No post de janeiro, listei 10 motivos para morar em Moscou, e listaria muitos mais. Como amante da capital russa, tive uma grande dificuldade para encontrar alguns motivos para não morar aqui. Nesse post, então, listarei apenas cinco motivos para não morar em Moscou:
1 – O inverno
Eu também incluí o inverno como uma razão para se morar em Moscou porque acredito que há quem ame o frio e a neve e realmente pode ser uma experiência interessante. Mas o inverno rigoroso também pode ser uma grande barreira para quem vem morar na Rússia. Além do frio, que em alguns dias pode chegar a -20 ºC, a falta de luz pode incomodar bastante. No auge do inverno, o sol aparece às 9 da manhã e se põe às 4 da tarde. Nos dias mais frios, o céu é muito azul, sem nuvens, e o sol brilha como no verão, mas apenas por algumas horas. É preciso ter cuidado para não entrar naquela depressão de inverno por causa da falta de luz. Além disso, a neve pode parecer bem bonita, mas na realidade, quando o tempo não está frio o suficiente para mantê-la mais sólida, ela derrete e a rua vira uma lama sem fim (mesmo com todo o esquema de limpeza da cidade).
2 – A língua
Como em muitos países grandes no mundo (inclusive o Brasil), na Rússia não é tão fácil encontrar quem fale inglês. Alguns até conseguem se comunicar um pouco, mas há muitas barreiras para se ter, de fato, uma conversa. A maioria das pessoas só fala russo e tudo está escrito apenas em russo pela cidade. É claro que isso vem mudando aos poucos, já que ano que vem haverá Copa do Mundo no país e é preciso ter sinalização para os turistas. Mas só estão mudando o estritamente necessário, o “grosso” de todo dia continua em idioma local. Portanto, não tem jeito: é preciso aprender pelo menos o básico do russo. Para quem, como eu, gosta de aprender novos idiomas, acaba sendo interessante e desafiador, mas para aqueles que não têm tanta facilidade, pode ser um problema.
Leia também: custo de vida em Moscou
3 – A distância do Brasil
Se você é uma pessoa que sente muita falta de casa e precisa ir várias vezes ao Brasil, talvez Moscou não seja a melhor escolha. Estamos 6 horas de fuso na frente do Brasil e várias horas de voo. Para chegar até o Rio, ou São Paulo, é preciso 2 voos (normalmente de Moscou a Frankfurt ou Paris e então até o Brasil). Se sua cidade for no interior, então tudo complica mais ainda. Só para chegar em casa serão, pelo menos, 24 horas e depois mais 24 para voltar. É preciso ter energia, paciência e planejamento para qualquer tempo que quisermos passar no nosso país.
4 – O jeitinho russo de ser
Eu, pessoalmente, gosto muito dos russos, acho que eles são ótimas pessoas, muito solícitos, além de ótimos amigos. Mas concordo que são pessoas com um jeito de ser um pouco diferente do nosso brasileiro. A primeira impressão dos russos pode ser que eles são carrancudos, mal humorados e grosseiros (principalmente quando não entendemos o que eles estão falando). Mas, na verdade, eles apenas não sorriem a todo momento e para todos, como nós, e quando passamos a entender o que eles dizem percebemos que, na maioria das vezes, é só a entonação, eles não estão nos dizendo nada de mais. Porém, também há aqueles que são realmente grosseiros e mal humorados. Tem quem se acostume com esse jeito diferente e tem quem nunca consiga entender os russos. Eu já me acostumei com eles, mas tem uma coisa neles que eu nunca vou me acostumar e sempre vai me irritar (mas fazer o que): a dificuldade de respeitar fila. Eles não respeitam fila em lugar nenhum e de jeito nenhum e isso pode tornar nossos dias muitos mais tensos do que o normal.
Leia também: dicas para dirigir em Moscou
5 – O trânsito
Dirigir ou se locomover de táxi em Moscou pode ser bem estressante. O trânsito é bem imprevisível: um mesmo trajeto pode demorar 10 minutos ou uma hora, nunca se sabe. Além disso, os motoristas russos são bem agressivos e imprudentes, o que torna tudo ainda mais confuso no trânsito. Muitos amigos não têm nem coragem de tentar dirigir aqui, outros ficam muito nervosos. Eu acredito que seja um problema de grandes metrópoles, não tem jeito, o trânsito sempre será difícil se a cidade for muito grande.
Leia também: 10 curiosidades sobre a Rússia
É claro que, assim como encontro todos os dias um ponto positivo novo da cidade, também encontro vários outros negativos e estressantes. A questão é que eu gosto de Moscou e sempre dou mais atenção às coisas boas que às ruins, é tudo uma questão de perspectiva. Uma coisa eu garanto: a cidade é incrível e vai sempre agradar quem chegar de coração e mente abertos para ela.
12 Comments
alguns argumentos seus destoam deste artigo do site aqui: https://brasileiraspelomundo.com/especial-dez-razoes-para-morar-na-russia-371510409
sinceramente fiquei confuso agora.
Olá, Jean,
Como você pode perceber, a autora do artigo que você citou não sou eu. É uma outra brasileira, com suas prórpias opiniões sobre o país.
Não entendo o por que da sua confusão. Eu posso listar motivos para morar ou não na Rússia que podem ser completamente difentes dos motivos de outra pessoa. E você mesmo pode acabar por morar no país e ter outros tantos motivos diferentes.
Sugiro que leia o texto sobre os motivos para morar em Moscou, dessa vez de minha autoria: https://brasileiraspelomundo.com/russia-10-motivos-para-morar-em-moscou-411547999.
Abraços.
Boa tarde querida!!
Estarei viajando a passeio com minha esposa em outubro 2018 em Moscou, e gostaria de umas orientações, pois estou preocupado em relação á barreira da língua. Gostaria de saber se conhece alguem em moscou que pode nos ajudar como guia. Desde já agradeço!!
Olá, Flavio!
Tenho alguns contatos de guias que falam português.
Você pode me enviar um e-mail solicitando que te envio as informações.
Abraços!
Morei em Moscou por 3 meses (trabalho), depois disso visitei a cidade (amigos) por mais 4 vezes, pretendo retornar para lá agora em 2018 e passar pelo menos 6 meses em Moscou, e se possível viajar pelo pais, tenho que admitir é frio muito frio mesmo, mas é um lugar lindo, como você deixou claro se gostar de frio é muito bom.
Pretendo conhecer a Sibéria, já que ficarei por seis meses sendo 4 deles a trabalho, dessa vez vou aproveitar muito, já que minha família, mulher e filho viajaram comigo.
Olá, Dimitry!
Que legal que você já esteve várias vezes por aqui.
A Rússia é mesmo encantadora!
Espero que aproveite muito seus meses em 2018!
Abraços!
Olha que legal, já vim aqui trabalhei (desta vez minha família veio comigo) voltei ao Brasil, e daqui 2 dias embarco novamente com minha mulher e filho, desta vez é capaz de ficarmos de 2 a 3 anos!!!!!
Meu filho adorou e minha esposa também….
Mas de certa forma tenho uma facilidade, pois meu avô nasceu e viveu na União Soviética, Meu pai chegou ao Brasil no fim da década de 70.
Olá! Gostaria de saber como está o mercado de trabalho para brasileiros em Moscou. Sou desenhista projetista de ferramentas de precisão e namoro uma russa que mora em Moscou.
Valeria arriscar em buscar trabalho em Moscou ou precisaria já no Brasil de uma carta convite?
Olá, Gustavo,
Você só pode trabalhar na Rússia se tiver visto de trabalho. Você pode até vir como turista e pesquisar o mercado aqui, mas, caso consiga algo, é preciso que você, primeiro, consiga o visto de trabalho.
Não tenho informações sobre mercado de trabalho para brasileiros.
Abraços!
Recomenda algum site pra alugar um quarto ou apt de 1 quarto por 1-2 meses? passei 2 semanas ai em julho e quero voltar pra ficar uma temporada treinando Wrestling-greco romano e ser der ter um tempinho pra ensinar a galera Ingles e Jiu Jitsu
amo a Russia
Olá, Iuri,
O AirBnB funciona muito bem aqui na Rússia. Também tem o cian.ru.
Abraços!
Bom Domingo a todos e todas!
Estudo Alemão Sozinho e gosto muito dos dois Países : Alemanha e Rússia , porém o segundo país pelo frio
intenso(NAO SUPORTO CALOR) e o vínculo Religioso , a Catedral Ortodoxa Cristo Salvador , no Coração de Moscou ,
onde as missas e celebrações são únicas e lindas.
A minha dúvida é a seguinte : Existem ônibus ou somente trens que levam as duas pequeninas cidades , que
foram mencionadas como as mais frias do Mundo : Omyakon e Yatusk. Como Chegar até lá ? Quanto
seria a passagem (Pelo que vi os preços , seria mais fácil em dólares ou Rublos ?)
Atenciosamente Grato e Parabéns ao Portal.