BrasileirasPeloMundo.com
Espanha Turismo Pelo Mundo

Melhores praias na Comunidade Valenciana

Praias favoritas na Comunidade Valenciana

Melhores praias na Comunidade Valenciana

Creio que as praias mais famosas da Espanha encontram-se nas ilhas baleares e são: Ibiza, Maiorca, Menorca e, a menos conhecida, porém maravilhosa, Formentera. São praias realmente de tirar o fôlego, de um azul-turquesa único e uma energia mediterrânea apaixonante.

Quem lê, assim, pensa até que eu já estive lá. Eu realmente quero muito ir, mas me faltou oportunidade já que não posso fechar a minha empresa no verão. Pois é, infelizmente eu só consigo tirar férias no inverno.

Então, se você estiver de passagem pela Espanha durante o verão, eu recomendo conhecer algumas das ilhas no arquipélago das baleares.

Outras praias belíssimas e totalmente únicas são as do arquipélago das ilhas Canárias. Localizadas no meio do Oceano Atlântico e bem próximas ao Marrocos. Essas eu também ainda não conheço pelo mesmo motivo que mencionei, e com certeza estão na minha lista de desejos. São ilhas de uma energia super tropical, com praias, dunas, florestas e formações vulcânicas. E também nas Canárias existe um vale bastante famoso com aspecto lunar impressionante, localizado em Lanzarote.

Leia também: Tudo o que você precisa saber para morar na Espanha

Minhas praias favoritas na Comunidade Valenciana

Como já comentei, eu tenho uma empresa e abro todos os dias no verão, de domingo a domingo. Mas, como vivo em uma cidade de praia, eu consigo aproveitar muito o verão indo às praias pertinho de casa praticamente todos os dias no horário da siesta. E, de vez em quando, conseguimos uma escapada de um ou dois dias para conhecer as praias da nossa comunidade, num raio de até 200 quilômetros.

Lembrando que é uma listinha despretensiosa baseada na minha experiência e gosto pessoal, as minhas favoritas são:

Cala Moraig

Minha favorita entre as favoritas! Acho que pela foto da capa já dá para entender o porquê, com a cor dessa água e esses paredões rochosos. Suas águas transparentes, de um mágico azul-turquesa, são fascinantes.

Localizada em Benitachell, na província de Alicante, essa é uma cala de pedras e seixos, por isso recomendo o uso daquelas sapatilhas de praia próprias para poder entrar no mar. Além disso, ela possui uma gruta muito bonita e fotogênica onde é possível ir nadando ou descendo por escadas.

O acesso a essa cala é bastante tranquilo, uma vez que você consegue chegar com o carro até ela. Possui estacionamento público e um bar e restaurante de praia, que aqui na Espanha chamamos de chiringuito.

Cala Granadella

Localizada em Javea, na província de Alicante, apresenta o mesmo azul-turquesa da Cala Moraig, com a diferença que possui umas formações rochosas bem próximas à praia, que dão um charme todo especial à ela. Chegaram a me perguntar nas fotos do meu Instagram se eu estava na Tailândia! (Risos)

Também de pedras e seixos como a cala anterior, e com dois ou três bares no entorno, é possível alugar um caiaque e ir passando por todas as pequenas calas que ficam ao lado, contornando esses grandes paredões. Visual impressionante, recomendado!

Fomos em junho e ainda estava tranquilo, mas sei que nos meses de julho e agosto ficam bastante cheias. Consequentemente, o número de entradas de carro até a área do estacionamento fica limitado, por isso, recomendo ir bem cedo para conseguir estacionar e não ter que deixar o carro longe.

Cala Granadella – Comunidade Valenciana

Cala Foradada

Essa cala fica um pouco mais próxima à minha casa, em Vinarós, na província de Castellón onde vivo. A água é super transparente e do mesmo azul-turquesa das anteriores. Então, se você quiser levar suas máscaras de snorkel, definitivamente não irá se arrepender.

Nela vamos com uma certa frequência, e água no verão fica uma delícia de morna. É uma cala relativamente grande e não fica tão lotada mesmo no auge do verão.

Cala Foradada – Arquivo pessoal

Calpe

A playa de Levante é uma praia urbana, localizada em Calpe. O charme todo dessa praia está no Peñon de Ifach, que é uma rocha monumental que dá até um certo ar de Rio de Janeiro para a cidade. Essa majestosa rocha que se sobressai do mar abriga milhares de aves, répteis e vida marinha, além de ser o menor Parque Natural da Comunidade Valenciana e um dos menores de toda Europa.

Calpe

Peníscola

Uma praia urbana extremamente charmosa que tem como cenário o Castelo medieval de Peníscola, cravado em uma rocha à beira-mar, que fica a 64 metros de altura. Depois da praia você pode passear pelo seu charmoso casco antigo, conhecer o castelo e ir a um dos muitos restaurantes que existe por lá.

Peníscola está na lista dos povoados mais bonitos da Espanha e foi cenário da sexta temporada de Juego de Tronos (Game of Thrones).

Peníscola – Comunidade Valenciana

Todas as praias mencionadas no texto são de bandeira azul e a Comunidade Valenciana possui o maior número de praias com estas bandeiras na Espanha. Este é um selo de qualidade das praias, que além de certificar a qualidade da água, precisa cumprir vários outros critérios como: segurança (possuir socorristas), serviços (restaurantes, banheiros, estacionamentos), além da preservação ambiental do entorno.

Leia também: Ecoturismo nas Vias Verdes espanholas

La Renegá

Fora essas calas que considero de importância turística, não poderia deixar de citar a cala La Renegá. Do ladinho de casa, é a que frequento todos os dias.

Em espanhol, seu nome significa a renegada. Trata-se de uma cala virgem e de águas transparentes como todo o Mediterrâneo, com uma praia super selvagem com trechos de pedras e de areia. Esta minha cala queridinha fica bem ao lado da Via Verde – conto bastante sobre ela no texto do link acima.

E para curtir as praias mais tranquilas durante o verão, vá no horário da siesta. Explico, na Espanha a siesta é coisa séria, por isso, às 14h30 todo mundo volta para casa para comer e cochilar. Assim, a praia só volta a ficar cheia novamente às 5 horas da tarde! Nem preciso dizer que é o meu horário favorito de “vamos a la playa”!

Related posts

Campos de lavanda na Espanha

Camile Wyatt

Espanha: um sonho, uma mudança, uma escolha

Marina Barreira

Indonésia – Turismo ao redor de Jacarta

Mariana Neder Petrini

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação