BrasileirasPeloMundo.com
Suécia

Inverno na Suécia

Quando se fala em Suécia a primeira coisa que todo mundo pensa é sobre o quão frio essas terras podem ser. E é mesmo, onde quer que se esteja. O frio é de arrepiar, mas a beleza é de encantar. Beleza que salta aos olhos e nos chama para apreciar. A paisagem está coberta pela neve, lagos e rios estão congelados e as árvores estão tão nuas, que finalmente é possível enxergar o outro lado do parque.

E as temperaturas, então? Há variação dependendo da cidade em que se está. Por exemplo, na cidade de Kiruna, localizada ao Norte da Suécia, a temperatura média fica abaixo de zero por cerca de 7 meses ao ano e há neve que não acaba mais. E como se não bastasse, ainda há a ausência de sol e noites infinitas durante todo esse período. Pode parecer sem graça, escuro e até meio deprimente, mas essa é uma das cidades que se consegue contemplar um dos fenômenos mais lindos da natureza: a aurora boreal.

Já na região Sul, na cidade de Malmö, não neva tanto assim e a paisagem não chega a ficar completamente coberta pela neve. Apesar de temperaturas negativas, a média mínima nessa época do ano é de 3°C e o sol se levanta lá pelas 8h30 e se despede com louvor por volta das 17h.

Bom, mas e o que muda na vida dos suecos nessa época do ano? No topo da lista está o fator psicológico. Com os dias mais curtos e o sol tirando férias no hemisfério sul, as pessoas ficam mais sonolentas, deprimidas e mal-humoradas.

Leia também: dicas para arrumar emprego na Suécia

Mesmo com a bateria quase descarregando, cada um tenta aproveitar o inverno da melhor forma possível, porque hibernar durante quatro meses – ou mais – é que não dá. Caminhadas curtas, passeios com crianças e cachorros, patinação e esportes, em geral, fazem parte da rotina. O esporte é tão presente na vida do sueco que existe até calendário. Cada cidade na Suécia tem a sua semana de férias de inverno, chamada de Sportlov, e que acontece nos meses de fevereiro e março. Por exemplo, em Gotemburgo é a semana 7, em Uppsala é a semana 8, em Estocolmo é a semana 9 e assim vai até a semana 11.

E tem mais. Além de ser o momento ideal para visitar museus e descobrir novas cafeterias, restaurantes e pubs, também é a época em que ingressos para cinema e teatro têm um aumento considerável nas vendas. Se por um lado o faturamento de alguns estabelecimentos crescem outros tem o menor do ano, como é o caso da maior loja de bebidas do país, chamada Systembolaget, a única rede autorizada e controlada pelo governo a vender bebidas com teor alcoólico acima de 3,5%.

Os convites para jantar também diminuem e é de se compreender a razão. Por causa de toda a comilança e troca de presentes durante o Natal, muitas famílias estão com o budget estourado e fazer um jantar daqueles (porque é só assim que eles sabem fazer) ficará para um segundo plano.

E os suecos que tem a oportunidade para fugir do frio, para onde vão? Claro que para um país mais quente, mas atualmente a Tailândia é o destino mais popular. Tanto que quando o tsunami atingiu o sudeste da Ásia, em dezembro de 2004, cerca de 4.500 suecos estavam por lá.

Dizem as más línguas, que 60% deles, prefeririam mais tempo de férias a um salário gordinho no fim do mês. Será? Sinceramente, tenho minhas dúvidas. Mas o que deixa os suecos mais felizes é que depois de um inverno nada fácil, vem à primavera perfumando e colorindo o país de Norte a Sul. Duvida que o melhor do inverno seja o final dele? Eu não!

 

Related posts

A família real que tem um toque de Brasil

Priscilla Furlanetto

Os efeitos e os cuidados com a pele no inverno

Vânia Romão

Quanto custa fazer supermercado na Suécia

Verônica Ferreira Iwarson

17 comentários

Blog do Óbvio - Manoel Março 3, 2014 at 10:22 pm

Vânia, minha amiga correspondente internacional. Muito bem colocada essa postagem e deu para conhecer bem sobre o tempo na Suécia. Achei legal também eles gostarem de fugir do frio indo em férias para a Tailândia.
Ótimo post!
Um beijo com carinho,
Manoel

Resposta
Vânia Romão Abril 25, 2014 at 8:20 am

Oi Manô, meu amigo poeta!
Dessa vez tentei dar uma visão geral do que acontece por aqui nessa época do ano, mas esse assunto é tão amplo, que daria até para escrever uma cartilha principalmente no quesito comportamental.
Obrigada pelo carinho!
Beijos.

Resposta
Ana Cristina Kolb Março 4, 2014 at 9:42 am

Nossa Vania, consegui sentir exatamente o clima de inverno rsrsrrs So pra ter certeza que compreendi, as vendas são as mais baixas no inverno no Systembolaget? pensei que fosse ao contrario, pois como as pessoas não saem e ficam em ambientes fechados, e com a potencial depressão causada pelo inverno, pensei que o consumo de bebida alcoólica aumentava. Por outro lado, preciso dizer que adoro este tipo de tempo pra trabalhar, não via nem sequer o dia passar! rsrsrsrs Imagino também que Sauna é outra atividade bem popular, embora a cultura de sauna seja ainda mais forte na Finlandia, não?! rsrsrs jogos de sociedade devem ser forte entre famíliares e amigos. E adoro o jeito aconchegante dos locais principalmente no inverno. Curta bem o inverno, em breve vem primavera!!!!!! Adoro ter as 4 estações do ano definidas!!!!!! Namasté 🙂

Resposta
Vânia Romão Abril 25, 2014 at 8:34 am

Oi Ana!
O povo sofre aqui no inverno. Se bem que esse último inverno foi bem ameno e não nevou tanto assim.
Você entendeu certo. As vendas diminuem nessa loja de bebidas durante o inverno. Quando vi essa informação também tive a impressão de que estava errada, pois tive a mesma linha de pensamento que a sua. Por isso, verifiquei no próprio site da empresa e a informação era verdadeira. Acredito que durante o verão as pessoas estejam mais abertas e felizes em comemorar a chegada do sol, então é o momento perfeito para se embebedar :D. Eu gosto de trabalhar no friozinho, mas aquele de leve. Temperaturas bem baixas não me incentivam a sair de casa, porque fico meio preguiçosa rsrs. Mas quando a obrigação nos chama, aí não tem jeito.
Beijos.

Resposta
Erika Março 4, 2014 at 12:13 pm

Que orgulho!! Parabéns!!! Fico feliz por uma brasileira expandir seus conhecimentos e ser reconhecida! Um Bj!

Resposta
Vânia Romão Abril 25, 2014 at 8:21 am

Erika, muito obrigada pelo carinho e pela divulgação do texto no seu blog.
Beijos.

Resposta
Paula Oliveira Março 4, 2014 at 10:13 pm

Caramba, 7 meses de temperaturas negativas? Isso é desumano… Mas sobre os convites para jantar, tenho mais uma explicação além das que você falou: é que no inverno a gente come mais, não é? Ninguém é bobo haha.
Ótimo texto, Vanoca.

Um beijo!

Resposta
Vânia Romão Abril 25, 2014 at 8:24 am

Quem mora em Kiruna sofre, viu?! Conheço uma pessoa que passou toda a juventude por lá, mas ele me confessou que chegou um momento que precisava “respirar” outros ares. Tanto que ele mudou e hoje está respirando o ar de Gotemburgo. Trocou a escuridão pela chuva (já que Gotemburgo é a cidade que mais chove na Suécia). 😀
Beijos.

Resposta
Maria Lúcia Dário Março 9, 2014 at 4:39 pm

Oi, Vânia, estou lhe conhecendo através do Amigo Oculto. Que legal ler o seu blogue. Estou adorando.

Resposta
Vânia Romão Abril 25, 2014 at 8:26 am

Maria, seja bem vinda ao meu blog e ao BPM também!
Legal saber que você está gostando. Aproveite e acompanhe outros textos por aqui também, porque tem uma galera de peso e cheia de vontade de compartilhar muitas novidades. 😉
Beijos querida!

Resposta
Suécia – Páscoa Abril 9, 2014 at 10:23 am

[…] Leia mais sobre a Suécia! […]

Resposta
HELEN PEREIRA Dezembro 8, 2014 at 12:44 am

Vânia, estarei indo com meu marido em Janeiro proximo, para conhecer Copenhague, Estocolmo e Oslo.
Será que daria para conhecer Helsink, pois vamos ficar 10 dias por aquelas cidades, que vc acha?
BJ

Resposta
Vânia Romão Dezembro 8, 2014 at 8:47 am

Olá Helen!
Poxa, que bacana saber que vocês estarão por essas bandas. Mas venham preparados, pois essa época é bastante frio, viu! É uma agenda bastante apertada, mas dá para incluir Helsinki sim. Eu acho a cidade pequena, então pegando os principais pontos turísticos dá para conhecer tranquilamente. No meu caso, eu passaria apenas dois dias (no máximo), porque mais que isso numa viagem de 10 dias poderia comprometer o cronograma. Há um navio que sai de Estocolmo à noite e vai para Helsinki. Caso você se interesse o link é esse aqui http://www.sales.vikingline.com/en/find-cruise-trip/cruise/stockholm-helsinki-vv/.
Boas férias para vocês.
Beijos.

Resposta
Marcos Dezembro 18, 2014 at 11:33 am

olá, bom dia, estou querendo fazer um passeio com minha esposa ai na suecia e conhecer o país, escolher uma cidade e saber se podemos morar ai e trabalhar também.

Vc poderia nos ajudar com alguma informação? obrigado.

email: [email protected]

Resposta
Vânia Romão Janeiro 2, 2015 at 10:15 am

Olá Marcos!

Recentemente fiz um texto no meu blog falando um pouco de quais são os tipos de visto para morar na Suécia. É só dar uma olhadinha nesse link e saber um pouco mais se você está dentro do perfil requerido: http://diariodeumateimosa.com/2014/12/16/como-faco-para-morar-na-suecia/.

Boa sorte!

Abraços.

Resposta
Lucia Maria Miranda Janeiro 18, 2018 at 10:09 am

Estou assistindo ao seriado Wallander pelo streaming da netflix e estou apaixonada pela Suécia, acho lindo esse clima frio, tudo geladinho, chuva, árvores nuas, o que me deixa ensimesmada são os nomes que eu acho híper difíceis de pronunciar. Saberia dizer-me qual a melhor época para fazermos uma viagem a esse país?

Resposta
Liliane Oliveira Janeiro 18, 2018 at 7:06 pm

Olá Lucia,
A Vânia Romão parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Suécia que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação