BrasileirasPeloMundo.com
Costa Rica

Morar na Costa Rica é como viver de férias

Morar na Costa Rica é como viver de férias.

Um dos meus sonhos sempre foi morar em uma praia, nasci em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e a praia mais próxima da cidade é em torno de 100 km. Quase fui morar em Florianópolis algumas vezes, mas sempre ficou no quase. Em 2013 realizei meu sonho, eu e meu marido largamos tudo e viemos começar uma nova vida aqui na Costa Rica.

unnamed (6)

Conhecemos o país nas nossas férias de 2010 e nos surpreendemos muito com as praias lindíssimas, a natureza e a simplicidade que aqui existia. Quando começamos a conversar sobre a possibilidade de ir morar em alguma praia, a Costa Rica apareceu na conversa, permaneceu nos nossos pensamentos e depois no planejamento para tudo isso acontecer. Chegamos em Junho de 2013 e fomos diretamente para a Região que escolhemos morar, a cidade de Jacó.

unnamed

Jacó é a praia mais próxima da capital San José, aproximadamente 100 km de distância. É o balneário mais frequentado pelo ticos e ticas (maneira carinhosa que os costarriquenses se chamam por aqui).  Possui um centrinho com muitas lojinhas, sorveterias, restaurantes, bancos, supermercados e farmácias. Tem aproximadamente 10 mil habitantes, poucos prédios e muita área verde com lindas montanhas em seu entorno.

unnamed

Jacó fica na província de Puntarenas e possui muitas praias próximas a ela. Dentro da cidade estão as praias Herradura e Hermosa, essa última é uma das minhas preferidas, que como o nome já diz, é muito linda, e diferente para nós brasileiros que estamos acostumados com areia branca. A areia é preta devido as intervenções vulcânicas no país, ela fica a cerca de 6 km de Jacó.

unnamed5

A praia de Jacó possui uns 9 km de extensão, com um mar azul com temperatura mais ou menos de 25º Graus, com pontos específicos para aprender a surfar, outros para os surfistas mais experientes, bom para praticar SUP, nadar, tomar banho de mar, fazer caminhadas e corridas, ou simplesmente para se bronzear. É ponto de chegada e partida da grande maioria dos turistas, por ser a praia mais próxima do aeroporto.

Leia também: dez curiosidades sobre a Costa Rica

Nos finais de semana juntam-se os costarriquenses da capital. Percebemos muito essa diferença, na segunda-feira pela manhã andando pelo centrinho, muitas vezes até bate aquele sentimento de solidão, pois o movimento é quase nulo na Avenida principal. Como nem tudo são flores, como em outras praias de terceiro mundo, a violência tem aumentado por aqui nos últimos anos e com ela as drogas e a prostituição. Jacó é conhecida por ser uma praia pacífica de dia e a noite já não podemos falar a mesma coisa, ainda mais aos finais de semana.

O que mais gosto do lugar onde escolhemos morar é que a qualquer momento do dia é possível contemplar a beira da praia, ouvir as ondas do mar, um passarinho cantando pelas ruas, uma arara gritando pelo céu, um esquilo roendo um coqueiro, as iguanas e lagartos circulando livremente pelo pátio e aquele pôr do sol dando seu adeus todos os dias no oceano.

unnamed (2)

unnamed 7

Minha rotina por aqui é muito diferente da rotina que levava na cidade. Muito mais calma e tranquila, além de ter mais tempo para cuidar de mim. Hoje consigo ter uma alimentação saudável, comer comidas mais leves, muitas frutas tropicais e que são deliciosas. Adoro tirar fotos e tomar um chimarrão na beira da praia, além de fazer algum esporte, seja uma caminhada ou uma corrida contemplando o lindo azul do mar, um surf (para iniciantes) ou até mesmo uma aula de Zumba na academia com pessoas de diversos lugares do mundo, mostrando seu gingado. Qualidade de vida foi o que ganhei.

unnamed (3)

Em Jacó tem um número bem expressivo de turistas nortes americanos, o inglês por aqui é quase obrigatório.  Mas não são só eles, a cidade recebe pessoas de variados países. Como gostamos muito de conhecer pessoas, sempre que possível, estamos nos aproximando e querendo saber de onde são, qual será o próximo destino depois de Jacó, e muitas vezes damos dicas ou alguma sugestão para a viagem, visto que trabalhamos como guias por aqui e sabemos os principais pontos turísticos,“as roubadas” e aqueles passeios imperdíveis. Isso acaba nos aproximando de muitas pessoas, não só nossos clientes, mas turistas no geral e acabam surgindo grandes amizades. A diferença é que essas pessoas voltam para casa, e assim a amizade passa a ser virtual na maioria dos casos. Estamos aprendendo a lidar com esse sentimento ainda. Mas essas são as consequências de escolher uma praia para morar.

Leia também: comidas típicas da Costa Rica

Entretanto não consigo mais imaginar minha vida sem a praia, a rotina do contato com a natureza já faz parte do dia a dia. Trabalhar próximo ao mar trouxe uma sensação de liberdade que jamais imaginei ter na cidade. E o melhor é nunca passar frio!

unnamed (4)

Realmente é muito bom morar onde as pessoas tiram férias!

Related posts

Festas e tradições natalinas na Costa Rica

Cássia Souza

Como abrir uma empresa na Costa Rica

Lorena Schramm

As similaridades da Costa Rica e do Brasil

Franciane Reis

16 comentários

Gabriela Dezembro 4, 2015 at 3:05 pm

Parabéns, amiga! Sucesso! Saudades de vcs 🙂

Resposta
Franciane Reis Dezembro 6, 2015 at 3:50 am

Obrigada amiga! Mês que vêm tem mais 🙂 Bjs

Resposta
Ana Dezembro 4, 2015 at 4:00 pm

Adorei as informações! Muito bom !

Resposta
Franciane Reis Dezembro 6, 2015 at 3:52 am

Que bom que você gostou Ana!Obrigada! Mês que vêm tem mais 🙂

Resposta
Cristina Dezembro 4, 2015 at 4:13 pm

Qualidade de vida! Isso é o principal. Parabéns! Um abraço

Resposta
Franciane Reis Dezembro 6, 2015 at 3:55 am

Obrigada Cristina!Realmente nossa qualidade de vida aumentou muito por aqui! Abraços

Resposta
Luciana Komeorski Dezembro 5, 2015 at 5:23 am

Excelente texto amiga! Faltou dizer que eu fui te buscar no aeroporto!!! hehehhehehhehehe brincadeira!
JACÓ É DEMAAAAIS!
Pouco a pouco vai chegando mais! mais brasileiras pelo mundo!
Saudades!

Resposta
Franciane Reis Dezembro 6, 2015 at 3:58 am

É verdade, faltou esse detalhe, mas pode acompanhar que todos os meses terá um texto sobre a Costa Rica!!!
Vou dividir com todos as maravilhas da Pura Vida! 🙂 Bjs

Resposta
Antônio Luiz Março 29, 2016 at 6:59 pm

Oi, Franciane. Muito bom o texto!

Tenho bastante vontade de morar em um local como a Costa Rica, com minha esposa e meu filho que está chegando. Penso em levar uma vida mais simples, porém confortável. Sabes dizer se há oportunidades para engenheiros aí? Caso negativo, também gostaria de saber sobre oportunidades para investir dinheiro, se é basicamente turismo, etc. Resumindo, como faço para verificar vagas de emprego / oportunidades na Costa Rica? Ah! E a respeito dos serviços de saúde disponíveis e do custo de vida?

Me surpreendi quando li a respeito da violência no seu texto. A impressão que tentam nos passar é de extrema calmaria…

Abraço!

Antônio Schuwartz

Resposta
Franciane Reis Abril 1, 2016 at 1:59 am

Oi ANTONIO, muito obrigada. Eu e meu marido moramos na praia, aqui existem algumas possibilidades de empregos, mas não são muitos. Já na capital, acredito que tenha mais oportunidades. Sobre custo de vida é um pouco mais caro que a vida em SP, tem um texto aqui no blog sobre o custo de vida aqui na Costa Rica, vale dar uma olhada. Eu sou suspeita para falar, mas adoro morar aqui.Nossa vida é simples, mas aqui nada é necessário. Caso queira conhecer a Costa Rica entre em contato conosco. Se tiveres mais dúvidas estou à disposição. Abraços Fran

Resposta
Lidiane Abril 13, 2016 at 9:48 pm

Oi Franciane,
Meu marido tem muita vontade de morar na Costa Rica, ultimamente é só nisso que ele fala!! Mas confesso que tenho um pouco de receio, medo do novo sabe?
Temos um filho de 2anos e meio e me preocupo muito com isso, não podemos simplesmente nos jogar!!
Não temos formação superior e tbem não falamos ingles, mas não temos medo de trabalhar…
Posso trabalhar com massoterapia, tenho curso..
Ou pensamos em alguma coisa na parte de alimentação..
O que você me diz?
Te agradeço muito a atenção!
Abraço, Lidiane.

Resposta
Franciane Reis Maio 24, 2016 at 5:53 pm

Oi Lidiane tudo bem? Eu sou um pouco suspeita para falar, mas sou apaixonada pela Costa Rica. Acho que é preciso coragem e aqui se corre atrás.
Existem muitos hotéis que buscam massoterapeutas. Se vocês tem vontade de mudar de vida e buscar uma vida mais simples perto da natureza, pode arrumar as malas 🙂 Qualquer coisa que eu possa ajudar é só entrar em contato. Abraços Franciane

Resposta
Silvana Junho 22, 2017 at 1:16 pm

Bom dia Franciane! Meu marido e eu estamos pensando em morar em Jacó na Costa Rica. Procuramos por uma vida mais simples e tranquila. Sou psicóloga, acupunturista e instrutora de Yoga. Apesar de já conhecermos a Costa Rica e pretendermos passar um mês por ai antes de tomarmos a decisão, gostaria de saber se conseguiria algum tipo de trabalho em Jacó que eu pudesse realizar com as minhas formações? Obrigada!

Resposta
Alex de Oliveira Araújo Julho 13, 2017 at 4:17 pm

Olá Franciane, tudo bem?
Ando reflexivo sobre a possibilidade de me mudar, juntamente com minha esposa, para a Costa Rica. mas antes disso gostaria de ter uma experiência no país. Partindo dessa ideia, gostaria de informações para passar umas férias por ai. E se sua empresa faz esse tipo de pacote. Obs: Saindo de Fortaleza-CE.
Agradeço!
Muita energia positiva pra você e sua família.

Resposta
Lana Maio 29, 2019 at 6:50 pm

Olá!!!!!
Espero que você esteja desfrutando desse paraíso ainda !!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Desculpa mas preciso de ajuda. E serei muito grata pela sua informação.
Eu pretendo me casar nesse país e quero saber da documentação necessária para um casamento civil entre não residentes.
Se você não tiver tal informação poderia por favor me indicar algum advogado que entenda desse assunto?
Como estou no EUA gostaria do contato via telefone ou e-mail.
Muitíssimo obrigada

Resposta
Liliane Oliveira Maio 30, 2019 at 2:58 pm

Olá Lana,
A Franciane Reis parou de colaborar conosco, mas temos outra colunista na Costa Rica chamada Lorena Schramm que talvez possa te ajudar.
Você pode entrar em contato com ela deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação