BrasileirasPeloMundo.com
10 Motivos México

Dez motivos para morar no México

– Que legal que você vão mudar! Mas pra onde? – Vamos ao México , San Luis Potosí! (Felizes) – (Sorriso de Monalisa)…Onde????

Quando a gente fala em mudar, ninguém nunca pensa em primeira opção o México. Eu nunca tinha pensado sobre isso, sempre carreguei comigo o sonho americano. Mas, aceitei bem o desafio e vim para cá, disposta a dar certo. Isso me ajudou muito, pois foram muitos os defeitos que colocaram no novo lugar que eu ia viver. Pobreza, falta de infra estrutura básica (como água, por ex…). Mas eu não tinha outra opção então, tinha que ser positiva a minha postura.

E hoje estou aqui, mais mexicana que muito dos que são originais daqui. Me sinto em casa e posso listar mil e um motivos para as pessoas se disporem a conhecer esse país, mas como ficaria muito extenso esse texto, resolvi destacar somente dez.

DSC06324

1 – Os mexicanos são pessoas extremamente amáveis e solícitos. Sempre dispostos a ajudar e te apresentar o país que eles tanto se orgulham. Prova maior disso foi eu chegar aqui sem saber um única palavra em espanhol e eles, pacientemente, me ajudarem com tudo. Desde a escolha da escola da minha filha , até a compra de material escolar…

2 – O país é de uma Cultura ímpar. Não sabia mas o México possui maior número de Museus e Patrimônios da Humanidade declarados pela Unesco, do que o Egito, países da Europa etc… Dentre os quais, dia desses, o Museu de Antropologia , na Cidade do Mexico, foi eleito o segundo melhor do mundo, logo atrás do de Chicago. São sítios arqueológicos, casas de cultura, teatros magníficos, um prato cheio para quem gosta.

DSC06399

3 – Natureza. Não, o país não se resume ao deserto. Aqui temos um dos maiores ecossistemas do mundo. São cascatas e mais cascatas que  reproduzem o azul turquesa do Caribe (outro paraíso…). Os cenotes mais belos que já vi na vida, montanhas, matas, e a fauna. E mesmo a variedade de cactus que aqui temos é de surpreender a todos!

4 – A Culinária é um item que também foi eleita patrimônio da humanidade. São milhões de opções , cada estado tem seu prato específico e seriamente, voce pode comer um prato típico diferente a cada dia do ano. Sem repetir! Só de variações do uso da tortilla, deve ser umas cem…rs

5 – Viajar. Os estados mexicanos são bem próximos um dos outros , o que permite você, num final de semana comum, ir logo ali, no estado vizinho, desfrutar de tudo o que ele pode te oferecer. E voltar no domingo , a tempo de ver o noticiário.

14

6 – Custo de Vida. Sim, é mais barato. Um real vale 6 pesos. Só aí você já vê. Aqui não é tão difícil comer camarão e queijo brie como no Brasil que temos que comprar de 6 em 6 meses e o sonho de um dia ter um carro bom , é possível.

7 – Festas. O México não precisa de motivo pra fazer festa, viver aqui já é o motivo. É festa de tudo: de Mortos, do Grito da Independência, da Bandeira, de primeira comunhão, sim, amigos, tem festa de primeira comunhão…. E se não tem festa na semana, café com as amigas tem sempre!!! O que já é uma farra. Super tradição os cafés estarem abarrotados de mulheres.

 

8 – Estudar. Estudar aqui, na maioria das vezes é barato. Muitos cursos oferecidos como incentivo a cultura são super acessíveis e tem para escolher, só você buscar na internet. Estou me acabando em cursos…Até de Barroco Churrigueresco (tipico mexicano) e Arqueologia, já me meti…rs

9 – Patriotismo. Esse faz a gente pensar muito nos nossos valores. Não vou me prolongar porque meu post anterior foi simplesmente sobre isso, só darem ma olhada aqui.

10 – Oportunidade de crescer . Aqui é tudo diferente, culturalmente, são extremos. Temos que aprender a conviver com tudo, diferenças sociais, habituais , idioma novo e complexo…As vezes dá vontade de sumir, mas, você aprende a resgatar forças interiores jamais imagináveis…

Bom, com isso espero que vocês fiquem curiosos em conhecer esse país lindo e colorido, de pueblitos ou metrópoles modernas, que não se limita ao paraíso planejado, Cancun. Eu amo Cancun, mas, ele , não retrata 100% de mexicanidade….rs

Related posts

Dez motivos para morar na Inglaterra

Ann Moeller

México e Suíça – Do Xocoatl ao Chocolate

Fernanda Moura

Dez motivos para morar em Singapura

Juliana Silva

32 comentários

debora mateus Outubro 29, 2014 at 9:38 pm

OYE MELISSA SUPER AMEI SEU TEXTO MUY LINDO,VAI FICAR CONTENTE MINHA AMIGA DA CIDADE DO MEXICO…EU AMO DEMAIS O MEXICO PELA SUAS LINDAS CORES E HISTORIA E VC DISSE TUDO PARABèNS E FELICIDADE PRA VC E FAMILIA 😉

Resposta
Christian Janeiro 25, 2015 at 11:48 pm

Boa noite estou me apostentando por invalidez por acidente de trabalho tenho vontade de sair do Brasil, gostaria de saber se tem Universidade pois minha esposa quer estudar e também tenho dois filhos.

Resposta
Danielle Abril 20, 2015 at 9:25 pm

Amei seu texto é exatamente o que penso desde que passei 8 dias aí, e a partir daí começou a me dar uma vontade imensa de deixar o Brasil.
Obrigada pelo texto.

Resposta
Mikael Miúh Maio 19, 2015 at 3:40 pm

Adorei o texto! Eu realmente acho divina a cultura mexicana. Ainda não conheço, mas já alimento um sonho de morar aí um dia. A questão da legalização para viver aí é muito dificil?

Resposta
João Vitor Soares Junho 8, 2015 at 3:52 am

Se um dia eu quiser ir morar ai, como faço ? É só comprar as passagens de ida ? Ou é difícil de morar ai ?

Resposta
Elza Junho 23, 2015 at 3:31 pm

Olá, adorei seu texto. Você esta em que cidade?

Resposta
Isabel Julho 11, 2015 at 1:09 am

Ola, tambem nunca pensei ir ao Mexico, quem dira viver, mais meu esposo foi selecionado para trabalhar ai e to em busca de informacoes sobre como e viver no Mexico, gostei bastante do post, ele me esta ajudando a me animar com esta nova realidade, obrigado bjssss

Resposta
Alessandra Garuzzi Agosto 4, 2015 at 12:22 pm

Gracias. Muchas gracias! Bendiciones a ti y tu familia. Abrazos. 🙂

Resposta
Marcelo faccio Setembro 9, 2015 at 4:39 pm

oi eu tenho um sonho de conhecer o Mexico e morar ai eu tenho 15 mil reais quardado sera que eu consigo começar ai e trabalho eu sou motorista de caminhão..

Resposta
Suzi Camargo Setembro 10, 2015 at 4:57 pm

Olá Melissa! Sou a Suzi Camargo…se Deus quiser em breve sua vizinha rs… Parabéns pelis seus blogs! Acompanho todos! ???????????? Por favor preciso de algumas dicas e orientações suas…responda me via e-mail por gentileza quando der… [email protected] ou via WhatSapp 055 11 995653495 Pretendo morar em uma cidade litorânea…qual imobiliária poderia me indicar? Gostaria de viver numa casa confortável mas sem luxo…de dois ou três dormitórios…estilo moderno…clean…bem ventilada… Tenho um cãozinho fofo e inteligente…ele é dócil e joga muito bolinhas rs…não faz suas necessidades fisiológicas dentro de nenhum estabelecimento…nem na praia…precisava conhece lo…ele é muito especial…viaja e vai comigo a todos lugares…alto mar…shoppings, praias, restaurantes, cinemas, parques…qual bairro ele seria bem aceito e teria lugares para passear com ele e com meu filho de seis anos??? Outra preocupação minha é com os estudos para meu filho…que está iniciando numa escola excelente aqui em SP Brasil..onde ele poderia estudar??? Rede pública ou particular? Quantos anos tem sua filha??? E onde estuda??? Quero morar de frente para o mar…e estou disposta a levar até uma h ( mas se for mais perto melhor ainda rs…)para encontrar tudo que precisamos como escola…mercado…feiras…farmácias…hospitais…lojas…comércio em geral…por favor me ajude me dê sua opinião! E a questão de vistos…a permanência…tb não sei nada a respeito…Queria dicas se vc acha que um pet shop daria certo por aí??? Ou outras opções de trabalho par mim e meu marido…topamos abrir pousadas mais no futuro ou restaurante…mas por enquanto toparíamos lavar louças até rs… Eu, meu marido, meu filho e nosso cãozinho (meu filho com pêlos rs) fomos seqüestrados e mantidos três dias acorrentados…amordaçados…em cativeiro…privados de ir ao banheiro…de comer…de falar…até de chorar…de lá pra cá…tudo que queremos e ficarmos juntos e vivermos cada dia como se fosse o último!!! Aqui em SP após o sequestro que se deu na praia de Maresias…já fomos assaltados na capital mais tres vezes… Trabalhamos demais e mal temos tempo de brincar com nossos filhos…receber amigos…enfim de viver!!! Aguardarei seu contato ansiosíssima e cheias de esperança de mudar de vida!!! Desde já obrigada por tudo!!! Que Deus abençoe vc e sua família ???? sempre!!! Bj em seu coração!!!???? ????????

Resposta
Cristiane Leme Setembro 10, 2015 at 10:26 pm

Suzi, a Melissa deixou a colaboração do blog. Por favor entre em contato com ela através do blog pessoal dela.
Obrigada
Edição BPM

Resposta
Rodrigo Araujo Setembro 16, 2015 at 8:05 pm

Poderia me dar algumas dicas de como é o “ponta pe inicial“ para ir morar no mexico? Onde eu vou, quem eu procuro? Obrigado!

Resposta
Cristiane Leme Setembro 17, 2015 at 2:26 pm

Caro Rodrigo, a Melissa deixou a colaboração do blog. Sugiro que procure informações nos sites de imigração oficiais do México – use o Google a seu favor.
Obrigada pelo comentário e veja outros textos de nossas colaboradoras no México: http://www.brasileiraspelomundo.com/category/mexico.
Boa sorte!
Edição/Equipe BPM

Resposta
Regina Fátima Santiago Setembro 29, 2015 at 3:21 am

Oi conheci uma pessoa pela NET e ele mmora aí no México…. Quer vir em Janeiro para passar geriasy de 15 dias e me levar com ele para casarmos…à princípio fiquei assustada… Mas agora fico pensando…somos livres …independentes ..nada custa tentar..
….será que irei me acostumar….nada tenho a perder se não tentar…AK no Brasil não estou feliz… E cada dia que passa mas vontade tenho de ficar perto dele… O que VC acha???

Resposta
Cristiane Leme Setembro 29, 2015 at 5:57 am

Regina, a Melissa deixou a colaboração do blog. Por favor entre em contato com ela através do blog pessoal.
Edição BPM

Resposta
vannessa Outubro 24, 2015 at 10:34 pm

Olá, tenho muita curiosidade sobre o país. Quanto gira em torno o salário? Pois se o real pode ter mais valor, mas os ganhos são proporcionais? É fácil encontrar trabalho? Estudar?

Resposta
Grazielle Bina Março 15, 2016 at 4:40 pm

Gente, meu sonho é conhecer o México, cada vez que leio a respeito, mais me interesso. Estou tentando aprender o espanhol, mas eu tenho fé que um dia eu chego ai, rs. Parabééns pela colocação e explicação no texto, muito lúcido.

Resposta
Ciro Abril 9, 2016 at 11:39 am

Gostei do que li, e a comunidade brasileira existe?
Tenho uma amiga que a sobrinha vive na cidade do México, chama-se Elisa.
Meu filho Ciro de 12 anos é louco por novelas, devera gostar de viver aí!
Saludos!
Ciro.

Resposta
Socorro machado Abril 16, 2016 at 6:12 pm

Oi! Sou louca pra conhecer esse país lindo com suas cores vibrantes,e depois dos dez motivos que você falou só aumenta a cada dia minha vontade de conhecer o México. Estou me preparando. Quanto em média vc acha que preciso ter para me manter por um mês na cidade do México e me diga se possível onde encontrar brasileiros que já residem aí. Amei suas palavras.bj

Resposta
Selma Julho 15, 2016 at 4:18 pm

Olá, meu sonho é conhecer o México. E lendo aqui este sonho aumentou mais ainda.

Resposta
Weslen Ygor Setembro 18, 2016 at 5:16 pm

oi eu tenho 19 anos e tenho muita vontade de ir morar no México mas tenho um pouco de medo de não arrumar emprego e lugar para ficar e não conheço ninguém por la.

Resposta
ingrid santana reis Setembro 25, 2016 at 2:29 pm

Ola meu sonho e um dia morar no mexico . gostaria de saber ser ai no mexico eles dao a oportunidades de pessoas da aula nas escola dai

Resposta
Carla scotton Outubro 10, 2016 at 10:20 pm

Olá
Por favor
Gostaria muito da sua ajuda
Pois tudo está caminhando para que nossa família se mude para Ciudad del México.

Meu marido vai a trabalho.

Se possível me envie mais dicas, escolas, bairros para moradia.

Resposta
Cristiane Leme Outubro 11, 2016 at 8:36 pm

Carla, a Melissa parou de colaborar com o BPM.
Sugerimos que leia os diversos textos sobre o México já publicados. Você certamente encontrará muitas informações que poderão lhe ajudar no planejamento de sua mudança e adaptação.

Edição BPM

Resposta
Leticia Telepho Outubro 25, 2016 at 12:38 pm

Oi, bom dia
Meu marido está sendo transferido para o México , e o que realmente está me tirando o sono é escola para minha filha, pois aqui ela cursa o 7º ano 6º série, e não sei como funcionam as escolas aí. Gostaria de uma ajuda, se possível indicações de escolas em Polanco. Desde já obrigada , Leticia

Resposta
Breno Março 15, 2017 at 5:14 am

Olá legal ver muitas pessoas que desejam morar no México. Tbm tenho esse sonho. Sou profissional em pintura de automóveis .mais tbm poderia ser como modelo ou ator. Sou branco boa aparência de rosto corpo. ..Se puderem me ajudar com informações obrigado pela atenção

Resposta
yanka Junho 5, 2018 at 10:45 pm

simplesmente adoorei esse post , aumentou mais a minha vontade de querer largar o Brasil e ir pra o mexicoooooooo,…….ameeeei

Resposta
Daniela Viana Janeiro 14, 2019 at 10:58 am

Olá Melissa!
Estou planejando passar 3 meses no mexico para aprender espanhol e ter uma experiência fora do Brasil.
Você tem alguma escola de idiomas para me indicar, se possível num valor bacana.
rs
Obrigada

Resposta
Liliane Oliveira Janeiro 15, 2019 at 2:40 pm

Olá Daniela,
A Melissa Lima parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas no México que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta
André Gustavo Pompiani Maio 30, 2019 at 2:56 pm

Sim! O México é maravilhoso, mas, como todo país do mundo tem qualidades e defeitos e , para alguns aqui, vamos parar de detonar o Brasil, passando a imagem de que aqui só tem problema.

O México tem, sim , muitas maravilhas, mas, como qualquer país, também apresenta problemas. Um deles é o tráfico de drogas e ação dos cartéis de drogas, como o de Sinaloa, que fez, nos últimos anos, aumentar a violência naquele país. Sem querer desestimular ninguém a querer ir para o México.

Aos que pretendem lá morar, uma importante observação que a nossa amiga não fez: no México há TERREMOTO. Em 1985, houve um de grandes proporções, que devastou a Cidade do México e deixou milhares de mortos.
O México é, no geral, um país fascinante, mas tem suas contradições e seus problemas, como qualquer lugar do mundo e VAMOS PARAR COM ESSE “COMPLEXO DE VIRA-LATA DE ACHAR QUE QUALQUER PAÍS DO MUNDO É MELHOR DO QUE O BRASIL EM TUDO!!!”

Resposta
Elisane Novembro 29, 2019 at 3:32 am

Boa noite!! Meu esposo e mexicano e estamos fisicamente separados, oq ele.nao conseguiu trabalho aqui no Brasil e resolveu voltar pra aí..
Estamos planejando minha ida para o mexico… exatamente a SLP..
Gostaria de conversar mais sobre…

Resposta
Liliane Oliveira Novembro 29, 2019 at 2:46 pm

Olá Elisane,
A Melissa Lima, infelizmente, parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação