BrasileirasPeloMundo.com
Turismo Pelo Mundo Turquia

Meus 10 Bares favoritos em Istambul

Fazia duas semanas que estava morando em Gebze, cidade ao lado de Istambul, e até então, as duas vezes que eu havia saído, para um barzinho, tinham sido em Istambul. Mas, como naquele domingo eu estava trabalhando, só tinha tu, Gebze, então foi tu mesmo. Eu havia sido informada de que não tinha bar por ali e entendi “por ali” como no bairro. Assim, esperançosa, ou teimosa, fui andar por outra área, a dos cafés legais.

No caminho, encontrei um cara que havia feito uma aula na escola onde eu estava ensinando e começamos a bater papo, num café qualquer, quando decidimos estender a conversa para um bar. Ele disse, “Mas, olha, eu estava morando fora até esses dias e não sei como é de bar aqui; essa cidade é bem conservadora, mas vamos tentar!”. Eu, quase tendo um ataque do coração, pensando que ficaria sem o boteco nosso de cada fim de semana, disse, disfarçando o nervoso, “Claro, tudo bem!”.

Chegamos num tal de Benzin (gasolina, em turco). Mais tarde, fui saber que faz parte de uma rede de bares com a decoração toda descolada. Falei pra ele, “Eu vou ao banheiro, você pode pedir uma cerveja pra mim?”, quando voltei, ele me mostrou o menu e disse que naquele bar não vendiam bebida alcoólica. O garçom explicou que apesar de ser um bar, naquela cidade funcionava como café. Agradeci a explicação e fui olhar o menu, para pedir um café. Mais um café; aquela noite eu não ia dormir mais, já que eu estava no quarto café.

Encontrei os nomes comuns de coquetéis, com algumas correções. S ex on thebeach, por exemplo, era só On the Beach e havia tudo que o coquetel tem, com exceção da vodca. Minha reação foi uma mistura de decepção com alegria, afinal, se eu queria uma experiência em uma cultura diferente, essa, definitivamente, era diferente pra mim. Não me entendam mal, não sou alcoólatra nem nada parecido, mas estava acostumada com a liberdade de escolher beber ou não, e não ser obrigada a não beber.

Um ano depois, eu estava morando em Istambul, e aqui a história é bem diferente! E é sobre isso que queria contar: meus bares favoritos em Istambul.

1. Rock’N’Rolla – Meu número um, em vários sentidos: ambiente, música, comida, garçons legais ou nem tão legais, mas engraçados ou bonitos (hahah); e todas as histórias com as melhores amigas que fiz aqui. O RnR é o nosso MacLaren’s do HIMYM, sabe? Ou nosso “escritório”, pra quando precisávamos nos reunir sem a galera toda. Digo precisávamos porque agora nós moramos juntas, então não temos mais “nossas reuniões de emergência”. O ambiente é bem rock’n’roll, escuro, e super cool. Tem três RnR em Istanbul: um em Beşiktaş (lado europeu), um em Taksim (lado europeu) e um em Kadıköy (lado asiático). Mesmo morando em Kadıköy, meu preferido é o de Beşiktaş, já que é maior, e sempre mais fácil de reunir as amigas, nos dias que trabalhamos perto dali.
Onde fica: Cihannüma Mahallesi, Barbaros Blv. No:65, 34353 Beşiktaş/İstanbul
Confira aqui

2. Beer Hall – O único lugar em que eu vi food truck, com algumas opções de comida de bar ou doce. No começo, havia comida mexicana, mas mudaram para outras opções, como hambúrguer ou batata frita. O bar tem um ambiente bem diferente dos outros daqui, me lembra os bares norte americanos, com músicas pop e rock, turcos ou não. É cheio de frases engraçadas em inglês, desde a entrada, e está sempre lotado. E não existe lista de espera, você compra sua cerveja no balcão e se vira pra achar uma vaga nas mesas alheias.
Onde fica: Süleyman Seba Cd. No:46, 34357 Beşiktaş
Confira aqui

3. Joker 19 – Um dos poucos bares com Bomonti Filtresiz (sem filtro), em chopp. Bem perto do Beer Hall, e um pouco mais barato. Boa opção de comida e ambiente descolado. Um dos poucos em que os fumantes tem área separada.
Onde fica: Sinanpaşa, Beşiktaş Cd. No:19, 34353
Confira aqui

4. Thales – Em Kadıköy e em Beşiktaş, mas meu favorito é o de Beşiktaş. Tem uma pizza de queijo deliciosa, ou outras opções muito boas de comida. Também tem um jardinzinho e uma parede decorada com jornais e grafites. Aliás, grafites, jardins e decorações alternativas são típicas de bares e cafés, tanto em Kadıköy, como em Beşiktaş.

Onde fica: Sinanpaşa Mahallesi, Köyiçi Caddesi, No 10, Beşiktaş, İstanbul                         Confira aqui

5. Irish Pub James Joyce – Com o nome de um dos mais importantes escritores irlandeses, esse pub é, definitivamente, meu bar irlandês favorito em Istambul, sendo uma ótima opção para quem estiver passeando pela famosa Istiklal Caddesi, em Taksim, terminar a noite. Tem música ao vivo, o que não é tão comum nos bares locais.
Onde fica: Hüseyinağa Mh., İstiklal Caddesi, Balo Sk. No:26, 34435 Taksim / Beyoğlu/Beyoğlu/İstanbul
Confira aqui

6. Karga Bar – Agora, Vamos pro lado asiático. Uma portinha difícil de encontrar, mas que parece abrir num outro mundo. São três andares de uma casa antiga muito estilosa (era uma mansão, na época do império otomano), com lareira e paredes de pedra e madeira, e escada de séculos atrás. Geralmente toca rock.
Onde fica: Caferağa Mahallesi, Kadife Sokak, No 16/D, Kadıköy, İstanbul
Confira aqui

7. No. 30 – Com várias opções de cerveja do mundo todo, e sempre alguma em promoção, tem uma ótima seleção de músicas e um bartender que sempre canta, super animado. Eu encontrei meio por acaso. Estava voltando do trabalho e queria parar em algum lugar pra ler um livro, comer e beber alguma coisa, entrei nesse e me encantei com as paredes.
Onde fica: Caferağa Mahallesi, Sarraf Ali Sokak, No 30/A, Kadıköy, İstanbul
Confira aqui

8. Zeplin Pub –  Lembra bem ospubs de Londres, na decoração. É pequeno, mas tem uma boa variedade de cerveja. Localizado em Moda, área descolada de Kadikoy, e fácil de achar outro bar, caso ele esteja muito lotado. Ahh, é um pouquinho mais caro que a maioria.
Ondefica: Caferağa Mahallesi, Moda Caddesi, No 70, Moda, Kadıköy, İstanbul
Confira aqui

9. Schlepp – Meu xodózinho. Esse bar não é nada turístico, nem famoso, mas é super aconchegante, pequeno e tem uma decoração peculiar. É aquele barzinho de perto de casa, sabe? Daqueles que todos os amigos tem o cartão vip. É o nosso MacLaren’s do lado asiático. Vez ou outra, nós fechamos o bar, literalmente. Fizemos amizade com os donos e, quando todos vão embora, eles fecham as portas para nós, e fazemos nosso karaokê particular, e algumas de nós já até prepararam os coquetéis do outro lado do balcão. Ou, uma vez, quando estava mais cheio que de costume, nosso garçom só falou “sua cerveja está naquele freezer e a sua naquele outro” (Ele sabia as preferidas de cada uma).
Onde fica: Osmanağa Mahallesi, Söğütlüçeşme Caddesi, Karadut Sokak, No 3, Kadıköy, İstanbul
Confira aqui ou aqui

10. Tekel – Por último, a opção mais econômica: o mercado… né?! Bom, o imposto sobre bebida alcoólica é bem alto aqui e Tekel é o nome do lugar onde você encontra bebida mais barata. Nem todos os supermercados têm seção de bebidas, apenas algumas redes maiores, como Migros, Macro Center, Carrefour, mas o Tekel é uma lojinha de conveniência com autorização de venda, alguns com serviço de entrega. Importante lembrar que é proibida a venda de bebida alcoólica depois das 22:00, como também, beber na rua; porém, nas ruas dos bares é tranquilo. Essas lojinhas são bem úteis para as reuniões dos kankas (amigos chegados em turco) em casa.

Há inúmeros bares em Istambul, para estilos e gostos diferentes. E em localizações diferentes. Mas algo geral é a comidinha de bar, chamada de Bira Tabağı (Prato de cerveja em turco), que tem batata, uma espécie de salsicha, frango e queijo, tudo frito. Além disso, o fato de não ser proibído fumar nas mesas mesmo em ambiente fechado.

Related posts

Dicas de turismo: 5 Dias em Helsinki

Lili Simmelink

Comida de rua em Cingapura

Fernanda Froimtchuk

Senhas de Wi-fi de vários aeroportos

Ann Moeller

5 comentários

Maria Inês Junho 17, 2017 at 11:07 am

Boa matéria!
Dá vontade de conhecer.

Resposta
Juliana Lima Junho 17, 2017 at 11:38 am

Obrigada. Vale a pena conhecer mesmo. 🙂

Resposta
Dilma Assis Vazquez Junho 27, 2017 at 1:02 am

Juliana, Como é viver em um pais de cultura tão diferente? Sei que o estado é laico porém 95% da população é mulçumana (são praticantes?) e 5% catolica. Assisto algumas séries turcas, principalmente as de ficção histórica e as vezes me parece até muito liberal as formas de se vestir para um país mulçumano. Me interesso muito pela historia da Turquia. Foi o Império mais longo. Conheço vários paises da Europa, porem não foi a Turquia em fins de 2015 devido aos ataques terrorista. Estou me preparando para ir em setembro. Pretendo começar por Istambul.

Resposta
Juliana Lima Junho 27, 2017 at 5:56 pm

Oi Dilma. Obrigada pelas perguntas. Olha, na verdade, estatisticamente falando, a Turquia é até mais muçulmana (98%) e os 2% restantes são cristãos (católicos ortodoxos na maioria, mas também católicos romanos), judeus. (outras religiões como budismo é hinduísmo tem porcentagem muito pequena. Agora, sobre serem praticantes, a história é diferente. O que acontece na Turquia é que a grande maioria das famílias são tradicionalmente religiosas, então os filhos se intutulam muçulmanos por respeito aos pais, porém nem todos são necessariamente praticantes. Meus amigos turcos mais próximos por exemplo, são ateus, mas os pais deles jamais saberão disso! Sobre as roupas aqui, como você mesma disse, o país não é oficialmente muçulmano, então não há regra legal, mas moral sim. E sobre como é viver num país de cultura tão diferente, pra mim é uma delicia, porque curto exatamente o diferente, o exótico! E tempo é a chave pra nos acostumarmos à isso! No começo desse texto sobre os bares, eu contei uma pequena história das primeiras semanas. Tenso! Mas nada que não vire uma boa história depois.
Já que você está planejando sua viagem para setembro, estou à disposição para tirar suas dúvidas.

Resposta
Elieuda Lima Janeiro 31, 2019 at 2:00 pm

Muito bom ter informações desse país que me encanta, não sei exatamente porque, mas tudo é interessante.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação