BrasileirasPeloMundo.com
Alemanha

Munique Encantadora

Em princípios de 2011, me mudei para Genebra, na Suíça, onde iniciaria um Mestrado em Relações Internacionais. Levava comigo meu cachorro e a sensação de que eu talvez não voltasse mais à morar no Brasil. Morei em Genebra um ano, até que fui pedida em casamento por um alemão. Eu tinha agora uma decisão à tomar: onde morar? Ou melhor, quem iria morar onde? E pelo título deste texto, vocês já sabem a resposta: vim parar na capital da Bavária, Munique, na Alemanha.

Nos últimos 10 anos, morei no Canadá, na França, na Suíça e agora na Alemanha, onde pretendo ficar.

Sempre sonhei em trabalhar com a ONU, e uma parte desse sonho foi realizado enquanto morava em Genebra. Ao decidir me mudar para Alemanha, sabia que as minhas prioridades iriam mudar, agora era hora de aprender o tal do alemão!

Nunca tive problemas em me adaptar em nenhum lugar onde morei, e em Munique não foi diferente. Na verdade acho que foi o lugar mais fácil, não sei se pelo fato de já ter mais experiência ou simplesmente porque aqui tudo é organizado e funciona como deveria. Também nunca tive problemas em aprender línguas, até me deparar com alemão, o meu principal desafio na Alemanha. Mas nada que o tempo e a força de vontade não resolvam!

Morar em Munique é apaixonante, é tudo limpo, organizado, bem sinalizado, fácil de dirigir, o transporte público é impecável, tudo o que você procurar encontra, tem restaurantes para todos os gostos, barzinhos e cafezinhos, parques, museus, galerias, monumentos, shoppings e por aí vai.

Mas para uma cidade funcionar tão bem quanto Munique, existem muitas regras – coisa que alemão adora – e eu, claro, tive que me adaptar aos poucos para que finalmente pudesse me sentir em casa. Por exemplo, todo o lixo é reciclado, e por isso todos devem separar o lixo entre: papel, plástico, vidros (por cores), metal e lixo orgânico. No começo é chato sempre ter que pensar antes de jogar algo no lixo: para onde isso vai? Mas depois de um tempo se torna um hábito, e é bem simples.

Aqui existem regras para tudo e todos, ciclistas, pedestres e até para cachorros, os quais são bem-vindos em todos os lugares; só não deixe de levar um saquinho para limpar o número 2 dele, ou de pagar a taxa anual por possuir um cão (existe fiscalização, e se o seu for pego sem a plaquinha, é multa para o dono na certa). E sim, os alemães seguem as regras e se não seguissem, a cidade e o país não seriam como são.

Parque Olímpico
Parque Olímpico

A qualidade de vida em Munique é para ninguém colocar defeito, a não ser o alto valor do aluguel. E como todas as cidades do mundo, aqui existem bairros que são mais caros para morar do que outros. Para se ter uma idéia, um apartamento de 2 quartos em um bairro comum em Munique não custará menos que 1000 Euros mensais. E esse valor muitas vezes ainda não inclui o preço da energia e da água quente, e talvez nem mesmo uma garagem para o seu carro.

Por outro lado, fazer compras em um supermercado por aqui chega a ser mais barato que no Brasil, mesmo com a conversão do Euro para o Real. Em comparação a outras cidades Europeias, Munique não é um lugar caro para sair à noite ou tomar um cafezinho, nem mesmo para fazer compras.

Lugar que originou a tão famosa Oktoberfest, Munique tem muito a oferecer aos turistas e à quem mora aqui. No inverno é possível fazer uma visita aos diversos Mercados de Natal e escolher o seu preferido, aproveitando para se aquecer com vinho quente ou provar comidas típicas da época como amêndoas caramelizadas; bem como aproveitar o final de semana ir esquiar nas diversas montanhas ao redor da cidade.

Sendlinger TorNo verão, sentar-se em um Biergarten – jardim de cerveja – pedir um Maß – aquele famoso copo gigante de cerveja – e senta-se ao ar livre é uma boa pedida; não só para os turistas, como também para os moradores. Passear pelos parques, como o Englischer Garten – Jardim Inglês – e o Parque Olímpico; explorar as ruas do centro da cidade próximas à tão conhecida Marienplatz e dar uma passadinha no Viktualienmark, o mercado central, são paradas obrigatórias que surpreendem à todos. Ou, que tal ver um filme ao ar livre? E surfar nas ondas naturais do Rio Isar? As possibilidades são inúmeras.

Hoje, depois de pouco mais de 2 anos morando Munique, sinto-me em casa e cheia de histórias para contar. A língua alemã não é mais um problema – apesar de que não imagino que um dia eu falarei 100% correto – e me sinto sortuda em ter vindo parar aqui e ter aprendido tantas coisas interessantes sobre a cultura do meu marido, muitas um tanto quanto diferentes, outras mais parecidas com a brasileira do que eu imaginava.

Não, ainda não conheci tudo em Munique, todos os dias descubro um lugarzinho novo, um restaurante legal, uma lojinha escondida ou uma ruazinha que nunca passei antes, e isso é umas das coisas que mais me encantam na cidade. Sim, Munique conquistou meu coração, como nenhuma outra cidade que já morei conseguiu.

Related posts

Facilidades e dificuldades de uma estrangeira em Munique

Patrícia Souza

Diferenças entre Munique e o interior da Baviera

Larissa Wittig

Minha Defesa ao Schrebergarten

Bárbara Poplade Schmalz

38 comentários

Iva Agosto 4, 2014 at 8:00 pm

Ja estive em Munique de ferias adoramos, tudo muito bem cuidado mesmo . Foi a primeira vez que vi alguem surfar em um rio .

Resposta
Packing my Suitcase Agosto 5, 2014 at 8:02 pm

Olá Iva, que bom que gostou! Munique é mesmo uma cidade muito bonita não é? E esse negócio de surfar em rio também foi a primeira vez para mim hahaha é bem interessante ficar vendo o pessoal fazendo, mas acho que não me arrisco a levar um “caldo” 🙂

Resposta
Cristiane Leme Agosto 5, 2014 at 6:52 am

Allana, lendo seu texto me deu uma saudade gigante de Munique! Há alguns anos atrás tive um namorado que morava no Theresie, aquele condomínio na Franziska Bilek Weg, perto do Theresienwiese e da estação central de trem, e ainda tenho um amigo muito querido que mora aí na cidade. Esse ano estamos querendo ir pra Oktoberfest… Estou aqui ansiosa para ler seus próximos textos sobre essa cidade que eu tanto amo! Beijos e seja bem-vinda ao time! 🙂

Resposta
Packing my Suitcase Agosto 5, 2014 at 8:05 pm

Oiii Cristiane! Obrigada pelo comentário 🙂 Nossa que legal, quem sabe a gente não se encontra? Que bom que você ama Munique também!! E fico feliz que você gostou do texto… tem mais vindo por ai! Prazer em conhecê-la! Beijos.

Resposta
Cleo Vassiliou Agosto 17, 2014 at 6:38 pm

Allane, adorei seu texto e gostaria de dizer que estive em Munique em julho e adorei. Pena que minha estada aí foi muito curta, mas deu para ter ideia de como tudo funciona e muito bem, por sinal. Alias, fui jantar em um restaurante um tanto exótico, comida típica, mas a decoração única e se um dia eu tiver a oportunidade de voltar, vou programar ficar mais tempo para aproveitar tudo, ou quase tudo dessa cidade.

Beijos

Resposta
Packing my Suitcase Agosto 28, 2014 at 9:33 am

Olá Cleo!! Obrigada por compartilhar sobre a sua estadia em Munique! Fico muito feliz que gostou da cidade. Espero que você possa voltar em breve para ficar um pouco mais de tempo. Há muita coisa para se conhecer em Munique. E por favor, quando vier novamente avisa que a gente pode se encontrar, terei muito prazer em te mostrar um pouco da cidade 🙂 um beijo para você.

Resposta
Milene Setembro 29, 2014 at 7:11 pm

Oi Allane, tudo joia? Estou pensando em me mudar pra alemanha, e gostaria muito de morar em Mu nique. Porém dizem que o aluguel ai é muito caro. Será que vc poderia me dar umas dicas sobre quais bairros são mais baratos, se vale a pena morar proximo a Munique? Preciso de algum bairro que seja próximo a estações de metro, pois não terei carro. Muito obrigada se puderes me ajudar!!!

Resposta
Packing my Suitcase Outubro 14, 2014 at 3:53 pm

Olá Milene tudo bem?
Desculpa a demora para a resposta! Então.. Munique é mesmo uma cidade cara para aluguel, especialmente se você procura algo com dois quartos (aqui chamado de 3 Zimmer Wohnung). Há uma área próxima a Munique que tem S-Bahn que não fica muito longe da cidade que se chama Haar. Há outras também, mas essa é a única que posso indicar porque tenho uma amiga que mora lá e gosta muito. Mas você pode buscar nos sites de apartamentos daqui por apartamentos em todas as áreas e ver qual é a melhor pra você 🙂 Espero ter ajudado de alguma forma, e desculpa novamente pela demora! Beijos, Allane.

Resposta
Marina Schalcher Outubro 4, 2014 at 3:56 am

Olá, Allane! Estou pensando em morar em Munique também, mas preciso de algumas informações ainda… Li seu texto e gostei muito, mas gostaria muito que vc pudesse entrar em contato cmg para que vc pudesse me responder à algumas questões… Deixo aqui meu email pra você. Abraço!! =D

Resposta
Packing my Suitcase Outubro 14, 2014 at 3:54 pm

Olá Marina tudo bem?

Ahh que legal! Claro, fico feliz em poder ajudar. Qual o seu email? Assim posso te enviar uma mensagem!

Beijos,
Allane

Resposta
Joyce Janeiro 11, 2015 at 12:50 am

Oi! Tudo bem?
Adorei o seu texto, claro e objetivo. Tenho uma proposta para morar na Alemanhã, a cidade que resido no
Brasil tem cultura alemã, mesmo assim, quero trocar uma idéia sobre o assunto. Tens como me auxiliar?

Segue meu e-mail: [email protected]

Grata pela atenção

Resposta
Allane Oswald Janeiro 16, 2015 at 6:18 am

Olá Joyce tudo ótimo e você?
Obrigada, fico muito feliz que tenha gostado do texto.
Sem dúvidas posso te auxiliar como eu puder. Te enviarei um e-mail então.
Abraço,
Allane

Resposta
jessica Janeiro 29, 2015 at 8:50 pm

Oiii…..adorei seu texto….e sua história…
Confesso que é meu sonho morar na Alemanha….e Munique com certeza está na lista…..
sou casada e Tenho dois filhos….da um pouco de medo de deixar o país e ir para um lugar assim….mas nós estamos agendando uma viagem à Munique ainda este ano…..quem sabe agente não se encontra nesta linda cidade!

Resposta
Allane Oswald Fevereiro 9, 2015 at 9:28 am

Oii Jessica!!
Fico feliz que tenha gostado da minha história e do meu texto 🙂
Munique é sem dúvidas uma cidade maravilhosa para se viver.
Que legal que estão vindo à Munique este ano, vão amar! Se precisarem de dicas é só avisar.
Beijos,
Allane

Resposta
Maylin Fevereiro 18, 2015 at 1:45 am

Olá!! Penso em ir para Alemanha e estou pesquisando para qual cidade … Tenho muitas dúvidas! Poderia me ajudar? Meu email é [email protected]

Resposta
Fernando Março 24, 2015 at 2:08 pm

Olá!! Estou necessitando de uma favor de alguém que more na Alemanha. Se é possível, me contatar no e-mail [email protected]

Resposta
Roberta Sicchierolli Abril 5, 2015 at 10:01 pm

Oi Allane. adorei o seu blog. Moro em Barcelona, em Agosto meu marido será tranferido para Munique, temos um filho de 8 anos.
Vc poderia me indicar um bom curso de alemão?
Queremos colocar o meu filho em uma escola internacional, vc teria alguma sugestão?

Obrigada

Roberta

Resposta
Allane Oswald Abril 7, 2015 at 9:10 am

Olá Roberta tudo bem?
Obrigada, fico feliz que tenha gostado.
Nossa que legal, espero que gostem daqui 🙂
Sobre curso de Alemão eu indico a Deutsch Akademie (http://www.deutschakademie.de/munich-german-course/) fiz meu curso lá e adorei. Os preços são os melhor que achei aqui em Munique.
Sobre escolas internacionais, tem algumas em Munique, elas são privadas. Tem uma bem conhecida que se chama St. George’s (http://munich.stgeorgesschool.de/) mas tem outras grandes também. Se tiver alguma pergunta fique à vontade que tentarei responder 😀

Abraço e boa sorte!

Allane

Resposta
Adriana Melo Maio 11, 2015 at 1:47 pm

Estou indo no final do ano fazer a rota Romântica. Começando em Frankfurt e terminarndo em Munique. Me ajude como roteiro e melhores cidades para dormir no caminho. Expectativa enorme para conhecer os mercados de natal. Muito grata! Bjo!

Resposta
Allane Milliane Maio 11, 2015 at 2:35 pm

Olá Adriana!
Que legal… vai ser uma viagem muito linda! Você vai amar os mercados de Natal.
Sobre a sua rota, eu pessoalmente sugiro:
Frankfurt – Wurzburg ou Nurenberg (lá tem um mercado de Natal muito famoso) – Regensburg (uma cidade medieval muito linda há 1 hora de Munique, onde há um mercado de Natal em um castelinho super lindo) – Fussen (onde fica o famoso castelo Neuschwanstein) – para finalizar, Munique. Devi dizer que de todas essas cidades, Munique é a que você deve passar mais tempo, no mínimo 3 noites. Nurenberg e Fussen eu diria que 1 noite está ótimo, mas fica ao seu critério.
Não sei se você já tinha algo em mente para um roteiro, mas esse você com certeza vai gostar 😀 espero ter ajudado!

Abraço e boa viagem,
Allane

Resposta
Adriana Melo Maio 11, 2015 at 4:56 pm

Sim, planejei dormir 3 noites durante a rota, ainda não escolhi em quais cidades e Munique vou ficar mesmo 3 noites. Me ajude a escolher um hotel bom e barato em Munique. Muita gratidão! BJO!

Resposta
Allane Milliane Maio 13, 2015 at 2:42 pm

Olá Adriana.

Sobre um hotel em Munique, não conheço muitos já que moro aqui e nunca fiquei hospedada em um, então não quero indicar algo que não conheço. Mas algumas pessoas da minha família já ficaram no Holiday Inn do centro da cidade e adoraram. Caso não seja bem o que você procura indico procurar no booking.com

Abraço,
Allane

Resposta
Isabela Cristina Aguiar Matos Maio 19, 2015 at 3:14 pm

Allane meu nome é Isabela,
Minha história é parecida com a sua, já morei no canada e conheci um alemão e temos planos de casar. Sempre sonhei em sair do Brasil, pretendo ir para Munich que é onde ele mora e estou precisando muito de algumas orientações, pois falo inglês fluente mas não falo alemão, mas quero aprender. Por favor, entre em contato comigo pelo meu email: [email protected]

Agradeceria muito se você pudesse me ajudar

Obrigada
:*

Resposta
Allane Milliane Maio 19, 2015 at 3:25 pm

Olá Isabela, obrigada pelo contato.
Te enviarei um e-mail então.

Abraço,
Allane

Resposta
Kimberly Gerda Nunes Maio 23, 2015 at 3:20 pm

Olá, estou indo para alemanha, gostaria de tirar umas duvidas.. Você pode me enviar um email?
[email protected]
Obrigada adoro seu blog

Resposta
Allane Milliane Maio 28, 2015 at 1:52 pm

Olá Kimberly!

Obrigada, que bom que gosta do blog.
Tudo bem.

Abraço,
Allane

Resposta
Fabiane Maio 25, 2015 at 5:33 pm

Olá Allane, já morei na Alemanha e agora estou voltando, vc ainda mora em Munique?

Resposta
Allane Milliane Maio 26, 2015 at 1:36 pm

Olá Fabiene,

Que legal! Moro sim 🙂

Resposta
Marjorie Junho 30, 2015 at 3:37 pm

Oi Allane, tudo bem?

Acabei de voltar de três semanas na Alemanha e passei a última em Munique! Eu amei a cidade, achei tudo incrível!
Estou pensando em fazer um intercâmbio aí no próximo ano… vou acompanhar seu blog.
Bjs

Resposta
Allane Milliane Julho 3, 2015 at 9:22 am

Olá Marjorie tudo bem?
Nossa que legal!!! Fico feliz que tenha gostado de Munique.
Vai amar fazer intercâmbio por aqui, espero que dê certo!!
E obrigada por acompanhar o blog.

Abraço,
Allane

Resposta
Allane Milliane Julho 14, 2015 at 3:52 pm

Olá Marjorie,

Nossa que legal!! Fico feliz em saber que gostou de Munique 😀
Essa cidade é realmente incrível! Fazer intercâmbio aqui seria uma ótima ideia, acho que você iria adorar.
Obrigada pela mensagem e por acompanhar o blog.

Beijos,
Allane

Resposta
Adriana Julho 7, 2015 at 12:42 pm

Olá, Allane! Eu e meu marido estamos com a possibilidade de ir morar em Colônia. Estou muito preocupada pois tenho uma filha de 12 anos e fico imaginando o quanto será difícil para sua adaptação. Gostaria de conversar com você por e mail. Um Abraço, Adriana

Resposta
Cristiane Leme Julho 8, 2015 at 10:30 am

Adriana, uma nota da edição: Deixe por favor sua dúvida ou pergunta aqui nos comentários. As colunistas respondem pelos comentários, não por e-mail. Obrigada!

Resposta
Liz Julho 21, 2015 at 8:15 pm

Oi Allane, parabéns pelo blog…hoje moro em Hamburg e pretendo mudar para Munique, gostaria de saber se tem algum bairro que vc nao recomenda hehe, é pq aqui tem os bairros cheios de de um tipo de estrangeiro, estrangeiros que olham e falam coisas pra gente de uma forma que dá medo hii, e tbm aqueles bairros cheios de prostituições. Estou procurando ap, mas tenho tanto medo de escolher um bairro ruim., se puder me dar qualquer dica, agradeço muito. Sucesso!

Resposta
Allane Milliane Julho 28, 2015 at 7:18 am

Olá Liz tudo bem?
Obrigada, fico feliz que goste do blog 😀
Aqui em Munique os bairros são bem tranquilos, mas muita gente fala de Hasenbergl, mas ainda assim não é tão ruim não.
Talvez você goste desse post já que está vindo morar em Munique:
http://pt.packingmysuitcase.com/2015/07/27/20-coisas-que-voce-precisa-saber-antes-de-se-mudar-para-munique/

Abraço,
Allane

Resposta
Cristina Modenese Dezembro 25, 2015 at 6:16 pm

Allane
Estou cá desesperada pq vou morar em Munique e passo pelo drama de achar apartamento ou quarto.
Me tira minhas dúvidas sobre valores e ‘otras cositas mas’…
[email protected]
Grata.
Cristina

Resposta
Bruna Junho 6, 2016 at 1:05 am

Olá Allane.
Obrigada pelo texto. .
Eu tenho um namorado que mora em Munique e ele quer que eu vá morar com ele.. Você acha que eu iria me adaptar? … deixar o Brasil, amigos e familiares?
Beijos

Resposta
Cristiane Leme Junho 7, 2016 at 2:48 pm

Bruna, a Allane parou de escrever para o BPM.
Acreditamos que somente você poderá saber o que será melhor para a sua vida. Pense bem e pondere dentro do que você mesma se conhece para tomar a sua decisão.
Boa sorte.
Equipe BPM

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação