BrasileirasPeloMundo.com
Austrália Natal Pelo Mundo

Natal em Julho na Austrália

Natal em Julho na Austrália.

Estava no meu trabalho, numa caótica quarta-feira de abril quando a Diretora veio perguntar o que achávamos de celebrar nossos 6 meses de trabalho juntos (abrimos uma creche em janeiro desse ano) em julho. Tudo bem para todas, e após decidirmos a data veio a escolha do tema (porque australiana ama um tema): Christmas in July.

“É Natal em julho! Como aqui é calor no Natal comemoramos em julho no frio também para ficar mais com cara de Natal”. Pensei “será que elas estão falando sério?”. Sim, estavam. E ainda ouvi um “Vocês não tem Christmas in July no Brasil?” até com um ar de “como não?”. “Não”, eu muito calmamente respondi. “ Mas o que fazemos para comer?” “Pratos europeus”. Ah, agora entendi! “Mas quais pratos europeus?”, já me sentindo bem por for a de tudo. “Vou fazer uma lista e falamos mais perto”, finalizou a Diretora.

 

Assim que ela saiu da sala fiquei fazendo mil perguntas para minhas colegas. Após um pouco de pesquisa e conversas com as meninas posso explicar do que se trata o tal Christmas in July.

Não se sabe muito bem quando e onde começou, mas acredita-se ter começado na Europa como uma forma de celebrar o “Natal no verão” (que eu nunca ouvi falar também). Das muitas histórias que ouvi e li sobre as origens do Christmas in July, a que mais curti foi a seguinte.

DSCN1162

A Australia é um país de imigrantes, como o Brasil. Ingleses, irlandeses, franceses, italianos, chineses, neo zelandeses, filipinos, malaios, representam mais de 25% de pessoas nascidas fora da Austrália (de acordo com o censo de 2011) que migraram para essas bandas.

Sendo assim, faz bastante sentido a versão que a tradição começou quando em meados dos anos 80 um grupo de irlandes visitava a Austrália no inverno, e ao verem flocos de neve caindo se animaram para celebrar o “Christmas in Summer”. Como era inverno, os demais imigrantes da região adoraram a idéia e resolveram criar um clima natalino, relembrando seu Natal na Europa. Decoração de Natal, comidas, coral, boneco de neve e até Santa Claus!

DSCN1167

Um dos websites que pesquisei sobre festivais na Australia dá creditos à Blue Montains próximo a Sidney (por fazer muito mais frio por lá) como onde o conceito de Christmas in July se originou e hoje expandiu-se no “Yulefest” celebrado nos três meses de inverno na Austrália, Nova Zelândia e dizem, até na África do Sul.

Uma australiana que trabalha comigo disse que na casa dela, eles comemoram sábado mais próximo do dia 25/7 e é um Natal mesmo com decoração, família toda reunida, troca de presentes e missa.

A minha experiência começou assim que combinamos de fazer o evento, e mais intensamente, quando após a Diretora oferecer a casa meio que como educação, eu falei que poderia ser na minha casa (e recebi um rápido “claro, sem problema”).

DSCN1173

A  semana anterior ao evento decidimos quem quem levaria o que (porque aqui na Australia é BYO – Bring your own – leve o seu, que eles seguem a risca), até reconfigurar os móveis da casa para caberem 17 adultos e 5 crianças, tirar da caixa a decoração de Natal, luzes, montar a árvore, etc.

DSCN1181

O menu foi almôndegas, polenta, salada, frango, arroz, batata gratinada, vegetais ao forno no jantar. De sobremesa tiramissu e Sticky Date Pudim. Tudo maravilhoso. Normalmente eles tem até troca de presente, mas nós resolvemos não fazer isso. O tema era uma brincadeira, uma forma de celebrar a cultura australiana.

Eles começaram a chegar pontualmente ás 6h da tarde  e a festa terminou ás 8h30 da noite.

Fizemos um cantinho para as crianças com Lego e colocamos na TV o filme “Frozen”.  No final, algumas das meninas ainda ficaram para ajudar a lavar a louça.

Dividimos o que havia sobrado do jantar e pronto.

Recebi assim, em minha casa, meu primeiro Natal em Julho .

Leia mais sobre Natal Pelo Mundo

Related posts

Comidas típicas de Natal na Espanha

Thais Maciel Gomes

Reciclando a árvore de Natal nos EUA

Lorrane Sengheiser

Austrália – Universidades em Perth

Aline Arruda

7 comentários

Priscila R. Agosto 18, 2014 at 1:34 pm

Muito legal! Adorei!

Resposta
Fernanda Moura Agosto 18, 2014 at 6:00 pm

Nossa, que interessante! Nunca tinha ouvido falar em Christmas em July, mas posso dizer que no Brasil também nao seria má ideia, já que fazer ( e comer) ceia de natal com 40 graus ninguém merece. Acho que essa moda devia pegar hahaha

Resposta
Aline Arruda Agosto 19, 2014 at 8:03 am

Fernanda, não achei nada ruim também rs. Por mais surreal que tenha sido, foi muito gostoso. Esse ano terei dois natais. Tem como ser ruim? (fora pelos kilos extras? rs).
Beijos

Resposta
Pequena Gi Agosto 18, 2014 at 8:59 pm

Geeeeente, dois Natais por ano?! Que delícia e que perigo (afinal, existe época em que se coma mais do que Natal?!). Com esse verão já querendo se despedir por aqui talvez já possa instituir um Natal em Agosto 😉

Resposta
Aline Arruda Agosto 25, 2014 at 12:48 pm

Gi, pois é. Ainda bem que meu Natal em Julho foi com pessoal do trabalho, mas fiquei preocupada com a comilança rsrs. Mas adorei.

Resposta
Talitha Agosto 20, 2014 at 3:43 pm

Aline, adorei a matéria. Estou me mudando p/ Perth dia 27/08 e é uma pena que já não vou poder comemorar o Christmas in July mas feliz em saber que ano que vem terei duas comemorações 🙂 bjs

Resposta
Aline Arruda Agosto 25, 2014 at 12:49 pm

Talitha, isso, pensa que ano que vem você comemorá um no frio, um no calor.
2 dias para chegar :-). Se precisar de algo dá um toque. Esta frio por aqui, mas lindos dias de sol.
Boa viagem, Beijos

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação