BrasileirasPeloMundo.com
10 Motivos EUA Nova Iorque

10 motivos para morar em Nova Iorque

Nova Iorque, a mais influente cidade do mundo pulsa dinamismo e agito cultural. Você já viu essas ruas, praças e edifícios em dezenas de filmes, mas uma visita é sempre um encontro com o inusitado e o fascinante. É impressionante perceber que a verticalidade de seus arranha-céus, como o Empire State combina perfeitamente com as linhas horizontais da Ponte do Brooklyn ou os gramados do Central Park. Os musicais da Broadway complementam a grandiosidade dos museus como o MOMA e o MET ou os disputados eventos esportivos em famosos locais como o Yankee Stadium e o Madison Square Garden.

Seus restaurantes estão entre os melhores do mundo, não importa a nacionalidade ou especialidade, assim como seus hotéis. As opções de compras são as mais variadas possíveis, de brinquedos a roupas, de eletrônicos a livros raros, afinal não há cidade que melhor simbolize o capitalismo que Nova Iorque; ícones como Wall Street e a Nasdaq estão aqui.

Em NY é fácil ver um italiano bebendo uma cerveja irlandesa em Chinatown, ou um taxista paquistanês que consegue falar palavras em espanhol com seu colega mexicano. Ou seja, praticamente nada restou de suas raízes holandesas, quando a cidade era conhecida como Nova Amsterdã. Da velha York britânica a maior influência são belos edifícios coloniais perdidos que se misturam com a modernidade dos prédios vizinhos.

Eu sou completamente apaixonada por essa cidade e vou listar aqui as minhas 10 razões (principais, porque tenho muito mais) para morar em NY:

1) Cultura: MET, MOMA, Guggenheim e Museu de História Natural são os museus mais famosos e há outros vários museus e galerias espalhados por Nova Iorque. Os grafites são um capítulo à parte; NY é uma das melhores cidades para apreciar as melhores artes de rua, ou para assistir algum musical da Broadway, uma peça alternativa ou, quem sabe, um show de jazz? A cidade respira cultura, são tantas opções acontecendo simultaneamente que é até difícil escolher um único programa para um simples final de semana.

Optimized-DSC_9032
MET: Museu Metropolitano de Arte. (Fonte: Debora L Juneck)

2) Educação: Nova Iorque tem o maior sistema de educação pública e particular dos Estados Unidos. A cidade é casa de universidades como City University of New York e New York University, importantes e tradicionais instituições acadêmicas americanas, com uma variedade enorme de cursos.

3) Mistura de povos: Há cerca de oito milhões de habitantes em NY, dos quais mais de um terço fala uma segunda língua dentro de casa. Ou seja, tem gente de todo jeito, de todo lugar do mundo, expressando suas culturas em línguas, roupas e hábitos bem diversos. E morar em uma cidade que proporciona este tipo de conhecimento é encantador!

4) Restaurantes de quase todos os países do mundo: Em uma única avenida podemos encontrar restaurantes de várias nacionalidades, lado a lado. A variedade gastronômica impressiona com restaurantes de diferentes estilos e preços para todos os bolsos, muitos super bem avaliados pela crítica gastronômica americana. Claro que no meio de tantas opções, há também alguns bons restaurantes brasileiros, aonde corro toda vez que a saudade da comidinha de casa aperta.

5) Cenários de filmes: Friends, Esqueceram de Mim 2, Sex and The City, Os caça fantasmas, MIB: Homens de Preto, King Kong, Ghost, Homem Aranha são apenas alguns exemplos de ótimos filmes e seriados que tiveram Nova Iorque como cenário. A cidade é locação de uma centena de seriados e produções cinematográficas que fazem parte da nossa vida. Quem nunca se imaginou tomando um “Breakfast at Tiffany’s” como a ‘Bonequinha de Luxo’ (café da manhã na joalheria Tiffany’s), ou tomando um Cosmopolitan com as amigas em algum bar da Big Apple, assim como as meninas do Sex and The City? Mesmo que você não tenha a intenção de conhecer cenários de filmes, estando em NY, acaba tropeçando neles. Em algum momento você vai sentir que está num filme e isso é incrível, é sorrir ao caminhar sozinha pelas ruas, é mágico.

Optimized-12380608_10154388737078502_35780697_n
A famosa loja Tiffany do filme Bonequinha de Luxo. (Fonte: Debora L. Juneck)

6) Transporte público: Ônibus, metrôs, trens, ferrys: eficientes, pontuais e com preço acessível a todos. A maioria da população confia e utiliza os meios de transportes tanto nos dias de semana quanto aos finais de semana. Com isso, não vale a pena ter carro se a sua vida é em Manhattan e subúrbios. E com a ajuda da tecnologia, é possível não só saber o melhor trajeto, como também acompanhar os horários do transporte que deseja utilizar. Aqui o post em que escrevi sobre este assunto.

7) Praticidade: Tempo é dinheiro, sempre, e o nova-iorquino está sempre com pressa. Com esse enfoque, as empresas se empenham cada vez mais em produzir produtos que otimizem o tempo das pessoas. Por exemplo, é super comum os residentes da cidade fazerem todo o trabalho doméstico, pois este serviço (como qualquer outro) é caro, então existem os mais variados produtos para facilitar a vida no lar: lencinhos umedecidos descartáveis para limpar cada canto da casa, inclusive para o chão; espanador de pó magnético (onde o pó gruda), etc… E tudo isso pode ser comprado online facilmente. As lojas aqui abrem cedo e fecham tarde, o sistema de troca e/ou devolução de um produto é fantástico: basta levar a nota fiscal e o produto na loja e fazer a troca ou então ter o valor devolvido na hora, sem perguntas e sem burocracia. Os supermercados têm infinitas opções de saladas e frutas já lavadas e cortadas, comida pronta, etc. Resumindo, tudo gira em torno de deixar a sua vida mais fácil.

8) Segurança: Viver em um local seguro, sem medo de ser assaltada em cada esquina, é ter qualidade de vida. NY está longe de ser o local mais seguro do mundo, a sombra do terrorismo sempre vai existir, porém há vigilância pelas autoridades em todos os lugares e a sensação que tenho é de que nada mais vai acontecer por aqui. É uma sensação de liberdade.

Lista de vistos para morar nos Estados Unidos

9) Parques: Há muitos parques em NY, o que é ótimo para relaxar e fugir da loucura da cidade, fazer piquenique, caminhadas, patinar no gelo: Madison Square Park, Battery Park, Riverside Park, Bryant Park, etc.. Mas claro que o maior e mais famoso deles é, sem dúvidas, o Central Park, que independentemente da estação do ano tem uma boa variedade de atrações e atividades, o que acaba tornando-o também um dos principais pontos turísticos da cidade. Uma curiosidade é que o nova-iorquino chama qualquer praça de parque, e são muitas pela cidade. Cada uma delas é super bem cuidada, possuindo bancos e a maioria com algum brinquedo para as crianças. E todas, assim como os parques, super bem aproveitadas pelos locais.

Optimized-DSC_2386
Central Park no inverno. (Fonte: Debora L. Juneck)

10) Cidade que nunca dorme: Quem nunca ouviu Frank Sinatra cantando “I want wake up in the city that never sleeps” (Eu quero acordar na cidade que nunca dorme)? E quem nunca se imaginou fazendo isso?  Mesmo depois do cair da noite, NY mantém a sua vida como se o dia ainda pairasse no ar. NY é a cidade onde tudo acontece, onde o normal é estranho e o estranho é normal. Voce pode ser quem quiser em NY, até você mesmo.

Related posts

Houston e suas regiões: onde morar?

Renata Salas Collazo

Como saber se meu parceiro é abusivo?

Alessandra Ferreira

Entrevista com empreendedores brasileiros em Nova Iorque

Debora L. Juneck

14 comentários

Mayara Março 12, 2016 at 6:11 am

Olá Débora, ótima matéria!!! Ainda este ano, irei pela primeira vez para Nova Iorque. Suas dicas são hiper inspiradoras. Você teria algum site ( pode ser em inglês), com as melhores dicas de passeios ( agenda cultural) por temporada, para indicar? Na realidade são tantas opções, que ao pesquisar, a gente de perde!!
Parabéns, e muito sucesso nesta jornada em Nova Iorque!!

Abçs,
Mayara

Resposta
Debora L. Juneck Março 15, 2016 at 8:55 pm

Oi Mayara. Obrigada pelo seu comentário. Realmente são muitas opções, acontecendo simultaneamente em NY! Isso é NYC! rss Eu tenho um instagram onde posto dicas diárias de NY: @my_eye_nyc Boa viagem pra vc e aproveite muito “a cidade que nunca dorme”. abs.

Resposta
Rayane Maio 26, 2016 at 5:15 am

Olá Débora, queria saber sobre as oportunidades de emprego em NY.

Resposta
Debora L. Juneck Setembro 27, 2016 at 7:21 pm

Oi Rayane, existem empregos dos mais diversos tipos em NY. Recomendo você fazer a sua pesquisa antes da viagem. Abraços, Debora.

Resposta
Debora L. Juneck Setembro 27, 2016 at 7:38 pm

Oi Rayane, existem empregos dos mais diversos tipos em NY. Recomendo você fazer a sua pesquisa e contatos antes da viagem. Abraços, Debora.

Resposta
Mirian Setembro 27, 2016 at 1:38 am

Oi Debora, que bacana essas suas dicas. Sou Linfoterapeuta e esteticista , estou em Las Vegas, não consigo me habituar a esse clima seco e quente, Estou querendo visitar NY você me daria dica de aluguel de quartos, sou bem simples, procuro algo bem baratinho. Bjs

Resposta
Debora L. Juneck Setembro 27, 2016 at 7:19 pm

Oi Mirian, obrigada pelo seu comentário. Eu não conheço quem alugue quartos e sugiro você verificar em
sites especializados como o airbnb.com , spareroom.com e easyroommate.com Abraços.

Resposta
Simone Outubro 22, 2016 at 2:30 pm

Amei o seu texto, Débora! Realmente eu tive a chance de comprovar tudo isso nessa cidade fantástica. Moro em NYC apenas 1 ano e 2 meses e estou com o meu coração partido por estar de mudança esse mês para outro país. Espero voltar para cá algum dia novamente. Beijão pra vc.

Resposta
Debora L. Juneck Outubro 22, 2016 at 6:06 pm

Oi Simone! Obrigada pelo seu comentário! Boa sorte na sua mudança. Abs, Debora.

Resposta
Marcella Outubro 23, 2016 at 6:15 am

Adorei o texto! Está decidido: vou p NY nas minhas próximas férias!

Resposta
Debora L. Juneck Outubro 23, 2016 at 7:19 am

Oi Marcella, obrigada pelo seu comentário. Abs, Debora

Resposta
Naiara Março 22, 2017 at 12:13 am

Débora não achei seu instagram. O meu é naidinizz
Beijo.

Resposta
Debora L. Juneck Março 22, 2017 at 12:18 am

Oi Naiara! Eu mudei o nome para my_eye_world! Bjs

Resposta
Andrew Julho 3, 2018 at 10:43 am

Muito bom! Estou pensando em morar lá, apesar do custo de vida ser alto e dos perigos, acho uma cidade linda

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação