BrasileirasPeloMundo.com
França Natal Pelo Mundo

Natal na França

Mesmo que você seja uma pessoa na lua, que não tenha horários, nem para dormir, nem para comer, que se levante com a luz do sol e durma quando está escuro, você também sentirá a chegada do Natal na França, pois tudo muda, como se a cidade realmente se vestisse para uma festa.

O inverno vem com o Natal, ou será que é o Natal que vem com o Inverno? Um movimento estranho começa na cidade, andaimes e escadas por todos os lados, e logo, casinhas de madeiras começam a aparecer por toda a praça principal, e seus arredores, andaimes e escadas dão lugar aos belos enfeites ao longo do caminho do tramway na Avenida Vesley, assim como pinheiros cobertos de neve artificial e ursos polares.

Aqui os belos dias de sol e céu azul estão ainda lá, mas o vento forte que sopra na tua cabeça durante alguns minutos entre o carro e a porta de entrada, a noite que cai às cinco da tarde, e o número de camadas de roupas que você coloca, te dão um grande sinal que o Inverno está por aí!

Essas nas casinhas de madeira no montadas por toda a cidade é para o famoso Marché de Noel (Mercado de Natal) que acontecem todos os anos e quase todas as cidades têm. O anjo dourado no meio da rotatória da Place D’Erlon, que é a praça principal de Reims, é testemunha dessa transformação para o Natal, pois ele também está enfeitado com flores.

Place D'Erlon

Aqui em Reims, o mercado de Natal vai de dezembro até janeiro. Começa na praça principal, vai até o final dela, se encontra no centro da cidade e se estende pelas ruas ramificadas até a Place du Fórum . O mercado são pequenas casinhas de madeira que comportam lojinhas com todas as especialidades da região, incluindo os biscoitos rosas já mencionados aqui (www.brasileiraspelomundo.com/franca-aqui-nao-tem-pao-frances-21112350). Têm as deliciosas especialidades da região, o “patê en croute” que é uma espécie de mini-torta, recheada de carne, o mais comum é com carne de porco, mas pode ser também carne de coelho ou as duas misturadas (você coloca no forno e em 8 minutos está pronto).

Há também as casinhas de churros, as de artesanato, as de moda, de lâmpadas, de bijus, de papai Noel, mas têm também as de queijos, vinhos, e principalmente do Champagne!

Na Place du Fórum montaram uma pista de patinação no gelo, e por enquanto apenas os mais novos se aventuraram, lá também está a casa do papai Noel, e talvez você até cruze com ele pela cidade…

OK6-Família Noel

Ano passado foi meu primeiro Natal aqui e eu estava surpreendida de como faz frio nessa época e de repente todas aquelas decorações natalinas que compramos no Brasil com pinheiros cobertos de neve , ursos polares, gelo, etc, começaram a fazer sentido na minha cabeça. E neste mesmo ano foi montada na em frente a Port de Mars, que é uma porta galo-romana do terceiro século, uma roda gigante enorme que neste ano deu lugar a um imenso parque de diversões.

Parque de diversões

Um ponto bem importante aqui na França, já que no final do ano sempre faz muito frio, e as pessoas não querem sair, quase não há movimento nas ruas à noite, dá desânimo de fazer qualquer coisa fora de casa, etc. Esse clima ruim de frio, neve e a falta de vida social leva as pessoas a ficarem mais reclusas e pode até acarretar numa depressão.

Então creio que por isso mesmo, as prefeituras apoiem e mesmo estimulem à criação do Mercado de Noel, dos parques de diversões itinerantes durante o período de férias. Inclusive dão descontos no transporte, nas salas de teatro e óperas, pois servem também como meio de interação social ao estimular a população a sair de casa.

O clima natalino traz essa convivência familiar, e o mais legal é que no Mercado de Natal tem atrações para todos os membros da família que passeia por ali, já que ao final dele, se deparam com um enorme parque de diversões recém-
montado, cheio de atrações para as crianças (e adultos), entre carrinhos de bate –bate, caça-ursinhos, e até montanha russa, que fazem as crianças sonharem ao verem os brinquedos enquanto esperam no ponto do tramway.

Eu termino meu texto com um bom churros, pois é um clássico dos mercados de Noel.

O clássico do Mercado de Noel:Churros

Joyeux Noël!

Related posts

O Primeiro Natal longe de casa a gente nunca esquece

Mariana Carvalho

A saga da creche na França

Lilian Moritz

O problema da França são os franceses?

Pati Siviero

2 comentários

Anacris Dezembro 18, 2013 at 10:06 pm

Sua fala nos conduz a uma viagem de sonhos, uma bela viagem. Dá até vontade de passar o Natal aí rs
Parabéns!
Anacris

Resposta
Ana Cristina Kolb Dezembro 19, 2013 at 1:29 pm

Nossa Ana Carina, eu morando na SuiCa francesa, as tradicoes de natal são muito similares e o Marché de Noel é um sonho também, adorei ver as fotos e viajar pra Reims pro marché de Noel com voce, e comer churros hummmmm rsrsrrsr Feliz Natal querida e que 2014 seja repleto de surpresas maravilhosas pra voce e sua familia!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação