BrasileirasPeloMundo.com
Porto Rico

Museu de Arte de Porto Rico

Museu de Arte de Porto Rico, história, arte e cultura porto-riquenha.

Você quer uma dica legal para conhecer um pouquinho mais sobre a história e cultura de Porto Rico, quando estiver passeando por aqui, visite o Museu de Arte de Porto Rico. Eu considero este passeio imperdível, não custa caro e todas as quartas-feiras a partir das 14 horas, a entrada é gratuita.

A maior parte das obras de arte expostas no museu podem ser fotografadas e filmadas e as obras que não podem, porque não possuem autorização do artista, estão indicadas com uma sinalização bem visível.

O Museu de Arte de Porto Rico foi inaugurado no ano 2000, está localizado no bairro que se chama Santurce, que é um dos bairros mais tradicionais e antigos de San Juan, capital de Porto Rico. E neste mesmo local, no passado, estava situado o antigo Hospital Municipal de Porto Rico.

Este museu possui a mais alta tecnologia em controle de temperatura, iluminação, telecomunicação e segurança para garantir a correta preservação e conservação das obras de arte expostas no local.

Na entrada principal do Museu existe um arco que faz a divisão entre a parte antiga, onde era o hospital, e que foi preservada, restaurada e expõe obras de arte antigas e lindíssimas de artistas de Porto Rico ou que tenham a ver com a história do país. E na parte interna foi construída uma nova área para ampliar as instalações do museu.

O prédio possui 5 andares, no quinto andar está a administração e nos demais andares você encontrará salas com exposições permanente e temporária, loja, teatro, espaço para palestras, eventos, festas, salas de reunião, salas de computadores e um jardim botânico maravilhoso, com 1.3 acres de terra, repleto de árvores nativas de Porto Rico, esculturas de arte e um lindo lago com peixes.

No pátio externo, além de ser alugado para festas e eventos, as escolas costumam levar seus estudantes para aulas externas, grupos de escoteiros também se reúnem neste jardim para comemorar datas especiais e é simplesmente perfeito para realizar uma sessão de fotografia.

No piso 2, existe um espaço dedicado à família, que foi criado com o objetivo de fortalecer os valores familiares, e neste espaço você vai encontrar apresentação de teatro, música, brincadeiras, jogos interativos e é ideal para aproveitar o dia com seus filhos. No site do museu, você encontra a programação de todos os eventos que ocorrem durante todo o ano.

Leia também: Dicas para morar em Porto Rico

No piso 3, você vai encontrar um anfiteatro super moderno e bem equipado, uma área central que pode ser reservada para festas e que possui um vitral lindíssimo do artista porto-riquenho Eric Tabales, intitulado de Sol Nasciente Taíno. Este vitral foi construído com vidro oxidado e recebe iluminação natural externa que suavemente ilumina todo o espaço interno do museu, e além disso, também existe uma loja com obras de arte de artistas porto-riquenhos, livros, brinquedos, jogos e souvenirs para você presentear sua família e amigos.

No piso 4 ficam as salas de exposição permanente e temporária. No espaço reservado para exposição permanente existem 19 salas temáticas, cada sala conta um pouco de história do país e algumas abordam temas bem curiosos e polêmicos. Um exemplo foi a sala que eu visitei e que representa a masculinidade. Nela, você encontra uma representação de uma barbearia antiga que, de fato, existiu em New Jersey, nos Estados Unidos, que está toda decorada com fotos de artistas e ídolos masculinos, peças de carro e frases marcadas na parede dizendo 100% macho, etc.

Algumas obras de arte possuem, ao lado, uma placa com um código de barras e quando você aproxima o seu celular para ler este código aparecem duas opções para você selecionar, uma do YouTube e a outra do Spotify. E quando você seleciona a opção desejada, você escuta uma canção ou poesia dedicada àquela obra de arte específica. Eu achei bem interessante esta interação com o mundo virtual, aliás, de uma maneira geral, eu encontrei este museu bem moderno e organizado.

As salas da lateral do piso 4 são dedicadas para exposições temporárias e no momento da minha visita ao museu eu encontrei obras de artistas de diversas partes do mundo, inclusive do Brasil. Importante mencionar que neste espaço, em particular, não é permitido fotografar nenhuma obra de arte que está em exposição.

O museu também oferece visitas com guia nos idiomas inglês, espanhol e linguagem de sinais. É importante entrar em contato e verificar a disponibilidade para reservar um horário. E se você vive em Porto Rico e quer trabalhar como voluntário no museu, entre em contato com a equipe administrativa para registrar o seu interesse e principalmente seu idioma natal. Você receberá um treinamento fornecido pela equipe do museu e poderá fazer parte deste projeto maravilhoso e verdadeiro banho de história, arte e cultura de Porto Rico.

Seja bem-vindo a Porto Rico, la isla del encanto!

Related posts

Débora Brum, a brasileira que canta e encanta Porto Rico

Cris Rivera

Premium Outlet em Barceloneta, Porto Rico

Cris Rivera

Dicas de como trabalhar em Porto Rico

Cris Rivera

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação