BrasileirasPeloMundo.com
Cinema Pelo Mundo Irlanda

Filmes irlandeses – Parte 1

Passar horas assistindo um filme, sozinha ou acompanhada, na cama ou no sofá da sala, no computador ou na TV, não importa como, não tem nada mais prazeroso do que aquela sensação de “valeu a pena” quando um filme termina. Então, decidi compartilhar com vocês meus filmes irlandeses preferidos.

Os filmes serão sobre histórias irlandesas ou gravados na Irlanda. Espero que vocês aproveitem cada um deles, prometo que esta lista vai além de “P.S. Eu te amo” e “Casa comigo?”

FILMES CLÁSSICOS:

Meu pé esquerdo (My left foot) – 1989

O filme conta a história verídica do escritor e pintor irlandês Christy Brown, que nasceu com paralisia cerebral e problemas motores, só conseguindo movimentar seu pé esquerdo. Vindo de uma família irlandesa pobre e com 13 filhos (o que era comum em gerações antigas na Irlanda), o filme mostra todas as dificuldades e conquistas que Christy passou na vida até conseguir o seu reconhecimento. A interpretação de Daniel Day-Lewis é incrível nesse filme, o que rendeu a ele muitas premiações, inclusive o Oscar de melhor ator em 1990.

Curiosidades:

1. O filme é baseado na autobiografia também chamada Meu pé esquerdo.

2. O The Litte Museum, em Dublin, possui uma exposição permanente sobre Christy Brown.

3. A parceria do diretor Jim Sherida e o ator Daniel Day-Lewis, é uma das mais marcantes da história do cinema.

Fonte: Freepick Designed by katemangostar

Em nome do pai (In the name of the father) – 1993

Outro incrível filme do diretor Jim Sheridan em parceria com ator Daniel Day-Lewis (os mesmos que fizeram Meu pé esquerdo), também baseado em fatos reais. O filme conta a história de Gerry Conlon que é injustamente considerado culpado por um crime de terrorismo. Gerry é sentenciado em uma prisão no Reino Unido onde permaneceu por 15 anos.

Loucos pela fama (The Commitments) – 1991

Diferentes dos clássicos acima, Loucos pela fama é um filme que te faz ficar para cima. Ele mostra a formação de uma banda, por jovens irlandeses que não são músicos profissionais. Como pode não dar certo, né?

Na escolha do elenco, o diretor deu preferência para escalar músicos ao invés de atores.

Calvário (Calvary) – 2014

Calvário é um drama com plano de fundo a Irlanda cinzenta que a gente conhece bem por aqui. O filma conta a história do padre James que trabalha em uma cidadezinha irlandesa e recebe uma ameaça de morte no confessionário, de um habitante da cidade. O filme não recebeu nenhuma indicação ao Oscar, mas ganhou várias premiações em outros festivais de filmes pelo mundo.

FILMES COM MÚSICA:

A Irlanda é cheia de artistas de rua, sendo a maioria músicos, então nada mais justo do que dedicar uma parte a eles.

Apenas uma vez (Once) – 2006

O filme começa com um encontro casual entre um artista de rua (Glenn Hansard – músico profissional) e uma vendedora de flores (Marketa Irglova) na Grafton Street (famosa rua que abriga lojas de grifes e outros vários artistas). Eles se conectam pela paixão e talento musical de ambos, e resolvem gravar suas músicas, enquanto nós só temos o que agradecer à essa ideia deles! A trilha sonora é daquelas que a gente baixa e escuta sem parar – Glenn é um famoso cantor irlandês que vale a pena conhecer.

Frank (Frank) – 2014

É um filme independente que tem comédia, drama e música. Conta a história de Jon, um compositor e músico que consegue realizar o sonho de entrar em uma banda. A banda não é composta por pessoas normais, cada um tem suas esquisitices, em especial o vocalista Frank (interpretado por Michael Fassbender) que usa uma cabeça artificial gigante e se recusa a tirá-la.

Música e sonho (Sing Street) – 2016

É uma comédia sobre adolescência em Dublin nos anos 80. O filme tem escola católica, adolescente encrenqueiro, família com problema por causa do álcool, tudo que ainda vemos em Dublin nos dias de hoje. Conta a história de Conor que ao tentar impressionar Raphina na saída de sua escola, convida a garota para estrelar no videoclipe da sua banda. Detalhe, ele não tinha uma banda! A trilha sonora deste filme é um show a parte.

ANIMAÇÃO:

Confesso que os filmes que estão nessa categoria foram as únicas animações irlandesas que já assisti, mas não é só por isso que eles estão aqui. Estão aqui porque as animações são lindas visualmente e as histórias são contadas de um jeito muito encantador.

O livro de Kells (The secret of Kells) – 2009

Uma aula de história recheada de símbolos celtas para todo lado. O filme conta como o livro de Kells foi escrito, narrando a história Brendon, um jovem de 12 anos que mora em um monastério e precisa ajudar o frei Aidan a finalizar o livro de Kells – um manuscrito que foi escrito na Idade Média e é considerado uma peça de arte devido à sua beleza. Ele narra de forma ilustrada os evangelhos da Bíblia (não todos, apenas uma parte). É considerado um tesouro do cristianismo e da Irlanda.

Atualmente o livro de Kells encontra-se disponível para visitação na principal faculdade da Irlanda – Trinity College. A entrada custa em torno de 16 euros.

A canção do oceano (Song of the sea) – 2014

A animação conta a história dos irmãos Ben e Saorsie (se você não conhece nomes irlandeses, provavelmente vai pronunciar este último de forma errada. É um nome feminino irlandês e a forma correta de falar é Sorxa, diferente como todos os outros nomes irlandeses), que moram com seu pai numa ilha irlandesa tomando conta do farol. Quando os dois irmãos são levados para morar com a avó, imediatamente eles procuram um jeito de voltar à sua ilha. A animação é sobre a lenda irlandesa das selkies – criaturas mitológicas que vivem como focas no mar, mas conseguem mudar suas peles tornando-se humanas.

Gostaram? Conhecem mais filmes irlandeses clássicos, com música ou animação que deveriam estar nesta lista? Compartilhem comigo que eu vou ficar muito feliz. E não se esqueçam de ver o Filmes Irlandeses – Parte 2, no próximo mês!

Related posts

Irlanda – 10 razões para não trocar o Brasil pela Irlanda

Luciana Damasceno

Licença maternidade pelo mundo

Ann Moeller

O cinema polonês

Vivian Kulpa

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação