BrasileirasPeloMundo.com
Israel Natal Pelo Mundo

Natal em Israel

Os judeus guardam o feriado de “Hanuká ou  Chanuká ” por oito dias em honra a vitória histórica dos Macabeus e o milagre do óleo. Não é Natal em Israel para os judeus apesar de cair muitas vezes na mesma época do ano. Eles não acreditam em Jesus, então não tem como comemorar o seu nascimento. Este ano de 2013 a festa vai ser do dia Novembro 27-Dezembro 5.

O regime sírio-greco de Antiocus procurava afastar os judeus do judaísmo com a esperança de assimilá-los ao helenismo. Antiocus proibiu aspectos da observância judaica, incluindo o estudo da Torá,. Durante este período, muitos dos judeus começaram a se assimilar à cultura grega.

Um grupo de colonos judeus levou para as colinas de Judéia uma revolta contra esta ameaça para a vida judaica. Liderados por Matitiahu, e mais tarde por seu filho “Judá, o Macabeu”, este pequeno grupo de judeus comandaram uma guerra contra o exército sírio. Antiocus enviou milhares de tropas bem armadas para esmagar a rebelião, e os valentes Macabeus venceram e tiraram os estrangeiros de sua terra.

Os judeus entraram em Jerusalém em dezembro, 164 A.C. O Templo Sagrado estava destruído, sujo e profanado. Eles limparam o templo e inauguraram no 25° dia do mês judaico de Kislev. Quando chegou o tempo de iluminar novamente a Menorá, eles procuraram no templo inteiro, mas só encontraram um jarro pequeno de óleo com a autenticação do Sumo-Sacerdote.

Leia também: dez curiosidades sobre Israel

O Milagre do pequeno jarro de óleo queimou por oito dias, até que um novo suplemento de óleo pôde ser trazido.Por este milagre, os judeus guardam o feriado por oito dias em honra à histórica vitória e ao milagre do óleo. Hoje em dia, a festa de Chanuká é caracterizada pela iluminação de uma menorá especial,  com oito ramificações (mais uma vela auxiliar que deve ser mais alta que as demais), e se adiciona uma nova vela toda noite ate chegar aos oito dias e ascender todas a velas. Outros costumes incluem girar um pião com letras hebraicas nos lados comer comidas fritas como bolinho de batata e sufganiot (sonhos), e dar moedas de Chanuká  para as crianças.

Leia sobre o Natal Pelo Mundo

Bom aqui em casa os preparativos para receber esta festa e de fazer coxinha, bolinho de batata e claro comprar sonho preparar os presentinhos para as crianças. Claro que em vez de só comprar doces para criançada é sempre bom lembrar de trazer adesivo e pião,  afinal de contas é a festa dos piões e da luzes.

Se você tem amigos judeus e não sabe o que presentear em Hanuká ou  Chanuká, aconselho se for comida lembre-se de comprar casher já que os judeus têm muitos costumes e regras para alimentos. Pode presentear com uma Hanukia símbolo da festa que você poderá encontrar normalmente em bairros de Judeus. Para as crianças pião e se for trazer comida moedas de chocolate ou sonhos, mas casher .

Leia mais sobre Natal Pelo Mundo

Related posts

Natal na Áustria

Mariana Gonçalves

Curiosidades sobre o Natal nos Estados Unidos

Cleo Vassiliou

As tradições de Natal na República Tcheca

Isadora Costa

4 comentários

Ju Dezembro 4, 2013 at 12:54 am

Muito bom conhecer um pouco mais sobre o Hanuká, parabéns pelo texto Karla!

Resposta
Ana Cristina Kolb Dezembro 17, 2013 at 2:30 am

Gostei muito de conhecer tanta coisa interessante que me fascina da tradiçao judaica! Obrigada por partilhar e achei super simbólico voce ser a primeira da serie “Especial” Natal. Que 2014 seja repleto de coisas positivas na sua e na vida de sua família!

Resposta
karla Janeiro 31, 2014 at 2:46 pm

Obrigada queridasssssssssss

Resposta
Especial Natal – EUA Junho 8, 2014 at 11:39 pm

[…] você pode ler mais informações a respeito desta celebração no texto que a Carla Levy escreveu aqui no blog. Tanto o Hanukkah como o Thanksgiving são feriados móveis. Mas este ano o primeiro dia da […]

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação