BrasileirasPeloMundo.com
Grécia

Inverno na Grécia

Inverno na Grécia.

Sim, é isso mesmo que você acabou de ler. Esse texto é um alerta e um questionamento, com o objetivo de abrir a mente das pessoas para novas possibilidades. Não apenas a Grécia, mas muitos lugares do mundo são pouco explorados pelas pessoas que não moram lá. E por que as agências de viagem sempre vendem os mesmos pacotes, não significa que não possamos explorar outras possibilidades.

Por isso sempre digo, antes de colocar o pé para fora de casa e se aventurar por aí, sempre questione amigos que moram fora, ou mesmo em outra cidade do país. Uma viagem é uma experiência única e ela pode e deve ser incrível em todos os momentos (sem esquecer dos perrengues, que fazem parte do momento).

A Grécia é um país em crise. Não a crise do Brasil, muito menos a do Haiti, mas uma crise. Porém não se iludam com o que a mídia mostra, a violência aqui ainda é mínima, a comida continua sendo deliciosa e os lugares encantadores. O país está longe de ser um exemplo de desenvolvimento, mas tem suas peculiaridades e detalhes que deslumbram os visitantes.

Para quem vem no verão, sem dúvidas a maior dificuldade é que ilhas escolher para visitar (já fui em mais de 10 e não conheço nem 1/5 delas). Mas não deixe de planejar sua vinda se suas férias caem no outono ou inverno europeu (e agências, vamos sair um pouco do óbvio!).

Leia também: custo de vida em Atenas

A Grécia tem muito a oferecer mesmo nesse período (sim, o país não está resumido a praias e ilhas), e o sol continua a brilhar nessa terra de poucas chuvas!

Marina Flisvos na orla de AtenasRegião de Pireus, na orla

Quando me mudei há três anos para a Grécia, era outono e eu não fazia ideia do que ia encontrar. Mas, com poucos dias em Atenas, percebi que a cidade não para, independente de ser verão ou inverno. As temperaturas no inverno são amenas, raramente ficam abaixo de cinco graus, e as pessoas não deixam de sair, curtir a noite, e às vezes até arriscam um banho de mar nas praias da cidade (sim, já vi essa cena mais de uma vez).

Grande parte dos passeios turísticos que podem ser feitos continuam funcionando normalmente no inverno. E com algumas vantagens. A Acrópolis, por exemplo, principal atração da capital grega, tem dias de entrada gratuita para atrair mais visitantes nesse período (todos os primeiros domingos dos meses de novembro a março). E o ingresso para subir no monumento pode incluir a entrada de outras atrações igualmente interessantes. Normalmente esse ingresso custa 20 euros e 30 se incluir outros museus e sítios arqueológicos).

A orla de Atenas, apesar de pouco explorada pelas agências turísticas, é bem bonita e vale muito a pena visitá-la. No inverno, ainda que as temperaturas estejam mais baixas, o sol continua firme, chove, mas pouco. Passear por lá e visitar alguns parques, marinas e restaurantes na região não só é possível, como obrigatório para quem está na cidade por mais de dois ou três dias. O movimento de gregos também continua grande nessas áreas, já que a orla de Atenas é uma boa localização para se morar e, mesmo no inverno, passear por ali é bem agradável no dia a dia.

Outra opção para quem mora ou está visitando a cidade nessa época são as pistas de patinação. Elas são montadas em diferentes pontos da cidade e, apesar de não serem tão grandes como em outras capitais europeias, duram dois meses pelo menos. Outro aspecto importante na cidade durante esse período são as compras. No período de Natal, ruas e shoppings ficam lotados e não tem crise que segure o grego de comprar. A principal dessas ruas fica no centro da capital, a Ermou, e ali a variedade de lojas e também cafés é grande e nos fins de semana é até complicado caminhar de tanta gente.

Pista de patinação em Atenas
Pista de patinação em Atenas

Não tem frio que pare a noite em Atenas. Os cafés, bares e baladas da cidade continuam atraindo gente nesse período e a noite se estende até de manhã em alguns lugares. O que muda um pouco é o visual da noite, as mesinhas são recolhidas para dentro e as pessoas optam por bares com aquecedores e fechados. Ainda assim, dependendo da temperatura no dia, ficar do lado de fora pode ser uma opção.

Nessa estação também algumas bebidas são mais pedidas, como ouzo e vinho (o país produz vinhos muito bons).

Os gregos também não deixam de viajar no inverno. O país tem muitas opções, fora as ilhas, que podem ser incluídas facilmente em pacotes turísticos, inclusive estações de esqui (sim, vocês não leram errado).

Na Grécia neva em várias regiões, em 2015 até em Atenas nevou! Para quem mora ou está visitando a capital, há ônibus que fazem pacotes diários para essas estações. Kalavrita é uma delas, localizada em uma vila a cerca de duas horas de Atenas. Além do bate e volta, tem muita coisa para fazer num fim de semana por lá como museus, cavernas e paisagens incríveis, além de boa hospedagem.

Outra opção para o ski é a estação Parnassos que fica na vila de Arachova. Um pouco mais sofisticada (e cara) do que Kalavrita, a cidadezinha fica próxima ao famoso sítio arqueológico de Delfos.

Vila de Arachova
Vila de Arachova

E, para fechar, um outro passeio tranquilo de se fazer em um dia ou fim de semana é para a cidade de Nafplio. Antiga e primeira capital da Grécia (após sua estabilização como país), na região do Peloponeso, essa cidade fica a 94 km de Atenas e é muito charmosa. Além do famoso castelo Palamidi, com uma vista maravilhosa da cidade, é uma delícia passear pela orla e tomar sorvete no melhor estilo italiano (mesmo no inverno, acreditem, é possível!).  A cidade tem fortes influências da Turquia e da Itália, por ter sido dominada longos períodos por esses países.

Vista da cidade de Nafplio
Vista da cidade de Nafplio

Poderia continuar citando muito mais opções de passeios e do que se fazer no inverno da Grécia. Mas fica para uma próxima.

E lembrem-se, não deixem de visitar o país nesse período. Vocês não vão se arrepender!

Related posts

Turismo na região de Halkidiki na Grécia

Aimée Bardella Aihst

Creta é a ilha das lendas e tradições

Amanda Fontenele

A beleza das ilhas gregas

Clarissa Gaiarsa

20 comentários

Elias Fevereiro 19, 2016 at 2:52 pm

Olá Clarissa! Muito obrigado pelas informações. Não sabia que tinha neve, muito menos estações de ski na Grécia. O “custo benefício” das estações de ski compensa na Grécia em relação aos destinos de inverno mais tradicionais na Europa (preço do ingresso + aluguel dos equipamentos)?

Resposta
Clarissa Gaiarsa Fevereiro 20, 2016 at 1:46 pm

Olá Elias! Que bom que gostou do post! Olha, pelo que sei, para iniciantes paga-se bem pouco, apenas para subir pelo teleférico e usar os equipamentos que eles fornecem. Caso queira aulas o preço sobe um pouco mais. As estações possuem pacotes “all inclusive” que não são muito salgados, com 30 euros é possível passar um dia em uma delas tranquilamente. Se quiser mais informações dá uma olhada nos sites: Kalavrita e Parnassos. Só vale antes de programar dar uma olhada se as estações estão abertas e com neve suficiente. Abraços!

Resposta
Roberto Julho 27, 2016 at 11:49 pm

Olá Clarissa! Adorei suas informações, foram as mais completas a ao mesmo tempo diretas que achei sobre Atenas no inverno! Estarei em Atenas nos dias 16 a 19 de dezembro e estava preocupado se estaria muito frio.
Vc teria alguma sugestão, ou informação para esse período em particular ?

Resposta
Clarissa Gaiarsa Julho 28, 2016 at 2:19 pm

Olá Roberto! Que bom que gostou do texto! Bom, como falei, tem bastante coisa pra se fazer por aqui mesmo no inverno. E o frio é tranquilo, dá pra caminhar na rua e fazer os passeios turísticos tranquilamente. Se você quiser, entra em contato comigo pelo Facebook mais pra frente e posso te passar umas dicas de lugares para conhecer, fora os locais turísticos obrigatórios. Em particular, acho que se você tiver a oportunidade vale a pena conhecer a orla, tem alguns lugares bem bonitos, e que mesmo no frio valem a visita! Abs!

Resposta
Roberto Agosto 6, 2016 at 5:57 pm

Obrigado Clarissa entrarei em contato sim . Gostaria de saber se você presta algum serviço de guia para brasileiros ?

Resposta
Clarissa Gaiarsa Agosto 15, 2016 at 10:05 am

Roberto, eu não presto esse tipo de serviço e não sei se aqui em Atenas tem alguém que faça isso. Você pode buscar em grupos de brasileiros no Facebook. De qualquer maneira, se eu estiver aqui nesse período posso te ajudar. Abs, Clarissa.

Resposta
Roberto Agosto 16, 2016 at 3:03 pm

Muitíssimo obrigado !

Resposta
Dre Agosto 21, 2016 at 7:49 pm

Olá, que ótimo. Também estarei em Atenas no inverno em janeiro.
Já estava pensando, nos sites que vi dizendo diretamente que é uma péssima idéia. Que triste.
Seu relato, mostra totalmente o contrário.
Bem, Europa é Europa..nesses meses é frio. Mas frio em Atenas, é o que menos importa, ela não deixa de ser A ATENAS rs….
Vou nos pontos turísticos usuais (acrópole e afins..), desejo ir de transporte subir o monte lika …rsrs..alguma coisa, que tem mais de 200 metros e se ve ATENAS toda.
Não é perigoso mesmo Atenas né? vou sozinha. Táxi para se pegar caso canse, e deseje voltar ao hotel…. uns 5 euros..8 euros? do aeroporto, chegarei bem tarde, terei que pagar 60 euros. mas paciência! Muito obrigada. Me animou 😉

Resposta
Joyce Setembro 2, 2016 at 5:51 pm

Oi Clarissa tudo bem? Adorei seu texto, mas tenho algumas dúvidas! No texto você diz que a entrada na Acropolis é grátis em todos domingos de novembro a março, mas li em outro blog que é somente no primeiro domingo de cada mês de novembro a março. Outra dúvida é quanto ao valor da entrada no texto diz que é 12 euros e em alguns sites dizem que é 30 euros .
Você poderia me esclarecer essas dúvidas? Muito obrigada!

Resposta
Clarissa Gaiarsa Setembro 6, 2016 at 7:21 am

Oi Joyce! Tudo bem! Bom, há pouco tempo houve umas alterações com relação a horários e valores para visitas a Acrópolis. Não consegui confirmar a informação dos domingos, vou atrás disso e farei as alterações no texto. Quanto ao preço, agora você paga 20 euros para visitar apenas a Acrópolis e 30 incluindo outros sítios arqueológicos e monumentos. Um aumento bem salgado eu diria… Então, é bom se programar para um desses domingos grátis. Vou checar isso e atualizar o texto. Obrigada pelo contato e pelas informações!

Resposta
Creusa Setembro 19, 2016 at 1:06 am

Gostei muito de ler suas informações. Trouxe segurança pra quem quer conhecer esse lugar, pois nós so o conhecemos pelos olhos das agencias e seus pacotes. Obrigada.
Creusa ramos

Resposta
Clarissa Gaiarsa Setembro 19, 2016 at 7:20 am

De nada Creusa! Obrigada e continue acompanhando o blog para mais informações!Abraços! 🙂

Resposta
Ana Carolina Venâncio Outubro 13, 2016 at 1:05 am

Boa noite Clarissa, tudo bem?
Uma amiga e eu queremos ir no ano que vem no carnaval brasileiro rs (23 a 28/02) só alguns dias mesmo… É muito frio nesse período? E gostaríamos de conhecer alguma das ilhas, só passar um dia mesmo mas nos pesquisamos e dizem que praticamente tudo fica fechado, isso é verdade?
Agradeço desde já a ajuda.
Beijos

Resposta
Clarissa Gaiarsa Outubro 16, 2016 at 9:58 am

Oi Ana Carolina, tudo joia!
Bom, esse período não é o ideal para conhecer o país caso vocês tenham interesse nas ilhas. Ainda assim, o frio não é tão rigoroso como em outras partes da Europa, normalmente fica entre 10 e 20 graus (podendo cair mais a temperatura em uma ou outra semana). Porém, há muitos outros lugares lindos para conhecer na Grécia mesmo nesse período, inclusive lugares de montanhas com centros de ski e muita neve(rs!). Sobre as ilhas, sim, muitas coisas estarão fechadas, mas vocês podem dar sorte e pegar dias de sol. Ainda assim, estará frio para curtir as praias, mas a beleza do visual continuará igual!
No geral, é isso. Se quiser saber mais, pode entrar em contato comigo pelo Facebook.
Beijos e boa programação!

Resposta
Daniella Miura Novembro 28, 2016 at 10:46 pm

Olá Clarissa, tudo bem?
Essas fotos são no inverno?? Então o tempo não fica apenas cinzento e chuvoso como dizem?
Estou indo a Grécia em janeiro…

Resposta
Clarissa Gaiarsa Novembro 30, 2016 at 7:05 pm

Oi Daniella! Então, o tempo no inverno é com certeza mais imprevisível do que no verão. Não tenho como dizer que com certeza você vai ter dias de inverno quando estiver aqui, mas é bem possível que sim. Em anos anteriores já aconteceu de nevar por aqui também, um ou dois dias, mas logo depois abrir o maior sol. Então não tenho como dizer com certeza o que vai acontecer. Mas uma coisa é certa, a temperatura dificilmente fica negativa, normalmente acima de 5 graus pelo menos. Se tiver mais dúvidas pode entrar em contato! Abs, Clarissa

Resposta
thais Janeiro 22, 2017 at 2:54 pm

olá Clarissa td bem? Vou para Atenas agora em fevereiro, ficarei três dias (dois e meio rsrs) e vou sozinha… passarei tbm um dia em Santorine, vc poderia me dar algumas dicas do que não perder e sair um pouco do comum… obrigada. ahhh ficarei no choice hostel em veranzerou. Muitooo obrigada!!!

Resposta
Clarissa Gaiarsa Janeiro 23, 2017 at 8:49 am

Oi Thais, acredito que já nos falamos pelo Facebook, certo? Seguimos em contato para nos encontrar em fevereiro! Beijos!

Resposta
Caram Marcelo Fevereiro 17, 2017 at 1:32 am

Oi Clarissa! Estou adorando o blog e aproveitando para pegar dicas..rs. Estarei em Atenas dia 25 de dezembro deste ano e será que consigo visitar o Partenon? Vou encontrar tudo fechado nesse dia? Grato, Caram Marcelo

Resposta
Clarissa Gaiarsa Fevereiro 18, 2017 at 11:07 am

Oi Caram Marcelo, tudo bem? Que legal que gostou do blog. Sobre sua pergunta, nesse link você encontra mais informações sobre a Acrópolis. Pelo que eles dizem lá, no dia 25 a atração não abre para visitas. E sim, a maioria das coisas estará provavelmente fechada. Além disso, dia 26 de dezembro é feriado por aqui também. Portanto, dê uma olhada e veja se é possível alterar sua passagem pela cidade. Abs e continue seguindo o blog para mais dicas!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação