BrasileirasPeloMundo.com
Carolina do Norte EUA

Jordan Lake: Lazer para todos os gostos

Jordan Lake: Lazer para todos os gostos

Jordan Lake: Lazer para todos os gostos.

Mudar-se para um novo país ou região nos dá a interessante experiência de conhecer novos lugares e fazer passeios como se fôssemos turistas, mas com a possibilidade de repetir quantas vezes quisermos.

Um dos lugares que mais gostamos de conhecer aqui foi o Jordan Lake. Moramos cerca de duas horas do litoral, mas podemos em meia hora ter uma deliciosa diversão “praiana”.

Conhecendo o Jordan Lake

O Jordan Lake é um enorme reservatório que fica a Oeste de Cary e ao Sul de Durham na Carolina do Norte. Ele não é um lago natural, mas surgiu a partir da necessidade de abastecimento hídrico para a região após um desastroso furacão que atingiu a Bacia do Rio Cape Fear, em 1945.

Inicialmente o Lago se chamaria “New Hope” (Nova Esperança), mas em 1973 o nome foi alterado para “B. Everett Jordan Dan” em homenagem ao Senador da Carolina do Norte, deste mesmo nome. Você pode conhecer mais aqui

O lago tem nove áreas de acesso e mais de 1.000 áreas para campings em grupo ou trailers. Ao longo do Lago há rampas de acesso para barcos e algumas reservadas para campistas.

Muitas pessoas tem seus próprios barcos e outros veículos aquáticos, mas é possível alugar barco e caiaques para passeio também.

Leia também: As 5 trilhas mais populares de O’ahu, no Hawaí

Para quem gosta de trilhas, há quase 22 km de trilhas que atravessam a costa do Lago,  ótimo para fazer caminhadas para todos os públicos, inclusive famílias com crianças.

Para os amantes da pesca, o lago também é uma ótima opção. A pesca é permitida, porém é necessário observar a legislação ambiental do Estado.

Lago com praias e ondas

O Jordan Lake fica dentro de um parque estadual e tem uma excelente estrutura. Há sete locais próprios para banhistas, que aqui chamam de “beaches” (praias). O nome faz jus ao lugar. Ao programar uma visita ao Lago, busque uma entrada direta a alguma destas praias, se esta for a intenção, para evitar cair em alguma entrada destinada a outros tipos de atividades.

Para acessar as praias há uma taxa no valor de U$7. O estacionamento fica bem próximo à praia, então facilita o transporte do que quiser levar.

Ao longo das praias há gramados bem cuidados, parquinhos para as crianças, redes de vôlei, mesas de piquenique e churrasqueiras. Tem também duchas e banheiros.

A área próxima ao Lago tem uma areia fina que lembra muito areia de praia, e a água tem uma temperatura bem agradável. Se você ainda não teve a oportunidade de nadar em um grande lago, talvez não saiba que lagos tenham ondas! Ondas pequenas, mas que garantem a diversão da criançada. E dos adultos também!

Segurança para todos

Nas áreas destinadas para banho a profundidade aumenta gradativamente, sendo seguro para as crianças brincarem sob os olhares dos pais. A alguns metros da margem a área é delimitada por uma barreira, que não impede que ultrapasse a nado em direção ao meio do Lago, mas separa a área de banhistas de onde circulam barcos e outros veículos.

Na extensão da areia vemos muitas famílias, crianças, idosos, pessoas com necessidades especiais. Aliás, algo que me encanta aqui nos Estados Unidos é a acessibilidade a todos os públicos. É muito comum encontrar idosos de andador ou cadeiras especiais nos espaços públicos se divertindo com a família.
Pessoas com necessidades especiais também são bem incluídas. Todas as praias são acessíveis, as vagas especiais são garantidas e respeitadas.

Leia também: Acessibilidade para deficientes físicos nos EUA

Na água a diversão também envolve todo mundo. Desde casais, estudantes, crianças e famílias… com suas boias extravagantes e boomerangues.

Um detalhe importante, especialmente para nós, brasileiros, que estamos acostumados com a cervejinha e caipirinha na beira da praia é que bebidas alcoólicas não são permitidas. E burlar a regra pode não ser uma boa ideia, porque há muitos guardas pelo Parque.

Ainda fazendo um paralelo com nossas praias, não há nada parecido com nossos bares e quiosques. O ideal é preparar os lanches e levar para o passeio em coolers ou térmicas. Se desejar usar as mesas de piquenique ou churrasqueiras, não há reserva. Geralmente por aqui, não só nos Parques, quem chega primeiro, usa. Então, chegue cedo ou vá na sorte e se prepare para um plano B.

Aproveitando as belíssimas paisagens

Para os amantes da natureza e de fotos, o lugar é encantador! Além do Lago ser lindo, os barcos e árvores que o circundam completam a pintura! Árvores muito altas, pedras e em alguns lugares troncos secos e águas rasas. De tirar o fôlego.

O Lago abriga a maior concentração de águias americanas no Leste dos Estados Unidos. Essa águia mesmo que você pensou… A águia símbolo dos EUA que geralmente vimos associada à Bandeira Americana. Não raro podemos encontrar uma águia sobrevoando o Lago em busca de alimento, além de outros pássaros e patos.

Leia também: Tudo que você precisa saber para morar nos EUA

O Jordan Lake não é só diversão e beleza, ele ainda fornece suprimento de água a cidades vizinhas, atua no controle de enchentes e preserva a vida de peixes e animais selvagens. Quer lugar melhor que este? Lindo, inclusivo, bem administrado, com função social e ambiental!

Depois de toda esta descrição, não deixe de conhecer o Lago se tiver a oportunidade. Isso porque não importa quão detalhista eu queira ser sobre o local ou minha experiência, nada supera aquilo que nossos próprios olhos captam e as sensações que sentimos por nós mesmos. Se não for possível ir e repetir, vá só como turista, mas vá e aproveite!

Todas as informações podem ser acessadas no site do parque.

Related posts

Fazendo amigos nos EUA

Lorena Nascimento

EUA – Entrevista com a chef Leticia Schwartz

Monica Bateman

Enfermeira faz Doutorado?

Carleara Weiss

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação