Mudança de endereço nos EUA e aviso a imigração americana

0
353
Advertisement

É certo que mudar, para grande maioria das pessoas, é algo renovador, mas fazer a mudança propriamente dita, é quase um pesadelo. Por mais que contratemos uma empresa especializada, não tem jeito, a gente tem que “colocar a mão na massa”, empacotar nossos pertencer, depois desempacotá-los quando chegamos no novo endereço, contratar serviços de instalação de internet, de TV a cabo, de telefone, de recolhimento de lixo, de água, de gás, de luz e de sabe-se lá Deus mais o quê! Puxa, é uma maratona que parece não ter fim.

Quando finalmente as coisas parecem estar se assentando, lembramos que temos que avisar também pro pessoal dos correios a troca de endereço, pro pessoal do banco, do trabalho, do plano de saúde, da seguradora do carro, da carteira de motorista, do Seguro Social, da Receita Federal e pra quem é imigrante para a IMIGRAÇÃO!

Sim, muita gente esquece (ou nem sabe) que isso é aconselhável para estrangeiros que residem nos EUA, com exceção de portadores de vistos diplomáticos (A visa) e vistos de organizações internacionais (G visa). É comum que no meio de tantas caixas, afazeres e tentativas de normalizar a vida na casa nova, que a gente nem se lembre de avisar a troca de endereço à imigração.

No entanto, se você, como eu, é imigrante nos EUA (e não possui visto A ou G), você deve avisar ao United States Citizenship and Immigration Services (USCIS), em no máximo 10 dias, qual é a sua nova morada. Esse aviso deve ser feito independente do imigrante estar com algum caso pendente no momento da mudança ou não.

Por que devo avisar ao USCIS minha mudança de endereço?

É muito simples. Praticamente toda a comunicação realizada com a USCIS é feita via carta. Então é importante que o governo tenha seu endereço atualizado, do contrário, como você espera que a imigração se comunique com você? Isso é importantíssimo principalmente para imigrantes que possuem casos pendentes e estão a espera de atualizações e/ou conclusão desses casos. Vai que você está a espera da sua autorização de trabalho, por exemplo, e ela é aprovada e enviada para o antigo endereço? Se o documento se perde, imagina o trabalho e a dor de cabeça para a emissão de um novo documento…

Devo pagar alguma taxa para realizar essa troca?

Não. Apesar do USCIS cobrar taxas (muitas vezes altas) para avaliação de casos e trocas de status, neste caso o serviço é gratuito.

Como devo comunicar ao USCIS?

Você poderá comunicar à imigração pelos correios ou pelo site da United States Citizenship and Immigration Services.
Se decidir optar pela comunicação via correios, você deverá preencher o formulário AR-11. Sim, amiguinhos, existe um formulação da imigração para isso também. No entanto, devido ao grande número de documentos enviados para a imigração norte-americana, é aconselhável, que para coisas mais simples como esta, façamos esse tipo de comunicado visrtualmente.
E quem acompanha meus textos sobre documentação aqui no Brasileiras Pelo Mundo, já sabe que a maior fonte de informações oficiais (logo, confiáveis) virtuais sobre qualquer tema relacionado à imigração é o website do USCIS. Então visitemos o “guru imigratório”!

Quando você entrar no site da USCIS, vá na seção “Change of Address”. Como qualquer outra instrução relacionada à sua permanência no país, leia as instruções com calma. O site dará duas opções:

– Mudança de endereço para quem NÃO possui casos pendentes com a USCIS; e

– Mudança de endereço para quem POSSUI caso(s) pendente com a USCIS. (Lembre-se que pendência, siginifica que você pode estar aplicando para o Green Card (I-485), para remover o status condicional do seu Green Card via casamento (I-751), pode estar aplicando para naturalização (N-400), dentre outras alternativas…)

Baseado no seu status atual, clique no link que melhor define a sua situação. Após essa escolha, o site te encaminhará para uma segunda página, com mais instruções e um formulário online.

Se você POSSUI algum caso pendete junto ao USCIS, indique o número de recibo do caso, o tipo do caso e seu número de registro (alien number) junto à imigração. Após prover estas informações, você deve preencher seus dados pessoais como nome, data de nacimento, país de nascimento, status no país, endereço antigo, endereço atual, endereço para onde quer que sua correspondência seja enviada, e-mail e finalmente submeter estas informações à United States Citizenship and Immigration Services.

Leia também: tipos de vistos para morar nos EUA

Se você NÃO possui algum caso pendente, precisará apenas preencher as informações com nome, data de nascimento, país de nascimento, status no país, endereço antigo, endereço atual, endereço para onde quer que sua correspondência seja enviada, e-mail e finalmente submeter estas informações à United States Citizenship and Immigration Services.

Crédito da foto: Pixabay.com

Após esse processo, você receberá uma mensagem automática da USCIS. Essa mensagem indicará qual é o seu novo endereço registrado pela USCIS, um número de protocolo (referente ao recebimento das informações) e a data limite a qual você deverá receber uma resposta da USCIS sobre a mudança do seu endereço. Guarde estas informações, pois se você não receber nada da USCIS na data indicada, poderá entrar em contato, dar o número de protocolo e descobrir se há algum problema ou não. Ou ainda, se alguma documentação sua for enviada para o antigo endereço, e você perder algum prazo, você poderá cobrar da imigração um novo envio e possivelmente um novo prazo, tendo em vista que você tem provas de ter efetuado a atualização de seu novo endereço junto à USCIS, mas que por alguma razão, essas novas informações não foram computadas pelo orgão.

A imigração ainda te lembrará, antes de você sair do site, de efetuar a mudança de endereço junto ao United States Postal Services (USPS). Caso você ainda não tenha efetuado a mudança, não se esqueça de fazer isso. Em um outro artigo, passarei informações sobre o processo de troca de endereço com a USPS.

Continue acompanhando o Brasileiras Pelo Mundo!

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.