BrasileirasPeloMundo.com
Estações do Ano pelo Mundo Uruguai

Inverno em Montevideo

Inverno em Montevideo.

Montevidéu, a capital do Uruguai, é uma cidade litorânea, no sul do continente Sul Americano. Ou seja: faz frio em Montevidéu!

Faz frio sim, mas não o ano todo. De Dezembro a Fevereiro faz calor! E muito! As temperaturas chegam aos 40oC e é difícil caminhar pelas ruas. O ar úmido dá uma sensação de mais calor ainda.

O frio chega a partir de abril e nos acompanha até meados de novembro. Nos meses de junho, julho e agosto, é normal as temperaturas chegarem a zero. Às vezes, chegam a ser negativas.

As manhãs são geladas e as noites também. O sol aparece para tentar aliviar um pouco a nossa vida por aqui.

Mas tudo bem! O armário dos uruguaios já está preparado para estas condições. Casacos grandes, coletes quentinhos, milhões de cachecóis, sobre pele, ceroulas, luvas e todo o aparato necessário.

 

Os casacos aqui são pesados e grossos. Difícil de encontrar no Brasil. Assim, o melhor é comprar algumas peças por aqui.

Eu achei que tinha a roupa necessária – trazida do Brasil – até que o frio me pegou de jeito e tive que fazer umas comprinhas para aguentar o inverno.

Para as mulheres, é difícil se arrumar para sair no inverno. Normalmente, os lugares são fechados e quentes. Então, é necessário colocar uma roupa fresca por baixo e calças que não sejam muito quentes também. Caso contrário, corre-se o risco de cozinhar no restaurante e principalmente na balada.

Elas saem de saia! Isso mesmo. As mulheres em Montevidéu saem de saia no frio abaixo de zero. Me pergunto como conseguem tal façanha. A resposta é simples. O uniforme do colégio é composto por saia, camisa e gravata. Elas podem usar meias grossas embaixo da saia, mas não podem usar calças. Assim, desde crianças já estão acostumadas com este frio.

No meu caso, tenho que usar duas calças grossas e ainda assim passo frio.

Outra coisa importante a se considerar no frio das cidades litorâneas do Uruguai: o vento. Ele vem e corta. Simples assim. É um vento gelado e muito forte que faz os ossos tremerem.

Por conta da umidade e do vento, parece que está muito mais frio do que realmente está.

Muita gente vem visitar o Uruguai nos meses de frio e não têm noção disso. Por isso é importante se informar e trazer a roupa adequada. Assim, pode-se aproveitar melhor a viagem.

Leia também: como abrir conta bancária no Uruguai

No inverno algumas tarefas são mais difíceis. Acho que a pior delas é, sem dúvida, fazer exercícios. Sair para caminhar pela rambla em uma manhã de frio intenso é para poucos.

Ainda assim, é possível ver muitas pessoas (muitas mesmo) caminhando de manhã. No verão a quantidade de pessoas se exercitando ao ar livre é muito maior.

Coisas como lavar a louça, lavar o jardim, arrumar a garagem, ou qualquer atividade exterior é mais complicada. Dá preguiça. Dá frio. Até sair para o supermercado às vezes é uma tarefa difícil.

Mas o frio tem sim suas compensações. Sair da rua gelada e entrar em um restaurante com calefação, comer um prato quentinho, tomar um cafezinho ou um chá para aquecer.

churrasco

Também é muito bom poder acender uma lareira e ficar esquentando os pés ao chegar em casa.

Uma boa pedida é reunir-se com os amigos em algum lugar para jantar, tomar um bom vinho, conversar e se divertir bastante até sentir calor. Fazer um churrasco, claro, é uma ótima ideia.

Estar com os amigos comendo ao redor da parrilla é muito bom. Como o churrasco é feito à lenha, todo mundo se esquenta ao redor da churrasqueira.

Além disso, não tem nada melhor do que ficar junto com o seu amor em uma noite de frio.

Os dias de inverno são gelados. A gente reclama do frio. Mas quando chega o verão, as pessoas até sentem falta daquele friozinho do inverno.

Related posts

Diferenças entre Montevidéu e São Paulo

Vanessa Gazetta

Licença maternidade pelo mundo

Ann Moeller

Os espaços públicos na vida da capital argentina

Patricia Souza

15 comentários

Cleo Vassiliou Agosto 1, 2014 at 12:31 am

Oi Adriana,
Eu acho o inverno CHIQUÉRRIMO, porém não sou nem um pouco fã do inverno. Também adoro usar saias, mas acho que iria virar estátua de gelo se tivesse que usar saia todos os dias no inverno…rs… Ainda bem que há algumas coisinhas gostosas para aquecer o inverno, como o chocolate quente, o vinho e a lareira. Olha que combinação perfeita 🙂

Beijos

Resposta
Adriana Molha Setembro 9, 2014 at 2:26 pm

Oi Cleo, é verdade!! Chocolate, bolos, queijo, pão, lareira.. rsrs! No inverno tudo engorda! Mas o bom que usamos casacões e não se percebe tanto. 🙂

Resposta
Uruguai – Verão Setembro 22, 2014 at 12:50 pm

[…] escrevi aqui um post sobre como é o inverno no Uruguai. Achei que seria importante também falar como é o verão por essas […]

Resposta
Laiz gomes vailan Maio 20, 2015 at 6:16 am

Olá Adriana!
Gostaria de saber se pra comprar roupas de frio aí são caras como no brasil -Rio de Janeiro- e qual lugar tem balada no Uruguai. Bjinhos!

Resposta
Adriana Molha Junho 8, 2015 at 6:47 pm

Olá Laiz, os preços das roupas e das compras em geral são parecidos com o Brasil, ou até mais caras. Em Montevidéu, as baladas estão mais concentradas no bairro de Pocitos. Beijos!!!

Resposta
Balner Barros Junho 21, 2015 at 2:45 am

Olá! Qual a melhor opção para pagar os gastos no Uruguai… trocar Real por Pesos aí mesmo ou na fronteira? Vamos de Carro, no caso uma van preparada com acomodações, os campings no Uruguai tem boas condições, sabe me dizer? Ao sair de carro do Paraná corro risco de enchentes agora em junho, me daria estas dicas? Teria alguma sugestão para me dizer, poderia ser uma experiência sua, algo que acontece aí e aqui é fora do normal ou vice-versa… aguardo, obrigado!

Resposta
Aline Junho 23, 2015 at 9:27 pm

Olá Adriana, estarei entre os dias 25 e 28 de Julho por ai e não sei direito o que podemos fazer nestes dias. No sábado gostaria de sair a noite, porém não encontrei opções… ha alguma festa, local, roteiro… alguma cidade fora Punta e Colonia, na qual indicaria visitar? Vinicolas ou coisas assim? Obrigada querida.

Resposta
marcelo Cunha Janeiro 10, 2016 at 11:22 pm

Olá Adriana. sou do rio, acho o uruguai um país bonito e bom para morar, queria saber se ai tem muitos problemas igual no Brasil, se conseguimos emprego sem burocracia e se é caro comprar um apartamento ou casa ai por favor aguardo resposta , desde já te agradeço Abraços.
Ass. Marcelo Cunha.

Resposta
Márcia Brandão Abril 24, 2016 at 11:37 am

OI Adriana , gostei muito de suas dicas. Estou indo para montevideo para passear em junho dia 21 e vou ficar por 10 dias.. Gostaria de saber qual o melhor localização para me hospedar. No centro , Punta Carreta ou Pocito? fiquei preocupada quando vc comentou sobre o vento na orla. Agora estou na duvida aonde ficar.
Obrigada

Resposta
Sandra Millene Taranto Maio 24, 2016 at 10:09 pm

Olá Adriana, obrigada pelas suas dicas. Estou pretendendo ir ao Uruguai em agosto. Fiquei um pouquinho temerosa com relação ao frio. Pensei em ficar uns 3 dias em Punta del este, mas estou receosa de não conseguir passear por causa do frio. Principalmente pelo fato de estar pretendendo me deslocar por transporte público, pois vi alguns comentários de que o aluguel de carros aí é muito caro. o que você me diz a esse respeito. 1 – A temperatura de Punta é a mesma de Montevideo , será que dá para ficar lá em agosto ? 2- Dá para conhecer os pontos turísticos com transporte público nesta época ? 3 – O ônibus que faz o tour em Punta, funciona nesta época ? Não consegui encontrar um site de empresas que faça esse tour.

Resposta
Cristiane Leme Maio 24, 2016 at 10:27 pm

Olá. A Adriana parou de colaborar conosco.
Edição BPM

Resposta
LUZA BASSO DRIESSEN Junho 10, 2016 at 1:36 pm

Olá Adriana, costuma chover muito no inverno e primavera aí em Montevideo? Estou em Curitiba e aqui além de frio, chove demais, queria fugir disso, mas não sei se Montevideo é o lugar mais adequado para isso!!!

Resposta
Cristiane Leme Junho 10, 2016 at 7:21 pm

Luza, a Adriana parou de colaborar conosco. Temos outra colaboradora no Uruguai, procure pelos textos publicados mais recentemente sobre o país.
Edição BPM

Resposta
Augusto Bento Junho 12, 2016 at 12:18 pm

Olá Adriana, bom dia meu nome ê Augusto, estou indo para Montevidéu em julho, e gostaria de saber sobre as roupas de frio , melhor eu comprar as rupas aqui no Brasil ou melhor comprar lá mesmo.

Resposta
Cristiane Leme Junho 12, 2016 at 7:19 pm

Augusto, a Adriana parou de colaborar conosco mas temos outra colunista no Uruguai. Procure pelos textos publicados mais recentemente sobre o país.
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação