BrasileirasPeloMundo.com
Alugar/Comprar Imóvel Pelo Mundo Japão

Dicas para comprar imóveis no Japão

Dicas para comprar imóveis no Japão.

O sonho da casa própria aqui muitas vezes pode virar pesadelo se não for bem planejado ou tiver boa assessoria, pois além de ser um compromisso por muitos anos, não se pode prever quando uma crise poderá afetar seus planos.

Eu e minha família resolvemos comprar nossa casa, resolvemos que queríamos mais do que um teto, queríamos uma casa que fosse confortável, nosso lar, que as prestações coubessem no bolso, ou seja, mas ou menos o valor que pagávamos de aluguel.

Pesquisamos bastante e vimos que muitos brasileiros que compraram casa antes, estavam com problemas de dívidas e outros que estavam devolvendo a casa, e com isso perdendo  tudo que já havia sido pago.

Mais ainda… Na época, pensando na casa dos sonhos construíram casas lindíssimas, compraram tudo, mobiliaram, enfim realizaram momentaneamente o sonho.

Pensando em tudo isso,  decidimos procurar uma casa pronta e reformá-la. Procuramos então uma casa e a construtora nos ajudou inclusive com a documentação do financiamento, estudando junto qual a melhor forma. Por fim fizemos a reforma e aos poucos compramos os móveis e fomos nos ajeitando conforme podíamos. Ainda nos falta fazer parte do muro e colocar painel solar para economizar mais energia.

Leia sobre: Dá para morar no Japão sem saber japonês?

Hoje em dia temos nossa casa própria onde podemos viver tranquilos, mas a decisão de comprar uma casa já pronta e reformar ou comprar o terreno e construir é de cada um, o importante é não deixar que o sonho da casa própria dure só até a próxima crise e que você tenha que a devolver por não ter como pagar. Abaixo seguem algumas informações importantes para quem estiver pensando em comprar um imóvel no Japão:

Para comprar imóvel no Japão é necessário:

  • Ter visto permanente
  • Estar trabalhando na mesma empresa por no mínimo três anos
  • Não ter dívida de financiamento de cartão de crédito ou carro
  • E se tiver,  primeiro quitar a dívida

 Os documentos necessários para o financiamento são:

  • Gensen (comprovante de renda anual), inkan (carimbo) e o zaishoku shoumeisho (comprovante de trabalho)
  • Estar inscrito no shakai hoken (seguro social da empresa onde trabalha)
  • ou kokumin hoken hoken (seguro nacional de saúde oferecido pelas prefeituras)
  • Saber preencher o formulário em japonês, neste caso a construtora ou assessoria sempre ajudam, mas na hora de assinar o contrato terá que preencher sozinho.

 Existem dois tipos de financiamento:

  • Via bancos privados e bancos do governo japonês
  • Prestações fixas ou reajustes anuais, que irá variar de banco para banco  (a empresa de assessoria deverá ajudar o comprador a decidir qual a melhor forma).

Geralmente o financiamento vai até 35 anos, mas no nosso caso, como meu marido já tinha 50 anos, o nosso foi aprovado apenas por 29.

Deve se ter em mente que comprar uma casa não é como comprar um carro, o financiamento que pode durar até 35 anos é de responsabilidade única do comprador, que deverá  pensar muito bem antes de começar a providenciar os documentos do financiamento.

É preciso colher informações de várias construtoras, saber as diferenças entre as casas, ter consciência de que terá que pagar imposto sobre imóveis, além do custo de manutenção.

Escolha os detalhes da casa que deseja adquirir, mas antes de tudo isso é importante fazer uma checagem de até qual valor o banco pode liberar o financiamento e que o orçamento fique dentro desse limite.

Tive sorte de ter uma ótima assessoria na compra da minha casa, e hoje em dia somos muito felizes sem pagar aluguel.

Abaixo seguem alguns links para ajudar na procura da casa nova:

Related posts

10 dicas para alugar imóvel na Austrália

Sheyne Tanaka

Onde morar no Qatar?

Gisele Pezente

Dicas para dividir apartamento em Barcelona

Carolina Lauzen

18 comentários

Mariana Camargo Agosto 20, 2014 at 6:55 am

Oi Emília! Parabéns pela aquisição! ótimo texto 🙂

Resposta
Emilia Hanashiro Agosto 25, 2014 at 5:38 am

Obrigada, tive apenas a intençao de mostrar que é possivel desde que tenha o pé no chão, pois muitos brasileiros que aqui vieram compraram, tiveram que devolver e ainda ficaram com dividas de impostos.

Resposta
Deby Dezembro 17, 2014 at 7:40 am

Olá, vc conseguiu financiamento pq era “seishain” ou era por empreiteira?

Resposta
Emilia Hanashiro Dezembro 19, 2014 at 11:47 pm

Ola! obrigada por comentar…
Meu Marido trabalha por empreiteira japonesa, mas o que importa é o tempo de empresa, que tem que ser no minimo de três anos. bjs.

Resposta
Paula Janeiro 24, 2015 at 3:43 pm

Vc poderia passar o contato da imobiliaria q vc negociou?

Resposta
Emilia Hanashiro Janeiro 28, 2015 at 4:33 am

Oi Paula, posso passar sim, eu negociei com a construtora Mirai que me ajudou em tudo desde a escolha da casa a negociação junto a imobiliária local, o financiamento com o banco e por fim a reforma da casa. você pode entrar em contacto direto fale que te indiquei, a empresa fica em Gunma.

Resposta
Ayleen Fevereiro 1, 2015 at 2:16 am

Oi emilia td bem? No caso se nw tiver visto permanente alguem q tenha poderia me avaliar???

Resposta
Emilia Hanashiro Fevereiro 2, 2015 at 5:38 am

Essa pergunta é vaga, por exemplo quando eu comprei a casa eu mesma não tinha visto permanente e nem meus filhos somente o meu marido, do mesmo jeito que se ele não tivesse e um dos meus filhos e preenchesse os outros requisitos poderia fazer o financiamento no nome de um deles.

Resposta
andre Fevereiro 14, 2015 at 4:54 pm

Boa tarde

Primeiramente parabéns,voce poderia me responder o valor de imposto anual

Resposta
Emilia Hanashiro Fevereiro 15, 2015 at 5:07 am

Olha depende do imóvel, pagamos 70.000, mas dependendo da para receber de volta uma parte.

Resposta
monica Fevereiro 14, 2015 at 5:43 pm

ola emilia!gostei mto dessa sua reportagem!
gostaria de saber como vc reformou a sua casa?
foi por fora e por dentro?
e qto esta custando uma boa reforma mais ou menos?

Resposta
Emilia Hanashiro Fevereiro 15, 2015 at 5:04 am

Oi eu reformei inteira, troquei piso, papel de parede troquei a cor externa pois era cinza e bem sem graça e eu escolhi essa cor mais viva e acho que ficou melhor, até meus vizinhos japas gostaram. Olha o preço depende muito da casa e do que você quer trocar ou aproveitar o que já esta. Mas eu tive sorte fui bem orientada eu acho.

Resposta
Paulo Henrique Março 7, 2015 at 4:39 pm

QUANDO VC PAGOU?

Resposta
wallace Março 11, 2015 at 1:35 am

Boa noite. Sabe me dizer que se para comprar SEM financiar são os mesmos pré-requisitos (visto permanente, 3 anos de comprovação, etc…). Estou indo para o Nihon e estava pensando em comprar um imóvel para não ter que pagar aluguel. Sabe também se é difícil vender depois de algum tempo? Obrigado.

Resposta
Emilia Hanashiro Agosto 10, 2015 at 6:56 am

Olá sei que faz algum tempo, mas se ainda precisar de informação, pode entrar em contacto, e para comprar imóvel sem financiamento pela logica deve ser muito mais fácil, e para vender não é difícil não, se estiver quitado.

Resposta
julian Setembro 25, 2015 at 5:47 am

quando c tem dinheiro tudo fica mais facil……na hora da venda soh c tiver muita sorte,pois aqui eh muito dificil e outra voce vai perder muito dinheiro, então dependendo do tempo k vc for ficar não compensa, com muita sorte voce pode lucrar sim mas c eventualmente onde voce comprou a casa abra um shopping… uma casa velha varia de no minimo 40 mil dolares a 150 mil dolares… agora apartamentos ja acha bem barato a partir de 15 mil dolares dependendo da regiao predios acima de 20 anos de construcao….fica uma dica

Resposta
REGINA NAKAIE Junho 13, 2017 at 5:33 pm

Olá Boa noite!
Eu tenho uma irmã nascida no Japão que vive aí e trabalha como kaseifu. Eu sou brasileira, e após um tempo trabalhando no Japão, voltei há 15 anos atrás para o Brasil e agora cuido sozinha de minha mãe idosa de 93anos.
Eu queria te perguntar, se um dia eu quiser ir morar com minha irmã no Japão, comprar um imóvel (tenho dinheiro para comprar uma mansion (apartamento) no Japão e pagar à vista, e também já recebo aposentadoria do Brasil). Será que seria difícil para eu conseguir comprar? Eu teria primeiro requerer visto permanente através de minha irmã, né? Como vou pagar à vista, será que eles colocariam muitos impedimentos para minha aquisição? Eu não quero terminar sozinha no Brasil, e minha irmã também é mais velha do que eu, e está sozinha no Japão. Seria tão bom se pudéssemos nós duas passar a velhice juntas no Japão.
Eu ficaria muito grata por sua resposta. Muito obrigada desde já.

Resposta
Jaques Junho 16, 2018 at 3:08 am

Sobre dividas o que a pessoa não pode ter e o nome na lista preta, que pode ser ate uma conta de telefone não paga e anos atrás, mas ter prestações de cartão ou carro isso não impede o financiamento porque tudo será colocado junto com a financiamento que varia o limite de tempo de acordo com a idade do cliente

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação