Natal na Alemanha

0
632
Advertisement

O Natal na Alemanha é uma época linda: friozinho e neve, cidades iluminadas, varandas decoradas, e o cheiro de canela e amêndoas caramelizadas pelas ruas. Assim como em cada país, a Alemanha possui suas próprias tradições natalinas, e, a cada ano, descubro um pouquinho mais. Algumas tradições alemãs podem ser bem estranhas para nós brasileiros, no entanto, interessantes.

A árvore de Natal

Sabe aquelas cenas de filmes americanos em que as famílias vão lá cortar a própria árvore de Natal, trazer para casa e montar? Então, aqui na Alemanha fazemos o mesmo, só não precisamos cortá-las, elas já estão perfeitamente podadas e possuem tamanhos diferentes.

De pequena até enorme, tem para todos os gostos. Na Alemanha existe um grande comércio por trás dessa tradição, plantadores das Weihnachtsbäume passam o ano inteiro cuidando para que, a partir de novembro, as árvores comecem a ser vendidas. Os preços variam entre 11 e 600 Euros. E não esquecendo de mencionar que uma árvore pode chegar a medir até 900 cm!

Essa tradição é uma das minhas favoritas. Escolher a árvore e trazer para casa para montá-la é um tanto prazeroso. O que não é tão empolgante é desmontar tudo – no começo de janeiro – pois até lá, esta já estará morrendo e os galhos caindo pedacinhos, sujando a casa toda, além disso os restos devem ser cortados em pedaços e jogados em um lixo específico. Mas que a árvore natural é linda, isso é!

Natal na Alemanha

Montando a árvore de Natal

No meu primeiro Natal aqui na Alemanha, no comecinho de dezembro achei estranho o W – meu marido – não ter mencionado nada sobre quando íamos montar nossa árvore. Então, perguntei quando iríamos fazê-lo, e ele me disse que só no dia 24 de dezembro! Espera, como assim? Perguntei se ele não gostava do Natal, e ele me disse que essa é a tradição da maioria das famílias alemãs!

Desculpa, mas essa é a única tradição que não sigo, e claro que, em casa onde há pessoas de nacionalidades diferentes, tem de haver acordo! Então, já que sigo todas as outras, convenci o W – mesmo ele achando estranho – a montarmos a nossa árvore a princípios de dezembro.

Leia também: tudo que você precisa saber para morar na Alemanha

4 Domingos, 4 velas

Durante o mês de dezembro, é tradição acender uma vela nos 4 Domingos que precedem o Natal. Compra-se uma Adventskranz (Coroa do Advento), tipo uma coroa de plantas com 4 velinhas e alguns detalhes como pedacinhos de canela e estrelinhas, e cada vela é acesa em um domingo diferente.

Plätzchen

Plätzchen são nada mais nada menos que biscoitos de Natal. Pequeninos e de sabores variados, entre eles baunilha, chocolate, chocolate com geleia e por aí vai. São gostosuras que não podem faltar nas casas alemãs no mês de dezembro. Há famílias que fazem em casa mesmo, outras compram em suas padarias favoritas. Os da minha sogra são dos deuses, o que se torna mais difícil não engordar nesta época do ano!

Não é Papai Noel

Agora vou contar algo um tanto estranho. Nas regiões mais católicas da Alemanha não há Papai Noel, digo, sim existe, porque a indústria mundial do Natal deixa isso bem claro, mas aqui há duas figuras que fazem o papel do nosso conhecido Papai Noel. O santo Nikolaus, o qual traz os presentes do dia 6 de dezembro, e o Christkindl, que traz os do dia 24.

Contagem regressiva

Se tem uma coisa que aqui todos adoram e levam a sério, são os calendários de Natal ou Weihnachtskalender/Adventskalender. São calendários que podem ser comprados em lojas e supermercados, já prontos ou feitos em casa. Todos possuem 24 janelinhas, onde em cada uma há uma surpresinha. Os comprados prontos já possuem as surpresinhas, e os feitos por você mesmo são bem interessantes: compra-se um calendário sem nada e depois é só escolher uma lembrancinha para cada dia e esconder.

A partir do dia 1 de dezembro até dia 24, todos os dias uma janelinha deve ser aberta, e normalmente o último presente é o mais especial! Há calendários para todos os gostos, com chocolates, brinquedinhos, mensagens, cosméticos e até Whisky. Empresas famosas como Lindt, Milka e Kinder fazem os calendários mais famosos e provavelmente os mais gostosos. Uma tradição um tanto empolgante e deliciosa!

Natal na Alemanha

Compras com antecedência

Aqui na Alemanha não dá para “dormir no ponto” com as compras de Natal. Os produtos natalinos começam a ser vendidos em outubro – ultimamente estou com a sensação de que começa mais cedo a cada ano -, porém, o problema é que quando chega o mês de dezembro, já não há mais quase nada nas lojas. Pois é, onde já se viu? As lojas simplesmente não repõem os produtos natalinos em dezembro.

No meu primeiro Natal por aqui, pensei: vou deixar para comprar quando estiver mais perto, ainda é outubro! Claro que, quando dezembro chegou e eu fui lá na loja comprar a passadeira de mesa que eu vi em outubro e até mesmo em novembro, não havia mais! Pois é, se você pretende comprar decoração natalina na Alemanha, compre o quanto antes, porque depois só tem os quebrados ou com defeito, isso se você ainda encontrar.

A ceia

Assim como nós brasileiros, os alemães também fazem uma ceia de Natal no dia 24, onde as famílias se reúnem e trocam presentes. A diferença está na comida, aqui na Alemanha jantar peru assado é coisa para o Réveillon – aos brasileiros supersticiosos, é isso mesmo – no Natal come-se pato assado, que é uma delícia!

Glühwein

Já tomaram vinho quente? Pois é, essa tradição faz parte de muitos países, especialmente os europeus. Aqui na Alemanha chama-se Glühwein, um vinho tinto ou branco docinho, onde adiciona-se um pouco de canela e laranja, uma delícia e ideal para se aquecer no inverno.

Mercados de Natal

A parte mais linda e mágica do Natal alemão. No final de novembro de cada ano, as cidades montam seus Mercados de Natal, onde há lojinhas com lembrancinhas natalinas, o famoso Glühwein, comidas típicas doces e salgadas e muito mais. Adorados por pessoas de todas as idades, os Mercados de Natal vão até dia 23 de Dezembro e ficam abertos o dia todo.

Natal na Alemanha

O Natal na Alemanha é mágico e poder ser comemorado de formas diferentes, dependendo da região do país e das famílias, mas essas tradições mencionadas estão presentes em todo o país.

Feliz Natal! Frohe Weihnachten!

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.