5 Motivos para visitar a Bósnia e Herzegovina.
Bósnia e Herzegovina. Mais conhecida como Bósnia. Um lugar que muitos já ouviram falar. Que poucos sabem onde fica. Que quase ninguém conhece a cultura e a história.
A guerra acabou e o país – aos poucos – tem se recuperado. Extremamente rico em belezas naturais, a Bósnia e Herzegovina é um verdadeiro caldeirão cultural. Com uma capital vibrante, mas, ao mesmo tempo, melancólica, esse é o país da diversidade.
Aqui citarei 5 motivos para se visitar esse lugar tão encantador e aconselho: Você definitivamente deveria colocar esse país misterioso no seu próximo roteiro de férias!
Custo de vida
Eu já comentei brevemente sobre o custo de vida no país nesse texto aqui. Conforme mencionei, a Bósnia e Herzegovina tem um custo de vida relativamente baixo. O marco conversível e o real não possuem uma diferença muito grande, de modo que viajar pelo país não seja algo muito caro.
Alimentação, hospedagem e roupas são bem mais baratas aqui do que em muitos lugares da Europa. Eu mesma já comprei botas forradas com pelo de carneiro por cerca de R$60,00 (sessenta reais). De boa qualidade, elas me ajudaram bastante em dias mais frios.
Leia também: 5 dica de ouro para quem vai morar em Portugal
Cultura
Esse é o país onde diversas culturas se encontram. Por séculos, essa região foi dominada por diferentes impérios: Romano, Bizantino, Otomano e Austro-Húngaro.
Aqui você irá se deparar com vários tipos de edificações (em Sarajevo, é possível ver mesquitas e igrejas ortodoxas praticamente uma ao lado da outra), comidas e bebidas típicas variadas (o café turco se tornou o meu vício) e diversos objetos nos mercados populares (muitos vindos do Oriente Médio).
Para quem gosta de estudar História e Cultura, esse é o lugar perfeito para se conhecer.
Segurança
Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, a Bósnia e Herzegovina é um lugar extremamente seguro. Com o fim da guerra civil, o país voltou à normalidade e a segurança retornou ao dia a dia dos habitantes.
Eu já andei pelas ruas de várias cidades e, particularmente, nunca vi nada estranho. É preciso deixar claro que o bom senso deve sempre prevalecer, mas nunca soube de nenhum tipo de violência contra estrangeiro, nem mesmo batedores de carteiras. Com o mínimo de cuidado, é possível aproveitar a sua estadia com total segurança.
Esse também é um ótimo lugar para mulheres que viajam sozinhas. Em todos esses meses, eu não sofri nenhum tipo de assédio (mesmo quando o homem sabia que eu era brasileira). Sempre fui muito respeitada na minha condição de mulher estrangeira e nunca tive nenhum problema em relação à minha própria segurança.
Devo ressaltar que sempre busquei evitar me colocar em situações de risco, tais como andar sozinha por determinadas ruas escuras tarde da noite (novamente o bom senso deve prevalecer). Entretanto, essa situação é muito mais por questão de cautela e da minha própria personalidade do que por perigo concreto.
Paisagens
A Bósnia e Herzegovina é um país com paisagens de tirar o fôlego. Com belas montanhas, rios de água verde-esmeralda e inúmeras cachoeiras, além de bosques impressionantes, esse, definitivamente, é o lugar para aqueles que procuram um maior contato com a natureza.
É praticamente impossível viajar pelo país sem suspirar algumas vezes. Particularmente, eu acho a Bósnia e Herzegovina um dos países mais bonitos que já visitei. Alguns trechos do país como Sanski Most-Bihać e Sarajevo-Mostar são surpreendentemente belos.
Essa região dos Balcãs possui uma das reservas fluviais mais puras do planeta. A água da Bósnia e Herzegovina, inclusive, já ganhou prêmio mundial em razão da sua qualidade.
No verão, é comum a população aproveitar os dias quentes para se refrescar nos rios de água verde-esmeralda. A Bósnia e Herzegovina possui os rios mais bonitos que eu já vi.
Esportes
Para os aventureiros e os que gostam de esportes, esse é o país certo para se visitar. Durante todo o ano, independentemente da estação, pessoas do mundo todo vêm praticar esportes radicais.
No verão, é comum as pessoas praticarem rafting, trekking, rapel, escalada e caving. Já no inverno, muitas famílias e grupos de amigos se dirigem às montanhas para treinarem o esqui, o snowboard e o sledding.
Há muitas estações de inverno espalhadas por todo o país e, para os brasileiros que gostam de esportes na neve, a Bósnia e Herzegovina pode ser uma opção bem mais barata do que os EUA e o resto da Europa.
***
O objetivo deste texto foi desmistificar certos pensamentos (tais como a falta de segurança no país) e incentivar todos aqueles que pensam (ou nunca pensaram) em vir para cá.
Posso dizer que a Bósnia e Herzegovina é um dos países mais incríveis que já conheci e gostaria, sinceramente, que as pessoas prestassem mais atenção nessa região tão encantadora.
É o tipo de lugar que agrada diferentes gostos e que possui o atrativo de ser bem mais barato do que o restante da Europa.
Se você ficou com vontade de conhecer esse país, eu digo:
Venha, você não vai se arrepender!
Até a próxima!