Dez motivos para a Escócia ser o país mais bonito do mundo

2
3755
Edimburgo, capital da Escócia
Edimburgo, capital da Escócia

Em Setembro a Escócia comemorou com muito orgulho o título de país mais bonito do mundo ! Os leitores dos famosos guias de viagem Rough Guides elegeram os 20 países mais bonitos do mundo, e a beleza da Escócia conquistou os viajantes. Nas palavras da Rough Guides : “ Quem pode negar que estas praias selvagens, lagos profundos e castelos escarpados são algumas das mais maravilhosas e belas vistas do mundo ? “

Não gosto destes títulos de ‘mais bonito do mundo’, porque tem muita beleza no mundo e  e corre-se o risco de ser injusto. Mas foi feita uma pesquisa, e a opinião dos leitores dos guias de turismo mais procurados no mundo é relevante e deve ser respeitada. Morando aqui há quase 2 anos, já tive a oportunidade de conhecer boa parte do país e concordo com os viajantes e com a Rough Guides : a Escócia é um dos países mais lindos do mundo.

Acredito que não foi o clima nem a comida escocesa os principais atributos que conquistaram os turistas na Escócia. Vou listar aqui os 10 motivos que na minha opinião influenciaram a escolha dos leitores dos guias Rough Guide.

1 Muito verde nas cidades e nos campos

Ilha de Skye

A Escócia tem as duas cidades mais verdes do Reino Unido, segundo uma análise de imagens de satélites feitas na primavera de 2016. Edimburgo é a mais verde, seguida de Glasgow. Glasgow tem mais de 90 parques e jardins, como eu conto aqui . Além dos inúmeros parques urbanos, o país tem muitas reservas, parques regionais, e 2 grandes parques nacionais. O maior parque nacional do Reino Unido, Cairngorms National Park, tem 4,528 km2 e fica nas Highlands no norte da Escócia.

2 Colorido diferente em cada estação do ano

Glasgow e Ilha de Bute : verão, primavera, outono , inverno

Como o clima na Escócia e bastante instável e a presença do Sol e uma raridade, quem vive aqui já se acostumou a viver as quatro estações no mesmo dia. Mas apesar de não ter sol, e talvez até por isso mesmo, todo o verde que cobre o país muda de cor a cada estação, colorindo a paisagem de uma forma deslumbrante como pode ser visto neste vídeo no Facebook.

3 Montanhas para todos os gostos

Ilha de Skye

A Escócia é o país mais montanhoso do Reino Unido, e a montanha mais alta com mais de 1300 m de altura fica aqui : Ben Nevis. A região mais conhecida da Escócia se chama Highlands (Terras Altas) devido à grande presença de altas montanhas emoldurando a paisagem de lagos, rios, praias e muito verde. O país tem quase 300 montanhas com mais de 900m, e cerca de 2000 colinas com alturas inferiores. Esta grande variedade de montanhas faz com que o país seja muito procurado por amantes de caminhada, escalada, camping e atividades ao ar livre que encontram aqui natureza preservada, boa infraestrutura e segurança para apreciar o mundo das alturas. Veja neste vídeo do canal VisitScotland como a Escócia foi criada para caminhar !

4Praias selvagens e ilhas deslumbrantes

Praia Achmelvich na rota NC500

Com uma costa de 11.800 km e cerca de 790 ilhas, a Escócia tem muitas praias selvagens e lindíssimas com areia branca, pedras, mar turquesa, muitos pássaros, golfinhos, e montanhas. A falta de sol não impede a prática de esportes aquáticos, nem a oportunidade de apreciar toda a beleza das praias escocesas; mas a água é fria e dar um mergulho é só para os muito fortes mesmo ! As ilhas são passeio obrigatório para quem quer conhecer a Escócia. Além da natureza exuberante, os turistas encontram nas ilhas muita oportunidade de conhecer a cultura local na comida, nas danças, na música, nos castelos e inúmeras construções antigas, nas destilarias que há séculos produzem o melhor whisky do mundo, e na simpatia e acolhimento do povo.

5 Mais de 30.000 lagos

Loch Lomond, o maior lago

Estima-se que existam mais de 30.000 lagos na Escócia, e eu não duvido que tenha tudo isso porque quando viajamos encontramos um lago a cada curva. São muitos, de vários tamanhos, todos (ou quase todos com nomes gaélicos), e usa-se a palavra gaélica ‘loch’ ao invés de ‘lake’ para dar nome aos lagos : Loch Lomond, Loch Ness, Loch Awe. O famoso Loch Ness (o do monstro), nas Highlands, é o maior em volume; e o Loch Lomond, que fica próximo a Glasgow, é o maior em área (71 km2). Veja neste video alguns lagos deslumbrantes da Escócia.

6Castelos, igrejas medievais, círculos de pedra, e muita história

Castelo de Edimburgo, o mais famoso

Todo passeio na Escócia inclui aulas grátis de história e arqueologia, porque o pais tem muito a oferecer com seus inúmeros  castelos, palácios, igrejas, mosteiros,  e círculos de pedra milenares e misteriosos. Desde vilas da era Neolítica, vestigios da invasão viking,  ate cenários de batalhas do século 18, em todo  o país é possível encontrar um rastro de história para explorar e se apaixonar.

7 Orgulho de suas tradições

Tradições escocesas : dança escocesa, whisky, jogos medievais, kilt e gaita de fole

Os escoceses têm muito orgulho de suas tradições. Exibem este orgulho no dia a dia quando usam kilt nas ruas, na primeira comunhão, em casamentos e em estádios de futebol; quando participam de jogos medievais, quando tocam gaita de fole nas ruas, quando dançam a dança escocesa nas escolas e festivais. Sao inúmeros eventos pelo país durante o ano inteiro para celebrar suas tradições, sua música, sua arte. As destilarias que produzem o melhor whisky do mundo sao mais uma tradição que conquista o turista na Escócia.  

8 Belas cidades 

Edimburgo , Oban e Glasgow

Edimburgo é a capital, é a mais famosa e mais charmosa com o castelo do alto convidando o turista para um mergulho na história. Mas Glasgow e a maior cidade escocesa, e além de oferecer também muitas atrações históricas como a belíssima Catedral medieval do século 13; e também muito apreciada devido aos inúmeros museus, parques, restaurantes, e eventos culturais. As pequenas cidades escocesas também atraem muitos turistas pela sua beleza e pela infraestrutura e conforto que oferecem aos turistas que querem explorar as belas paisagens da Escócia.

9Estradas fascinantes

NC500, a `rota 66` escocesa

As estradas escocesas estão entre as mais belas do mundo, e sao com certeza um dos principais motivos para que os turistas amem a Escócia. Além de serem ladeadas por paisagens deslumbrantes que mais parecem cenários, sao bem conservadas e possuem boa estrutura de apoio. Durante o ano todo turistas escoceses e estrangeiros de carro, trailer, motorhomes ou moto rodam por elas. A mais famosa e a NC500, a `rota 66` escocesa. Aqui eu conto a experiência maravilhosa que tive nesta estrada, e neste vídeo a BBC mostra que a Escócia tem muita estrada linda pra rodar !

10 Cenários famosos

Doune Castle, aparece na série Outlander e no filme `Em busca do Cálice Sagrado` do grupo inglês Monty Python

As belas paisagens escocesas não só parecem cenários de filme, como já foram mostradas em vários filmes e séries de tv. Suas montanhas, lagos, ilhas, castelos, e outras belezas já apareceram em filmes famosos como Coração Valente, Harry Potter, Skyfall e Código da Vinci; e em séries como Outlander. Nestes 2 posts do site VisitScotland você pode ver as locações mais famosas em terras escocesas : post 1 e post 2.

2 Comentários

  1. O filme “Coração valente ” e, principalmente, a série Outlander fizeram eu me apaixonar pela Escocia. Destino para o próximo ano! Parabéns pelo texto e fotos belíssimas.
    Sou sua colega do BPM, do Chile.
    Bjo.

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.