BrasileirasPeloMundo.com
10 Motivos Suíça

Dez motivos para morar na Suíça

Na verdade eu poderia enumerar infinitas razões, porque eu literalmente AMO e agradeço ao universo todas as manhãs durante minhas meditações, o fato de ter sido trazida para morar aqui, por isso vou listar dez motivos para morar na Suíça!

Eu morava na Alemanha, trabalhava em uma multinacional, e me contrataram para me ocupar de 2 clientes globais em específico.  Um deles estava entrando no mercado Suíço. Lembro-me que eu nem sabia direito onde era a “tal” de Lausanne quando fui enviada para uma reunião. Eu não sabia muita coisa sobre este País tão pequeno, e não compreendia muito bem, já que nunca havia ouvido falar da língua suíça. Me interesso tanto por línguas estrangeiras, mas naturalmente se não havia escutado, é porque não existe né?! Rsss

Eu vou tentar me restringir aos 10 motivos porque eu AMO morar na Suíça, e quem sabe vocês se sintam tão seduzidos como eu por este país.

1) Não importa onde você está na Suíça, seja na parte alemã, francesa, italiana ou rumantsch, você se sente como morando dentro de um quadro, uma obra de arte, um conto de fadas, as montanhas, os lagos, os campos verdes, os prédios antigos e históricos, e ao mesmo tempo uma modernidade discreta nas cidades.

2) Para quem gosta de um ambiente cosmopolita, ou seja com muitas nacionalidades, é fantástico, pois aqui o que mais tem é estrangeiro, de todas as partes do mundo, e é uma delícia a troca que temos no dia a dia. Culturalmente é uma riqueza maravilhosa. Diga-se de passagem que naturalmente o perfil da maior parte dos estrangeiros vivendo aqui também é bem importante, são pessoas cultas, educadas na maior parte dos casos e por isto, é sempre interessante entrar em um bar, ou um café e começar a bater papo com estrangeiros, uma vez que com o Suíço provavelmente será mais difícil. Mas eu, como converso até com poste na rua, nem com eles tenho dificuldade! Quem me conhece sabe bem do que estou falando, eu sou desde criança o tipo de pessoa que se chego em algum lugar, sem conhecer ninguém saio de la abraçando e conhecendo todos.

3) A limpeza do país. Leia mais detalhes no post da Chris, Suíça – Onde o Lixo é Coisa Séria. A Suíça gasta muito dinheiro plantando lindos jardins, cuidando das praças, as ruas são literalmente lavadas com água e sabão! São uns carrinhos com escovas giratórias que distribuem água com sabão, enquanto escovam cada cantinho das ruas! É até engraçado observar! Eu digo sempre que a Suíça nao é limpa, ela é esterilizada. E a qualidade dos passeios e do asfalto? Simplesmente maravilhoso dirigir e andar a pé aqui! Naturalmente isto tudo deve-se ao fato da Suíça ser um destino de turismo de luxo, então o País tem que fazer por onde né?!

4) Outra coisa que amo, é o fato do País ser pequeno e muito bem distribuído. Não temos muitos prédios super altos, como em New York, São Paulo, Ásia. Em geral são prédios de tamanho médio ou pequeno. Aqui em Montreux, onde moro, não é permitido construir prédio com mais de 5 andares – temos só uma exceção que aconteceu há muitas décadas atrás, um prédio torre, que foi feito com o intuito de ter um restaurante panorâmico, mas a briga foi tão grande dos moradores, pelo fato do prédio impedir a vista dos outros ao lago e destoar das outras construções, que hoje ninguém ousa nem sequer cogitar esta possibilidade. Como efeito colateral, não temos aglomeração de multidões e isto é muito agradável. Esperar em filas? O que é isto?

5) Até os hospitais parecem hotéis 5 estrelas. Os mais simples, hotel 3 estrelas, com menu e carta de vinho, sim vocês estão escutando bem, carta de vinho! Revistas, televisão. Limpeza? Já comentei que a Suíça é esterilizada? Imagina então os hospitais? Seguro de saúde é obrigatório na Suíça, e todas as empresas seguradoras são privadas, naturalmente tudo regulamentado pelo governo, e você escolhe os médicos e hospitais que deseja ir!

6) Localização. Estamos exatamente no meio da Europa, e alcançamos qualquer País da Europa Ocidental em no máximo 3 horas de avião! LUXO só! Já falei que com 3 horas de carro você atravessa a Suíça inteira?

7) Segurança.  Eu dirijo um carro conversível e quando não tem perigo de chuva, estaciono na rua e deixo aberto. Não tranco a porta da minha casa nem do meu escritório. Tenho um terraço aberto sem portas, com móveis e não tem o menor perigo de alguém entrar e se acomodar no meu terraço, mesmo se o terraço é visível aos passantes da rua. Tá certo que eu moro em uma cidade pequena e não moro em área de baldeação, moro em área residencial. Assim os meus visitantes vem do fundo do meu quintal, que é montanha e floresta, e são veadinhos, hienas, muitos gatos e cachorros dos moradores, e podem ficar tranquilos pois eles não deixam as suas fezes no terraço, não sei como, mas até os animais são educados aqui. Acho que gostam de fazer suas necessidades onde tem chão de terra! Nas maiores cidades, as coisas não são mais bem assim não. Em Lausanne, onde tenho uma loja, é bem maior que Montreux, e já foi o tempo de ser tão segura, parece que tem uma geração de jovens que bebem muito, puxam brigas e causam vandalismo, além de roubarem cartões e celulares principalmente em bares à noite, quando as pessoas estão relaxadas e distraídas. Mas mesmo assim posso dizer que, o que se mais vê na Suíça é a policia passando para cima e para baixo o tempo todo, e infelizmente tenho que dizer que o problema em geral é com estrangeiros, vindo de Países mais pobres, depois da crise econômica mundial de 2008,  triste mas verdade. Eu me sinto super tranquila de andar na rua a qualquer hora do dia ou da noite mesmo em grandes cidades, violência gratuita mesmo, não rola.

8) Acesso a informação e comunidades internacionais de primeira liga. Eu sou viciada em aprender, e amo ir a palestras, fazer parte de muitos grupos de discussão e ter acesso a informação. Aqui, naturalmente, estou MAIS que bem servida com tantas universidades de renome, organizações internacionais, e comunidades de “Glocais” (Mistura de global com local).

9) O silêncio. Meu Deus, como amo o silêncio deste país. Hoje quando viajo para grandes cidades, onde tem muita gente aglomerada, no meu primeiro dia fico até com dor de cabeça porque aqui escuto literalmente o silêncio. Como as casas são bem isoladas, devido aos invernos rigorosos, os vidros das janelas em geral são duplos, para não deixar o calor dos aquecedores sair. Naturalmente o suíço nao gosta de barulho e é muito chato em relação a este quesito, eu só posso dizer que eu sou grata por poder escutar o silêncio.

10) A educação e discrição do Suíço. Sejamos sinceros, os Suíços não são calorosos, não são de gestos emotivos, mas são “extremamente” educados, falam baixo, respeitam o espaço dos outros, respeitam as regras e as leis, não jogam lixo no chão, não são de deixar bagunça por onde passam, não falam alto ou fazem movimentos bruscos, são calmos em geral, pelo menos na sua forma de expressar –  o que acontece por dentro, já é outra estória rsrsr – mas nas maneiras são super educados e te tratam sempre com respeito. As pessoas nunca vão te tratar de “você”, sem a sua permissão, não vão te deixar esperando e sempre vão planejar as coisas com antecedência, são calmos, são responsáveis, HONESTOS e mantém a sua palavra e compromissos, até contratos verbais aqui são juridicamente aceitos. Não são de usar palavras de baixo calão e, tudo isto, eu prezo muito.

Eu poderia continuar enumerando uma infinita lista de coisas que amo por aqui. Quer ver mais fotos da região e saber mais sobre passeios ou eventos por aqui?  Aqui vão os links de outros textos meus aqui no blog, com dicas:  La Riviera, o sonho de todo hedonista e  O sonho de todo hedonista – Parte 2.

Leia sobre a festa dos vizinhos na Suíça!

Related posts

Como é morar em Zurique?

Daniela Mares

Como conseguir vaga numa creche na Suíça

Paula Ribeiro

Coisas boas e ruins na Arábia Saudita – Parte 2

Gabriela Lirio Delfino

92 comentários

Emilia Hanashiro Outubro 2, 2014 at 10:44 pm

Parabéns para você é pouco pois sempre arrasa nos textos, se bem que falar da Suíça, não podia ser diferente pois é tudo muito limpo, lindo e de excelência. Bjs.

Resposta
Ana Cristina Kolb Outubro 8, 2014 at 9:30 am

Oi minha linda, OBRIGADA, NAO VOU FICAR VERMELHA POIS SOU MORENINHA!!!!!! heheheheh amada voce também mora em um pais assim vai?! heheheh Ja te falei que vou estar por ai em Dezembro? Chego em Tokyo dia 5 visito a cidade, amigos e arredores, dia 10 Nagoya até dia 15 e retorno a Suiça, vamos tentar nos encontrar amada, so pra gente fazer aquele nosso encontro BPM, que as meninas me deixa soh na vontade com as fotos?! hehehheeh Bjus no coraçao linda!!!!! 🙂 Doumo Arigatou Gozaimasu

Resposta
Ariane Auzier Outubro 31, 2015 at 1:06 pm

Dona Ana, a senhora disse que tem uma loja, de que?

Resposta
elisvaldo Novembro 27, 2015 at 11:37 am

olá ana , me chamo elisvaldo e moro no brasil . li os seu comentário sobre a suíça estive na franca em paris e fiquei encantado com a civilização de lá e agora vendo você falar dai fiquei mais encantado ainda . falar como você todos os dias agradeço ao universo por tudo e peso para que ele me tire desse pais chamado brasil. vivo a procura de uma oportunidade para morar em um pais que tenha qualidade de vida .

Resposta
monica tebet Fevereiro 7, 2018 at 2:13 am

Amiga, gostaria de dicas de passeio pra novato na Suiça!! Parabéns pelo blog e obrigada.
Mônica

Resposta
Liliane Oliveira Fevereiro 7, 2018 at 1:51 pm

Olá Monica,
A Ana Cristina Kolb parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Suíça que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
Carla Outubro 3, 2014 at 11:12 am

Muito interessante. Mas como todo país, realidades diferentes entre cidade pequena e cidade grande, aqui na Itália também é assim, identifiquei muitos dos itens que colocou. Conheci só algumas cidades da Suíça italiana, mas quero ainda conhecer os outros “lados suíços”, com certeza cada um com suas características. 🙂 Ciao Ciao!

Resposta
Ana Cristina Kolb Outubro 8, 2014 at 9:17 am

Seja super bem vinda a conhecer a Suiça francesa, e concordo com voce, eu venho de Belo Horizonte, e embora sejamos uma cidade grande, aprox. 2.5 milhoes de habitantes, devido a pouca migraçao fora do estado, a cidade ainda tem caractecteristicas de cidade de interior, as pessoas se comportam até que direitinho pro tamanho da cidade devido a nao “anonimato”, é quase que um big brother, que naturalmente como tudo tem os dois lados da moeda, o positive e o negativo. Na minha opiniao o que acontece é isto, quando as pessoas se tornam anonimas muitas vezes acham que podem fazer de tudo e sair impunes (o que em geral acontece, principalmente quando o estado esta sem grana ou é altamente corrupto, como no Brasil e Italia), na minha opiniao, este é o problema das cidades grandes, a “anonimidade”, naturalmente que é mais dificil de controlar! E se formos mais longe, educaçao mesmo, cultura (habitos, valores da comunidade local)!!!! Muito obrigada pelo comentario querida! Namasté! :)Ciao Bela!

Resposta
Morgana Festugato Outubro 7, 2014 at 1:35 pm

Pura verdade!
Eu acrescentaria só mais uma palavra: a Suiça é ENCANTADA!

Resposta
Ana Cristina Kolb Outubro 8, 2014 at 9:06 am

Nossa minha “Gana” amada, e isto vindo de voce, como viajante, moradora do mundo e fotografa de alma, fico lisonjeada, a Suiça agradece (como ja sou cidada ja posso falar em nome da “Patrie”) heheheh Bjus linda e estamos te esperando pro nosso evento em Fevereiro/Março 2015!!!! UHUUUU Namasté Lindona!!!! 🙂

Resposta
patricia Outubro 8, 2014 at 8:53 am

deu ate vontade de morar ai ana quando a gente sai do Brasil que é cheio de problemas quer encontrar algo assim neste caso a Italia deixa muito a desejar

Resposta
Ana Cristina Kolb Outubro 8, 2014 at 9:03 am

Patricia querida, seja muito bem vinda e se precisar de dicas estamos ai! Beijos querida e obrigada pelo seu comentario!

Resposta
Chrystian Farias Dezembro 30, 2014 at 11:07 pm

Nossa passando por esse site e vendo estes depoimentos só reforça meu desejo de residir em um lugar assim, onde impera o silêncio, a cultura e a paz, as belas paisagens e a segurança de andar pelas ruas sem receios de um assalto. Realidade muiiito distante da minha no Brasil onde impera a corrupção e o medo. Me apaixono cada vez mais por este país, tomara Deus que um dia tenha a oportunidade de desfrutar de algo assim.

Resposta
Ana Cristina Kolb Janeiro 3, 2015 at 10:11 am

Ola Chrystian, fico feliz de inspirar voce a um estilo de vida mais humano, mais organico e com respeito ao nosso ambiente como um todo, incluindo o outro.Mas a verdade é que podemos todos construir um ambiente assim onde estivermos, começamos com nos mesmos, com nossa casa, nossos relacionamentos. nosso estilo de vida, e assim vamos contaminando tudo e todos ao nosso redor. A Suiça é o que é, porque é construida e nutrida nestes moldes, todos os dias! Seja bem vindo, é um pais maravilhoso mesmo, so é necessario se informar, planejar diretinho e vir de forma legalizada, com trabalho, qualificaçao, tudo tem um preço e é necessario entender isto. VEnha passar umas ferias pra conhecer melhor, Namasté! 🙂 Que estas inspiraçoes possam te levar a experiencias maravilhosas! Namasté 🙂

Resposta
Erika Maio 30, 2017 at 4:19 pm

Adoraria morar na Suíça já que tenho minhas filhas adultas meu sonho é trabalhar ai mais está complicado sair do Brasil…mais se tivesse oportunidade não pensaria duas vezes

Alexandre Novembro 15, 2014 at 6:18 pm

Oi Ana. Tudo bem? Parabéns pelo post. Estou morando em Nottingham na Inglaterra agora. Estou aqui por conta do programa Ciência sem Fronteiras. Apesar de estar morando a menos de 2 meses aqui já estou pensando seriamente em me mudar do Brasil. Já era um sonho e a cada dia que passa vou percebendo o quão melhor é minha vida aqui. Depois do seu post estou considerando ir pra Suíça. Como é o custo de vida aí? E a imigração? Sabe alguma coisa sobre vistos? Conseguir trabalho? Alguma dica sobre isso? Muito obrigado pela atenção. E parabéns de novo.

Resposta
Ana Cristina Kolb Janeiro 3, 2015 at 10:53 am

Oi Alexandre, Obrigada pelo seu comentario. Com mao de obra qualficada, sempre fica mais facil imigracao, Aqui vao alguns links: Custo de vida, http://www.brasileiraspelomundo.com/suica-custo-de-vida-2-13107792, Mercado de trabalho, http://www.brasileiraspelomundo.com/suica-trabalho-em-versao-helvetica-48173867, Procurando trabalho na Suiça I & II, http://www.brasileiraspelomundo.com/suica-procurando-emprego-dez-aspectos-importantes-parte-1-34134060, http://www.brasileiraspelomundo.com/suica-procurando-emprego-dez-aspectos-importantes-parte-2-2-18136827, sobre procedimento de pedido de visto, te aconselho a procurar a embaixada no Brasil para informaçoes. Aqui tentamos dar dicas, mas informaçao formal acho importante voce verificar com os orgaos oficiais. Boa sorte e que voce ache o caminho que te pertence! Namasté 🙂 Espero ter ajudado!

Resposta
Miyuki Janeiro 16, 2015 at 11:53 am

Muito obrigada pela energia positiva! Descobri o blog, li seu texto acima e assisti o vídeo da sua palestra em Londres que me caiu como uma luva, pois também moro na Suíça e, de uns meses para cá, resolvi voltar a trabalhar. No momento, tenho coletado informações a respeito do mercado de trabalho para nós brasileiros morando aqui e o vídeo está me fazendo refletir sobre algumas coisas. Obrigada!

Resposta
Fabiola Janeiro 27, 2015 at 7:23 pm

Oláaaaaaaaa Ana !!! Bom, recentemente cheguei ao Brasil após morar dois anos em NY ( cidade que amo e odeio ao mesmo tempo rsrs ,mas ao pisar em terra brasileira veio o choque cultural. Meu Deus ! Não me adapto mais aqui e está claro para mim que aqui não quero ficar. Tenho Dupla cidadania Européia, e estou considerando a Suíça como um dos destinos . Gostaria de saber uma coisa, todos aí falam inglês ? tenho italiano com nível intermediário . Acredito que vc não teve problemas devido falar alemão .

Resposta
Ana Cristina Kolb Janeiro 28, 2015 at 2:14 pm

Ola Fabiola, obrigada pelo seu comentario, aqui na Suiça, as pessoas falam ingles na sua maior parte, principalmente nas rodas de “expatriats”, que sao muitos por aqui. Entretanto a lingua local é sempre necessaria, se voce realmente considera emigrar e viver aqui.
A regiao italiana é uma das mais dificeis de se conseguir emprego, sendo uma regiao que vive mais de turismo e pessoas ja aposentadas. E hoje em dia com a crise na Italia, a concorrencia é pesada.
Veja as regioes linguisticas, http://pt.wikipedia.org/wiki/Su%C3%AD%C3%A7a. Quanto a seu passaporte Europeu, faça somente atençao sob o fato que a Suiça nao é parte da Comunidade Europeia e que devido a crise economica europeia, muitas diretivas foram colocadas em pratica, a fim de evitar o êxodo empregadicio. Te desejo boa sorte na sua jornada! 🙂 Namasté!

Resposta
thiago Janeiro 29, 2015 at 3:52 pm

Parabéns pelo texto você disse tudo. .
Também sou de Belo Horizonte e breve breve estarei na suíça. . Beijo a todos

Resposta
Ana Cristina Kolb Fevereiro 2, 2015 at 3:34 pm

Oi Thiago, seja bem vindo a Suiça em breve! e estamos ai pra infos, se voce precisar! Obrigado pelo comentario carinhoso! Namasté 🙂

Resposta
Geraldo Pontes Ferreira Júnior Fevereiro 2, 2015 at 6:09 pm

Prezada Ana Kolb, parabéns pelo blog! São informações interessantes para aqueles que querem conhecer um pouco mais da realidade em outros países. Continue sempre com
este pique, muito sucesso!

Resposta
Ana Cristina Kolb Maio 8, 2015 at 5:03 pm

Oi Geraldo querido, obriagda pelo comentario, demorei pra responder mas é a correria mesmo! Contacto voces quando for a BH de novo pra gente matar saudades beijos na sua esposa tao querida! Sucesso pra nos uai! Sempre! Anamasté 🙂

Resposta
Carlos Eduardo Fevereiro 5, 2015 at 6:15 pm

Agora fiquei doido pra morar ai. Tem muita burocracia pra ir morar ai?

Resposta
Ana Cristina Kolb Fevereiro 5, 2015 at 9:23 pm

Oi Carlos, obrigada pelo comentario, quanto a burocracia eu diria que a mesma que pra se mudar pra outros paises, se encaixar nas condiçoes requeridas pra conseguir residencia no pais! A unica coisa que nao aconselho é a ilegalidade. O importante é ter uma mao de obra qualificada e que possa ser reconhecida aqui, conseguir um emprego, falar pelo menos o ingles fluente, senao nao for possivel ja falar a lingua local, que no caso da Suiça sao 3 linguas principais, dependendo de onde voce for morar, o alemao, frances ou iltaliano. Voce também pode vir estudar! Pesquise na internet tem muita informaçao e possibilidades, é so se informar direitinho, planejar com calma e seguir os procedimentos, eu acredito que quando a gente deseja algo realmente de todo coraçao a gente acaba atraindo as oportunidades! Boa sorte na sua jornada! 🙂

Resposta
Elisangela Oliveira Costa Janeiro 2, 2019 at 4:13 pm

Poxa é um sonho morar em um país assim….

Resposta
Nátali Alvarenga Fevereiro 9, 2015 at 8:57 pm

Olá Ana, tudo bem?
Sou estudante de veterinária aqui no Brasil, tenho 19 anos e estou indo para o segundo ano do curso. Adorei sua matéria!
Você sabe me dizer como é a vida de um veterinário na suiça? Há bastante oportunidades de emprego?
Pretendo sair do pais quando me formar, e tenho pesquisado muito.
Obrigada!

Resposta
Ana Cristina Kolb Maio 8, 2015 at 5:08 pm

Oi Natali, desculpe pela demora pra responder, mas é que as vezes devido as viagens e tudo que faço, acontece! rsrsrs Olha nao sei como é o mercado de veterinaria na Suiça nao!
Aqui alguns links que achei sobre io assunto, mas voce vai ter que usar google translate!

https://www.jobagent.ch/tierarzt-jobs.html

http://www.savir.ch/xp_wysiwyg_media/pdf/cug_berufsbilder/Berufsbild_tierarzt_Neu_2.pdf

http://www.gstsvs.ch/

Boa sorte na sua procura! e sucesso!

Anamasté! 🙂

Resposta
Giovana Fevereiro 11, 2015 at 2:46 pm

Oi Ana Cristina tudo bem? eu vou morar em julho em La Tour de PEilz, adorei teu texto, é exatamente como eu vejo a Suiça, estive faz pouco tempo e adorei. Chegando em julho vou aprender frances para poder trabalhar. Adoraria te conhecer!

Resposta
Ana Cristina Kolb Maio 8, 2015 at 5:11 pm

Oi Giovana, quando chegar manda um email e a gente tenta se encontrar, minha disponibilidade é puxada, mas como Tour de la Peilz é perto quem sabe da certo! rsrsr Obrigada pelo contato e boa sorte! Anamasté 🙂

Resposta
Flávia Martinx Fevereiro 2, 2016 at 2:27 am

Olá Giovana, li que vc iria morar na Suíça, (em julho de 2015 isso). Hoje gostaria de receber mais informações por pretendo ir também. Você pode me dar um auxilio?

Resposta
isabel Fevereiro 15, 2015 at 8:59 pm

Olá Ana Cristina! Adorei suas informações e observações sobre a Suiça!!! Tudo o q escreveu só reforça meu desejo de morar na Suiça francesa. Na verdade, estou dando início ao meu projeto “Morar na Suiça”. Penso que isso só deverá se realizar daqui a 2 – 4 anos. Falo inglês e espanhol fluentes, mas não falo nada de francês 🙁 creio que esse seja um dos maiores obstáculos. Por isso pretendo dar início ao aprendizado do francês desde o zero e quando estiver num nível de intermediário para avançado ir para Suiça fazer um curso de aperfeiçoamento do idioma já que meu objetivo final é morar na Suiça num futuro próximo (por isso coloco o período daqui 2 – 4 anos). Vc acha que com inglês e francês fluentes é o suficiente para morar e trabalhar aí? Digo isso pq não tenho interesse em aprender alemão. Quero morar na parte francesa, mas obviamente irei visitar e transitar por outras cidades.
Quanto a conseguir um trabalho como funciona? Sou formada e pós graduada e gostaria de trabalhar em minha área de formação. Eles dão oportunidade a estrangeiros ou há que se trabalhar em trabalhos alternativos em bares, restaurantes ou hotéis? Enfim, se vc puder me dar algumas orientações e dicas, lhe agradeço, bjo 🙂

Resposta
Ana Cristina Kolb Maio 8, 2015 at 5:15 pm

Oi Isabel, parabens pela sua disciplina e planejamento, é raro na nossa cultura! quanto a trabalho, vai pelo mesmo caminho se informe na embaixada como é processo de visto de trabalho, lembre-se que a comunidade europeia tem prioridade aqui, e sem mao de obra qualificada é complicado conseguir visto de trabalho. Mesmo com mao de obra qualificada uma empresa tem que justificar porque contratar um estrangeiro se tem gente aqui com a mesma qualificaçao desempregada! Mas é um processo voce esta se informando com antecedencia e se preparando, por isto vejo como positiva a sua empreitada! Namasté 🙂

Resposta
Diego Mendes Fevereiro 23, 2015 at 4:07 pm

Bom dia Ana, gostei muito das suas informações sobre a Suiça, e lendo tudo isso só aumentou a minha vontade de ir morar ai, poderia passar algumas informações, as mesma citadas no comentário acima da Isabel, ficarei muito grato com alguma informações! Obrigado

Resposta
Daiane Martins Março 24, 2015 at 6:20 am

Ola Ana Cristina. Adorei sua postagem. Tenho muita vontade dê viver , conhecer …. sou Dentista. Será q consegueria uma maneira dê passear e trabalhar tbm, tenho anos dê formada.
Parabens pela vida tranqüila q tem!!! Deus te abençôe sempre!

Resposta
Ana Cristina Kolb Maio 8, 2015 at 6:15 pm

Oi Daiane, procure a embaixada e se informe sobre procedimento de reconhecimento de diploma! Nao é facil na sua area, mas se tiver persistencia, disciplina e planejamento a longo termo, pode dar certo! Emigrar é um processo e emigrar pra um dos paises mais cobiçados em termos de qualidade de vida e nivel de salario, além de ser paraiso fiscal, nao é facil. Entretanto nao é impossivel! Boa sorte no seu processo! 🙂

Resposta
Raquel Março 29, 2015 at 12:20 am

Oi Ana Cristina boa noite! Então,estou querendo me mudar para Suiça com meu filho adolescente de 16 anos. Pretendo ficar na parte italiana,pois,falo italiano fluentemente. Pesquisei bastante sobre escola no local. Qual você me indicaria para a idade dele? Sabe me dizer também a média de preços ?
Muito obrigada..Bjs

Resposta
Ana Cristina Kolb Maio 8, 2015 at 6:24 pm

Olha Raquel infelizmente nao tenho info pr te dar, nao tenho filhos e moro na Suiça Francesa, procure no google com certeza tem pessoas que escrevem como brasileiros sobre a regiao especialmente se vc fala italinao nao dever ser dificil de encontrar dicas sobre a regiao! Boa sorte! 🙂

Resposta
Wesley Manfrinatto Abril 17, 2015 at 11:56 am

Oi Ana Cristina bom dia tudo bem ? Moro no Brasil completo 22 anos agora em junho, trabalho aqui em um escritório de contabilidade a 5 anos, estou estudando, mas tenho vontade de tentar algo fora do Brasil, buscar uma vida melhor, pois acredito que a hora e essa, pois sou novo ainda e o momento de arriscar e esse, porem tenho um pouco de medo, eu falo somente português, como e o mercado de trabalho ai, sera que consigo emprego, pode ser em qual área, como li acima acredito que a qualidade de vida ai e outro nível, e é mais fácil conseguir algo na vida.
Muito obrigado pela atenção

Resposta
Ana Cristina Kolb Maio 8, 2015 at 7:00 pm

Oi Wesley, sem falar a lingua quase impossivel de arranjar trabalho e é preciso ter uma qualificaçao que possa ser justificada pra se conseguir visto de trabalho, aqui também se tem desempregados! Além das prioridades serem para membros da comunidade europeia! Emigrar é um processo e com certeza nenhum pais desenvolvido procura se tornar exilio economico, mas se informe, tem informaçao o suficiente na internet, nao tenho mais dicas do que se encontra nos varios textos aqui escritos! Para questoes burocraticas visite o website da Embaixada da Suiça, e para outras informaçoes com google voce com certeza encontrara um bando de videos, textos, testemunhos! Boa sorte na sua jornada e planejamento! Namasté! 🙂

Resposta
Igor Santana Abril 23, 2015 at 3:28 pm

Oi Ana, tudo bem? Atualmente moro aqui no Brasil, e Eu estou muito interessado em sair daqui do país pra morar fora, só que eu não falo nenhum idioma estrangeiro. Que quantia eu precisaria pra ir morar aí, pagar um curso para aprender o idioma local e conseguir me manter até conseguir um emprego? É difícil emprego pra estrangeiros aí? Me ajuda aí.

Resposta
Carla Abril 27, 2015 at 6:50 pm

Tenho pesquisado muito pois o meu sonho e morar ai. Tenho 3 filhos e a minha mais velha só fala nisso. Como seria a área de Ti por ai? Meu marido é web designer e trabalhou em empresas grandes como a Bv financeira só não é formado…porem trabalha com Ferramentas bacanas…e eu sou decoradora de festas infantis. Teria chance ai? Obrigada!

Resposta
Ana Cristina Kolb Maio 8, 2015 at 7:03 pm

Oi Carla voce ja leu meu texto http://www.brasileiraspelomundo.com/suica-procurando-emprego-dez-aspectos-importantes-parte-1-34134060? tem parte IItambém, boa leitura, nao tenho ais informaçao do que ja partilhei nestes textos aqui! Boa sorte na sua jornada! Namasté! 🙂

Resposta
Lucileide Ferreira Maio 4, 2015 at 8:00 pm

Olá Daqui 2 anos estarei formada e estou planejando morar na suíça.

Resposta
yara Maio 5, 2015 at 8:05 am

Eu estou cada dia mais apaixonada pela Suíça, moro somente a 4 meses, ainda não me sinto segura e peço pro meu marido trancar tudo rsrsrsrsrs, porque ele é suíço e deixa tudo aberto rsrs

Resposta
Matheus Maio 18, 2015 at 5:01 am

Sou graduando em Direito e em Ciências Contábeis, existe possibilidades de eu exercer a profissão na Suíça? Sempre sonhei em morar na Europa, na Suíça em especial. Mas como sou de classe média, penso que talvez nunca poderei chegar a realizar meu sonho 🙁

Resposta
Felipe Batista Maio 27, 2015 at 12:31 am

Parabéns Ana pela post. Estive em Genebra a passeio em 2010, e nunca esqueço até hoje do que vi neste cantinho de paz. E de fato, concordo com todos os pontos 10 pontos citados, não há dúvida de que é um lugar onde se pode viver bem, e não ‘sobreviver’ como o SP (onde moro) rsrsrs.

Espero ainda conseguir planejar minha vida para ter a oportunidade de conseguir experimentar uma vida ai.

Estarei acompanhando suas novidades! Abraços.

Resposta
Marcos Milano Junho 19, 2015 at 1:13 am

Boa noite Ana.
Parabéns pela sua exposição deste Pais, o qual pelas suas palavras fica ais maravilhoso ainda,
sou fissurado nesta organização e respeito alheio, estou pensando seriamente em ir para aí, porém sem experiencia internacional nenhuma a não ser Paraguai e Argentina, meu problema é o medo de emprego, sou professor técnico, Administrador e Técnico de Segurança no Trabalho, e Chefe de cozinha, não sei o mercado por ai como está, sem contar a família que além de grande, somos seis no total, não consigo ficar sem eles. Más tentarei algo, e a culpa é sua, pois suas postagens encantam, parabéns.

Resposta
Thiago Fancec Setembro 2, 2015 at 6:31 pm

Gostaria de saber quais os requisitos para morar aí na Suíça, tipo: Qual idioma devo aprender, qual formações técnicas e profissionais você me recomendaria e qual parte da Suíça é a melhor para um novato como eu me adaptar.

Resposta
Davi Setembro 9, 2015 at 3:05 pm

Oi, meus parabéns por conseguir morar em um lugar como esse, deve ser maravilhoso mesmo.
Uma pergunta: e o custo de vida?

Resposta
Mari araújo Setembro 30, 2015 at 1:49 pm

Nossa estou encantada antes mesmo de conhecer a Suíça. Nunca saí do Brasil mas de uma coisa eu tenho certeza, isso aquí não tem nada a ver comigo. Odeio sujeira, bagunça e barulho, coisa que brasileiro não se incomoda tanto. Deve ser um sonho viver em um lugar onde qualidade de vida não fica só nas propostas dos governantes. Amo gente educada e lugar silencioso. Adorei seu blog!

Resposta
Graça Medeiros Outubro 14, 2015 at 8:47 pm

Oi. Estive aí em agosto/setembro de 2014, aliás concretizei um sonho, acho que intra uterino(rsrs), foi a forma que encontrei para decifrar a vontade/sonho. Amei muito, quer dizer, amo muita essa cidade e agora fica mais fácil de ir por bastante vezes, pois meu filho casou com uma suíça e mora em Berna. Encontrei alguns brasileiros radicados lá, o que facilitou em muito a minha conversa, porque ou língua difícil a deles! Dialeto, na verdade, porque Alemão, só na escrita mesmo.

Resposta
Bernadete Maria de Freitas Outubro 20, 2015 at 1:06 am

Minha linda, quero muito morar na Suíça, sou brasileira e infelizmente não tenho muitos recursos, sou de família simples.mas gostaria de te pedir, o que você pode fazer por mim, por favor, me leva prai.
Beijos e fique com Deus.

Resposta
Lidiane Outubro 20, 2015 at 1:53 am

Boa noite.

Estou bem decepcionada com minha cidade. Sou do RJ, e a violência e o atraso cultural estão cada vez piores.
Gostaria de dicas sobre qual primeiro passo posso tomar para conseguir morar na Suíça com minha família (minha mãe, meu marido e nosso chihuahua). Sou formada e pós-graduada.
Se alguém puder me ajudar, pois queremos muito sair daqui.

Grata.

Resposta
Wanessa Outubro 25, 2015 at 11:35 pm

Oi Ana, adorei seu blog!! Minha filha tem 18 anos e é bailarina, conquistou um bolsa para estudar ballet em Lausanne por 3 meses, mas estou achando tão difícil moradia por aí…vc tem alguma dica de moradia e de valores? estou encontrando tudo muito caro, ainda mais em momento de crise aqui que nossa moeda esta tão desvalorizada!! mas vou conseguir, pois é um sonho que ela tem!! bjs

Resposta
Marco Aurelio Rezende Novembro 4, 2015 at 7:21 pm

Oi, é possível ter cachorro no apartamento na suíça?

Resposta
Cristiane Leme Novembro 4, 2015 at 8:15 pm

Olá. Informamos que a Ana deixou a colaboração do blog. Por favor procure textos de outras colunistas na Suíça para redirecionar a sua pergunta.
Edição BPM

Resposta
carlos Novembro 9, 2015 at 1:03 pm

Legal Ana! Bom texto.
Quando eu estive na suiça eu fiz um curso de meditaçao que eu adorei.
Já que voce gosta de interagir, acho que voce ia gostar.
http://www.meditationzurich.org/

Resposta
Marcos Dezembro 1, 2015 at 12:24 pm

Bom dia Ana,

Gostaria de agradecer pelo texto esclarecedor, muito interessante.
Como muitos aqui, eu tenho vontade de morar na Europa, sou brasileiro mas tenho nacionalidade portuguesa.
Tenho algumas dúvidas referente ao idioma, atualmente falo espanhol e inglês, com o inglês eu já consigo me virar na Suíça? Qual seria o idioma que você recomendaria aprender para poder viver na Suiça: Italiano, Francês ou Alemão? Já adianto que tenho uma facilidade com italiano 🙂 .

Gostaria também de saber se existe algum site de empregos da suíça.

Desde já agradeço.

Resposta
douglas assis Dezembro 5, 2015 at 5:30 pm

meu sonho suiça <3

Resposta
Nazaré Lima Janeiro 2, 2016 at 2:30 am

Nossa, ler algo assim, parece um sonho!! Espero realmente poder conhecer um dia!!

Resposta
Pedro Janeiro 8, 2016 at 10:06 am

Ótimo post! Tenho uma vontade muito grande de morar aí… E tenho uma dúvida: qual o Cantão mais burocrático da Suíça? Abraços

Resposta
Plínio Toelntino Rodrigues Janeiro 27, 2016 at 2:23 pm

Olá Ana, tudo bem? Estive ai no mês de junho do ano passado (2015), eu e minha esposa, adoramos o lugar, as pessoas, a comida, tudo…é tudo que você já descreveu e mais um pouco. Eu estou no Linkedin: Plínio Tolentino Rodrigues, e busquei ter alguns contatos da Suíça, tenho perto de 300 contatos e busco alguma oportunidade para trabalhar e morar ai. Se você souber de alguém que precise de um brasileiro que é “pau para toda obra” por favor me indique. .

Resposta
Cristiane Leme Janeiro 27, 2016 at 6:12 pm

Plínio, a Ana parou de colaborar com o blog. Procure os textos da Selma, nossa colaboradora no país, e faça por lá a sua pergunta.
Edição BPM

Resposta
Flávia Martins Fevereiro 2, 2016 at 2:33 am

Por favor envie o link do blog da Selma ou de outra colaboradora na Suíça.
Obrigada.

Resposta
Cristiane Leme Fevereiro 2, 2016 at 9:07 am

Por favor procure no blog em Categoria – Suíça. Lá você irá acessar os textos mais recentes e certamente encontrará algum da Selma 🙂

Resposta
monica azevedo Fevereiro 8, 2016 at 5:21 pm

Olá Ana tudo bem? farei uma viagem de 4 dias pela suiça e gostaria de conversar com alguem que more no país para tirar dúvidas… Tens algum email para entrarmos em contato? Desde já agaradeço

Resposta
Cristiane Leme Fevereiro 9, 2016 at 9:25 am

A Ana parou de colaborar com o blog, mas temos outras colunistas na Suíça, a Teca e a Selma. Entre em contato com elas através dos textos publicados mais recentemente.
Edição BPM

Resposta
Jack Março 14, 2016 at 5:16 pm

Eu leio cada comentário aqui que Realmente eu nao sei onde essas pessoas estao com a cabeça…
Acham que se formam no brasil e vou chegar na suiça é arrumar trabalho , ou entao so porque trabalham em alguma área algum tempo vai conseguir trabalhar na mesma area na suíça.
Galera , acorda pra vida , nao é querendo tirar o sonho de ninguem nao , apenas botando um pouco de realidade pra voces saberem que a suiça nao é nenhum lugar encantado de filme da Disney nao .
Voce acha que vai ser format em direito no brasil e vai chegar e ser advogado na suiça ?
Acha que se formou em veterinaria. Voce vai ser veterinaria na suiça ?
Pelo amor de deus .
Ou entao acha que vai chegar na suiça sozinho e pagar curso , aluguel de apartamento , comida , (tudo necessario para sobreviver) sem Conhecer ninguem ?
Meu amigo , vou te dizer a realidade da suiça…
Se voce nao Conhecer ninguem que more aqui que possa te dar uma ajuda no começo , nao vá, vá Primeiro para Portugal , depois vai migrando com o tempo, segundo na suiça voce no arruma trabalho assim nao , voce acha que vai chegar mostrar o diploma e pronto, ta contratado ? Primeiro voce precisa de uma coisa chamada permis de séjour, sendo ele permis B ou permis L .
E a forma mais facil de voce conseguir esse permis ou é se casando ou dar sorte de conseguir por meio de trabalho ( mas conseguir trabalho sem esse permis é algo extremamente dificil na suiça hoje em dia) por isso digo casamento é a forma mais facil , entao voce casa com algum natural do país ou com algum estrangeiro que possua o permis C pois so eles podem dar o permis pelo casamento , quem tem permis B nao pode dar permis pra outra pessoa casando.
E apos 5 anos que voce estiver com permis B que o governo provavelmente vai te dar o permis C , e na suiça é tudo muito caro, extremamente caro , entao se voce nao conseguir um emprego bacana voce so vai viver pra trabalhar pra pagar seu aluguel e as compras do mes , nao vai viver so vai viver pra trabalhar, e emprego pra quem nao tem permis era muito facil a uns anos atras tinha bastante , mas agora esta Realmente algo muito dificil , esta dificil ate para quem tem os papeis. A sua tem um salario bem alto em relaçao aos seus vizinhos europeus , por exemplo muitos franceses atravessam a fronteira para trabalhar na suiça , e ano que passa os empregos vao ficando mais escassos.
E a suiça nao da cidadania Nem para quem nasce no país sendo filho de estrangeiro. Entao nao va achando que com seu diploma de engenheiro voce vai trabalhar na induni e ganha cidadania suiça. No maximo voce consegue sua cidadania suiça após de 10 anos tendo o permis C . e como disse pra voce ter o permis C voce precisa ter 5 anos de permis B . A nao ser que voce seja muito util para o país. Por exemplo se voce for tipo o neymar ou messi e a suiça quiser que voce jogue na seleçao entao te dariam a cidadania rapidinho. Mas como acho que esse nao é o caso de vocês…
Entao nao se iludam Meu amigos. Nao estou aqui para tirar o sonho de ninguem , apenas falando a realidade da suiça para estrangeiros , principalmente latino americano.
Suiça é muito Linda , muito limpa , muito tudo isso ai que voce ana falou. Mas nao se iludam muito, é boa sorte…
Aaahh ja ia esquecendo de falar, nao va para suiça com o pensamento ”’qualquer coisa se der errado vou trabalhar de garçom ou lavando Prato, ou lavando banheiro, ou etc ”’ meu amigo, nao é se der errado , é se der certo voce vai trabalhar com isso quando chegar na suiça. porque ate isso ta dificil e se voce conseguir pode ter certeza que vai ficar muito feliz com isso. rsrsrs valeu e boa sorte.

Resposta
Ana lucia Novembro 3, 2017 at 6:38 pm

Tudo verdade!!!geralmente não aceitam nossos diplomas ou graduações ,morei 15 anos na Suíça e vi isso demais ,gente formada limpando ,fazer o que???os suíços são bem exigentes com o estudo deles,até pra ser lixeiro vc faz uma profissão aqui de 3 anos

Resposta
nei Março 27, 2016 at 6:12 pm

Ana eu estou muito querendo sair do Brasil como faço pra morar na Suíça está entre dois países estado Unidos ou Suíça gostaria que vc me desse umas dicas que eu possa realizar meu sonho de sair do Brasil

Resposta
Cristiane Leme Março 27, 2016 at 6:49 pm

Olá. A Ana parou de colaborar com o blogue.
Para morar no exterior é preciso conseguir o visto. Leia as diversas outras matérias no blogue sobre a Suíça e EUA e procure as embaixadas ou consulados dos respectivos países para obter informações sobre imigração.
Boa sorte,
Edição BPM

Resposta
Chris Abril 3, 2016 at 8:36 pm

Hola prezado Nei,

Vir na Suiça e visitar é super facil (somente embarcar) – se tem PP brasileiro.

Agora para morar e ter “residência” (ser legalizado), isto fica meio complicado.
Boa sorte
Chris

Resposta
David Junho 5, 2016 at 12:36 am

Oi Ana boa noite, a tempo venho conversando com minha esposa,tenho uma vida estabilizada aqui no Brasil ,mas sonho em ir embora para um país como a Suíça
Procuro qualidade de vida, dá uma ótima educação a minha filha ,mas a minha pergunta é? Como faço pra ir embora? Como faço pra conseguir o visto? Como faço pra ser aceito nesse país? Posso ir com meu financeiro? Consigo me estabilizar fácil? Desde já agradeço suas respostas.

Resposta
Cristiane Leme Junho 5, 2016 at 7:30 pm

David, a Ana parou de colaborar conosco. Temos outras colunistas na Suíça, consulte os textos mais recentes para entrar em contato com elas e redirecionar sua pergunta.
Edição BPM

Resposta
Eliana Junho 27, 2016 at 7:47 pm

Gente!!!! É bem menos que isso que eu estou procurando! Vou pesquisar mais sobre este país. Hoje tomei o primeiro passo: entrar no Google e começar uma trajetória que pode se desdobrar em um efetivo recomeçar. Preciso respirar em lugares onde viver com ética e honestidade não implique em se aborrecer com frequência. Quem sabe se a Suíça não é este lugar. ..
Obrigada pela disponibilidade em escrever sobre sua experiência de vida.

Resposta
Vanessa Hanna Julho 11, 2016 at 7:34 pm

Meu desejo de morar aí é tão grande que chego a me emocionar. Peço a Deus todos os dias em minhas orações pra ser possível esse sonho se realizar. Chega dói o peito de tanta vontade. As vezes acho que é impossível pra mim, por minha classe social, não tenho estudos já estou com 36 anos. Mas não vou desistir, porque se eu desistir eu nem teria motivos pra viver… Muitos amigos me julgam por ter esse desejo, mas não me importo com o que as pessoas pensam. O que sei é que quero, não vou morrer sem colocar meus pés nessa terra que amo tanto mesmo sem nunca ter estado nela. Já tem 2 anos que tirei meu passa porte. Pensava que logo que tirasse eu já viajaria. Mas não foi bem assim… As dificuldades são inúmeras.Moro no interior de Goiás, Sou casada, tenho 2 filhos um de 20 anos e outro de 14 anos, isso já é uma questão bem difícil pois eles não sonham o mesmo sonho que eu, principalmente meu marido. Mas eu estou disposta a deixar tudo inclusive ele. Meus filhos me apoiam, pra mim já é o suficiente. O outro desafio é o dinheiro mesmo. Ganho um salário minimo rsrs quase todos os dias olho os valores das passagens do Brasil a Zurique com esperança de um dia finalizar a compra do meu bilhete tão sonhado. Em fim me perdoe o desabafo, eu me empolguei lendo o seu texto tão maravilhoso. Um dia quem sabe eu possa me encontrar com você aí neh? Um grande abraço meu pra você.

Resposta
Marisa Nobile Setembro 6, 2016 at 3:51 am

Eu tbm amo a Suiça, agradeço a Deus semore por me trazer p.esse país que é um sonho e qd vejo algumas brasileiras reclamando que este país é impograta me dar voltade de falar volta p.o nosso país o que faz aqui? Mas as vezes é melhor se calar p.não esta no mesmo nivel de estrutura inferior mentalmente, aqui se a pessoa luta evita de entrar em social, trabalha direitinho não importa se é uma simpkes faxineira é tratada com dignidade e respeito… Só tenho a dizer concordo plenamente com vc Adriana, e ultima frase Eu Amo Suiça… Obrigada meu Deus.

Resposta
Mirigeane Cristina Leal Fevereiro 12, 2017 at 4:04 am

Olá Ana, boa noite, gostaria muito que tirasse uma dúvida minha se possível, meu esposo está estudando para técnico em Ti, será que aí ele conseguiria se estabilizar com essa formação? Tem chance dele conseguir trabalho nessa área por aí? Obrigada ?

Resposta
Cristiane Leme Fevereiro 12, 2017 at 4:20 pm

Olá. A Ana parou de colaborar conosco. Temos outras colunistas no país que talvez possam responder à sua pergunta. Por favor, deixe um comentário em um dos textos da Teca Hungria ou Melissa Barbieri.

Equipe BPM

Resposta
Leandra Costa Dantas Março 9, 2017 at 2:46 pm

Excelente texto, gostei. Ainda vou morar na Suíça. Um abraço

Resposta
ismael Abril 29, 2017 at 11:00 pm

GOSTARIAS DE OBTER INFORMAÇOES, POIS PRETENDO CONHECER A SUIÇA

Resposta
ismael Abril 29, 2017 at 11:02 pm

tenho uma filha que é advogada qual a possibilidade de emprego?

Resposta
Guilherme Gomes Junho 19, 2017 at 11:02 pm

Parabéns pelo texto.
Realmente você deixa transparecer o quanto ama este país e o quão belo ele é além de denotar as características do povo daí.
Estou há algum tempo estudando a possibilidade de ir viver na Suiça e pelo que vejo em poucos meses estarei aí pra ver tudo isso pessoalmente.
Obrigado.

Resposta
Maikon Caporalino Julho 16, 2017 at 5:38 am

Ana! Fiquei muito feliz em ler sua matéria. Tenho um filho de 5 anos e minha esposa está grávida. Há algum tempo estamos conversando sobre tentar construir nossas vidas em outro país, pensando em melhores condições (principalmente de educação) para nossos filhos. A Suíça é com certeza uma das nossas primeiras opções, e lendo seus post essa certeza aumenta mais e mais. Obrigado.

Resposta
Eloisa de Carvalho Assis Setembro 8, 2017 at 11:57 pm

Boa noite. Li seu texto e fiquei maravilhada. A vontade que tinha se multiplicou e agora além de sonho virou objetivo. Me ajude a me mudar pra Suíça. Preciso de orientação. Não gostaria de ir com a cara e a coragem assim dizendo. Aguardo seu contato.

Resposta
Malu Coelho Outubro 19, 2017 at 8:56 am

Pessoal… tomem cuidado nao é fácil assim como imaginam e muito menos “flores”… Moro em Berna – a 10 minutos do centro, sou de SP Capital tenho vida estabelecida aqui, marido que trabalha pro governo da Suíça (ele e suiço)… uma filha de 6 anos estudando ao lado de casa (vai e volta sozinha) e mesmo assim com todas essas “facilidades” e amigos aqui inclusive brasileiros, sei que a vida não e fácil. Resolvi migrar por estar cansada do Brasil, ja estou aqui ha 3 anos mas conheço a Suíça a 10. Tenho casa…pago impostos, falo alemão. enfim… tudo que um imigrante precisa pra viver em outro país. Mas o alerta pra quem sonha fazer o mesmo é: tomem cuidado e analisem bem a situação. O seu lado cor de rosa, pesa quando se esta longe da família (1o ponto). As pessoas aqui (no geral) sao provincianas, muitos não gostam da presença estrangeira…. (porque se não morar numa metrópole como Zurich e Genebra, o resto sao pequenos vilarejos… e não esquecam de que morar em Zurich ou Genebra não e fácil… porque a convivência com tantos estrangeiros também dificulta especialmente para quem tem filhos em idade escolar, sao pensamentos muito divergentes e nem pensem que todos que habitam o país tem educação de alto nível… especialmente porque o pais abriga muitos refugiados (por conta das nações unidas) e eles claro, em sua maioria nem falam a língua, não trabalham vivem de ajuda governamental… mas aqui os direitos sao iguais… seus filhos dividem a mesma escola… muito lindo mas no dia a dia não e fácil, claro tem também os que moram na cidade por conta de acreditarem que existem mais oportunidades… mas não moram bem e não tem vida fácil porque aqui ninguém ajuda ninguém e a lei (não pense que e chegar e “sentar na janelinha”)… o suíço leva em media 2 anos para começar a te abrir espaço de relacionamento… isso e estatístico… a questão da educação pega bastante (escola da minha filha tem hoje 11 nacionalidades para 23 alunos (sem exagero) quase todos os continentes (mas em geral Asia, Africa e Leste Europeu (e claro não sao os países com alto índice de desenvolvimento, muitos veem em busca de melhor salário e não se incomodam com o frio). O clima no inverno e pesado e muitos acabam sofrendo de depressão pelo longo inverno (se você não pratica esportes de inverno como esqui, por exemplo não tem muito o que fazer… por isso eu pratico mas não e um esporte barato)… Lembre-se que apos iniciado o período escolar que não coincide com as ferias no Brasil, você não pode afastar o seu filho… somente em caso de morte na família pode viajar (assim Natal e Réveillon, Carnaval… aqui não tem ferias máximo 1 semana entre Natal e Réveillon), porque ele perde pontos (sistema suíço de ensino) e não pode no futuro ir para o 2o grau e Universidade se não acompanha o nível dos outros alunos. Claro que ele tera uma profissão, mas normalmente não sera através do caminho universitário… o silencio relatado das ruas e bom e ruim… Muitos acham isso com o passar do tempo, tedioso porque aqui todos os comércios em geral (exceto postos de gasolina e restaurantes) fecham as 17:30 ou 18:30 nas grandes cidades (aos sábados 17:00) domingo não abrem (também o shopping aqui não e uma opção porque quase não tem. Nao ha pessoas circulando nas ruas especialmente se você mora em vilarejos.. Todos estão recolhidos em suas casas.. E se mora nos grandes centros a maioria sao estrangeiros fazendo turismo e isso vai por mim.. cansa… Enfim, não quero voltar ao Brasil porque minha filha esta totalmente adaptada aqui e o Brasil não oferece boas condições de retorno no momento. Mas também não se esqueçam que precisam de um bom emprego porque se não e impossível viver na clandestinidade e pagando custos altíssimos a começar pra estrangeiro que procura moradia… em muitos lugares os moradores locais não alugam ou simplesmente não vendem imoveis para estrangeiros, você precisa entrar em lista de espera para os disponíveis.. (tem muito brasileiro vivendo em apartamento comunitário com 1 banheiro só).. O preconceito aqui aumenta a cada dia (ainda esta semana a principal matéria do jornal mais importante daqui SRF divulgou uma pesquisa informando que 1 em cada 3 suíços nao esta satisfeito com a presença estrangeira) isto porque a população esta crescendo bastante e os moradores locais se sentem invadidos… também não pensem que encontraram sorrisos pelas ruas porque não e uma realidade dos países europeus, especialmente os mais frios. Enfim… claro que é um ponto de vista pessoal, mas so pra reforçar que antes de realizar o sonho e preciso fazer a lição de casa direitinho.. aqui não tem jeitinho brasileiro…especialmente no quesito língua (sobre falar inglês.. e muito difícil viver sem falar a língua local não esquecam, oferta de trabalho normalmente e muito reduzida ou se vai pro sub-emprego, limpeza, etc) especialmente se tiver filhos na escola tem que falar a língua para se comunicar com professores, ajudar seus filhos, etc… por isso estudei intensivamente 2 anos o alemão e mais 3 meses de francês e falo o inglês. ( fui todos os dias para a escola (inverno ou verão) investindo alto porque e caro). Outra coisa aqui cada um limpa sua própria casa, existe o serviço de faxina oferecido pelos estrangeiros (claro que um suíço não vai fazer este trabalho)… mas custa caro e é por hora.. algo em torno de 35francos a hr (e normalmente as pessoas contratam por 2 horas semanais quando podem pagar… mas pesa no seu orçamento mensal). Assim você precisa normalmente colocar a mao na massa, assim especialmente para as mulheres que estavam acostumadas com a mordomia brasileira… esquecam… Imposto e alto, plano de saúde so existe privado, não se pode viver sem pagar e o plano básico a media 660fr.. Aluguel digamos de um apto 1 dormitório nas cidades gira em torno de 1200 a 1800 fr por mes, nos vilarejos um pouco mais barato mas muitas vezes isolados do mundo…rs (aptos 30 metros com 1 banheiro) alguns mais antigos o banheiro e externo… especialmente se você fizer questão de morar no centro. Custo médio de supermercado divulgado esta semana pelo jornal de um dos principais supermercados daqui o Migros (840fr/por mês para 1 família de 3 pessoas (casal +1 filho).. Com o dólar a R$ 3.16 hoje… e so fazer a conta.

Boa sorte a todos!

Resposta
Andre Luiz Dezembro 16, 2017 at 4:20 pm

Sei morar na Suiça o Mundo todo quer…. Mas será por que poucos conseguem …. Eu sei !!!

Resposta
Aírton Garrido Setembro 10, 2018 at 6:30 pm

Tem lugar aí para um casal de idoso (71/63) comprar uma casa para morar. É um casal aposentado (salário R$6.000) mensais. Tem chácara
no Brasil, Éden, Sorocaba, SP no valor aproximado de R$2.000.000,00.
Em termos de documentação o seria necessário.

Resposta
Liliane Oliveira Setembro 11, 2018 at 1:38 pm

Olá Aírton,
A Ana Cristina Kolb parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas na Suíça que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação