BrasileirasPeloMundo.com
França Projetos Sociais Pelo Mundo

Lilo – um site de buscas que financia projetos sociais

Lilo – um site de buscas que financia projetos sociais.

Recentemente, estava na aula de francês quando meu professor ao me passar um link que tinha a ver com o que estávamos discutindo, indicou um site de buscas que eu nunca tinha ouvido falar (afinal de contas, acredito que você assim como eu, sempre que faz uma busca vai para o Google, não é mesmo?), o site chama-se Lilo e ele me explicou a incrível iniciativa que está por trás desse projeto!

“Lilo foi fundado em 2015 por 2 engenheiros franceses e é um site de buscas social e ‘eco friendly’ que distribui metade dos seus lucros para projetos ambientais e sociais além de respeitar a sua privacidade” (tradução livre da declaração do site)

E como o site funciona?

O Lilo é um site de buscas muito parecido com o Google com a diferença de que ele transforma suas pesquisas em gotinhas online que podem ser usadas como doações para projetos sociais.

A partir do primeiro instante que você o abre em seu celular ou computador, você vai notar que no canto direito da tela aparece uma gotinha azul que tem um número “1” ao seu lado e, conforme você vai realizando buscas, esse número vai aumentando. No momento que você desejar, é possível realizar a doação das suas gotinhas para o projeto social vinculado ao site que você escolher. Conforme explicado na sessão de perguntas e respostas do site, essas gotas são arrecadadas pelas propagandas que aparecem nas páginas que você acessou e o montante em dinheiro que elas vão se transformar depende do valor da propaganda que você visualizou.

Além disso o Lilo é um site de buscas que respeita a sua privacidade, não coletando seus dados pessoais e das buscas realizadas para vender a outras empresas. Um outro ponto bem interessante é que através dos projetos financiados o site é eco responsável e se engaja em diminuir os impactos da emissão de carbono do seu acesso à internet.

Todas essa informações podem ser encontradas nesse link.

Leia também: tudo que você precisa saber para morar na França

Descobrindo o site

Ao clicar nessa gotinha você é direcionada para a página em que aparecem os projetos que podem ser financiados através das suas buscas, projetos estes que atuam em várias esferas da sociedade. Além disso é possível encaminhar novos projetos para que eles também possam fazer parte do programa.

Nesse link é possível ver a página de Perguntas e Respostas do site.

Como usar

Para começar a utilizar essa iniciativa e transformar suas buscas em ajuda para o planeta, você pode acessar o site cada vez que você for realizar uma busca ou instalar o aplicativo no Chrome, Firefox e até mesmo no seu celular – é possível encontrar o aplicativo para baixar na Apple Store e na Google Store. Um único porém é que não existe a versão do site em português, somente em inglês, francês, italiano e espanhol. No entanto, acredito que mesmo para aquelas que não dominam a língua, é possível fazer um esforço e até mesmo aproveitar para treinar um novo idioma!

Deixo aqui o link para o vídeo em Inglês

Leia também: O sonho e a realidade de morar na França  

Exemplos de projetos que são apoiados pelo Lilo

Ao entrar na aba dos projetos que são apoiados pelo Lilo, eu me surpreendi porque, além deles estarem separados por áreas (Meio ambiente, Social, Saúde e Educação), é possível ver uma breve explicação do projeto, como ele funciona e quem ele beneficia, além de aparecer também o montante em euros que a iniciativa já conseguiu coletar para ajudá-lo.

Ao navegar por essa aba fiquei admirada com os projetos! Encontrei a ONG (chama-se SPA) que trabalha com o resgate de animais aqui na França e que foi por onde pesquisei muitas informações na época que adotei meus gatinhos, também encontrei algumas ONGs que trabalham prestando assistência a refugiados, vi que também existem projetos que trabalham para ajudar pessoas com limitações de saúde das mais diversas, outros que apoiam a proteção à infância, a promoção da saúde em áreas de risco, assim como saneamento básico, o cuidado aos animais em extinção, e projetos de outras ordens, como desenvolvimento de softwares nos mais diversos domínios.

Decidi escolher o Lilo como tema do meu post desse mês no BPM pois fazer parte dessa equipe, por si só, já é a prova de como juntas podemos fazer grandes projetos!

“Quando um homem sonha é somente um sonho. Mas quando muitos homens sonham juntos é o começo de uma nova realidade”

Related posts

Sistema de saúde francês

Marcella Delfraro

Vivendo e viajando em paz com a comida

Júlia Lainetti

Discriminação racial na França

Amy-Carole Diene

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação