Inverno de Chicago X Inverno de Los Angeles
No meu texto do mês passado, falei sobre a minha mudança da Califórnia, onde morei por 13 anos, para Illinois, onde vivo atualmente. Já completamos um ano nesse novo estado, mas a adaptação ainda está em andamento. A pandemia fez com que ficasse muito difícil conhecer nossa nova cidade. E apesar dos 12 meses aqui, nem o inverno pesou muito, pois estamos em casa.
O inverno nos Estados Unidos (e no resto do Hemisfério Norte) vai de dezembro a março. O primeiro dia do inverno, conhecido como solstício de inverno, acontece no dia 21 de dezembro quando o sol está mais ao sul, passando a linha do Equador.
No caso do Brasil, isso acontece por volta do dia 21 de junho, quando o sol atinge a maior distância angular em relação ao plano que passa pela linha do equador. O primeiro dia da primavera aqui acontece geralmente no dia 20 de março, quando o sol cruza a linha do Equador a caminho do norte. Isso é conhecido aqui como Equinox.
Leia também: Como se vestir durante o inverno
Mas, algumas coisas eu reparei de diferente entre o inverno de Illinois e o da Califórnia, e vai muito além da neve e frio intenso. De cara já posso te dizer que apesar daqui ser infinitamente mais quente do que o sul da Califórnia, você sente menos frio.
Como assim? Aqui você se veste para temperaturas abaixo de zero e neve, por isso, está vestido adequadamente, e você não sente frio nos ambientes fechados, carros ou até mesmo transporte público, devido à calefação.
Aliás, é lei no estado. Se você alugar um imóvel, tem que ter um aquecedor que funcione, e geralmente, quando você compra uma casa, ele também já vem, caso não tenha, você vai ter que instalar, afinal, por aqui, o inverno chega a -20 graus celsius.
Como é o inverno em Illinois
Eu moro no subúrbio de Chicago chamado Naperville, que fica a uma hora do centro. Aqui a temperatura é um pouco mais baixa no inverno e um pouco mais alta no verão, comparada à Chicago. O inverno é longo. O frio começa já no final do outono e vai até o início da primavera.
Nos meses de janeiro e fevereiro é quando temos os dias mais frios e geralmente neva bastante nessa época. Esse ano nevou tanto, que o acúmulo de neve batia no meu joelho, cerca de 30 centímetros. Por causa dos aquecedores ligados o dia todo, a pele fica muito ressecada.
As casas precisam ter um umidificador acoplado ao aquecedor. A desidratação no inverno é um problema que muitos desconhecem e a secura piora os sintomas. Beba bastante água, mesmo no inverno.
Para aproveitar programas ao ar livre, você precisa de roupas especiais para temperaturas assim. São várias camadas de roupa. Casacos, luva, gorro e cachecol são essenciais, assim como bota para neve.
Como é o inverno na Califórnia
O inverno no sul da Califórnia é bem mais leve do que em Illinois. E bem mais curto também. E é comum dias quentes e ensolarados durante o inverno. Pode chegar a fazer 10 graus celsius, mas geralmente de noite ou de manhã cedo.
Apesar de não ser tão frio comparado aos -20 que faz em Chicago, ainda assim é frio, principalmente para quem acaba de chegar do Brasil. Pode chover bastante também. Chove muito pouco por lá, mas nessa época do ano é comum.
Você encontra neve apenas nas montanhas, onde tem até estações de esqui, ou perto delas, mas é muito difícil nevar em Los Angeles. Vi uma vez, em 13 anos, neve em Malibu.
Leia também: Inverno na Califórnia
No norte da Califórnia já é bem diferente. É muito mais frio do que no Sul. E neva bastante principalmente nas áreas de Lake Tahoe, onde você encontra uma das maiores estações de esqui do país.
Ao contrário de Illinois, você só precisa de roupa de neve para visitar as montanhas. Também é importante o uso de várias camadas, mas nesse caso, é porque você provavelmente, ao longo do dia, vai sentir calor.
A diferença do Inverno nos dois estados
O inverno em Illinois é muito mais intenso do que na Califórnia. Faz mais frio, por mais tempo, e neva mais, mas existe uma grande diferença: a Califórnia, principalmente o sul onde fica Los Angeles e San Diego, não é preparada para o frio e por isso, você sente mais frio nos lugares fechados do que em Illinois. As casas em Chicago são bem mais preparadas também.
As janelas são duplas e muitas vezes as portas de entrada também. Todas as casas têm aquecedor e as paredes são mais grossas. Toda estrutura da casa é diferente. Eu sentia muito mais frio em casa quando eu morava em Los Angeles do que onde estou agora.
As atividades ao ar livre, nessa época, são bem mais toleráveis na Califórnia, e o sol e dias de céu azul ajudam muito a saúde mental. Alguns dias do inverno em Illinois são bem escuros e cinzentos. É inclusive aconselhável que você tome vitamina D para repor a falta de sol.
Independente de onde você escolher visitar ou morar, os dois estados têm atividades bem legais de inverno. As brincadeiras na neve são super divertidas, principalmente para as crianças.