

    December 21, 2022
    Categorias populares

    Green Card e Residência permanente após o casamento

    April 26, 2015

    Como morar legalmente na Espanha

    August 7, 2015

    Como estudar no Ensino Superior em Portugal

    August 14, 2014

    Como é morar em Santiago no Chile

    June 28, 2014

    Validação do diploma brasileiro nos EUA

    May 20, 2016

    Cinco razões para não morar na Dinamarca

    April 19, 2015

    É brasileiro e reside no exterior? A Receita Federal ainda lembra de você!

    February 9, 2017

    Passo-a-passo para fazer mestrado ou doutorado com tudo pago nos EUA

    March 2, 2016
    BrasileirasPeloMundo.com
    Facebook Instagram
    • Sobre o BPM
    • Autoras
    • Na Mídia
    • Anuncie
    • Contato
    • Aviso Legal
    • Política de privacidade
    • Links
    © 2012-2025 BrasileirasPeloMundo.com

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.