BrasileirasPeloMundo.com
Espanha Natal Pelo Mundo

Natal e Ano-Novo em Valência

Natal e Ano-Novo em Valência

Natal e Ano-Novo em Valência.

Antes mesmo de viver nesta cidade, eu já vinha aproveitar a alegria dessa época por aqui, a Navidad em Valência é bastante animada! Na Espanha, a Navidad é o feriado festivo que vai da tarde de 24 de dezembro até o dia 6 de janeiro, dia dos Reis Magos – bastante comemorado no país.

No texto de hoje vou contar sobre as programações especiais e dicas para você curtir o Natal e o Ano-Novo em Valência.

Feira de atrações de Navidad

Esta feira acontece desde o começo de dezembro até meados do mês de janeiro, com atrações típicas de parques de diversões e também programações diárias com shows e luzes. Este tipo de feira é bem tradicional em toda a Europa neste período do ano. Sua grande atração é a roda gigante com vistas privilegiadas de toda a cidade!

Decoração de luzes de Natal

Várias cidades espanholas são famosas por suas iluminações e decorações de rua no Natal. Acredito que a mais famosa de toda a Espanha seja a de Málaga, com show de luzes e música sincronizada!

Em Valência, a rota das luzes de Natal começa na Plaza del Ayuntamiento (prefeitura) e percorre todo o centro e centro histórico com decorações ornamentais, presépios e shows de luzes. Não deixe de passar pelo bairro Ruzafa, já tradicional também em suas decorações natalinas.

Leia também: Tudo o que você precisa saber para morar na Espanha

Plaza del Ayuntamiento

A praça da prefeitura fica realmente linda nesta época! Primeiro, porque ela possui a maior árvore decorada da cidade e, além disso, todos os anos, a associação de comerciantes do centro monta a pista de patinação no gelo nesta mesma praça.

No ano passado, estive ali e simplesmente adorei a experiência de patinar no gelo. As luzes dos prédios históricos do entorno, a árvore gigante e toda iluminada, aquele friozinho de dezembro e as músicas natalinas fazem você realmente entrar no clima de Natal! Um programa muito divertido!

Existem outras pistas de patinação espalhadas por toda a cidade, inclusive na Cidade das Artes e das Ciências.

Mercadinhos de Natal

Por toda a cidade tem vários mercadinhos de Natal com produtos artesanais, comidas típicas, lembranças e presentes. Espalhados por toda a cidade, não perca a oportunidade de experimentar o churros com chocolate para enfrentar o friozinho!

Uma curiosidade dos mercadinhos de Natal na Espanha são os caganers: bonequinhos caricatos das personagens importantes do ano, podem ser artistas, políticos ou famosos em geral. Sim, o nome é esse mesmo, pois estão sentados na privada! Eu não entendi muito bem o que o pessoal que compra faz com esses bonecos, se coleciona ou presenteia os amigos, ou ambos… Dizem que inclusive alguns desses vão parar no presépio de Natal da casa!

Corrida de São Silvestre

Valência é uma cidade que, além da praia, possui ainda vários parques e bosques. Esta natureza toda acaba sendo um convite aos esportes, e a corrida de rua é um dos esportes favoritos por aqui!

No dia 30 de dezembro acontece a última corrida de rua em “La ciudad del running”, como carinhosamente chamam os valencianos. É a corrida de São Silvestre, onde participam corredores profissionais e amadores, além das famílias e grupos de amigos que participam fantasiados como se fosse Carnaval, para confraternizar no fim de ano!

Leia também: Dicas para esquiar em Sierra Nevada

As campanadas da Nochevieja

A noite de Ano-Novo faz parte ainda da Navidad, que segue até 6 de janeiro. Em 31 de dezembro, acontece a contagem regressiva na hora da virada do ano. Os espanhóis vão para as praças principais, com suas 12 uvas e para cada campanada (badalada) do relógio principal, é uma uva que deve ser engolida bem rapidamente para dar sorte! Nessa hora todo cuidado é pouco para não engasgar, aliás é uma causa de muitos acidentes por aqui.

Em Valência, tem duas boas opções de virada do ano, além das festas privadas em hotéis, restaurantes e danceterias. Uma delas é bem tradicional, na praça da prefeitura, onde tem o relógio principal. A praça fica lotada de moradores e turistas de todas as partes do mundo para acompanhar a contagem regressiva das doze badaladas, comer as uvas e apreciar o show de fogos! Antes e depois vários djs animam a festa!

A outra opção, que aliás é uma novidade na cidade, será o castelo de fogos de artifício na Marina de Valência! Valência é a terra dos fogos artificiais, eles realmente não brincam quando o assunto é esse. Confesso que como brasileira amo uma virada do ano na praia. Acredito que ver os fogos artificiais assim pertinho do mar me fará matar um pouco a saudade do Réveillon brasileiro, só não garanto pular as ondinhas porque em dezembro estamos em pleno inverno!

Cabalgata de los Reyes Magos

No dia 6 de janeiro chegamos ao auge e fim da Navidad espanhola! A tradição dos Reis Magos é muito forte e a sua véspera é até mais importante que a noite do dia 24 de dezembro. Inclusive, as crianças recebem o presente principal nesta noite, após deixar comida e bebida para os reis e seus cavalos. Essa tradição é tão forte que a cartinha não é para o Papai Noel e sim para os Reis. Ou seja, sorte das crianças espanholas que recebem presentes na noite de Natal, geralmente uma lembrancinha, e também na noite dos Reis Magos!

Minha parte preferida do Dia de Reis é o delicioso róscon de Reyes, uma verdadeira maravilha natalina! E, em Valência, os Reis Magos chegam em um catamarã na Marina de Valência, onde tem uma grande festa. Em seguida, eles percorrem vários pontos da cidade em um grande desfile com bandas, carruagens e distribuição de docinhos para as crianças.

E você, gostaria de passar suas noites de Natal e Ano-Novo em Valência?

Related posts

Conhecendo a Espanha Romana

Thais Maciel Gomes

Onde morar em Barcelona

Carolina Lauzen

Sinterklaas, uma tradição de muita ansiedade

Priscilla Sobral

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação