BrasileirasPeloMundo.com
Bélgica

Lições no inverno belga

O inverno belga não tem sido muito rigoroso: com raras temperaturas abaixo de zero, mas muita chuva e vento. Para quem vem do Brasil, todo frio é difícil de encarar e aqui vão algumas lições:

Invista em boas roupas e acessórios. Compre um casaco de qualidade, luvas decentes e botas quentinhas, impermeáveis e confortáveis. Confira as dicas da Vânia, colunista da Suécia. Em grandes lojas de material esportivo, como a Decathlon, você encontra uma boa variedade.

Abra as janelas. Tudo o que queremos é ficar no quentinho, mas arejar a casa é super importante e saudável. Casas mal arejadas facilmente desenvolvem mofo, acumulam ácaros, umidade e CO2. O governo de Flandres distribuiu esses imãs de geladeira como lembrete:

“Ar fresco, tem que ter!

Areje antes e durante o cozinhar, tomar banho, secar as roupas, passar, realizar tarefas e limpar a

casa.”

Abra as janelas por alguns minutos diariamente e deixe o ar fresco entrar.

Exercite-se! A estação da preguiça combinada com a vontade de comer alimentos mais ricos e calóricos não pode ter bons resultados. Mantenha o pique e continue sua rotina de exercícios físicos. Se você ainda não tem uma rotina, nunca é tarde para começar.

Está frio? Chovendo? Ventando? Coloque sua música favorita e dance! Experimente acompanhar vídeos no YouTube. Faça alongamentos ou uma sequência de yoga.

O sol apareceu? Faça uma caminhada. Um passeio de bicicleta. Corra.

Admiro muito os belgas que em qualquer tempo vão correr, pedalar, caminhar. Se você mora em Gent e se anima, confira a Watersportbaan, uma pista ao redor de um lago onde você pode correr, caminhar, andar de patins, bicicleta, ou até remar.

Outras dicas em Gent: Academia Basic Fit Centro, escalada, yoga e pilates.

Tome sol diariamente. O sol é fundamental para a absorção da vitamida D. Recomenda-se 15 minutos de exposição no mínimo três vezes por semana. Rosto, pescoço, braços, pernas, sem protetor solar e ao ar livre. Além do mais, o calor e a luz do sol sempre trazem bem-estar e alegria nesses longos meses.

Alimente-se bem! É normal querer opções mais reconfortantes – e pesadas – como massas, cremes, fondue, chocolate. Nosso corpo pede. Mas lembre-se de manter frutas, legumes e saladas no cardápio. Sua saúde, além da sua forma, agradece.

Beba água. Talvez você não sinta sede como no verão, mas seu corpo ainda precisa de água!

Descubra novas bebidas quentes. Aqueça-se por dentro com diferentes bebidas quentes. Experiemente um chai latte feito em casa (adapte a receita à vontade, eu prefiro sem o chá preto e com leite de vaca), um chá de tomilho, gengibre e limão frescos (além de delicioso é saudável), leite quente com mel, chocolate quente com rum… invente!

Atenção dobrada à pele e aos lábios! Você conhece a sensibilidade da sua pele melhor que ninguém e vai reagir de forma diferente ao frio e ao vento. Esteja preparada para testar produtos diferentes até encontrar o mais adequado. Procure nos supermercados produtos populares e baratos, como Nivea ou Dove e caso precise de produtos mais específicos, nas farmácias.

Leia. Aproveite os dias de chuva ou neve para finalmente ler os livros que estão na sua lista há meses, ficar em dia com as notícias, com aquele blog que você adora, ou até mesmo estudar um pouco de holandês ou francês.

Visite museus. Descubra os museus e atrações da sua cidade. Um programa interessante e protegido do frio.

Em Bruxelas muitos museus têm entrada gratuita em determinados dias.

Em Gent, moradores registrados têm entrada gratuita entre 10h e 13h aos domingos. Meus favoritos são o castelo medieval Gravensteen, o museu histórico Huis van Alijn e o museu da cidade STAM, que tem um café super aconchegante.

Experimente esquiar, patinar no gelo, escorregar na neve. Esse inverno só proporcionou neve o suficiente na região das Ardenas, sul da Bélgica, onde foi possível esquiar. Outro destino comum para os belgas e suas típicas “férias de esqui” (skivakantie) é a Áustria.

Muitas cidades constróem um ringue de patinação durante o inverno ou durante as feiras de Natal. São um sucesso, principalmente entre as crianças. Tente encontrar formas divertidas de encarar o gelo.

No final do inverno, faça uma faxina! Algumas ideias:

Lave e guarde as jaquetas, cachecóis, suéteres e meias grossas; Limpe e guarde as botas; Doe ou jogue fora peças que você não usa mais, que não servem ou estão estragadas; Lave cobertas e capas de almofadas; Limpe os tapetes ou carpetes; Lave as cortinas; Limpe as janelas; Tire tudo da geladeira e dos armários da cozinha. Limpe. Jogue produtos vencidos fora; Organize as gavetas, jogue fora ou doe tudo o que não precisa; Organize seus livros; Tire a poeira dos móveis; Organize seus arquivos eletrônicos; “Limpe” sua mídia social; Organize sua bolsa e carteira;

Mime-se: um novo corte de cabelo, uma massagem, manicure, sauna, esfoliante corporal, depilação.

Anime-se! Dias mais longos, quentes e coloridos estão por vir!

Related posts

Clima na Bélgica

Marcela Vitarelli

Transporte público na Bélgica – Parte 1

Elisa Penna

5 dicas de day-trips partindo de Antuérpia

Bárbara Araújo

2 comentários

Tabata Fevereiro 20, 2016 at 9:37 pm

Haha adorei as dicas Ana! Primcipalmente a do museu gratuito, nao sabia dessa. Em breve me mudarei a Gent, nao vejo a hora. E tenho mais uma dica pros habitantes de Gent, podemos nos associar ao abrigo de animais dentro do parque Citadel, o que da direito a passear com os caes 1h por dia, todos os dias, uma outra terapia maravilhosa, vc fica do lado de fora e se diverte com o cachorro! Menina, precisamos nos encontrar mais!

Resposta
Ana Elisa Fevereiro 26, 2016 at 4:27 pm

Obrigada por compartilhar, Tábata. Até logo 😉

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação