BrasileirasPeloMundo.com
Colômbia Comemorações Pelo Mundo

Mês do Amor e da Amizade na Colômbia

Mês do Amor e da Amizade na Colômbia.

Na Colômbia não é nem o dia 12 de junho, como no Brasil, nem o dia 14 de fevereiro, o Valentine’s Day ou Dia de San Valentin, celebrado no hemisfério norte, a data em que se comemora o amor e/ou a amizade. Aqui, o dia em que se comemora, ou melhor o mês em que se comemora o amor e a amizade é o mês de setembro. No Dia de San Valentin ainda vemos alguma menção à data em algumas lojas, e nos comentários entre amigos e nas redes sociais, mas nada se compara ao mês de setembro.

Para quem não sabe, o que se conta sobre a origem da data é que o dia de San Valentin tornou-se o dia em que se celebra o amor, por ser a data em que morreu San Valentin, um sacerdote romano que casava os soldados secretamente, porque a estes era proibido o casamento pelo imperador, que considerava o matrimônio incompatível com o ofício militar. Conta-se que no dia 14 de fevereiro do ano 270 D.C., ele foi decapitado após ser descoberto. Seria esta a razão, ou uma delas, de ser considerado o santo do amor.

Leia também: Valentine’s Day pelo Mundo e O Valentine’s Day finlandês é o dia oficial da amizade

Na Colômbia, a origem de data também é inspirada no mesmo San Valentin e sua história, que inspira o resto do mundo. E, como em outras partes, a comemoração não é voltada apenas para os casais apaixonados, mas também aos amigos e familiares, e a quem se queira demonstrar, carinho, amor e amizade. Celebra-se da mesma forma.

No entanto, em 1969, aos comerciantes colombianos pareceu por bem tirar a comemoração do mês de fevereiro, por ser um mês que já trazia muitos gastos e movimentações em função da volta às aulas, e colocá-lo no mês de setembro, que até então não tinha nenhuma data comemorativa. Assim, neste mês as pessoas passariam a comprar e presentear flores, chocolates e outras opções, trazendo uma movimentação interessante para o comércio. Portanto, comemora-se o dia de San Valentin em setembro por razões puramente comerciais.

Leia também: Vistos para morar na Colômbia

A data exata, o dia do amor e da amizade é o terceiro sábado do mês de setembro, que este ano cairá no dia 15. No entanto, as comemorações acontecem ao longo do mês inteiro. E, como o próprio nome diz, não celebra-se apenas o amor, mas também, e sobretudo, a amizade. Todas as pessoas, desde os bens pequenos, são incentivados a demonstrar seu amor e carinho pelos amigos, oferecendo pequenos presentinhos, doces ou cartões com mensagens de amor, amizade, gratidão, enfim! É um clima muito legal, em que toda a família se envolve e se motiva a presentear e declarar seu amor e/ou amizade, ao seu melhor amigo, ao colega de trabalho, ao namorado, noivo, esposo, seja quem for que mereça e seja alvo destes sentimentos. Os presentes mais comuns são doces, flores, bichinhos de pelúcia, cartões-presente, e até mesmo os cartões feitos à mão com declarações não ficam de fora quando a intenção é brindar o amor e a amizade.

Entre as principais tradições para o dia do amor e da amizade está o amigo secreto. Na realidade, nas empresas, a brincadeira do amigo secreto acontece mais frequentemente no mês de setembro, do que em dezembro por ocasião do Natal. Entre as famílias, grandes ou pequenas, a brincadeira é também bastante comum nesta época do ano. Geralmente, o sorteio é feito no início do mês, e durante o mês todo, todos se divertem na troca e envio de bilhetinhos entre os participantes, e todas essas coisas relacionadas à brincadeira, e ao final do mês é feita a revelação.

A data, de fato, torna o mês todo bem movimentado. No ambiente familiar, escolar e de trabalho, como falei, todos se esforçam para demonstrar carinho em forma de presente ou lembranças, as ruas, parques e shoppings ficam mais alegres, com enfeites que remetem ao amor e à amizade (corações, flores, cupidos, etc.), os restaurantes e bares mais movimentados com encontros de amigos, e os comerciantes certamente mais contentes. Há eventos e feiras pela cidade especialmente em função da data. E todos parecem de fato mais felizes. Afinal, é sempre bom receber uma declaração de amor ou amizade, não é mesmo?

Em setembro do ano passado, estávamos recém-chegados ao país e acabamos sendo pegos de surpresa com as comemorações deste mês. No final, acabamos ficando em dívida com nossos novos amigos colombianos (risos). Na empresa do meu marido, por exemplo, fizeram amigo secreto, e a brincadeira aconteceu durante todo o mês, já que todos tinham que escrever bilhetinhos e participar ativamente da brincadeira até o dia da revelação. Na escola da minha filha, além dela ter recebido cartões e pequenos presentinhos, como saquinhos de doces de alguns amiguinhos, a própria escola promoveu a data, confeccionando pequenos cartões e distribuindo aos alunos para que pudessem presentear a seus amigos, e fazendo, durante o mês pequenos eventos em torno da comemoração. Neste ano, já estaremos preparados para nos divertir, alegrar e declarar nosso amor e amizade a colombianos e de qualquer parte que estejam por aqui. Se você estiver por aqui, vale a pena se divertir e alegrar com o clima do mês de setembro no país, o mês do amor e da amizade. Até a próxima!

Related posts

Comidas de Natal e Ano Novo na Irlanda

Gabrielle Figueiredo

Mortens aften, a preparação para o Natal na Dinamarca

Cristiane Leme

Frutas típicas e exóticas da Colômbia

Jamille Morais

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação