BrasileirasPeloMundo.com
Irlanda Natal Pelo Mundo

Natal na Irlanda

O Natal na Irlanda começa bem cedo, assim que acaba o Halloween (Dia das Bruxas). Desde novembro, as lojas começaram a vender enfeites e presentes, coros de Natal são escutados em todas as ruas, mercados foram abertos, tudo para criar o clima das festas de fim de ano. Dublin espalha árvores de Natal por vários bairros e tem mantido, nos últimos anos, uma decoração simples, em clima de fim de crise europeia. Ainda assim, a cidade consegue ganhar um charme a mais nessa época do ano.

Acho que a parte mais difícil para quem mora fora do Brasil é manter a alegria ao passar o Natal longe da família. Não há como não sentir uma certa nostalgia. Por outro lado, quem foi adotado por família irlandesa – seja por casamento ou amizade – tem a oportunidade de desfrutar de um Natal típico do país. A tradição natalina irlandesa é bastante marcada pelos costumes britânicos, apesar do país já não fazer mais parte do Reino Unido, com alguns detalhes a mais.

Os preparativos

A preparação para o Natal começa com bastante antecedência. Quem faz questão de cozinhar seu próprio Christmas Pudding – uma espécie de bolo com frutas secas, recheado (ou não) com moedas e outras lembrancinhas, começou a tarefa 5 ou 6 semanas antes do Natal. As coroas de azevinhos estão nas portas, as árvores foram montadas no dia 8 de dezembro e vai ficando, pouco a pouco, repletas de presentes.

As empresas e amigos reúnem-se em várias festas de confraternização pela cidade, com a grande maioria dos participantes usando roupas engraçadas cheias de temas natalinos e luzes (tipo árvore de Natal ambulante), como pede o estilo irlandês. Os gorros do inverno são trocados pelos com estilo Papai Noel e até os carros são decorados com chifres de renas.

arvore
Foto: Ann Moeller

E na véspera do Natal…

O dia 24 de dezembro é o momento de dar os últimos toques nos itens da ceia e correr atrás dos presentes que faltaram, sem maiores celebrações. É também o dia de viajar para encontrar a família no interior, já que trens, metrôs e linhas de ônibus param no dia 25 de dezembro. À noite, uma vela é acesa na janela das casas, para dar as boas vindas aos pais de Jesus. Para Papai Noel, deixa-se uma tortinha de frutas (mince pie) e um copo de leite – antigamente era um copo da cerveja Guinness, mas a tradição mudou em nome das crianças – além de uma cenoura para a rena Rudolph.

Na manhã do dia 25, as famílias com crianças abrem logo os presentes deixados por Papai Noel embaixo da árvore e os mais religiosos vão à missa (se não foram à meia-noite do dia 24). Alguns corajosos(!) irlandeses correm até o mar gelado mais próximo e nadam para recolher fundos para obras filantrópicas. Já a ceia de Natal em algum momento entre 13h e 15h, e reúne a família para comer peru e presunto assado, entre outras iguarias.

Durante o jantar, todos disputam crackers, pacotes em formato de bombom, em que cada dupla puxa uma ponta e o vencedor fica com o presente escondido. De dentro, retiram-se ainda coroas de papel, uma para cada pessoa. A festa é regada com muito vinho e outras bebidas, e os presentes são abertos após o fim do jantar (onde não tem crianças).

Em 26 de dezembro, comemora-se o dia de Santo Estevão, sendo mais um feriado na Irlanda, porém com transporte público normalizado e lojas abertas em uma grande liquidação. As filas são enormes e os descontos verdadeiramente atrativos – é o momento ideal para criar ou renovar o guarda-roupa de inverno, por exemplo. É nesse dia também que acontece uma das mais populares corridas de cavalos da Irlanda, a Leopardstown Racecourse.

Assim, o Natal na Irlanda é uma festa muito especial, familiar e vibrante. Nollaig Shona Duit (Feliz Natal, em irlandês) para todos!

Leia mais sobre Natal Pelo Mundo

Related posts

O que as colunistas mais gostam do Natal no país onde moram

Ann Moeller

Natal em Viena

Kely Martins

Curiosidades sobre o Natal nos Estados Unidos

Cleo Vassiliou

2 comentários

Ana Cristina Kolb Dezembro 24, 2013 at 2:35 pm

Nossa Luciana, me parece bem animado o natal na Irlanda, mas acho que tudo na Irlanda de alguma forma é animado não? de acordo com meus encontros com Irlandeses, eu diria que são os brasileiros da Europa, eles são alegres, teem um grande senso de humor e um sentimento de família importante! Não sei se foi sorte minha, mas realmente me entendi bem com os irlandeses com quem tive o prazer de trabalhar junto entre outros que frequentam nossa roda de amigos! Te desejo um feliz natal cheio de alegria e um 2014 cheio de bencaos! Nollaig Shona Duit

Resposta
Tati Sato Dezembro 24, 2013 at 10:19 pm

E as luzes da Grafton???? Hahahahahahahah! Lembro que todo mundo esperava pelas luzes da Grafton… E que, algumas vezes, tinham shows de natal naquela loja de musica que esqueci o nome… O Bono ate cantou la uma vez!

Aproveita a liquidacao de Natal do dia 26 (que eh sempre otima!!! A liquidacao da NEXT era a mais esperada e eu sempre gastava rodos nela)!

Um beijo e Feliz Natal!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação