Mudanças no Departamento de Migração Lituano
Se tem uma coisa que deixa o imigrante ansioso é ter que lidar com o Departamento de Migração. Isso porque, nem sempre as regras são claras, ou as informações passadas, precisas. Entretanto, depois de passar pelo processo algumas vezes, as coisas vão ficando mais fáceis!
Recentemente, finalizei o meu terceiro processo de solicitação de residência temporária na Lituânia e, como houve algumas mudanças, vim aqui contar para vocês como foi.
Solicitações devem ser feitas online
A principal mudança é que, a partir de agora, todas as solicitações e envio de documentos é feita online. Para isso, você precisará acessar o site MIGRIS e escolher em qual categoria o seu processo de solicitação de residência se encaixa. Na aba para estrangeiros, você precisará incluir a sua nacionalidade, então, várias opções serão apresentadas.
Como são muitas, as chances de ficar na dúvida são enormes Por isso, o importante é, se você não tiver certeza de qual escolher, não hesite em entrar em contato com o departamento de migração por e-mail ou telefone. A resposta por e-mail tem sido bastante rápida, no máximo, em 24 horas.
Acessando o sistema
Assim que você souber em qual categoria o seu processo de solicitação de residência se encaixa, você precisará acessar o sistema do MIGRIS para o preenchimento do formulário e envio dos documentos. O acesso deverá ser feito por e-mail. Ao informá-lo, você receberá um código provisório para acesso. Esse processo deverá ser feito todas as vezes que você acessar o sistema.
Em seguida, você dará início a um novo processo de solicitação de residência, sendo necessário preencher o formulário online. Todos os documentos devem ser anexados, caso falte algum anexo, você não conseguirá enviar o formulário. Os documentos solicitados vão depender do motivo pelo qual você está solicitando a permissão de residência. No meu caso, precisei mandar fotos e encaminhar cópias do:
- Contrato de trabalho;
- Passaporte;
- Permissão de residência (carteira de identidade lituana);
- Comprovante de registro de local de residência;
- Certidão de casamento (apostilado e traduzido para o lituano);
- Extratos bancários;
- Comprovante da taxa de processamento.
Aqui, vale mencionar que a taxa de processamento deve ser paga antecipadamente. Há diferentes opções, mas uma delas é fazer a transferência para a conta do Departamento de Migração e informar o código da operação. As informações para pagamento estão disponíveis aqui.
Saiba mais sobre o Custo de vida na Lituânia.
Agendamento
Depois de submeter o formulário com todos os documentos, você poderá agendar um horário de atendimento. Os atendimentos agora só são feitos com agendamento, não tem mais a possibilidade de ir até o departamento de migração para ser atendido. Você pode ainda agendar atendimento para qualquer unidade do departamento, em qualquer cidade. Por exemplo, mesmo morando em Vilnius, você pode agendar atendimento para Kaunas, Klaipėda, Marijampolė, ou qualquer outra unidade.
Com esse novo sistema, você também poderá escolher qual será o idioma de atendimento: inglês, lituano e russo.
Ao fazer o agendamento, você receberá um e-mail confirmando o seu agendamento, e informando qual é o guichê que você será atendido (darbo vieta / workplace). Depois de enviar os documentos, você tem até quatro meses para agendar o atendimento. É importante apenas dizer que o seu processo será analisado somente depois que você comparecer ao Departamento.
Conheças as Delícias típicas da Lituânia.
No Departamento de Migração
Comparecer no Departamento de Migração é fundamental porque os documentos enviados serão conferidos. No meu caso eles checaram o passaporte, a confirmação do pagamento da taxa de processamento, local de residência e o contrato de trabalho.
Uma das principais mudanças no processo é que os documentos são avaliados antes de você comparecer ao departamento de migração. Caso haja algum problema, um funcionário entrará em contato. Desta forma, você não perde tempo indo até lá sem a documentação correta. Eu tive um problema com a declaração do local de residência, que estava vencida, e precisei fazer a declaração novamente. Com essa mudança, eu tive tempo de ir regularizar a situação antes do agendamento, e não precisei ir ao Departamento à toa.
Depois da verificação você terá que tirar a foto que irá para o seu cartão de identidade, fazer a sua assinatura eletrônica e também fornecer as suas digitais. Assim que a análise do processo for concluída, você receberá um e-mail informando a decisão. Para retirar o novo cartão é preciso também fazer um agendamento e comparecer ao Departamento de Migração no dia e hora agendados.
Muitas vantagens
Com essas mudanças realizadas pelo Departamento de Migração Lituano agora você precisa comparecer à instituição apenas duas vezes. Anteriormente, você precisaria fazer pelo menos três visitas. Além disso, como os documentos são avaliados com antecedência, você tem tempo para providenciar algum outro documento que se faça necessário.
De qualquer forma, é importante dizer que caso você tenha alguma dúvida sobre o processo, validade e aceitação de documentos é fundamental entrar em contato com o Departamento diretamente. Afinal de contas, cada processo tem a sua particularidade.
As mudanças vieram para melhorar o sistema e facilitar as solicitações! Espero que vocês tenham gostado do conteúdo e se ainda ficaram com alguma dúvida, pode deixar sua consulta nos comentários.