BrasileirasPeloMundo.com
Itália Turismo Pelo Mundo

Porque visitar o Trentino Alto Adige?

Meta turística de excelência para quem prefere as montanhas ao invés do mar, o Trentino Alto Adige acolhe os seus visitantes com infinitas belezas naturais. Do esplendor das cidades à magia das geleiras, do encanto dos vales à majestosos topos, o Trentino Alto Adige representa uma das regiões mais fascinantes entre aquelas italianas.

Esse cenário contém uma extraordinária variedade de paisagens, majestosos picos, bosques, amplos vales, cursos d’água, lagos, um encantador jogo de luzes entre os cumes das Dolomitas, as características cidadezinhas dos campanários e da natureza autentica e não contaminada. Uma grande área de esqui com centenas de quilômetros de pistas, põe a região a vanguarda no turismo invernal: Madonna di Campiglio, Canazei, Moena, San Martino di Castrozza, algumas entre as metas mais renomadas, muito frequentadas seja no inverno que no verão para férias junto a natureza, esporte e diversão. Especial é também o panorama do lago de Garda, que no território trentino se restringe e aparece como um fiorde fechado entre as montanhas.

Missiano, Trentino
Missiano, Trentino

Essa região pode ser considerada não só como terra de passagem e ponto de encontro entre o mundo latino e o nórdico, mas também como guardião de um notável patrimônio cultural.

A encantadora variedade paisagística acolhe o visitante entre os cumes elevados, vales, lagos, castelos medievais e aldeias antigas. Os percursos de excursão do Trentino Alto Adige oferecem uma oportunidade de diversão e relax para todas as faixas etárias. Das Dolomitas aos Alpes Réticos , o Trentino Alto Adige oferece ótimas estâncias de esqui com pistas de descida e de fundo adaptados para todos os níveis. Além disso, esse é um lugar ideal também para quem viaja com a família, graças aos muitos hotéis amigos da criança (child-friendly) que são encontrados lá e que fornecem serviços e cardápios para as crianças. Particularmente, indicada para os hóspedes pequenos são as férias em um dos hotéis fazenda da zona, porque dispõe de amplos espaços onde os crianças podem se mover livremente e participar ativamente das responsabilidades quotidianas da vida montanhosa e rural.

Riva del Gardo - Italy / Trentino
Riva del Gardo – Italy / Trentino

A região também é conhecida pelas suas delícias enogastronômicas, a cozinha local utiliza ainda hoje os produtos genuínos de um povo da cultura rural. Famosos são os queijos regionais, pratos a base de carne, os canerdeli e o delicioso strudel de mel.

Podemos andar a descoberta da região iniciando por Trento, famosa por ter hospedado o Conselho Ecumênico, com a sua catedral no estilo românico lombardo e o Castello do Buonconsiglio.

Do ponto de vista cultural a cidade propõe uma gama realmente ampla de alternativas: da História com “H” maiúsculo que se respira no austero castelo del Buonconsiglio, aos aspectos particulares da vida da Igreja apresentados ao Museu Diocesano, às mil iniciativas e eventos de caráter cientifico do novo Museu das Ciências, ao lado da vila-fortaleza de 1500 do Palácio das Árvores.

No inverno, Trento se transforma na capital alpina do natal, graças a uma das feirinhas mais renomadas e apreciadas. Segunda cidade para visitar é Bolzano, a “Porta das Dolomitas”, cidade símbolo da união entre cultura latina e alemã, como é testemunhado na sua catedral gótica.

La Gusella di Giau, Dolomiti Bellunesi

O centro histórico de Bolzano tem uma pegada arquitetônica medieval, que permanece quase intacta no curso dos anos. A rua mais famosa no centro histórico de Bolzano é, com certeza, a dos Portici, que corta literalmente em dois o antigo centro. Além da sua importância histórico-arquitetônica, os Portici conquistaram os cidadãos de Bolzano e turistas também com as lojas que se encontravam ali.

Outras localidades de relevo são Rovereto com os seus museus, castelos, o Eremo di San Colombiano, o grande “sino da paz” e o Mart, novo polo da arte moderna. Ricos de fascínio, no Trentino Alto Adige são os castelos da região, entre eles o Castel Tirolo, o Castel Roncolo, o Castel d’Appiano, o Castel Beseno, que oferecem atmosferas fabulosas e panoramas encantadores.

O que fazer no Trentino Alto Adige?

O Trentino Alto Adige propõe férias emocionantes e divertidas para viver a montanha em todos os seus aspectos e em todas as estações. O cenário das Dolomitas é a meta ideal para os apaixonados de esqui, snowboard, patinagem no gelo, escalada e trekking em todos os níveis.

À noite a diversão é assegurada por restaurantes típicos, locais e discotecas.

No verão, o Trentino Alto Adige é o lugar ideal para passeios e excursões em ambientes não contaminados como nas trilhas do Parque nacional do Stelvio, entre os bosques da Val di Fassa ou entre os lagos de altitude elevada. No coração dos Alpes um percurso diferente pelo seu valor histórico-naturalístico é a Trilha da Paz, dedicada a memória da Primeira Guerra Mundial.

Riva del garda, Trento
Riva del garda, Trento

A Trilha da Paz pode ser descoberto e percorrido também a curtas distâncias, reservado sempre a quem o percorre contínuas surpresas, adentrando nos lugares da Primeira Guerra Mundial e contemporaneamente na natureza.

Como não citar os numerosos percursos enogastronômicos, que conduzem em direção aos vinhedos do famoso pinot negro, na área de produção de espumantes e vinhos brancos e em outras zonas, a descoberta das especialidades locais, entre eles as deliciosas castanhas ao redor do lago di Varna. A estrada da maçã no Val de Non revela, depois, um espetáculo único de cores e cheiros: é o reino das maçãs conhecidas em todo o mundo, da golden à delicious ou à renetta.

eremo de San colombano, perto de Rovereto, Trentino
eremo de San colombano, perto de Rovereto, Trentino

E para terminar concedemos tempo ao bem-estar e harmonia do corpo e da mente que é oferecido pelos diversos centros termais, entre eles Terme di Levico ou Terme di Merano, famosos pelas curas com o radônio e tratamentos cosméticos de todos os tipos.

Conclusões

A esse ponto acredito que não tenha nada mais a acrescentar, mas só para ver, planejando uma viagem a descoberta dessa interessante e variada região.

Bressanone, trentino
Bressanone, trentino

Como Chegar no Trentino?

Em relação aos deslocamentos internos, as maiores referências são o serviço de ônibus de Trentino Transportes que cobre o inteiro território e as duas ferrovias menores, a Trento-Malé para o Valli di Non e Sole, a Trento-Veneza para Valsugana.

De avião

Os aeroportos mais próximos de Trento são: Dolomiti di Bolzano (57 km), Valerio Catullo di Verona (90 km), o Gabriele D’Annunzio di Brescia (135 km), o Marco Polo de Veneza (163 km), o Orio al Serio em Bergamo (180 km), o Linate e Malpensa em Milão (cerca de 250 km) e o G. Caproni de Trento.

De trem

As cidades principais da província, como Trento e Rovereto, são servidas de trens de longa distância e ambas as estações se encontram próximos ao centro. Daqui podemos chegar às outras localidades através da rede de transportes extraurbanos que oferecem linhas de trens locais e um serviço de ônibus que faz viagens para todas as cidades do território.

De carro

Para carro, moto e motorhome/caravan a estrada de referimento é a Autoestrada Brennero-Modena A22 conectada ao sul com a A1 Milão-Mápoles e a A4 Milão-Veneza. Da A22 se ramificam as estradas estatais para chegar a todo o vale. A rede viária de Trentino apresenta geralmente amplas e cômodas estradas e as condições de percurso invernais são mantidas sob constante controle.

Related posts

Sete regiões de arte de rua em Dublin

Viviane Miranda

Machismo na Itália

Ana Paula Ganzarolli

Qual é o melhor alfajor argentino?

Sara Martins

6 comentários

Franco Maio 10, 2016 at 9:33 pm

Acho que a autora equivocou-se ao colocar a quarta foto, não tem nada a ver, Trieste não se encontra em Trentino.

Resposta
Ana Patricia da Silva Maio 11, 2016 at 7:40 am

Franco você tem totalmente razão, tenho as fotos do Trentino e do Friuli salvas juntas e acabou passando despercebido.! Obrigada pelo teu comentário, estou tirando a foto de Trieste imediatamente:) Um grande abraço, Ana Patricia

Resposta
Por que conhecer o Trentino Alto Adige? | Touristico Maio 11, 2016 at 7:47 am

[…] CONHEÇA O BLOG BRASIELRAS PELO MUNDO AGORA!! […]

Resposta
Por que conhecer a Ligúria? | Touristico Junho 23, 2016 at 7:44 am

[…] CONHEÇA O BLOG BRASIELRAS PELO MUNDO AGORA!! […]

Resposta
Thaísa Novembro 20, 2017 at 1:14 pm

Ola Ana Patricia. O mês de abril é uma boa época para visitar a região de Trento? Estou pensando em ir em 2018. Grata.

Resposta
Liliane Oliveira Novembro 20, 2017 at 2:03 pm

Olá Thaísa,
A Ana Patricia da Silva parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Itália.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação