BrasileirasPeloMundo.com
10 Motivos Bélgica

Dez motivos para morar em Bruxelas

Hoje eu falo sobre o que mais me agrada nessa cidade linda e cheia de personalidade e listo dez motivos para morar em Bruxelas.

1-Quatro estações

Vindo do Rio de Janeiro, cidade que brincamos que tem somente duas estações: Verão e apocalipse, morar em um lugar com as estações bem definidas é algo bem interessante e que eu adoro. Claro, ainda sofro com falta de luz e o frio do inverno. Sou dessas que quase morre com o pólen da primavera e as chuvas de outono podem as vezes cansar. Mas apesar de alguns probleminhas, é bastante mágico ver a paisagem se transformando com o passar das estações. E no final acabamos nos adaptando e aprendendo a lidar com essas mudanças. É uma delícia enorme ver a cidade toda florida depois de um inverno gelado. Tomar um sorvete num dia quente de sol, depois de ter passado um bom tempo de casacos. Ver tudo amarelo, vermelho e laranja, em tons de dourado quase indescritíveis. Ou simplesmente se aconchegar com uma taça de chocolate quente e um livro, ou caminhar ouvindo os ruídos que a neve faz quando pisamos nela.

Verão, outono, inverno e primavera
Verão, outono, inverno e primavera

2- Coração da Europa

Como já comentei algumas vezes, Bruxelas é a Capital da União Europeia. A grande vantagem disso é que muita coisa acaba acontecendo por aqui. Sejam eventos políticos que param a cidade (quase literalmente, acreditem) ou simplesmente encontros e discussões importantes e muito interessantes. Ficando ligado na programação do Parlamento já dá para curtir muita coisa legal que é organizada por lá. Com isso, a cena paralela, das associações que organizam coisas pra chamar atenção dos políticos acaba sendo também muito rica. As manifestações,  discussões… Tudo isso traz uma vida para a cidade que acaba tendo de tudo. E acreditem, é bem legal poder vivenciar muitas dessas coisas de perto.

Leia também: custo de vida na Bélgica

3- Línguas

Aqui em casa chamamos muitas vezes, carinhosamente, a Bélgica de Babélgica. A referência a torre se dá porque a coisa mais fácil de ouvir por aqui é outra língua. E na capital a coisa se intensifica. Andar pela rua, muitas vezes, é se expor a todas as “músicas” dessas diferentes línguas que encontramos por aqui. – E acreditem, são muitas. Com pessoas vindas de todos os cantos, seja para trabalho, para estudar ou simplesmente porque sim, o contato com línguas diferentes é algo que acaba acontecendo com facilidade. Ou seja, se seu sonho é ser poliglota, Bruxelas pode ser o seu lugar.
Aqui se encontra cursos de diversas línguas, além de pessoas com as quais é possível praticar a tal língua. Mesas de conversação, tandens, eventos culturais de determinadas comunidades, filmes, livros… Ou seja, inúmeras opções para se aprender e vivenciar inúmeras línguas diferentes, basta só querer.

4- Cervejas

Cervejas 2
Cervejas belgas! [esq. pra dir: Blanche, kriek, blonde, pilsen e trapista Orval]
O famoso produto nacional. A Bélgica é conhecida por ter para mais de 2 mil cervejarias; cada uma com seu produto específico, além de um controle de qualidade rigoroso. Difícil até de não agradar mesmo as pessoas que dispensam uma cervejinha. No meio de tantas, alguma acaba agradando. Só cuidado pra não cair na tentação e querer provar todas ao mesmo tempo.

5- Pessoas de todos os lugares

Como eu já disse, Bruxelas é o coração da Europa. Sendo a sede do parlamento Europeu a cidade acaba acolhendo muitas pessoas que trabalham nas instituições européias. Além de outras que acabam sendo atraídas pela proximidade das mesmas e ofertas de trabalho. Junte isso ao fato da Bélgica ter sido durante muito tempo um país de asilo, recebendo refugiados e perseguidos políticos… Pronto! Você tem um pouco do mundo em diversos lugares da cidade. É ótimo país para conhecer ostras pessoas com experiências de vida bem diferentes.

Leia também: 5 pratos tradicionais da culinária belga

6-Parques e natureza

(foto por Flora Hagger)
(foto por Flora Hagger)

Bruxelas, apesar de ser uma cidade grande, é cheia de parques e árvores para todos os lados. O que significa que não é nada difícil encontrar um pedacinho de verde no meio da cidade, onde quer que você esteja. Parques estão espalhados por todos os cantos. E não só isso, também temos por aqui um Bosque, o Bois de La Cambre que faz parte de uma floresta que adentra o território de Bruxelas, a a Forêt de Soignes.

7-Surrealismo

Esse motivo é algo que é bem complicado de explicar, mas que eu gosto de chamar de surrealismo belga. Pra mim viver em Bruxelas é me fazer constantemente revisitar o status-quo e o que pode se considerar normal. Seja porque o normal me parece absurdo, seja porque o absurdo é bem normal….E acreditem, de todos os pontos, esse é o mais difícil de colocar em palavras. Surreal é o que me vem na cabeça pra descrever algumas da situações que já presenciei. Seja como for, é algo bem interessante de vivenciar. O certo ingrediente secreto das terras de Brel, que fazem a vida aqui ser uma caixinha de surpresa.

8-Chocolate

Fonte de chocolate
(foto por Paula Cunha)

Esse ponto é o mais fácil. Mundialmente conhecido, o chocolate belga é um ótimo incentivo. Ficando páreo a páreo com o Suíço no ranking dos melhores chocolates, essa iguaria nacional é uma delícia perigosa. Dessas que a gente acaba exagerando na dose, mas que vale a pena! E existem de várias formas e pra todos os gostos e bolsos.

Leia também: curiosidades sobre a Bélgica

Chocolates

9- Cultura

Exposições itinerantes, museus, festivais de dança, música, teatro, gastronomia…Tem um pouco de tudo e pra todos os gostos por aqui. É até difícil ficar atento a tudo que está acontecendo na cidade. E nãos se engane, além de uma facilidade muito grande de acesso à esses eventos, se você estiver pensando em se aventurar com algo mais prático não é muito difícil. Por aqui encontra-se aula de dança, teatro, artes plásticas, música, cozinha…E tudo isso normalmente com um preço super acessível.

festivais
O festival internacional de filmes fantásticos / Peça de teatro/ Show de marionetes gratuito no parque real

10- Localização

E acima de tudo, uma das maiores vantagens de Bruxelas: você consegue com muita facilidade sair dela e ir pra outra cidade. Cansou? Passe um final de semana em Paris, só duas horinhas no trem ou quatro de ônibus/ carro. Prefere a terra da Rainha? Duas horas de trem de Londres! O trem está caro e não está afim de encarar as oito horas de estrada até a capital Britânica? Dê uma escapada para Amsterdam ou outra cidade da Holanda. Ou quem sabe Alemanha? O pequeno vizinho Luxemburgo? Nada disso lhe apetece? Procure em alguma das inúmeras companhias de voo low-cost que operam em dois aeroportos do país e veja qual a destinação mais barata!

Seja aproveitando o que ela tem de bom, ou aproveitando como é fácil sair da mesma, a Bélgica é um país incrível que vale a pena conhecer, nem que seja para sentir só um gostinho de tudo que Bruxelas tem para oferecer.

Related posts

Dois anos de Europa: três países e três idiomas

Marcela Bueno

Dez motivos para morar em Portugal

Lyria Reis

Eficiência é tudo na Bélgica

Bruna Cely Silva

52 comentários

Cristiane Leme Novembro 26, 2014 at 8:13 pm

Bia, eu mudaria pra Bélgica facilmente… principalmente pela cerveja, chocolates, profusão de línguas e pessoas e pelas waffles!
Beijo

Resposta
Patricia Novembro 26, 2014 at 9:26 pm

Legal você conseguir numerar as coisas bacanas da Bélgica! Foi o primeiro país en que morei ao sair do Brasil (marido é belga), mas o trauma foi muito grande. Nunca vi tanta gente preconceituosa em minha vida, o que pode parecer contraditório, já que é ao mesmo tempo tão cosmopolita. São mundos paralelos que não se misturam. A eterna “briguinha” dos flamengos com os francofonicos também me cansa! O melhor da Bélgica, na minha opinião, é a localização…fácil escapar para outros países! Enfim, eu encontrei minha felicidade bem longe de la chère Belgique! Parabéns pelo post, e felicidades!

Resposta
Marcia Maritns Janeiro 13, 2015 at 3:55 pm

Olá Bia, acabei de chegar de BRUXELAS, na verdade fui visitar me filho que mora aí, ele é bailarino e coreografo, passei 28 dias, ja fui 2 vezes e como me aposento este ano quero morar aí, mas sei que preciso estudar o FRANCES. Concordo com tudo que vc colocou, feliz 2015 e muito sucesso, quem sabe não nos encontramos para um café ? bjs

Resposta
Elsa Julho 17, 2016 at 8:18 pm

Olá…meu nome é Elsa e sou de Portugal. Fiquei curiosa ao ler sua mensagem e gostava de trocar algumas impressões consigo acerca do seu filho bailarino. Minha filha estuda dança e sabemos que há um curso de dança de verão em Antuérpia que talvez fosse interessante para nossa filha…
Seu filho continua dançando nesse país? Está satisfeito e feliz?
Bj e obrigada

Resposta
Michelle Fechine Novembro 27, 2014 at 9:22 pm

Bia, você citou muito bem tudo o que há de mais pitoresco aqui. É isso aí! Para quem gosta de viajar de carro, então, é uma “mão na roda” porque é mesmo um país muito estratégico. A gente, que mora na região luxemburguesa da Bélgica, trabalha em Luxemburgo e faz compras na França e na Alemanha num piscar de olhos. Bom demais!

Resposta
Sérgio da Silva Agosto 27, 2016 at 3:00 am

Olá! Meu nome é Sérgio Silva. Sei que preciso aprender o Francês para morar aí. Falar o inglês, inicialmente , não ajuda? Já morei nos Estados Unidos. Tenho 49 anos. Sou professor de Português, tenho Pós em Comunicação e arte. Sou ator e diretor de teatro. Também sou cantor. Há alguma possibilidade de morar aí e conseguir algum trabalho?
Meu e-mail é [email protected]
Por favor, alguém poderia me responder algo ?
Obrigado.

Resposta
julloa Bertazine Ferreira Outubro 15, 2017 at 11:57 pm

Eu moro em Bruxelas é muito bom eu nunca vou morar em outra cidade

Resposta
Cintia Novembro 28, 2014 at 7:35 am

Bia, a parte do chocolate é a melhor hehehhe… já estive por aí e é realmente um país interessante. Bjs

Resposta
Gisele Oliveira Lima Janeiro 8, 2015 at 3:59 pm

OI Bia, ótimo teu texto. Estou decidindo por intercambio em bruxelas ou liége. vc poderia me ajudar? me envie um email com teus contatos para podermos conversar melhor. um grande abraço.
[email protected]

Resposta
Bia Junho 21, 2015 at 1:12 am

Oi Gisele, peço imensas desculpas por ter demorado tanto a responder!
Eu não estou mais na Bélgica, mudei-me pra Lisboa e estava bem enrolada com todas as coisas das mudanças. Se ainda estás com dúvidas sobre o intercambio terei prazer de ajudá-la! meu email é [email protected]

Resposta
Cícero Julho 14, 2016 at 3:19 pm

Gostaria de mim mudar para Bélgica tem alguem que pideria mim da uma auxílio sobre como e empregos climas etc?

Resposta
Cesar Março 3, 2015 at 9:17 pm

Gostaria de mudar para Bruxelas, achei muito interessante. Será que consigo emprego nas áreas de desenho artistico, agencias de publicidade , ou até mesmo na área mecânica que tenho muito conhecimento . Como eu faço para procurar uma colocação profissional aí, e também local para morar ??.. Obs. somos uma família , não vou sosinho .. Poderia me dar umas dicas ??.. Abraço !!..

Resposta
Bia Junho 21, 2015 at 1:06 am

Oi Cesar,
Eu não estou mais em Bruxelas desde o ano passado, mas pelo que eu sei as coisas na Bélgica estão extremamente complicadas em termos de emprego(eu mesma sai de lá por conta disso). Para conseguir algo em Bruxelas você pode ir procurando nos anúncios de emprego, mas a grande maioria dos meus amigos da área de desenho artístico e publicidade estão desempregados ou trabalhando em algo bem longe da área deles. Talvez olhando no site do http://www.actiris.be/ você encontre algo, eu aconselho já saber o francês ao menos e se der inglês também! No mais boa sorte 🙂

Resposta
Bia Junho 21, 2015 at 1:35 am

Ah! Se tiver mais alguma duvida ou o que seja, não hesite em me escrever no email [email protected]

Resposta
cedimar Março 22, 2016 at 8:29 pm

quantos euros pode se ganhar ai em bruxelas ? e da pra juntar uma grana e transformar em real ? quantos euros se ganha por hora e como e o pagamento por semana , por quinzena ou mensal ? obrigado pela atencao.

Resposta
Cristiane Leme Março 27, 2016 at 6:52 pm

Olá. A Bia parou de colaborar com o blogue.
Procure outros textos sobre a Bélgica escritos pelas colunistas Marcela, Tábata ou Ana Laura e faça a sua pergunta por lá.
Boa sorte,
Edição BPM

Arnaldo Cadete Março 9, 2015 at 1:58 am

Olha pode me mandar seu email pra mim esclarecer algumas coisas acerca da Bélgica por favor agradeceria meu email é: [email protected]

Resposta
Bia Junho 21, 2015 at 1:13 am

Olá Arnaldo, meu email é [email protected] posso tentar ajudar no que conseguir

Resposta
Dayane Março 18, 2015 at 5:23 pm

Boa tarde! Adorei seu texto!

Passei 28 dias (dez/2014 a jan/2015) na Bélgica, ficando hospedada em Bruxelas (casa de amigos). Nesses 28 dias tive a oportunidade de conhecer muito de Bruxelas e também a oportunidade de visitar Antuérpia, Gent, Brugge, Amsterdã e Paris.
Assim, pude ver de perto muitos dos pontos que você enumera no artigo. Bruxelas é simplesmente fascinante e tem muito a oferecer. O oferecimento no quesito cultura e educação foram o que mais me chamou atenção.
Há alguns anos nutro uma vontade de morar na Europa e, até então, estava fixa na ideia de morar em Amsterdã. Mas, após conhecer a Bélgica, especialmente Bruxelas, vi que estava equivocada. Hoje, mais do que nunca, quero me mudar pra la. Estou inclusive estudando Francês (me virei nesses dias todos falando inglês) e correndo atrás de tudo que preciso para me mudar.
Não sei se é pedir demais, mas você poderia dar algumas dicas ou indicar artigos, sites etc que possam me ajudar? Gostaria de mais informações especialmente quanto a trabalho e estudo.

Obrigada!

Resposta
Bia Junho 21, 2015 at 1:16 am

Olá Dayane!

Que legal que gostastes tanto da Bélgica assim 🙂
Desculpe a demora para responder, mas andei um pouco enrolada…
Eu posso tentar ajudar, mas você gostaria de dicas em que sentido? Já deu uma olhada nos artigos que eu e a Ana Elisa temos aqui na página sobre a Bélgica? Talvez algumas questões podem ter resposta neles!
Qualquer coisa pode também me escrever no email: [email protected]

Resposta
joao Março 19, 2015 at 6:31 am

Tenho 25 anos, uma poupança de 40 mil, não tenho graduação nenhuma… Apenas segundo grau… Quero abandonar tudo e morar em Bruxelas, quais são as expectativas? Meu interesse seria trabalhar e aprender alguma língua ou alguma coisa útil que não encontramos aqui no Brasil !

Resposta
Artur Maio 4, 2015 at 12:21 pm

Joao, qual seu contato? Abraço

Resposta
Bia Junho 21, 2015 at 1:18 am

Olá João!
Desculpa mesmo a demora pra responder, eu andei bastante ocupada nos últimos meses!!
Devo dizer que a situação na Bélgica agora anda um pouco complicada, conseguir vistos de permanência não anda fácil e o país infelizmente nunca teve visto pra estudantes de língua, porém se quiseres alguma dica não hesite em me escrever eu posso ajudá-lo no que puder, esclarecendo dúvidas etc, meu email: [email protected]

Resposta
Silvia Cavalcante. Maio 11, 2015 at 3:17 am

Bia, tudo bem?
Por favor, vc poderia me ajudar com algumas informações? Gostaria de ir para Bruxelas…sou design floral e paisagista e tenho uma pequena empresa aqui… como seria para abri uma empresa em Bruxelas??
Vc sabe me dizer como é área de design floral?/ Te aguardo. muito obrigada, Silvia Cavalcante.

Resposta
Bia Junho 21, 2015 at 1:22 am

Oi Silvia, peço desculpas pela demora, estive enrolada nos últimos meses e por isso não conseguir vir aqui responder todo mundo.

O que acontece é que na Bélgica para abrir um empresa existe uma carga um tanto grande de impostos(se não me engano é uns 60% do que se ganha), até onde eu sei é um pouco complicado ser independente por aqui. Porém conheço muito pouco a sua área para fazer previsões de mercado e poder falar com mais propriedades.
Se quiseres podes me escrever no email [email protected] que posso tentar ajudar no que der.

Resposta
Luciana Maio 24, 2015 at 7:39 pm

Tenho duas crianças especiais e queria morar em bruxelas será que e difícil ouço tanto se falar em muito preconceito ai queria um concelho

Resposta
Bia Junho 21, 2015 at 1:30 am

Oi Luciana,

Desculpe a demora. O que eu sei é que crianças especiais aqui encontram um grande apoio e estrutura do governo e existem até algumas facilidades para elas e suas famílias. Porém é algo que infelizmente só quem tem direito são as pessoas legalizadas no país. Se você tiver alguma dúvida a mais pode me escrever no email [email protected] eu ajudo no que der

Resposta
Edson Misutani Junior Junho 8, 2015 at 4:12 am

Bia tudo bem?
Gostaria de mudar pra bruxelas eu e minha esposa vc pode me informar como conseguir um emprego ai e como arrumar uma licencia pra trabalho. nao tenho nenhuma graduaçao mais sou pintor residencial e garçon. [email protected] se puder me ajudar agradeço.

Resposta
Bia Junho 21, 2015 at 1:29 am

Olá Edson,

O que eu posso informar é que hoje em dia a situação em Bruxelas está muito complicada. Para arrumar a licença de trabalho o normal é já sair do Brasil com o emprego certo e os papeis legalizados no consulado da Bélgica já no Brasil! (atenção que muita gente promete emprego aqui, mas não passa as legalizações antes da chegada, nesses casos vale bastante desconfiar das ofertas!!)
As áreas nas quais você tem experiência infelizmente existe muitas mãos de obra e não está em nada fácil conseguir emprego ( eu mesma me mudei de Bruxelas por isso).
Podes me escrever no email [email protected] se tiver duvidas etc, no que estiver ao meu alcance eu posso responde-lo.

Resposta
Walber Junho 12, 2015 at 8:13 pm

Tenho muita vontade de morar na Europa, e devido ás pesquisas que tenho feito, acredito ser a Bélgica a melhor opção. Gostaria de saber se é muito difícil entrar no país, conseguir trabalho, etc. Tenho 34 anos, não tenho curso superior, falo inglês fluentemente e minha experiência internacional é mínima. Gostaria, se possível que alguém me ajudasse nesse sentido.

Resposta
Bia Junho 21, 2015 at 1:34 am

Olá Walber,

Então, o que posso lhe dizer é que hoje em dia o mercado de trabalho na Bélgica está inflado e existe muita procura pra pouca oferta. O desemprego por aqui está bem alto e é bem difícil conseguir um trabalho sendo nacional.

O inglês não é uma das línguas oficiais do país, aqui se fala Francês e Holandês e em algumas regiões o alemão. Claro que a língua ajuda, mas pra vir pra cá aconselharia em saber ao menos uma das línguas nacionais. No mais sem um curso superior as chances caem bastante, minha experiência pessoal foi a de mudar de país para conseguir emprego – e isso porque eu já sou alguém que tem a permissão pra trabalhar sem problemas devido a minha dupla cidadania.
No mais, posso de sejar-lhe boa sorte e se tiver mais alguma dúvida, não hesite em me escrever para o email [email protected]

Resposta
Bia Junho 21, 2015 at 1:24 am

Oi Luciana,

Desculpe a demora. O que eu sei é que crianças especiais aqui encontram um grande apoio e estrutura do governo e existem até algumas facilidades para elas e suas famílias. Porém é algo que infelizmente só quem tem direito são as pessoas legalizadas no país. Se você tiver alguma dúvida a mais pode me escrever no email [email protected] eu ajudo no que der

Resposta
Patrick Dezembro 12, 2015 at 9:37 am

Gostei do post. Sabe como procurar emprego para a area de computacao? Qual eh um salario bom para se viver na Belgica?

Resposta
Irene Menezes Fevereiro 29, 2016 at 6:49 pm

BIA, boa tarde moro no Brasil e quero mudar pra Europa, não tenho nenhum conhecimento na Bélgica, mas gostaria de morar lá, como é para uma brasileira morar lá sem conhecer ninguém, os alugueis são caros?? E empregos pra quem está chegando sem conhecer ninguém é nada do país?
Um abraço_ Irene

Resposta
Cristiane Leme Março 4, 2016 at 8:26 am

Olá. A Bia parou de colaborar com o blog. Procure textos de nossas outras colunistas no oaís, como a Tábata ou Ana, e escreva um comentário pra elas no texto de seu interesse.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Ricardo Costa Março 10, 2016 at 3:05 pm

Oi Bia, Uau que artigo incrível!

Ler seu artigo me enriqueceu muito. Atualmente, eu também escrevo sobre a Bélgica e fico muito feliz em ver que não sou o único a ver este país com tão belos olhos. Parabéns!

E quem quiser saber mais sobre a Bélgica, depois de ler este belo artigo.
Visite meu blog: http://vivernabelgica.com

Um grande abraço e parabéns ao blog pelo conteúdo de primeira!

Resposta
Joslan Abril 27, 2016 at 3:31 pm

Olá tudo bem eu sou cabeleireiro eu aueria saber como é a profissão aí em Bruxelas e se ganha bem , quero saber se vale a pena ir trabalhar na cidade.

Resposta
Marco Alves Maio 15, 2016 at 4:49 pm

Podia falar sobre a burocracia para se viver na Bélgica. Requisitos de admissão, etc…

Resposta
Cristiane Leme Maio 22, 2016 at 6:40 pm

Marco, a Bia parou de colaborar com o BPM mas temos diversos outros textos sobre a Bélgica para esclarecer suas dúvidas. Procure por eles aqui no blogue.
Edição BPM

Resposta
Louise J Junho 10, 2016 at 4:20 pm

Bia! tudo bem? Você poderia ajudar uma universitária desesperada?
Eu pretendo fazer intercambio ai em Bruxelas, porém eu SÓ falo inglês, você acha que eu conseguiria me virar no dia a dia? A universidade que pretendo ela ministra as aulas em inglês, então não seria problema, porém pra eu me virar ai, entende? E também gostaria de saber se tem algum meio de eu arranjar algum emprego, para ajudar nas despesas, como garçonete ou au pair, qualquer coisa, você acha que só com o ingles eu conseguiria? Me ajude por favor, beijinhos!

Resposta
Cristiane Leme Junho 11, 2016 at 4:25 pm

Louise, a Bia parou de colaborar conosco, porém temos outras colunistas na Bélgica. Procure pelos textos mais recentes e tente redirecionar a sua pergunta.
Obrigada
Edição BPM

Resposta
Larissa Setembro 11, 2016 at 3:25 am

Acabei de descobrir qual cidade vou morar, Muito obrigado pelo artigo…

Resposta
Fernanda Novembro 26, 2016 at 2:35 pm

Boa tarde, meu nome e Fernanda, moro no Rio de Janeiro e estou me mudando para Belgica muito breve. Conheci um belga e vou me casar. Gostaria de saber mais sobre as dificuldades de um Brasileiro na Belgica? Choques culturais e o que puderem acrescentar.
Grata!!!!

Resposta
Ann Moeller Novembro 30, 2016 at 11:49 am

Ola Fernanda, no momento temos outras colunistas na Bélgica. Sugiro que siga o material delas. Obrigada. Equipe BPM

Resposta
Ira Janeiro 13, 2017 at 2:40 pm

Olá !meu nome é Ira e sou prof de educação infantil,embora não saiba falar os idiomas do Pais ,gostaria muito de poder morar nessa maravilha que pude descobrir no texto da Bia…se alguem puder me ajudar ficaria imensamente agradecida,me adapto em qualquer situação seja ela pessoas,ambientes e trabalhos

Quero morar na Belgicaaaaaaa…please!alguém me ajuda!
Bjos.

Resposta
NELSON FIORAVANTI JUNIOR Abril 7, 2017 at 1:07 am

Olá Bia…sensacional este seu canal de difusão sobre a Bélgica! Muito Legal. Em Julho próximo estarei na Bélgica vindo de trem de Amsterdam. Pergunto: como ir da estação Midi até a Grand Place?Aguardo sua resposta valiosa. Continue assim com essa excelência toda. Abraço.

Resposta
Luana Maio 15, 2017 at 3:17 pm

Bom dia Bia!

Farei um intercâmbio em Julho para Londres, mas voltarei para o Brasil por Amsterdam.
Farei uma Conexão em Bruxelas no dia 29/07. Ficarei algumas horas para conhecer alguns lugares e beber umas cervejas.
Ainda não comprei a passagem de trem, pois tenho algumas dúvidas:
– Tem lockers em todas as estações de bruxelas?
Pois teremos malas para guardar para poder passear na cidade
– Se eu chegar de Londres pela Midi e for embora pela Nord ou Cental, posso pegar um trem com as malas e ir da Midi para a Nord?
– Transporte público em Bruxelas, horários de ônibus, trem etc…?

Aguardo seu retorno!
Obrigada!!!!

Resposta
Cristiane Leme Maio 15, 2017 at 8:01 pm

Olá. A Bia parou de colaborar conosco pois não mora mais na Bélgica, mas vou avisar que tem comentário aqui e quem sabe ela arruma um tempo pra responder?
Obrigada por ler os textos.
Equipe BPM

Resposta
Denise Junho 19, 2017 at 2:22 am

Adorei o site! Viajo para a Bélgica em julho e gostaria de saber se é difícil conhecer uma escola infantil lá. Sou professora e psicopedagoga aqui em SP. Obrigada.

Resposta
Denise Junho 25, 2017 at 2:36 am

Oi, Bia! Adorei seu blog.
Viajo para a Bélgica dia 5 de agosto.
Você acha difícil que eu consiga visitar alguma escola para crianças?
Sou Psicopedagoga e Pedagoga. Gostaria de explicar como funciona o sistema de ensino no meu blog, mas seria legal se conseguisse umas fotos.
Obrigada
Abraço
Denise

Resposta
Abigail lelis Jesus dos santos Julho 7, 2017 at 5:07 pm

Olá!!
Boa tarde estou meia perdida, nunca viajei pra fora, mas meu namorado vai ir trabalhar na Bélgica ano q vem, eu quero ir TB, como q eu faço pra conseguir morar lá eu não tenho a minina idéia, me ajudem pf

Resposta
Lisa Agosto 6, 2017 at 7:59 pm

Voce tem cidadania europeia? E qual o visto do seu namorado?

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação