BrasileirasPeloMundo.com
Custo de Vida Pelo Mundo Itália

Custo de vida em Roma

Quando estava planejando me mudar para a Itália eu pesquisava muito sobre tudo, costumes, trabalho, comidas, lugares para sair, mas a minha maior preocupação, confesso que era o planejamento orçamentário. Afinal, quanto eu gastaria para me manter mensalmente? Quanto seria o custo de vida em Roma?

Pesquisando e pesquisando eu ouvia sempre a mesma resposta: “Tudo depende do seu estilo de vida”. E essa resposta me deixava bem contrariada, pois como poderia me planejar se eu não tivesse números concretos para colocar na ponta do lápis?

Hoje, quando alguém me pergunta eu ironicamente tenho a mesma resposta: “Tudo depende do seu estilo de vida”. Isso porque o que para mim pode ser básico, talvez para você não seja, contudo, isso não impede de traçarmos alguns parâmetros orçamentários para que você possa ter uma ideia mais concreta do que te espera na terra da pizza.

Antes de continuar quero deixar claro que os valores que citarei são de acordo com a minha região de moradia “ROMA” e tais valores podem alterar para mais ou menos dependendo de onde pretende morar.

Aqui os serviços públicos no geral funcionam muito bem, o que já tira do seu plano orçamentário vários gastos extras.
As casas ou apartamentos que geralmente são bem compactos e iniciam com um cômodo e banheiro, são os chamados monolocale. Estas casas ou apartamentos são ideais para uma pessoa ou um casal que goste de uma vida simples e queira economizar um pouco.

Existem também casas com mais quartos, chamados de bilocale (com um quarto apenas) trilocale (dois quartos) e assim por diante.

Um monolocale custa em média de 450 a 550 euros/mês, tudo dependendo da região onde está localizado. Um bilocale ou trilocale pode ser encontrado na faixa de 600 a 750 euros/mês.

Algo muito importante a se levar em consideração é o valor caução. Normalmente os proprietários pedem de 2 a 3 meses de aluguel antecipados mais o mês corrente e, não se esqueça de que se você fizer o contrato por intermédio de uma imobiliária será necessário pagar mais um mês de aluguel como taxa de serviço.

Apesar de não ser obrigatório o intermédio de uma imobiliária e muitos proprietários alugarem diretamente ao inquilino, se você ainda não está na Itália, tome muito cuidado pois infelizmente existem muitas pessoas má intencionadas aplicando o golpe do aluguel.

As tarifas de água, luz e gás são bimensais e obviamente variam muito de acordo com o consumo, então vou utilizar os parâmetros da minha casa onde vive um casal e um bebê.

A cada 2 meses pagamos de água cerca de 35 euros; luz, 40 euros e gás, 65 euros no verão e até 150 euros no inverno, pois deixamos o aquecedor ligado.

Fazemos compras no supermercado semanalmente, esse foi um hábito que adquiri aqui pois consumimos muitos legumes, frutas e verduras e nada melhor que comer tudo fresco. Não mudei muito a nossa alimentação, fazemos um mesclado entre comida brasileira e italiana, evito produtos refinados, enfim… Temos uma alimentação balanceada mas sem artigos caros.

Com supermercado, incluindo produtos de higiene e limpeza, gastamos semanalmente em torno de 80 a 100 euros.

Contudo, tenho uma filha pequena e esse valor é de acordo com o nosso estilo de vida, portanto você poderá gastar mais ou menos que isso.

Anualmente pagamos a taxa do lixo e da TV, esse valor varia de acordo com a quantidade de pessoas que moram e a localidade da casa.

Serviços públicos como educação e segurança são muito baratos e de ótima qualidade. O valor é pago de acordo com o uso e levando em consideração sempre a renda familiar. Em muitos casos são totalmente gratuitos, assim como uma vasta lista de medicamentos.

O bom de morar na Itália, em especial em Roma, é que existem muitos lugares lindíssimos que rendem um belo museu em aberto. Não faltarão lugares para conhecer sem gastar ou ainda gastar muito pouco.

Não precisa ser muito atencioso para reparar nas fontes de água espalhadas pela cidade. As águas são potáveis e podem sim serem consumidas tranquilamente, então viajantes, não se esqueçam de carregar sempre uma garrafinha vazia na mochila.

Se pretende colocar em sua rota a gastronomia italiana fique feliz em saber que as pizzas também são bem baratinhas e que você pagara entre 7 a 12 euros, lembrando que aqui pizza é individual, nada de dividir!

Espero ter sido o mais abrangente possível e ter saciado a curiosidade de vocês que estão planejando mudar ou simplesmente viajar pela Itália.

Ciao a tutti!!!!

Related posts

Custo de vida na Estônia

Ana Carolina Poli

Custo de vida em Seattle

Ded Freixeira

Como se divorciar na Itália

Bruna Roland

2 comentários

Francisca Junho 8, 2017 at 9:04 pm

Eu moro a 70 km di Roma aqui em casa somos, eu meu marido e meu filho de 14 anos ,e a dispesa è muito grande,so de mercado semanal pagamos 200 euros ,a agua tambem a gente pagava pouco mais ou menos uns 35 euros tambem, Agora chegou a conta 1.500 euros e sabe por que? porque eles vem uma vez na vida controlar o contador de agua ,por isso quem pagar agua barata tomar cuidado que o serviço nao è de muita confiança e o gas tambem ,se for daquele encanado na rua a pessoa corre o risco de pagar bem baratinho e depois chegar a surpresa.Com relaçao a agua so se for em Roma que agua das fontes se pode beber pois aqui è proibido beber agua em fontes e da torneira de casa pois è cheia de arsenico.

Resposta
delisa mariante vedoy Agosto 16, 2018 at 1:26 pm

Francisca, voce tem algum telefone ou email pra me passar. Quero ver para uma amiga que quer muito morar em Roma.
Grata,

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação