BrasileirasPeloMundo.com
Polônia Turismo Pelo Mundo

Os 10 melhores museus de Varsóvia

Os 10 melhores museus de Varsóvia.

Varsóvia por si só é um museu a céu aberto, a cidade faz de tudo para manter viva a memória de tudo que já aconteceu por aqui e uma simples caminhada pode te levar para vários episódios importantíssimos da história.

O primeiro museu de Varsóvia foi fundado em 1805, então vocês podem imaginar que de lá pra cá, muitos outros foram abertos. Tem museus para todo e qualquer gosto, biográficos, históricos, literários, virtuais, técnicos entre outros tantos outros.

Mas hoje vamos falar dos 10 museus que são os queridinhos de Varsóvia.

1. Zamek Królewskie w Warszawie

Antiga residência de reis poloneses, sede do senado. Foi palco de acontecimentos importantíssimos para a história do país, como a assinatura da Constituição Polonesa em 3 de maio de 1791. O Castelo foi completamente destruído na II GM pelos nazistas e totalmente reconstruído com a ajuda da população entre 1971 – 1984. Hoje o Castelo conta com inúmeras obras de artes, uma decoração imponente, uma exposição multimídia permanente que passa por toda a história do Castelo no século XIV até a reconstrução no pós-guerra.

Horário de abertura: Segunda-feira fechado, de terça a sábado das 10:00 às 16:00 e domingo das 11:00 às 16:00.

Preços: 30PLN. Entrada gratuita aos domingos até 30 de abril de 2018 e quarta-feira a partir de 2 de maio de 2018.

Página oficial em inglês aqui.

2. Muzeum Pałacu Króla Jana III w Wilanowie

O Palácio de Wilanów teve sua construção encomendada pelo rei Jan III Sobieski em 1677, primeiramente servia como um local de descanso, com o tempo tornou-se sua residência. Um dos primeiros museus da Polônia que funciona por mais de 200 anos ininterruptamente, é um local caracterizado pela harmoniosa combinação entre cultura e natureza.

Horário de abertura:Temporada turística: de 14 de abril até 14 de outubro de 2018: segunda, quarta, sábado e domingo das 9:30 às 18:00. Terça, quinta e sexta das 9:30 às 16:00.Fora da temporada turística: Terça-feira fechado, demais dias das 9:30 às 16:00.O parque fica aberto diariamente à partir das 9:00 durante todo o ano.

Preços: 20PLN. Entrada gratuita ás quintas-feiras.

Página oficial em inglês aqui.

3. Muzeum Narodowe w Warszawie

O museu Nacional em Varsóvia foi fundado em 1862, como Museu de Belas Artes, é um dos mais antigos museus de artes na Polônia. Hoje a coleção do museu chega a quase 850 mil obras de artes polonesas e de várias partes do mundo, incluem pinturas, gravuras, desenhos, fotografias e objetos de artes. Apesar dos roubos na IIGM pela Alemanha nazista, muitas obras foram recuperadas e hoje estão expostas. Uma das obras mais visitadas é o quadro de Jan Matejko, Batalha de Grunwald em 1410, a tela é datada de 1878 e representa a vitória sobre a Ordem dos Cavalheiros Teutônicos.

Horário de abertura: Segunda-feira fechado, quinta-feira das 10:00 às 21:00 e nos demais dias das 10:00 às 18:00.

Preços das exposições permanentes: Normal 20 PLN. Entrada gratuita às terças-feiras.

Página oficial em inglês aqui.

4. Muzeum Fryderyk Chopin

Inaugurado em 2010 em comemoração ao bicentenário do nascimento do compositor polonês Frédéric Chopin. É um dos museus mais modernos do mundo e leva os visitantes ao universo de Chopin possuindo a maior coleção de objetos originais do compositor, como cartas, obras biográficas, retratos, manuscritos e edições originais de suas obras. Para as crianças uma sala foi preparada com telas táteis que levam os pequenos até o universo da música de Chopin e sua época.

Horário de abertura: Segunda-feira fechado, de terça a domingo das 11:00 às 20:00.

Preços: Normal 22 PLN. Entrada gratuita aos domingos.

Página oficial em inglês aqui.

5. Muzeum Etnograficzne w Warszawie

O Museu Etnográfico de Varsóvia completa 130 anos em 2018, é o mais velho e um dos maiores museus etnográficos da Europa. A maior e mais importante exposição “Czas świętowania w kulturach Polski i Europy” (Tempo para celebrar as culturas da Polônia e da Europa), nos leva pelos costumes, rituais e pelas tradições folclóricas e religiosas da Polônia. É uma exposição colorida cheia de apresentações multimídias, fotografias, gravações de sons e fragmentos de filmes, que nos mostra que a cultura e o folclore fazem parte das nossas vidas até hoje. O museu tem outras exposições permanentes e temporárias e uma imensa gama de atividades para crianças.

Horário de abertura: Segunda-feira fechado, terça, quinta e sexta-feira das 10:00 às 17:00, quarta-feira das 11:00 às 19:00, sábado das 12:00 às 18:00, domingo das 12:00 às 17:00.

Preços: Exposições permanentes Normal: 12PLN. Entrada gratuita às quintas-feiras. Exposições temporárias: Normal: 20PLN.

Página oficial em inglês aqui.

6. Muzeum Wojska Polskiego

Museu do Exército Polonês é onde podemos conhecer a história do exército desde a sua criação no século X até o final da IIGM. É a maior instituição histórico-militar da Polônia, possui em suas coleções muitas obras de artes e livros especializados, entre os objetos militares podemos ver uniformes de diversas épocas, armas e equipamentos de proteção, armamentos e do lado de fora encontramos aviões, tanques de guerra, helicópteros, veículos de combate. É um passeio que faz a alegria da ala masculina, independente da idade.

Horário de abertura: segunda e terça-feira fechado, quarta-feira das 10:00 às 17:00, de quinta a domingo das 10:00 às 16:00.

Preços: Normal: 15PLN. Entrada gratuita ás quintas-feiras.

Página oficial em inglês aqui.

7. Muzeum Historii Żydów Polskich (POLIN)

O museu que fica localizado no bairro de Muranów, local em que ficava o Gueto de Varsóvia mostra 1000 anos da história dos judeus poloneses e um lugar aberto a diálogos para quem deseja conhecer melhor o passado e a cultura judaica, além de promover a tolerância religiosa e cultural. O museu ganhou o prêmio European Museum of the Year Award 2016, prêmio muito merecido, o museu é interativo, extremamente explicativo e fascinante, facilmente pode-se ficar o dia todo lá dentro. Pra saber um pouquinho mais sobre Varsóvia Judaica, você pode ler meu texto aqui.

Horário de abertura: segunda, quinta e sexta-feira das 10:00 às 18:00, quarta, sábado e domingo das 10:00 às 20:00, terça-feira fechado.

Preços: Normal: 25PLN. Entrada gratuita às quintas-feiras.

Página oficial em inglês aqui.

8. Muzeum Powstania Warszawskiego

Muzeum Powstania Warszawskiego: Parada obrigatória para quem vem conhecer a cidade, o Museu do Levante de Varsóvia nos leva a um importante capítulo da história da cidade e do país, nos mostra por tudo que a população e a cidade passaram. Um museu muito interativo, com muitas fotos, filmes, depoimentos dos combatentes, objetos originais e pessoais que foram doados para o acervo. Não se pode deixar de assistir o filme 3D “City of Ruins”, onde fazemos um voo sobre as ruínas de Varsóvia no final do Levante, é impressionante e imperdível. Contei um pouquinho do Levante de Varsóvia nesse texto.

Horário de abertura: segunda, quarta e sexta-feira das 08:00 ás 18:00, quinta-feira das 8:00 às 20:00, sábado e domingo das 10:00 às 18:00, terça-feira fechado.

Preços: Normal 20PLN. Entrada gratuita aos domingos.

Página oficial em inglês aqui.

9. Muzeum Neonów

O galpão com quase 100 propagandas luminosas contam um pouco da difícil e triste história da Polônia no pós-guerra. Muitos desses neons foram desenhados por grandes artistas da época e serviam como propaganda estatal, os soviéticos tinham a idéia de que o neon era um ótimo material publicitário e que levariam um pouco da magia ocidental para um povo que ansiava por mudanças. Com a queda do regime comunista nos anos 80, veio também a decadência dos painéis de neon, afinal tudo que lembrava o passado comunista não tinha mais espaço. O Museu de Neon deseja preservar esse capítulo da história.

Horário de abertura: segunda, quarta, quinta e sexta-feira das 12:00 às 17:00, sábado das 12:00 às 18:00, domingo das 11:00 às 17:00, terça-feira fechado.

Preços: Normal 12PLN.

Página oficial em inglês aqui.

10. Centrum Nauki Kopernik

O centro de ciência tem seu nome em homenagem ao astrônomo polonês Nicolau Copérnico. Lá podemos ver de perto os princípios da ciência em uma linguagem acessível para todas as idades com muitas atividades interativas e experimentos. O museu vive cheio de famílias, grupos de amigos, excursões de escolas aprendendo sobre os fenômenos da natureza, observando os cinco sentidos, viajamos ao Espaço, entramos no centro de um vulcão, mergulhamos até o fundo do mar, as atividades são muito variadas e chamam atenção de todos. O passeio dura quase um dia inteiro e vale muito a pena.

Horário de abertura: Os horários mudam durante os meses do ano, por esse motivo vale a pena consultar o site.

Preços: 27PLN.

Página oficial em inglês aqui.

Esses são só alguns dos muitos museus que existem em Varsóvia. Com certeza cada um encontra algum que lhe agrade.

Até mês que vem!

Related posts

Comida de rua em Cingapura

Fernanda Froimtchuk

Turismo em Dubai

Juliana Bordião

Mercados medievais alemães

Karina Finke

2 comentários

Vivian Kulpa Março 27, 2018 at 12:58 pm

Olá, Teresa

Pela nacionalidade polonesa é a maneira mais segura e fácil. A Gizelli escreveu sobre aqui: https://www.brasileiraspelomundo.com/cidadania-polonesa-311845970

Também há outras possibilidades, mas creio que este seja o primeiro passo.

Obrigada pelo seu comentário! Continue nos acompanhando.

Abs,
Vivian

Resposta
Lidia Abril 5, 2018 at 11:51 pm

Eu sou polonesa meu avó veio da Polônia no tempo da guerra. Falo a língua desde 2 aninhos, eu gostaria ir conhecer e estudar na Polônia.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação