BrasileirasPeloMundo.com
Bulgária

Esportes de inverno na Bulgária

A Bulgária tem um inverno rigoroso que dura cerca de 3 meses – do final de novembro até começo de março – e com temperaturas que variam em média entre -15 e 10 graus Celsius (mas pode chegar ate -20 graus Celsius nos dias mais frios ). A Bulgária é um dos destinos mais baratos para se praticar esportes de inverno na Europa, e e agora vou citar as duas principais cidades e estações de inverno que você vai encontrar aqui, com dicas de hospedagem e a média de preços para restaurantes, bilhetes para as pistas de esqui e snowboard . A moeda local é o lev búlgaro, mas para facilitar, vou escrever os preços em euros.

Bansko

A maior e a mais completa infraestrutura que temos para a prática de esportes de inverno fica na cidade de Bansko. A cidade está localizada a aproximadamente 100 km de Sofia (capital) e na alta temporada, é lotada de turistas de toda a Europa. Lá você encontra desde guest houses super em conta para se hospedar (a partir de 7 euros por pessoa) desde resorts e spas super completos a partir de 30 euros por pessoa na alta estação ( dezembro a fevereiro).

A opção de restaurantes também é bem farta, e super em conta, como todo o restante da Bulgária. Uma cerveja, por exemplo, custa em média 1,50 euros; água, 0,70 euros, e a comida em média, sai por 5 euros por prato. Os preços das pistas de esqui custam 30 euros por dia. Já o preços das aulas variam muito, mas e possível achá-los a partir de 15 euros (aula com duração de meia hora), aluguel de equipamento (esquis, snowboard, capacetes) são oferecidos a partir de 7 euros o dia, e lembrando se você e novato nessas modalidades, é preciso calça, jaqueta e luvas impermeáveis, pois a primeira vez que fui fazer snowboard, sem experiência nenhuma, fui com calças e luvas “normais”. No primeiro tombo já fiquei toda molhada; minha diversão durou apenas uma hora, pois não aguentei de tanto frio. Bansko também é sede, anualmente, de várias etapas de campeonatos a nível mundial, vale mesmo a pena ir para assistir. Esse destino é um dos meus lugares preferidos para aproveitar os dias de inverno, um lugar que vale a pena mesmo para quem não pratica nenhum esporte de inverno, já que fica aos pés da montanha Pirin e tem uma vista da montanha de tirar o fôlego da montanha por toda região. Outra dica para quem quer visitar Bansko, é se hospedar em um dos vários hotéis com um preço mais competitivo em Razlog, cidade a aproximadamente 10 km de Bansko. Muitos deles possuem vans que levam e trazem os hospedes gratuitamente em diversos horários do dia até Bansko. Dica extra: se precisar pegar um táxi em Bansko, sempre tente fechar com o motorista um preço antes, pois eles costumam a enganar muito turista nessa época do ano, cobrando preços bem abusivos (a corrida, em média, deve custar no máximo de 5 a 6 euros dentro da cidade de Bansko).
Borovets

Localizado a apenas 73 km da capital Sofia, Borovets é a segunda melhor opção para a prática de esportes de inverno, possui preços bem parecidos – e até um pouco inferiores – com os preços praticados em Bansko, tanto para hospedagem, quanto para serviços como restaurantes, aluguéis de equipamentos para esqui e snowboard, etc. Eu fui apenas uma vez, fora de temporada, então não sei muitos detalhes sobre como tudo funciona na alta temporada. Os preços de bilhete para as pistas de esqui são um pouco inferiores comparando com Bansko. Além disso, possui mais turistas búlgaros do que turistas de outros países. Também vale a visita para todo o tipo de turista pela beleza do lugar e não apenas para os praticantes de esportes de inverno. Borovets fica localizado na montanha Rila.

Panichishte

Localizado na montanha Rila, eu diria que Panichishte é uma atração mais underground e mais conhecida, frequentada pelos búlgaros (é a parte da montanha que da acesso aos sete lagos de Rila, atração imperdível no verão), possui uma boa infraestrutura de hotéis e restaurantes, mas o acesso para chegar lá no inverno, é um pouco difícil, porque a estrada que sobe a montanha é cheia de curvas, em mão dupla. A região é muito linda – no meio de uma floresta na montanha – e é o meu destino mais frequent devido a proximidade com a cidade que eu moro. Eu sempre vou para almoçar, mas para me hospedar, fui apenas uma vez em uma guest house. Tem alguns hotéis muito bons e menos pistas de esqui – comparado com Bansko e Borovets – mas há pista para iniciante. Por fim, é um bom lugar para ir no final de semana. Panichishte  fica localizado a 83 km de Sofia e fica no distrito de Sapareva Bania.

Mesmo você não praticando nenhum esporte de inverno (confesso que eu me aventurei apenas uma única vez, mas ainda tenho muita vontade e disposição de aprender), esses são destinos que definitivamente valem a visita, nem se for apenas para contemplar as mais belas paisagens e montanhas completamente cheias de neve. Espero que tenham gostado dessas dicas do que fazer no inverno búlgaro.

Até o próximo post sobre esse país lindo.

Leia Dez motivos para morar na Bulgária!

Related posts

Como abrir um negócio na Bulgária

Aimée Bardella Aihst

Natal na Bulgária

Aimée Bardella Aihst

Dicas de turismo na Bulgária

Aimée Bardella Aihst

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação