BrasileirasPeloMundo.com
Dicas para aprender idiomas Holanda

Música Holandesa

Aprender um novo idioma vai muito além dos livros e das aulas formais. Sempre é interessante conhecer novas culturas através do novo idioma, o que além de deixar o aprendizado mais divertido ainda traz ótimos resultados.

Na minha opinião uma das melhores maneiras de aprender um idioma é através da música. Cantando, ou ouvindo (meu caso) se aumenta o vocabulário e se melhora a pronuncia.

Lembro quando eu era adolescente e comecei a me interessar por inglês traduzindo letras de músicas para o português. Mais especificamente Spice Gilrs e Backstreet Boys. As opções eram inúmeras e começar a realmente entender as músicas que tocavam no rádio era uma enorme motivação.

Mas conhecer novas canções em holandês não é assim tão simples. É engraçado que mesmo quando peço uma sugestão sempre ouço que não tem tanta música boa, que muita gente daqui canta em inglês e por aí vai…. mas sempre acabo achando algo novo que me agrada. Basta procurar.

Leia também: Tudo que você precisa saber para morar na Holanda

Para ajudar fiz uma pequena seleção das minhas canções favoritas no momento. Nem preciso dizer que é baseado na minha única e pessoal opinião. Mas quem sabe não é o empurrãozinho que faltava para praticar o holandês de uma maneira mais divertida?

  • BLØF – meu primeiro contato com a música holandesa foi com essa banda, que foi fundada em 1992. Eu diria que é uma banda pop rock e o último hit que tocou sem para nas rádios ano passado foi Zoutelande.
  • Nielson – uma das minhas professoras de holandês me apresentou esse cantor, e foi amor à primeira ouvida. É bem pop, mas adoro como ele normalmente articula bem as palavras. A última canção que me apaixonei foi IJskoud.
  • Davina Michelle – YouTuber e cantora, essa menina tem uma voz linda. Ou sua canção mais famosa no rádio e fui correndo ver a letra. Duurt te lang foi hit absolto por aqui e dá vontade de cantar junto.
  • Liefde in de lucht – aqui nem vou falar dos artistas, porque sinceramente não conheço bem, mas essa música é ótima!
  • Outra no estilo não conheço bem mas já gosto é Hij is van mij, do grupo Kris Kross Amsterdam. Fácil e gostosa de dançar, como toda música pop deve ser.
  • No mesmo ritmo a baladinha Lief Zoals Je Bent, da Maan.
  • E saindo completamente do pop atual, temos Marco Borsato. E sim, ele canta em holandês! A música Mooi é a minha favorita.

E como aprender? Bom, nos links acima coloquei os vídeos com as letras das músicas. Eu gosto de escutar enquanto leio a letra, até para saber se a letra é do meu agrado. E depois procuro a tradução, seja inteira ou dos termos que ainda não conhecia. Assim se aumenta o vocabulário e se trabalha a pronúncia.

Além disso, saindo da ideia de estudar o idioma pela música, a Holanda tem uma tradição muito forte na música eletrônica. Vários DJs conhecidos são holandeses, como por exemplo: Hardwell, Armin van Buuren, Tiesto, Don Diablo, Afrojack, Martin Garrix e Oliver Heldens, que fazem parte da seleção de 10 melhores DJs do mundo em 2018.

A Marcela conta aqui sobre a música na Bélgica, vizinha da Holanda!

Quer conhecer mais músicas? Um dica é procurar por playlists, seja no Spotify, YouTube a afins. A Learn Dutch Through Songs, que estampa esse post, é ótima. E em vários vídeos na internet você encontra a letra, como coloquei na seleção, e isso ajuda muito a entender o que se está ouvindo.

Outra opção é ouvir rádio, ainda mais hoje em dia em existem vários aplicativos onde se pode ouvir estações de todo o mundo. Minha dica no entanto é o onlineluisteren, um website com estações holandesas, simples e eficiente. O legal é que aqui sempre que a hora muda, por exemplo, 14 horas em ponto, eles passam as notícias . Em todas as estações. Um ótimo exercício para quem está aprendendo holandês.

Espero que com essa sugestões o contato com esse idioma tão… enigmático, se torne mais fácil. E que fique comprovado que o holandês pode sim ser uma língua muito bonita.

Related posts

Minha experiência ao mudar de Amsterdam para o interior

Priscilla Sobral

Johannes e eu: uma história de amor

Cintia Beatrice

Custo de Vida na Holanda

Melissa Alfeu

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação