BrasileirasPeloMundo.com
Holanda

Melhores praias na Holanda

Melhores praias na Holanda.

Toda vez que falo que estava na praia para amigos de fora da Holanda, causo certa expressão de surpresa. Afinal de contas, quem conecta a chuvosa e fria Holanda a uma ida à praia? Ninguém, né? Mas na verdade, quando o tempo ajuda, existe uma variedade enorme de praias de areia branca que são disputadas nos dias quentes por holandeses, alemães e belgas. É bom ressaltar que verão aqui, significa qualquer temperatura acima de 20 graus e que há sim alguns dias com temperatura superior aos 30 graus. Esses dias quentes, podem ocorrer de abril a setembro, exatamente quando, não tem como dizer. Lembrando que no verão, os dias ficam claros até às 22 horas possibilitando o uso da praia até bem mais tarde.

A água é gelada na maior parte do ano, no entanto, se você não é do nordeste do Brasil tem grandes chances de já estar acostumada. Eu mesma, já entrei na água algumas vezes em dias com temperaturas acima 30 graus e estava suportável.

É normal ver mulheres de topless e isso é encarado com naturalidade entre os holandeses. Ninguém fica olhando. Há também, aqueles que se enrolam na toalha e trocam de roupa lá, no meio de todo mundo. Para nós brasileiros é super estranho, mas para os holandeses que tem uma relação com o corpo bem mais resolvida que para nós latinos, não há problema nenhum.

Outra coisa muito comum nas praias aqui, são os quebra ventos. Como venta muito, eles usam esses aparatos para se protegerem e poderem curtir a praia. Não é à toa que o kitesurfing e windsurfing são tão populares por aqui. No início, achava que os quebra ventos poluíam visualmente, porém, hoje em dia entendo perfeitamente a necessidade deles.

Leia também: Tudo que você precisa saber para morar na Holanda

Muitas praias são rodeadas de dunas, o que proporciona uma ótima oportunidade para pedalada ou caminhada. Tem sempre crianças correndo e brincando por lá. E por falar em atividades, o que não falta nas praias são opções de lazer. Muitas delas disponibilizam atividades aquáticas no verão, como por exemplo: escola de kitesurfing, surfing, windsurfing, entre outras. Não limitando é claro, a ida à praia para se sentar na areia e se bronzear.

Há uma variedade enorme de Beach Clubs (Clubes de Praia), restaurantes, bares e sorveterias para todos os gostos ao longo de todo litoral. Então se o tempo virar, basta correr para dentro de um deles. Muitos desses lugares, conta com estrutura de parquinho para crianças e os pais, podem se sentar e pedir uma taça de vinho enquanto as crianças estão brincando.

Durante a primavera que ocorre aqui de final de março até meio de maio, é possível juntar uma ida à praia com uma visita aos campos de flores. Entre a região de Noord-Holland e Zuid-Holland, temos praia de um lado das dunas e do outro, os campos de tulipas. É um passeio para um dia inteiro maravilhoso que fazemos todos os anos.

Leia também: sistema de saúde na Holanda

Agora quer saber quais são minhas praias preferidas? Dá uma olhada na variedade:

Noordwijk, Zuid-Holland – 12 quilômetros de praia com grande largura de areia branca, perfeito para construir inúmeros castelos de areia. Essa é uma ótima pedida com crianças, pois tem uma estrutura boa de cafés e restaurantes contabilizando mais de 10 no verão. Alguns restaurantes, têm até parquinho para as crianças brincarem na areia. As dunas dessa praia também são muito frequentadas por ciclistas e andarilhos. Para os amantes de kitesurf, há uma escola nesta praia também.

Bloemendaal aan Zee, Noord-Holland – Com seus 4,5 quilômetros de areia branca, essa é uma das praias mais famosas e concorridas em dias de sol. Oferecendo uma quantidade variada de Beach Clubs para ver e ser visto! Muitos desses lugares viram Night Clubs (casas noturnas) à noite com DJ.

Leia também: aplicativos para usar na Holanda

Egmond aan Zee, Noord-Holland – Com somente 5 quilômetros, essa praia fica localizada em um histórico vilarejo de pescador. A praia, que é linda, é dividida em três partes: uma para atividades, uma para banhistas comuns e outra para nudistas. Atrás da praia, há uma reserva natural de dunas belíssimas. O vilarejo está cheio de atrações históricas como museus, um antigo farol e a fundação de um castelo.

Banjaardstrand, Zeeland – Fica na província Zeeland, no sul da Holanda. Tem 3 quilômetros de areia branca com chuveiros espalhados pela praia. É uma praia bem familiar localizada em um vilarejo bonito, cheio de lojinhas e muitas facilidades. Já foi eleita algumas vezes como a praia mais bonita da Holanda.

Cadzand, Zeeland – Com 11 quilômetros, essa praia fica na divisa com a Bélgica, possibilitando uma visita a chic Knokke. Essa região é conhecida pelos frutos do mar, com restaurantes especializados em ostras, mexilhões, lagostas e peixes variados. Para os amantes da boa gastronomia, está cheio de restaurantes premiados com estrelas do Guia Michelin por lá.

Texel, Friesland – Sim, a Holanda tem um conjunto de ilhas no norte e Texel, é a maior delas com várias opções de praias lindíssimas e dunas com muitas atividades para adultos e crianças. Uma grande atração para as crianças é o santuário ECOMARE, onde é possível ver focas, golfinhos e peixes sendo alimentados.

Related posts

Creches e cuidados infantis na Holanda – Parte I

Cintia Beatrice

Envelhecer na Holanda

Fernanda Campestrini

A relação com os vizinhos na Holanda

Roberta Mellis

4 comentários

Laís Julho 6, 2017 at 2:17 am

Ótimas dicas! Doida pra voltar e explorar as praias desse país que amo!

Resposta
Priscila Sobral Julho 6, 2017 at 7:19 am

Obrigada! A Holanda a pesar de ser um país pequeno tem muita coisa legal para conhecer!

Resposta
Monica Julho 6, 2017 at 10:03 am

Adorei as dicas, Pri!! De fato, nunca tinha pensado em conhecer as praias da Holanda. Agora tô morrendo de vontade!! Bjinhos de Angola

Resposta
Priscila Sobral Julho 14, 2017 at 1:19 pm

Acho que ninguém, né? Mas tem praias bem bonitas quando o tempo colabora. Beijoss

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação