BrasileirasPeloMundo.com
Holanda

Mais do que Amsterdã

Quando soubemos que íamos mudar para Holanda porque meu marido iria trabalhar em Amsterdã, começamos a pesquisar onde morar.

Por ser uma cidade maior e “mais famosa”, Amsterdã é também uma das cidades mais caras para se viver. Assim, começamos a procurar outras alternativas e foi então que conhecemos Haarlem.

Haarlem é a capital da província da Holanda do Norte. É uma cidade pequena, com cerca de 150 mil habitantes e bem próxima a Amsterdã – fica a cerca de 20 quilômetros e de trem, de 15 a 20 minutos.

É um lugar tranquilo, com uma arquitetura antiga e encantadora e pessoas facilmente se encontrando e se cumprimentando pelas ruas. Museus, restaurantes e ruas repletas de lojas fazem de Haarlem uma ótima cidade para se visitar. Além disso, ela é conhecida como a melhor cidade da Holanda para se fazer compras.

Apesar de bem menor que sua vizinha Amsterdã, a cidade tem de tudo e está bem localizada. Pela estação de trem você chega facilmente a qualquer outro lugar da Holanda. De bicicleta, você chega a qualquer ponto da cidade. Na verdade, tem muita gente que vai daqui para Amsterdã de bicicleta.

Bom, mas o que tem para fazer nesse lugar? Aqui vão algumas dicas:

Museus

Para quem gosta de passeios culturais, há vários museus que podem ser visitados por aqui.

Alguns exemplos são:

Corrie ten Boom House​: Casa onde viveu Corrie ten Boom, autora da autobiografia “O Refúgio Secreto”; nessa casa a autora escondeu pessoas para protegê­-las do Nazismo.

Frans Hals Museum​: É um museu que possui uma grande coleção de arte holandesa do século 15 e também tem um espaço para arte contemporânea.

Teylers Museum​: é o museu mais antigo da Holanda. Nele é possível observar não só obras de arte, mas também fósseis e invenções.

Moinho De Adriaan

Quem vem para a Holanda quer conhecer e tirar fotos de moinhos. Aqui em Haarlem dá para fazer isso também, e esse é um dos moinhos famosos. Além de poder tirar lindas fotos do lado de fora, o moinho virou um museu. Nele você pode entrar, fazer um tour (em holandês ou inglês) e conhecer mais sobre a história e os tipos de moinho. Dependendo do dia, enquanto você está lá dentro dá até para vê-lo funcionando!

Amsterdamse Poort

Outro lugar para tirar uma bela foto é o antigo portão entre Haarlem e Amsterdã, construído em 1400 e declarado como monumento nacional na década de 60.

Grote Markt

A Grote Markt é a praça principal da cidade. Ela fica no centro e é cercada por construções importantes como a St. Bavo Cathedral, a Prefeitura, o Vleeshal (prédio histórico que abriga um museu) e o Hoofdwacht (prédio mais antigo de Haarlem). Aos sábados e às segundas a praça dá espaço para a feira, na qual se pode encontrar boa parte dos moradores da cidade fazendo suas compras. Além disso, ao seu redor há inúmeros cafés e restaurantes que dão à praça um cenário ainda mais bonito. Com os dias mais quentes, as mesas ocupam boa parte do espaço e a qualquer momento você observar pessoas comendo, bebendo, conversando, lendo e, acima de tudo, aproveitando o sol.

Grote Houtstraat

Como eu já comentei, em 2015 Haarlem ganhou novamente como melhor cidade de compras da Holanda e a Grote Houtstraat é a principal rua para isso: não tem como não ser conquistado com tantas lojas num espaço relativamente pequeno. Começando na Grote Markt você pode passar algumas horas passeando (e comprando) por ela. Nela é possível encontrar lojas pequenas, lojas grandes de redes holandesas (V&D, Ethos, Blokker) e lojas de redes internacionais (H&M, Zara, Apple). A rua está repleta de lojas que vendem roupas, cosméticos, brinquedos, aparelhos eletrônicos, artigos esportivos e de lugares para comer, e está próxima de outras ruas com várias lojas.

Para quem quer sair um pouco dos pontos principais e passear em um lugar cheio de coisas interessantes para conhecer, com certeza vai aproveitar um passeio bem agradável aqui em Haarlem!

Related posts

Primavera na Holanda

Fernanda Campestrini

Gulodices holandesas

Cintia Beatrice

Diferenças entre Estados Unidos e Holanda – Parte 3

Paula Dalcin Martins

10 comentários

Lyria Julho 28, 2015 at 9:17 pm

Olá Helena!
Conheço Haarlem. Realmente simpática e calma. Fizeram boa escolha. 🙂

Resposta
Helena Eher Agosto 6, 2015 at 8:20 am

Obrigada, Lyria.
Adoramos a cidade… tem a praticidade de estar perto de Amsterdam, mas sem tanto turista e agito rsrs

Resposta
Inès Martínez Julho 29, 2015 at 11:34 am

Helena, sempre visito Haarlem e confesso q desconhecia algumas dessas super dicas. Valeu! Dank je wel! Bjus

Resposta
Helena Eher Agosto 6, 2015 at 8:20 am

Oi, Inès!
Que bom que ajudei!! Bjos!

Resposta
miriam Julho 29, 2015 at 12:49 pm

Muito obrigada por divulgar a cidade e dar opções aos visitantes. Na minha próxima viagem a Holanda está incluida, ainda não terminei o roteiro. Beijo e boa sorte

Resposta
Helena Eher Agosto 6, 2015 at 8:21 am

Que bom, Miriam!
É uma cidade linda! Tenho ctza que vai gostar!
Bjos!

Resposta
Haarlem | Helena Eher Agosto 10, 2015 at 3:27 pm

[…] Saiu um post que escrevi lá no blog Brasileiras pelo Mundo!! […]

Resposta
Lyara Freitas Março 28, 2017 at 2:50 pm

Oi, já tive o prazer de visitar Haarlem por um dia e me encantei pela cidade, é um amor! Hoje em dia tenha a intenção de me mudar pra Europa e Haarlem é umas das opções que comecei a pensar! Teria como fazer um post ou só falar um pouquinho mesmo por aqui de como é o custo de vida por lá, aluguel e tudo mais, além da adaptação? Obrigada e amei o post, direto e esclarecedor =)

Resposta
Rosana Corcebel Setembro 13, 2019 at 9:44 am

Bom dia Helena, estou aqui em Haarlem conhecendo, meu marido também foi transferido para a Holanda, estou encantada com a cidade, em janeiro de 2020, nos mudaremos para ca, estou quase certa que essa será a cidade escolhida. Ainda esta aqui? Onde mora? Obrigada pelas dicas. Bjs

Resposta
Liliane Oliveira Setembro 13, 2019 at 2:03 pm

Olá Rosana,
A Helena Eher, infelizmente parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação