10 motivos para morar na Coreia do Sul.
A Coreia do Sul, que já foi chamada de terra da paz pela manhã, é a casa dos solos sagrados budistas, oferecendo uma viagem tradicional por seus diversos templos. Mas muitos turistas talvez estejam mais familiarizados com uma sopa “gukbap” às 6 da manhã, só depois daquela experiência íntima com a vida noturna de “Gangnam Style”.
Confira aqui 10 motivos para morar no país asiático, que tem muitas excentricidades e charmes para oferecer, independente da hora do dia ou da noite – de restaurantes 24 horas e deliveries onipresentes às boas compras e arquitetura medieval.
1. Segurança
A Coreia do Sul é um dos países mais seguros do mundo. Inclusive, sua capital – Seul – foi escolhida como a cidade mais segura para se viajar.
Isso é algo que vem muito da cultura do povo. Além disso, caso algo ocorra e você ligue para a polícia coreana, eles irão atender ao seu chamado em menos de 10 minutos!
Você pode sair despreocupado com seu celular e carteira na mão que não vão te assaltar. Pode ir pra balada, sair com os amigos ou simplesmente sair de casa de madrugada porque está entendiado e voltar a hora que quiser que, provavelmente, ninguém vai fazer mal pra você.
Costumeiramente você vê alguns bêbados dormindo na rua e simplesmente ninguém mexe com eles ou tentar furtar suas coisas.
Não vamos dizer que é um lugar perfeito, mas a taxa de criminalidade é incrivelmente muito baixa.
2. Transporte público eficiente
Transporte público na Coreia do Sul é sinônimo de praticidade e comodidade. Seja de ônibus ou metrô, sempre terá um jeito muito fácil de chegar no lugar desejado.
Eles usam um cartão que se chama “t-money”, aceito em ônibus, metrô, táxis e até em loja de conveniência.
Nas paradas de ônibus há um letreiro que avisa quanto tempo falta para o ônibus chegar. E você também pode acompanhar todos os ônibus por um aplicativo no celular.
Dentro do ônibus é comum uma gravação que fala o nome das paradas conforme aparecem em um painel digital. As paradas de ônibus mais utilizadas por turistas têm seus nomes ditas também em inglês.
O metrô… Ah, o metrô. Ele não atrasa. Se ocorrer, eles vão te avisar pelo sistema de áudio.
Há também o KTX, trem-bala que liga algumas cidades, como Seul-Busan.
De fato, só tem carro na Coreia do Sul quem quer e quem precisa.
3. Táxi é muito barato
O título já é autoexplicativo. Sim, muito barato comparado ao custo de vida local.
Por lá tem mais de um tipo de táxi, dos mais simples até as versões mais luxuosas, com variação de conforto e preço.
Em alguns casos, você pode atravessar a cidade e rachar um táxi com seus amigos pagando uma pechincha.
4. Lojas de conveniência
Têm tudo que você imaginar. Tudo. Os mais variados produtos: comida, papel higiênico, chinelo, guarda-chuva, tudo. São sua salvação em qualquer momento. Pode até esquentar um miojo e comer na hora!
E o melhor de tudo é que elas estão em toda esquina. Por vezes tem lojas de conveniência da mesma franquia há poucos metros uma da outra.
5. Delivery
Você pode pedir delivery de dia, de tarde, de noite ou de madrugada, porque sempre terá uma opção, seja por telefone ou pela internet.
Eles têm delivery dos mais diversos serviços, desde entrega de comida até sua roupa da lavanderia.
Os coreanos buscam cada vez mais praticidade na vida, então o delivery é muito utilizado pela população.
6. A Coreia não dorme
Falando mais especificamente de Seul, cidade em que moramos, a agitação é garantida 24h.
Você saiu e quer continuar se divertindo ao longo da night ou está em casa sem fazer nada e quer curtir? Opção é o que não vai faltar.
Sempre tem diversos estabelecimentos abertos, como bares, cafeterias, jimjilbang, karaokê (noraebang), boates, etc.
Seja dia de semana ou final de semana, os letreiros vibrantes nas ruas sempre estarão lá pra te manter acordado e se divertindo!
7. As coisas que você perde voltam pra você
Se você esqueceu algo em algum lugar e voltar lá pra buscar, provavelmente seu pertence ainda estará lá esperando por você. Ou talvez alguém tenha pego pra te devolver ou esteja em algum “achados-e-perdidos” do local.
A Amanda esqueceu o celular dela em vários lugares (ela perdeu umas 4 ou 5 vezes) e sempre devolveram pra ela. Uma vez ela o esqueceu descarregado, dentro do táxi. O taxista carregou, ligou pra uma amiga nos contatos e foi devolver no lugar combinado, cobrando só a corrida (fazer de graça aí já era demais, né? rs).
É comum as pessoas serem honestas por lá, não gostam muito de ficar com o que não é seu.
Mas nem todo lugar é perfeito, sempre vai ter algum fora da linha, né? Verdade seja dita, em um dia de chuva alguém levou o meu guarda-chuva que deixei no depósito da balada. Hunf!
Leia também: obsessão por cirurgia plástica na Coreia do Sul
8. Fazer compras é muito barato
Andar com estilo gastando pouco é possível por lá. As famosas lojas de 10mil won (U$10) têm roupas maravilindas!
Eu mesma fui em várias e fiz a feira! rs
A única desvantagem é que muitas lojas por lá não permitem que experimente a roupa antes de comprar (cruel!). Então, vai no olhômetro mesmo!
9. Coreano é muito receptivo
Você pode achar que devido os coreanos não serem muito de tocar ou de abraçar eles seriam pessoas frias. Enganou-se, bobinho!
Coreanos são bastante receptivos e calorosos. Acredito que você vá se sentir confortável enquanto estiver por lá!
Ao entrar numa loja, sempre é muito bem atendido com um sorriso. Ajummas e ajusshis te ajudam na rua, chegam a ir com você até o lugar, caso necessário. Pessoas curiosas que puxam conversa com você por ser estrangeiro. Eles, em geral, são gentis e muito educados.
10. A mistura entre o tradicional e o moderno
Ao meu ver, esse último ponto vai te conquistar de vez. Impossível não se apaixonar pelos cenários das cidades coreanas.
Seul é super moderna e milenar ao mesmo tempo. Você está dentro de um palácio preservado por séculos e ao olhar para fora, verá prédios altos com arquitetura futurística. Talvez você esteja passeando tranquilamente pelas ruas e volte ao tempo ao entrar em um bairro com casas antigas preservadas.
Assim o coração não aguenta! É muito amor!
E você, ficou convencido com os motivos para morar na Coreia do Sul? Comente aqui embaixo quais dessas características da Coreia do Sul mais te agradou!
20 Comments
Motivos pra viver lá eu tenho de sobra!! Todos esses e mais um pouco!! O problema é conseguir mesmo… Kkkk
Adorei o artigo Amanda! Adoro seu canal no yt ^-^/
Achei o máximo, cada vez mas apaixonada pela Coreia do Sul?
Quero morar lá! Estou até estudando o idioma. Sou apaixonada pela Coréia do Sul. ♥.♥
Amanda, sobre as compras, quais lojas/ bairros que você indica para nós, brasileiras, fazermos compras de roupas e sapatos? Pergunto porque tem aquela dificuldade de algumas coisas não servirem tão facilmente e tal.
Obrigada! 🙂
Saudades! <3
Fiz intercâmbio no interior da Coréia e morei o último mês em Seoul!
Adorei o post! Será que você poderia me tirar uma dúvida? Sabe dizer como é pra quem tem filhos pequenos a vida por aí? Escola/creche… Essas coisas… Obrigada! ^_^
eu vou morar la estou ate estudando tambem o idioma e tambem falo ingles
Adorei e sou louca pra tentar Sorte mas n tenho faculdade será conseguiria ir mesmo assim ?e muito caro pra ir como turista pra conhecer e tentar ja algo e possível??
Olá Tayna,
A Amanda Gomes parou de colaborar conosco e, infelizmente, não temos outra colunista morando no país.
Obrigada,
Edição BPM
querooo muitoooo morar na coreia do sul,mas tem um problema,eu sou morena,será que vou sofrer racismo?
Olá Leticia,
A Amanda Gomes parou de colaborar conosco e, infelizmente, não temos outra colunista morando no país.
Obrigada,
Edição BPM
Sou apaixonada pela Coréia do Sul meu sonho é morar lá principalmente morar em Seul meu deus lá é tudo de bom realmente pesquiso muito sobre la estou até estudando o idioma estou fazendo faculdade de medicina…quando eu me formar vou ir direto pra Coréia espero que tudo dê certo…. Amanda você está me ajudando muito dizendo oque devemos ou não devemos fazer nesse país maravilhoso e também está me dando mais motivos pra querer morar lá…. obrigada por tudo❤
Olá! Gostaria de saber, quais os trabalhos mais favoráveis para brasileiros. E se brasileiros são bem aceitos no mercado de trabalho.
Olá Júnior,
A Amanda Gomes parou de colaborar conosco e, infelizmente, não temos outra colunista morando no país.
Obrigada,
Edição BPM
Bem eles vão tratar bem nós BR que samos estrangeiros
Olá Amanda!! Olá meninas!! Olá Liliane!!!
Que pena que a Amanda não está mas com vcs, precisam de uma colunista?
Eu amei sua página acabei de conhecer, estou muito feliz por tais informações, atualmente vivo o drama kkk ,,passei a gostar também, k pop BTS/BANGTAN kk tudo isso minha filha adolescente ama esse grupo , ela e suas amigas, e eu como boa mãe, busco conhecer tudo referente ao assunto.
Vocês sabem informações?
Vi um vídeo desses meninos exaustos nos shows é assustador!
Eu tinha uma revista até 2014 e publicava tudo sobre a Holanda pq tinha correspondente lá, era maravilhoso, e também uma modelo em Milão que mandava fotos e artigos inéditos.
Minha filha fala em morar na Coreia , não sei como será ,por enquanto estamos coletando informações com Brasileiros que moram lá.
Um abraço
Renny de São Paulo
Olá Renny,
O BPM está sempre em busca de novas colunistas.
Se você morar fora do Brasil e tiver interesse em colaborar conosco, veja o link abaixo:
https://brasileiraspelomundo.com/colabore
Caso tenha alguma dúvida, fique à vontade para mandar uma mensagem.
Obrigada,
Edição BPM
Meus amigos falam que eu vou morrer se eu falar uma palavra errada exemplo tá falando coreano lá é do nada português mas você tirou minha dúvida muito obrigado
Eu também sou cearense e tenho uma paixão pela Ásia ????????????.
Meta ir para a Coreia do Sul.
Eu Elisabeth gostaria muito de morar em Seul amo ver Doramas series. Adoro assistir entrevistas e noticiários da Coreia.Mas para morar aí terei que ter conhecido poderei ficar por três meses .e ter condições financeira porque não poderei morar nas saunas rsrs.Mais estou feliz em saber pelo eu post como é a Coreia. Vou ficar mesmo com os Doramas rsrs.????