BrasileirasPeloMundo.com
Índia Natal Pelo Mundo

Natal na Índia

Ao contrário do que muitos imaginam, a Índia, por ser um país que a religião cristã não predomina (encontramos mais hindus, muçulmanos, sikhs, em menores quantidades: jainismo, budismo e cristianismo) o Natal é celebrado da mesma maneira, porém, claro, sem tanto fervor como para nós no Brasil.

Quase um mês antes do Natal e no Brasil as cidades já estão sendo preparadas e as árvores sendo montadas, mas aqui ainda nenhum sinal que falta apenas 1 mês para o Natal. Acredito que muitos brasileiros que conhecem a cultura sabem que os indianos acabaram de “tirar as luzinhas de natal” isso porque, um dos festivais Hindus mais aclamados aqui na Índia chamado Diwali, comemorado no dia 3 de Novembro, foi celebrado a pouco e muito similar ao nosso Natal no Brasil. (Apesar de todas as pessoas celebrarem o Diwali, a religião Sikh, comemora o Gurpurab no dia 17 de novembro)

As casas são enfeitadas, a família se reune a mesa para uma boa janta. Durante o dia e a noite as pessoas estouram fogos de artifício, é feriado, eles trocam presentes, e é fácil sentir o clima “natalino” nesta época aqui.

Ao invés de montar árvores, eles preparam Rangoli, que pode ser facilmente visto no chão do trabalho, das casas, em frente as lojas, alguns iluminados e outros não. Para explicar o significado do Rangoli mais facilmente, pode ser comparado aos tapetes confeccionados no feriado de Corpus Christi em menor proporção.

Conversando com algumas pessoas descobri que os cristãos celebram naturalmente o Natal aqui. Vão a igreja, preparam suas casas e sua família para a celebração. Também fiquei impressionada por saber que tem até Papai Noel para animar as crianças. Mais um motivo para que as outras religiões comemorem a data, apenas para ter um momento de entretenimento com a família.

Meus amigos hindus garantiram que preparam árvores de Natal em casa e trocam presentes como nós fazemos, mas apesar de muitos seguirem os costumes cristãos, poucos sabem o real significado do dia 25 de dezembro.

Leia mais sobre Natal Pelo Mundo

Related posts

O clima de Natal em Londres

Renata Russo Cintra

Natal na Suíça

Christiane Lima

Compras de Natal na Alemanha

Bárbara Poplade Schmalz

6 comentários

Fernanda Franco Dezembro 19, 2013 at 7:28 pm

Papai Noel ate na India, que legal! Que voce tenha um Natal bacana por ai e que 2014 seja repleto de realizacoes! Parabens pelo texto!

Resposta
Cátia Dezembro 21, 2013 at 5:34 am

Obrigada Fernanda!
Ótimo Natal e ano novo para você também =))
Beijos!

Resposta
Tati Sato Dezembro 19, 2013 at 10:44 pm

Oi Catia! Acho o maximo esse respeito pelas culturas e religioes, com a presenca do Papai Noel e tudo! Nao posso imaginar o Natal em um pais como a India porque sempre, de uma forma ou outra, acabei em paises super catolicos (Brasil, Irlanda, Espanha e Filipinas). =)

Menina, eu li seu primeiro post e esqueci de comentar! Parabens pela sua decisao de ir morar aih! Acho que, realmente, cada um tem o seu destino nesse mundo enorme!!!

Um beijo!

Resposta
Cátia Dezembro 21, 2013 at 5:43 am

Sim, eu também não imaginava que eles teriam papais noeis por ai hahaha
Obrigada Tati! Cada um tem o seu destino mesmo, quando menos esperamos estamos em lugares que jamais imaginamos estar antes, e apesar de as vezes não ser muito cômodo, a evolução vem dessa maneira, hahaha engraçado, mas legal ao mesmo tempo!
Fico feliz que tenha gostado, espero que as tuas experiências tenham sido tão legais quanto a minha está sendo..
Beijos pra ti

Resposta
Ana Cristina Kolb Dezembro 22, 2013 at 4:54 pm

Muito interessante sua descrição uma coisa que realmente admiro nesta cultura indiana é o respeito pelos diferentes religiões! Adorei o post e ja me alegro desde de ja de saber mais sobre esta cultura linda! Feliz natal Catia e que 2014 seja repleto de bencaos na sua vida! Namasté

Resposta
Conheça 10 países que comemoram de forma diferente o natal Dezembro 23, 2016 at 1:13 pm

[…] China, Blog Umcomo, Blog Chinalink, Blog Simplesmente, Blog 360, BlogcafécomChai, Blog Yoga, Blog índia, Blog Rússia, Blogfesta.um, Blog port., Blog Ateneo, Blog viajar, Blog História, Blog […]

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação