BrasileirasPeloMundo.com
EUA

Inverno na Califórnia

Inverno na Califórnia.

Se você está planejando uma viagem para a Califórnia durante essa época do ano, já deve ter se perguntado como é o clima por aqui, ou talvez, ache que o inverno não é muito frio, já que escuta-se muito falar que nesta região é verão o ano inteiro. Mas será que isso é mesmo verdade? A resposta é não.

Não é verão o ano inteiro, e sim, faz frio na Califórnia. A grande diferença é que o inverno daqui é considerado um dos mais agradáveis do país, mas até que ponto isso é verdade para nós, brasileiros acostumados com invernos menos rigorosos?

Bom, se você é como eu, nasceu no Rio de Janeiro e está acostumado com aquele calorão de 40 graus e praia em pleno julho, você provavelmente vai achar o inverno aqui superfrio.

A minha mãe quando vem me visitar nessa época do ano anda completamente empacotada. Como eu já me acostumei com o clima daqui, fico impressionada com a quantidade de roupa que ela usa.

Se você é do Sul ou de São Paulo, por exemplo, onde o inverno é bem mais rigoroso, pode ser que você ache o daqui bem menos dramático do que uma pessoa do Rio ou de Salvador, por exemplo.

Temos sim dias bem frios, e dependendo da região neva e chove muito, mas temos também dias quentes e ensolarados.

O inverno nos Estados Unidos (e no resto do Hemisfério Norte) vai de dezembro a março. O primeiro dia do inverno, conhecido como solstício de inverno acontece no dia 21 de dezembro quando o sol está mais ao sul, passando a linha do Equador.

No caso do Brasil, isso acontece por volta do dia 21 de junho, quando o sol atinge a maior distância angular em relação ao plano que passa pela linha do equador. O primeiro dia da primavera aqui acontece geralmente no dia 20 de março, quando o sol cruza a linha do Equador a caminho do Norte. Isso é conhecido aqui como Equinox.

Leia também: O que vestir durante o inverno

Um único estado, várias temperaturas

Mas voltando para a Califórnia. Há uma grande diferença de temperatura dependendo da região que você está. O norte da Califórnia, onde está San Francisco, Sacramento (que é a capital do estado), Lake Tahoe, entre outros, é muito mais frio do que o sul da Califórnia, onde fica Los Angeles, San Diego, Santa Barbara etc.

Mas isso também depende da área, já que neva nas montanhas do Sul e temos várias estações de esqui. O deserto também fica bastante frio nessa época do ano, onde a temperatura cai de 45para 5à noite e 7Cdurante o dia.

A temperatura média em Los Angeles no mês de janeiro tem máxima de 18C (geralmente durante dias ensolarados) e a mínima é de 8C. Vale lembrar que as praias por aqui são geladas, às vezes até durante o verão.

Nessa época do ano, se você pretende visitar Santa Monica, Laguna Beach, ou qualquer praia por aqui, saiba que talvez você tenha que ir bem agasalhado ou levar um casaco. Entrar no mar é quase impossível, já que a água é congelante, se comparada com o que estamos acostumados no Brasil.

Em San Francisco, por exemplo, o clima é muito mais frio, mesmo no verão, que tem a média de máxima de 20Cem agosto. Já o inverno de lá não passa da marca dos 14C, com mínima de 6C.

Como você pode ver, temos sim inverno por aqui. A grande diferença do resto do país é que não há tempestade de neve (a não ser talvez, nas montanhas e em Lake Tahoe, onde é provavelmente o lugar mais frio da Califórnia).

Comparando com Chicago e Nova York, onde a temperatura pode chegar a -30C, realmente temos um inverno bem agradável, e se você visitar a Califórnia nessa época, é comum dar sorte de aproveitar dias quentes com temperatura de até 28em pleno inverno.

Leia também: Visto para morar nos EUA

Então, se você pretende passear por aqui de dezembro a janeiro, traga uma boa variedade de roupas, já que o tempo é um pouco imprevisível. Essa é também o que chamamos de “wet season” (estação molhada em português) porque chove bastante, principalmente em janeiro.

Atrações ideais para o inverno

Se você está procurando por lugares da Califórnia que são especialmente bons para visitar durante o inverno, segue uma listinha abaixo. Alguns deles são muito quentes para visitar no verão, mas bem agradáveis no frio.

Disneyland

O inverno é o melhor momento para visitar a Disneylândia. Se você quiser desfrutar do parque temático sem as multidões, espere até que os feriados de fim de ano terminem. Janeiro e fevereiro são os dois meses do ano com filas mais curtas.

Festas comemorativas em Newport Beach

Newport Beach organiza umas das melhores festas de Natal no sul da Califórnia. Eles incluem um desfile de feito exclusivamente de iates iluminados.

A Parada das Rosas em Pasadena

O “Rose Parade” , em Pasadena, é um dos desfiles mais espetaculares do país, realizado anualmente no primeiro dia no novo ano (exceto quando o dia primeiro é domingo, e muda para 2 de janeiro).

Cada carro alegórico da Rose Parade é coberto inteiramente de flores naturais. Como o desfile é tão conhecido, é importante começar a planejar com meses de antecedência.

Esqui em Lake Tahoe

Lake Tahoe oferece diversas aventuras de inverno, o que inclui diversas estações de esqui. Pra mim, é um dos lugares mais bonitos de todo estado, tanto no inverno, quanto no verão.

Related posts

EUA – Uma vida interessante ou feliz? A metáfora da Filadélfia

Gabriela Albuquerque

Renunciando à cidadania norte-americana

Lorrane Sengheiser

Onde comer e beber em Nova Orleans

Cristina Wollenberg

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação

Pin It on Pinterest

Share This