Cinco motivos para morar na Suíça

5
4109
Fonte: www.unsplash.com
Advertisement

Em um dia triste de inverno olhando a neve cair lá fora (gente, a neve é linda e eu simplesmente amo aqueles floquinhos, mas o inverno aqui é muito frio e muito longo!) me peguei perguntando: Por que estou aqui tão longe de casa, em um país que eu ainda não domino o idioma e com tanta saudade da minha família? Os meus filhos estavam brincando na sala, e foi então que olhando para eles entendi que estava apenas olhando o lado ruim das coisas, fiz um exercício de raciocínio e em alguns minutos tinha uma lista de cinco motivos para morar na Suíça, guardei essa listinha comigo e hoje vou dividir com vocês algumas razões do porque que eu gosto de morar aqui!

1. Segurança
Claro e sem dúvida que o primeiro e principal motivo é a SEGURANÇA. Aqui podemos dizer que temos o direito de ir e vir sem medo, andamos a noite pelas ruas e visitamos restaurantes e bares sem preocupação. Quando visitamos parques, piscinas e outros lugares públicos é comum as pessoas aproveitarem o lugar sem se preocupar em ficar vigiando seus pertences.
As crianças vão sozinhas para a escola, claro a escola aqui é sempre bem próxima de casa. Quando elas entram para o Kindergarten (entre 4 e 5 anos) logo nas primeiras semanas um policial vai visitar a escolar e ensinar como elas devem andar e atravessar as ruas. Lógico que isso é cultural e assusta muito as mães que não estão acostumadas. Eu mesma só deixei o Pedro ir sozinho 1 ano depois que chegamos aqui, e mesmo assim meu coração fica sempre ansioso esperando ele chegar.

2. Os parquinhos infantis
Eu realmente adoro parques e praças com Playgrounds. Quando eu morava no Brasil gostava muito de levar os meninos aos parques. Então posso dizer para vocês que aqui estou no melhor lugar do mundo!
Aqui encontramos parquinhos (Spielplatz) em todos os lugares para as crianças de todas as idades. Geralmente são brinquedos de madeiras e cordas, tem balanço e escorregador. São extremamente criativos e dinâmicos. Em alguns lugares também temos brinquedos com água, esses são os melhores no verão. Os meninos adoram e sempre que podemos visitamos esses parquinhos e para quem tem criança, essa é uma excelente razão para viver aqui.

3. A Suíça está no coração da Europa
Esse motivo é o melhor de todos, apesar de estar em terceiro lugar…. eu amo viajar e esse foi um dos principais motivos de eu ter aceitado vir morar aqui.
Esse pequenino país está no meio da Europa e você pode cruzar a Suíça de um lado ao outro em apenas 3 horas de trem, para você ter uma ideia o vôo direto de São Paulo a São Luís do Maranhão leva 3 horas e meia.
Fazemos fronteiras com a França, Alemanha, Áustria, Itália e Liechtenstein. Então daqui podemos conhecer muitos lugares, e não só as capitais, mas muitas cidades pequenas e charmosas que são realmente encantadoras. Em um passeio de bate e volta durante o final de semana, você pode visitar a cidade de Colmar na França e no outro dia ir até Innsbruck na Áustria, também pode ir até Freiburg na Alemanha e experimentar a verdadeira e original torta de Floresta Negra. Yummi!!

4. Mobilidade
A Suíça é um país super fácil de se locomover, tanto de transporte público como de carro, com estradas boas e bem sinalizadas. Se preparem para os túneis, o do Gottardo tem 16,9 km!
O transporte público realmente é muito bom, posso me arriscar a dizer que é um dos melhores da Europa. O custo é alto, mas você tem bastante conforto e pode se programar porque ele está sempre no horário. E além disso você consegue ir em praticamente todos os pontos turísticos com o transporte público. E se você é turista e vai ficar porque aqui mais de 5 dias, vale super a pena você comprar o Swiss Travel Pass que vai facilitar muito a sua vida nos transportes públicos.

5. As paisagens mais encantadoras que já vi
Aqui você encontra lagos, rios, montanhas … o que não falta por aqui são paisagens fantásticas. Na Suíça existem mais de 1.500 lagos, claro que não consegui conhecer nem um quinto disso, mas já fui em alguns que realmente são lindos. Sabe aquelas fotos que você vê na internet e acha que é montagem? Pois é, são reais. O Lago de Cauma, Caumasee, é lindo e a água de um tom de azul que não tem como explicar, nesse lago você pode nadar, mas se prepare para a água gelada! Outro lago que vale uma visita e  é tão lindo quanto, é o Blausee, nele você não pode nadar, mas pode passear num barquinho e explorar todo o lago, o entorno do lago cercado por montanhas, fantástico!

Os Alpes então não preciso nem falar, são incríveis. As montanhas mais conhecidas possuem uma excelente estrutura para visitação seja no inverno ou verão, com bondinhos, teleféricos, restaurantes e atividades sem fim para curtir lá no alto. Um exemplo é o Titlis, você sobe utilizando dois bondinhos diferentes, sendo um deles giratório em 360 graus, simplesmente fantástica a vista. Quando você chega no topo pode andar pela ponte suspensa, visitar a caverna de gelo e descer pela na neve com bóias. São tantas as opções de passeios nos Alpes, que esse assunto vale um post separado.

Outra coisa que me encanta aqui são as estações do ano, as mudanças nas paisagens são visíveis e muito legal de acompanhar. No verão você olha para as árvores e bosques, e tudo está verdinho, com uma variedade de tons de encher os olhos. Logo chega o outono, e com ele as folhas vão ficando amarelas e alaranjadas, vão caindo e deixando as árvores peladas. E então, vem o inverno cobrindo as árvores de branco, formando paisagens que me emocionam a cada passeio. Mas nada ganha da primavera, com uma variedade de flores e cores que eu nunca tinha visto, para encantar mais o meu dia e me encher de forças para um novo ciclo!

E você que mora aqui, o que mais gosta na Suíça? Comente aqui!!

Leia sobre a chegada do inverno na Suíça!

5 Comentários

  1. Olá, quanto aos cursos superiores.. são de qualidade? É “tranquilo” para um estrangeiro se matricular? E são muito caros os cursos?

  2. Muito legal seu post Jananína. Meu marido e eu estamos a procura de um bom lugar para viver, atualmente estamos no México. Obrigada por compartilhar!

  3. Olá Janaína! Você acha que mesmo com um custo de vida altíssimo nas principais cidades da Suíça, dá pra viver bem? Ou requer muitos sacrifícios para viver e deixar as contas em dia? Valeu pelo texto!

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.