BrasileirasPeloMundo.com
Coreia do Sul Curiosidades Pelo Mundo

KakaoTalk e sua influência na sociedade coreana

KakaoTalk e sua influência na sociedade coreana.

No Brasil, assim como na maior parte do mundo ocidental, as pessoas utilizam o WhatsApp como principal meio de comunicação com os seus contatos telefônicos. Na Coréia do Sul, por outro lado, quem predomina é o KakaoTalk, um aplicativo bem divertido e influente na vida dos coreanos, que terei o prazer de apresentar.

Foram muitos os coreanos que conheci que não participavam de redes sociais como  Facebook ou Twitter,e apesar de terem  perfil,  quase não os utilizavam. E ,se há uma certeza nesse mundo, é a de que todo coreano tem uma ID (identidade) do KakaoTalk, independentemente da idade, gênero ou classe social. Ela é o seu contato na Coréia do Sul.

Você pode até tentar viver no país sem utilizar o aplicativo, mas acredite, será bem difícil, pois, caso queiram manter contato com você, irão pedir seu número de telefone ou, caso não o tenha, a ID do KakaoTalk. O aplicativo sincroniza automaticamente a lista de contatos no smartphone do usuário com a lista de contatos do KakaoTalk para encontrar os amigos que também o utilizam. As pessoas também podem procurar amigos pela KakaoTalk ID sem ter que saber o número do telefone da outra.

Já aconteceu de eu quase perder o contato de uma coreana porque no final da conversa, quando fomos adicionar uma a outra, percebemos que ela não tinha Facebook e eu ainda não tinha meu KakaoTalk. A solução que encontramos foi trocar e-mails. Se não quiser passar por uma situação parecida com essa, ou até mesmo perder o contato de alguém para sempre, aconselho já chegar à Coreia do Sul com o aplicativo baixado e a ID criada.

Talvez você esteja imaginando que o KakaoTalk nada mais é do que um aplicativo como o WhatsApp, não é mesmo? Mas estou aqui para mostrar que está equivocado. Além das salas de conversas, ligações (individuais ou em grupo) gratuitas, mensagens de voz e chamadas de vídeo, no aplicativo você também tem a opção de enviar presentes para amigos, como cosméticos, acessórios, calçados e peças de roupa, por exemplo.

Leia também: 10 motivos para morar na Coreia do Sul

As mulheres e os homens coreanos são conhecidos por sua admiração e cuidados com a aparência, e muitos são fiéis seguidores das tendências de moda. O KakaoStyle apresenta perfis de diversas lojas que publicam diariamente fotos de suas roupas, calçados e acessórios, que você pode compartilhar com seus amigos ou, caso tenha interesse, comprar seus modelos favoritos. No KakaoTV você tem acesso aos programas de esportes e música das emissoras de televisão coreanas, bem como às suas novelas, mais conhecidas como “doramas“. E caso queira comprar ingressos de cinema, shows, musicais e por que não, passagens aéreas, você pode utilizar os serviços do KakaoPAY.

A influência do KakaoTalk na sociedade coreana é tão forte que celebridades, emissoras de televisão, grifes, restaurantes e parques de diversões, por exemplo, possuem sua própria ID no aplicativo e a utilizam como rede social para fazer divulgações do seus trabalhos, são os conhecidos PLUS FRIENDS que você pode adicionar e receber mensagens a medida que atualizam o perfil.

Lojas como a sorveteria Baskin Robbins lançaram uma coleção de bolos de sorvete dedicada aos personagens do aplicativo, no meu aniversário do ano passado eu comprei a do Muzi, o meu favorito.

A última novidade você pode encontrar enquanto caminha nas ruas de Seul: táxis com adesivos do Jay-G te convidando para passear. É o novo aplicativo KakaoTaxi. Eu quase entro em um táxi desses só para dizer que passeei com o Jay-G, haha.

Leia também: obsessão por cirurgia plástica na Coreia do Sul

Mas quem seriam Muzi e Jay-G? São sois dos queridos e idolatrados KAKAO FRIENDS. Apresentando toda a família: Frodo, Neo, Tube, Apeach, Muzi&Con e Jay-G (clique aqui para ver a foto). Estes são os emoticons que vão dar vida e te representar dignamente em uma conversa, nada de carinhas sem graça.

Eles são tão amados pelos usuários do aplicativo que foi criada a marca KAKAO FRIENDS STORE com produtos inspirados nos personagens e suas histórias. Existe a loja fixa no COEX Mall, em Seul (clique aqui para conhecê-la em um vídeo de fã) e outras temporárias distribuídas pela capital e outras cidades do país, onde eu talvez tenha gastado mais do que deveria.

O aplicativo é tão utilizado que foi criado um “verbo” para ele. Depois de um encontro, as pessoas não dizem “me ligue” ou “me mande uma mensagem”, dizem “카톡해” (카톡 = Katalk; 해 = Fazer).

kakaot
Foto :Arquivo pessoal – Demonstração dos emoticons do KakaoTalk

À essa altura espero ter conseguido mostrar o quão presente é o KakaoTalk na vida dos coreanos. Mas Amanda, só pode baixar o aplicativo se eu estiver na Coreia?” Não. Você pode utilizar o aplicativo no mundo todo porque, na verdade, o que importa é sua ID, não o seu número de telefone (nacional).

Quem não entende coreano ou inglês, pode conferir ao vídeo explicativo do KakaoTalk Brasil Aprenda a usar o KakaoTalk!; e quem não possui smartphone, pode utilizar o aplicativo para computador, o KakaoTalk PC. 

Acho que não tem mais desculpas, né?  Quando for me contatar, por favor, não me envie um “ZapZap”, envie-me um “KaTalk!”

Related posts

Cinco curiosidades sobre a Ucrânia

Maria Elaine Iaciuk

Cinco curiosidades sobre o Natal na Espanha

Juliana Bezerra

O jeitinho egípcio: a cultura do Inshallah

Michelle Bastos

4 comentários

Suzana alves Setembro 15, 2016 at 4:08 pm

Olá me chamo Suzana alves . Sou Brasileira e tenhio 37 anos agora. Gostaria de saber minha idade coreana. Visto que eu sou uma grande admiradora da Coreia. Amo a cultura e tudo o quê vem dela me deixa muito FELIZ!

Resposta
Isabella Cerqueira Janeiro 4, 2018 at 5:59 pm

Você na Coreia tem 1 ano a mais do q agr.
Então quando você postou isso tinha 37 anos, e na Coreia tinha 38

Resposta
Guilherme Novembro 15, 2016 at 11:39 pm

Amanda,me adiciona lá no Kakao por favor. Sou fanático pela cultura coreana e queria aprender mais algumas coisas com você. ID: GuiHongbin

Resposta
Thatyanne Oliveira Dezembro 6, 2016 at 6:19 pm

Oi Adriana sou uma grande fã sua um dia eu vo ir conhecer a Coreia
mais por favor me adiciona no KakaoTalk:meu ID é Thatyannepjl18

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação