BrasileirasPeloMundo.com
Espanha Natal Pelo Mundo

Natal na Catalunha

Desde novembro as ruas de Barcelona vão ficando diferentes; vitrines com lindas decorações natalinas vão se apresentando, pouco a pouco as ruas principais vão sendo decoradas, as árvores vão ganhando luzes e tudo vai ficando mais mágico. É o Natal na Catalunha chegando!

10402805_788563157874134_7505755184172711168_n
Árvores de luzes na Plaça Catalunya

A Espanha, por tradição, é um país de maioria católica e por esta razão, os presépios estão por toda parte, há missas especiais e a idéia de reunir a família e amigos para comer juntos e fazer amigo secreto, também funciona por aqui. Essa reunião acontece ou dia 24, a noite, como no Brasil, ou então dia 25 de dezembro, no almoço. No entanto, a troca de presentes “real” é no dia 6 de janeiro, Dia de Reis e feriado nacional. É para os Reis que as crianças costumam mandar as cartas pedindo presentes e não pro Papai Noel.

No entanto, a Catalunha tem suas peculiaridades nas celebrações do fim de ano, algumas bem curiosas.

Em primeiro lugar, Papai Noel é algo quase estrangeiro. Embora ele exista nas decorações e esteja presente em centros comerciais, a tradição local é outra e atende pelo nome de Tío de Nadal, o simplesmente “Caga tio”. Sim, você leu bem. A idéia, com perdão da expressão, é que ele “cague” os presentes.

Na verdade o Caga tio é um elemento da mitologia catalana, inicialmente conectado com as festas pagãs de solstício de inverno e relacionado à fertilidade mas que ao longo do tempo foi sendo incorporada as festas natalinas e faz o maior sucesso entre as crianças daqui. Como vocês viram na foto acima, é um tronco de árvore, personificado com cara, patas e coberto com uma manta para que não sinta frio. Durante o mês de dezembro as crianças têm que alimentá-lo, com frutas por exemplo, para que na noite do Natal ele “defeque os presentes”. Quanto melhor ele for alimentado, mais presentes dará.

Eu, como sou professora de crianças em uma Associação Brasileira (assunto para outro post), fico impressionada de ver o prestígio que tem esse “boneco” com os pequenos. No ano passado, um dos meus alunos chorou porque ia passar o Natal no Brasil e não poderia levar o Caga tio na mala, porque não cabia. Para ele não importava o Papai Noel, mas sim o Caga tio, apesar das explicações da mãe, de que no Brasil era diferente.

Bom, sem dúvida, esta é a maior peculiaridade acerca das tradições natalinas. Com relação a culinária, como é inverno, a grande pedida são “els turrons”, os turrones, doces de chocolate, amêndoas, amendoim, muito calóricos e deliciosos. É normal presentear alguém com turrón de boa qualidade. Quanto mais artesanal, mais valorizado. O prato principal da ceia em geral inclui uma “sopa de galets” que é um tipo de massa em forma de concha, também conhecida como Sopa de Nadal. Digo em geral porque as famílias já são tão multiculturais, que é difícil dizer como é a ceia catalana.

O clima em Barcelona no fim do ano é ameno. Faz frio, mas entre 5º e 15º, ou seja, nada de neve. Quem busca um Natal branquinho, pode subir de carro em direção aos Pirineus. Em menos de duas horas já é possível avistar a neve. Aqui é comum alugar casas, chalets ou apartamentos para passar as festas de fim de ano fora da cidade. Um aluguel de uma casa de dois quatros pode custar entre 100 e 200 euros a diária, dependendo do lugar e do tipo de alojamento, claro. Os Pirineus catalães possuem diversas pistas de esqui e uma infra-estrutura hoteleira bem organizada. Também é um dos destinos preferidos dos catalães, para dar uma “escapada” como eles dizem, durante o feriado de Natal e Ano Novo.

Assim como no Brasil, outra tradição de fim de ano são as loterias, onde o pessoal faz “bolão”, aposta tudo o que pode com o sonho de começar o próximo ano milionário.

Durante o período das festas, as escolas entram em férias de inverno e há muitos eventos direcionados a adultos e crianças com a temática natalina. Em Barcelona, particularmente, se instala uma pista de gelo na Praça Catalunya no centro da cidade e há inúmeras feiras de artigos natalinos, que deixam a cidade mais colorida. Os centros cívicos da cidade também oferecem oficinas infantis e familiares; teatros e espetáculos musicais, muitos deles gratuitos.

Também é uma época em que se recebem turistas, que querem fugir do frio intenso dos países do norte. Conseguir um hotel nessa época nem sempre é tarefa fácil, então quem quiser passar o fim de ano em Barcelona, procure agendar-se com algum tempo de antecedência.

Espero que possa ter dado uma ideia de como se comemoram as festas por aqui. Lembrando que a região da Catalunha e especialmente sua capital Barcelona, é extremamente multicultural, de forma que falar de tradições é relativo porque há muita mistura, e cada família comemora a sua maneira.

10846051_788563354540781_5181049699774022565_n
As famosas “Les Rambles” com as árvores iluminadas.

Eu já estou arrumando minhas malas para o Brasil, para comer peru, arroz à grega e ver o Papai Noel morrendo de calor! Volto ano que vem, contando mais coisas sobre Barcelona!

Bon Nadal, Bon Any Nou i fins 2016!

Leia mais sobre Natal Pelo Mundo

Related posts

Como trocar a carteira de motorista brasileira na Espanha

Carol Costa

Dez curiosidades sobre o Natal na África do Sul

Debora L. Juneck

Os mercados natalinos na Inglaterra

Juliana Brandão

1 comentário

Rita Dorneles Dezembro 18, 2015 at 11:16 pm

Juju….. Que bom ver você por aqui 🙂
Curta muito toda comilança no Brasil ????????????????
Beijocas

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação